Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo de cogumelos - p. cubensis "puerto rico"

Diário de cultivo completo.
Saudações amigos!
Sou novo no fórum e também no mundo dos chapeludos, esse é meu primeiro cultivo desses sagrados. Venho começar pela variação puerto rico de cubensis, dizem ser mais lento ou difícil pelo que andei pesquisando, mas foi o que consegui...
Resolvi criar o diário pois mesmo pesquisando ainda possuo duvidas e percebi que os membros do fórum são atenciosos e receptivos, por isso agradeço a oportunidade.
Escolhi o milho de pipoca para cultivo pois onde moro vermiculita e outros são impossíveis de conseguir por aqui, tanto que o material disponível que tenho para uso que venha a servir é esterco de gado seco misturado com um pouco de terra e o milho xD

Procedimentos que utilizei:
ESPOROS
Primeiramente esterilizei a seringa com água fervendo, puxando com a agulha, esperando 2 minutos e jogando fora. Fiz esse procedimento 4 vezes e por ultimo deixei a água dentro para esfriar. Após a seringa esfriar, peguei um copo de vidro e passei um pouco de água mineral com água sanitária dentro, deixei por alguns minutos, lavei em água corrente e passei álcool. Esperei o mesmo secar e retirei os esporos do carimbo com a agulha da seringa após passar a mesma no fogo. Coloquei a água da seringa nos esporos, misturei um pouco balançando o copo e puxei novamente. Repeti o procedimento mais uma vez. Após isso, lacrei a seringa e coloquei na geladeira por 24hs.

MILHO
Primeiramente fervi o milho por 40 minutos e depois deixei os mesmos de molho até o dia seguinte em um pote fechado, na mesma água que foram fervidos. Depois fervi mais uma vez por 20 minutos +/-, os sequei e coloquei no pote. Posteriormente utilizei o procedimento da panela de pressão, mesmo com meu pai reclamando que ela ia explodir e o frasco ia estourar dentro kkkkk, por cerca de 40 minutos apenas, esperei esfriar, coloquei mais água na panela de pressão e mandei mais 40 minutos. O frasco tinha sido tampado com papel alumínio, tinha esquecido de comprar e peguei um que veio enrolando uns espetinhos (eu sei, baita burrada xD), mas lavei bem com detergente liquido, desinfetei e passei álcool x].
Coloquei os esporos com a seringa e depois coloquei outra tampa de papel alumínio (o mesmo dos espetinhos kkkkk), guardei o restante na seringa na geladeira.

Depois...
Se passaram mais de uma semana e nada do micélio, decide fazer outros com copos de vidros como recipiente. Repeti os procedimentos, só que dessa vez tinha lembrado de comprar o papel alumínio. Dois dias depois apareceram sinais dos micélios nos três recipientes, só que os dos copos foram contaminados, mesmo tendo mais cuidado do que o do pote... que ironia, não?

Ontem o pote estava assim: 2014-01-27 12.25.26.jpg
Hoje dei uma chacoalhada nele pra misturar mais.

Bom, tenho umas dúvidas de como proceder depois que estiver 100% colonizado, já pesquisei no fórum mas ainda tenho duvidas, pois como falei anteriormente, meus recursos são escassos, moro no interior e por aqui não encontro nada do que o pessoal usa...

Paz e Luz irmãos!

Olá irmãos!
Meu primeiros frutos foram colhidos, não sei se nascem mais depois destes, então deixei no mesmo local. Não estou em clima para usufruir dessa benção no momento, pois meu avô acabou falecendo antes de ontem... :(
Um dica para os irmãos que estão começando o cultivo: Não recomendo kits, comecem do zero assim como eu, é bem recompensador a colheita de frutos que foi do seu próprio trabalho e paciência2014-03-14 08.24.38.jpg 2014-03-14 19.50.52.jpg . Paz e Luz irmãos!

@RainSpirit muito obrigado irmão pela força... é duro e não está sendo fácil...

Sobre o cogumelo o problema que aqueles dois saíram de um pequeno furo na lateral, mas foram só os dois. Conseguiram crescer de boa e já os sequei. Foi o meu primeiro cultivo de muitos que virão com certeza, tirei dois prints para recomeçar... muito obrigado!

Paz e Luz!
@EdIT
Separei em três porções de aproximadamente 2,1~2,3g
2014-03-16 13.50.35.jpg 2014-03-16 14.10.15.jpg

Última edição:
Back