Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo – Transkey em milho

Diário de cultivo completo.
Salve meu povo!

Depois de muito pesquisar aqui no CM e por aí decidi iniciar meu cultivo. Pensei ser meio cedo pois estarei inoculando o milho hoje a noite, mas em contrapartida não vejo maneira melhor de compartilhar aqui no CM tudo o que aprendi e ainda espero aprender com vocês!
E, aos seres que de luz que têm me incentivado, muito obrigado!

Paz e Luz a todos!

Cultivo:

Strain: Transkei (como a print do FRSE se perdeu no caminho, um duende amigo me enviou 1)
Meio de Cultura: milho de pipoca
Casing: Substrato pronto para plantas (vermiculita + terra + fibra de côco)
Incubadora: Caixa de isopor pequena dentro de uma estufa para secagem de papel. (29ºC constantes)
Terrário: Caixa plástica com tampa (26l). Para a umidificação e troca gasosa (O2 – CO2), adaptei um inalador comum com 1 temporizador regulado para cada 1h por 10'(isso mantém a umidade ideal constante). Para manter a temperatura, aquecedor de aquário de 5w com termostato. No fundo, argila expandida. Para auxiliar na retirada de CO2, 1 cooler (com filtro) adaptado no lado oposto do inalador. E, uma lâmpada fluorescente pequena (15w).

:teo_seta_direita:Esterilização do milho:

Aqui no CM vi vários métodos para a esterilização. Reuni alguns e adicionei alguns conhecimentos que já possuia.

Ingredientes: 2 copos milho + 1,5l água

23/8/2007
19h45 – Coloquei na panela de pressão e fogo nela
19h55 – Ferveu
19h55 a 20h15 – pausa até esfriar (50ºC)
20h15 – Fogo nela
20h20 a 20h25 – Ferveu
20h25 – Desliguei até esfriar (10ºC). Usei cold shock pois o ideal é chegar de 100ºC a 10ºC em menos de 1h (consegui em 45').
21h – Fogo nela. Dessa vez acrescentei 2 gotas de tintura de própolis (bactericida violento e natural)
21h30 – Ferveu. Desliguei, lavei o milho em água fria e transferi para um recipiente fechado para um molho de 24h.

Enquanto tudo isso acontecia....

:teo_seta_direita:Preparação da seringa:

Material: seringa + água mineral + print

Nessa fase o procedimento foi padrão. Tudo esterelizado com álcool, bancada na tampa do forno pré-aquecido por meia hora e ambiente borrifado com lysol.
Esterelizei a água e os recipientes a serem utilizados no microondas, levei tudo para a bancada improvisada e tudo correu como o esperado. A seringa ficou lindona (azulada), embalei em papel alumínio e guardei numa caixinha de isopor.

Hoje, 24/8/2007, é dia do preparo dos potes e inoculação...

1º Cultivo – Transkey em milho

dae tio....
pois é! só dei azar com 1 deles que trincou antes mesmo do choque, ainda na panela!

Ah!
Eis que surgiu o micélio!!!
Ontem a noite fui dar uma olhadinha básica nos copos e fazer a assepsia de costume na incubadora. E quem estava lá? Vários pontos de formação do micélio espalhados pelos copos. :D
Hoje a noite tiro umas fotos pra galera dar uma espiada.

Paz e Luz a todos!

Que beleza hein irmão?

Transkey apavora mesmo, não faia.... hehehehe, acho que o seu amigo duende energizou bem o carimbo.....hahahahahaha....legal véio...

Agora seja paciente e aguarde, não esqueça de sempre enviar boas vibrações para eles, os TK gostam de conversa, então deixa a timidez de lado e fale com eles, sempre que puder, relembre eles que você está cuidando deles com amor e carinho, e que está pronto para receber os seus ensinamentos, tenho certeza de que eles não vão te decepcionar irmão!!!

Sucesso muita Paz e Luz...

Dae meu povo!

Mais uma vez agradeço o incentivo e a opnião de todos.:pos:

Gde. Oregon, com certeza o carimbo veio dando choque! E olha que só preparei a metade dele e ainda me sobraram 2ml na seringa que estarei inoculando em novos potes, quando os que estão na incubadora estiverem com 15 dias(metade do ciclo de colonização).

Falando em pote, ontem me deu um estalo. Como o milho colonizado vai ser tranferido para os casings, eu estava pensando em utilizar potes de papinha Nestlé(tenho estoque em casa). O que vocês acham?

Tô animadão!

Paz e Luz!

Dae meu povo!

Mais uma vez agradeço o incentivo e a opnião de todos.:pos:

Gde. Oregon, com certeza o carimbo veio dando choque! E olha que só preparei a metade dele e ainda me sobraram 2ml na seringa que estarei inoculando em novos potes, quando os que estão na incubadora estiverem com 15 dias(metade do ciclo de colonização).

Falando em pote, ontem me deu um estalo. Como o milho colonizado vai ser tranferido para os casings, eu estava pensando em utilizar potes de papinha Nestlé(tenho estoque em casa). O que vocês acham?

Tô animadão!

Paz e Luz!

Isso mesmo tenha sempre um pouco do print de sobra, pois imprevistos podem ocorrer né.....

Quanto aos potes de papinha? não seriam eles muitos pequenos? talvez devesse fazer vários para dar "volume", acho que dá um trabalho grande, mas quem sou eu para criticar alguém por aqui né!!!

Já vi que tá fazendo td bem feitinho por ai, então sei que tomará a decisão certa....

Paz e Luz ...:luz:

Isso mesmo tenha sempre um pouco do print de sobra, pois imprevistos podem ocorrer né.....

Quanto aos potes de papinha? não seriam eles muitos pequenos? talvez devesse fazer vários para dar "volume", acho que dá um trabalho grande, mas quem sou eu para criticar alguém por aqui né!!!

Já vi que tá fazendo td bem feitinho por ai, então sei que tomará a decisão certa....

Paz e Luz ...:luz:

Então...
Os potes são daqueles maiores! Cabe o mesmo tanto de milho que caberia em um copo. Creio que talvez a manipulação deles fica facilitada pelo fato de possuirem tampa. Tampas que seriam furadas para a esterilização e inoculação, e, posteriormente cobertas com papel alumínio.

Lembrem-se, críticas e sugestões são muito bem vindas!

Então...
Os potes são daqueles maiores! Cabe o mesmo tanto de milho que caberia em um copo. Creio que talvez a manipulação deles fica facilitada pelo fato de possuirem tampa. Tampas que seriam furadas para a esterilização e inoculação, e, posteriormente cobertas com papel alumínio.

Lembrem-se, críticas e sugestões são muito bem vindas!

Ahhh daí fechou né véio....

Acho o pico essas tampas, vão lacrar muito bem e os furos depois ficam bem fáceis de colocar a manta acrílica, no alumínio não dá para forçar se não rasga né, dai só rola o micropore nele...

Isso aí manda bala mesmo tá blz!!!

Paz e Luz !!!

Salve, salve nação cogumelística....

Nota-se que o micélio está vindo com força total, tomando o espaço entre os grãos de milho e espalhando-se rapidamente. Só tem uma coisa! Notei formação de suor dentro do copo. A temperatura está em 28,8ºC constante, sem variações, por isso não entendi o porque da umidade (quando foram para a incubadora o milho estava seco e também não havia acúmulo de água no copo, mesmo depois da inoculação). Será que devo intervir nisso? Como?

A qualidade das fotos deixa a desejar, mas acho que já dá pra galera ter idéia de como andam as coisas.

Good Vibes a todos!

Fala aaabbbcccdddeeefffggggg, tudo tranquilo???

O que está ocorrendo é normal, o que não pode é ter muita água depositada no fundo do copo, que por fim pode vir apresentar algum problema, mas pelas fotos eu diria que está normal.

Essa condensação nas paredes do copo ocorre porquê:
-sinal de micélio vivo e respirando, ele sempre excreta água.
-diferença de temperatura entre o interior do copo/substrato, com a temperatura da atmosfera que envolve o copo.

NO mais, segue firme, tem tudo para dar certo.

Enquanto vc aguarda a colonização total, continue estudando muito.

sucesso!!!!:pos:

E ai irmão!!

ta bonito o negocio.... continue asssim que vai dar tudo certo :)
o meu tb deu umas suadas de vez enquando.

boa sortee
abraços

Boa sorte no cultivo..
To acompanhando tb mas sem muito tempo de manda good vibes..
Good vibes a la suiss pra vc... yööööööööaaaaaaauuuuu

Bom, muito bom. Os copos parecem estar normais, geralmente suam por dentro mesmo, mas não pode ser muito. Abração, conte conosco. Louco, louco, louco, louco melo, louco de cogumelos.

Esquenta não isso ai é o famoso xixi do micélio!!!rsrs
Tudo correndo bem agora é só esperar!!
Abraço e boa sorte!!!

Esquenta não isso ai é o famoso xixi do micélio!!!rsrs
Tudo correndo bem agora é só esperar!!
Abraço e boa sorte!!!

kkk
Xixi do micélio foi demais!
Falando em esperar, fui almoçar em casa e não me aguentei e fui dar uma espiadinha nas crianças!

Conclusão:
1º. A incubadora está perfeita! Mantém os 28,8ºC exatos (e olha que aqui está friozinho)
2º. O micélio está faminto! Nem acreditei na evolução que eles tiveram em 12h.
3º. Pra mim está tudo lindo!

Galera! Valeu pelo incentivo!

Viu só essa é uma das etapas interessantes mesmo, o crescimento do micélio, mas espera para ver as crianças crescendo em um terrário....kkkkkkk

Você irá entender o real significado da palavra "Assustador"....acredite!

Segue firme, estamos todos na torcida, vai dar tudo certo tenha fé...

Paz e Luz irmão...

Viu só essa é uma das etapas interessantes mesmo, o crescimento do micélio, mas espera para ver as crianças crescendo em um terrário....kkkkkkk

Você irá entender o real significado da palavra "Assustador"....acredite!

Segue firme, estamos todos na torcida, vai dar tudo certo tenha fé...

Paz e Luz irmão...

Assustador e instigante! Até minha esposa resolveu participar do cultivo! Ontem a noite quando cheguei em casa ela me diz:
– Amor, o micélio está tomando conta dos copos! Hoje a tarde abri a caixa, chequei a temperatura (28,9ºC – até anotou!), passei um pano com álcool por tudo e coloquei tudo como estava, mas sem deixar os copos na luz viu! Ah! O suor do copo diminuiu. Depois você olha lá?
Eu respondi e perguntei:
– Claro! Você não virou os copos né?
E ela afirma e pergunta:
– Não, eu vi como você lida com eles! Amor... Quando mesmo que os cogumelos vão nascer? ...

Foi hilário! Os cogus já enfeitiçaram ela mesmo antes de nascerem! rsrs

Obs.: Ela fez tudo direitinho! kkk

Muita paz a todos!

Assustador e instigante! Até minha esposa resolveu participar do cultivo! Ontem a noite quando cheguei em casa ela me diz:
– Amor, o micélio está tomando conta dos copos! Hoje a tarde abri a caixa, chequei a temperatura (28,9ºC – até anotou!), passei um pano com álcool por tudo e coloquei tudo como estava, mas sem deixar os copos na luz viu! Ah! O suor do copo diminuiu. Depois você olha lá?
Eu respondi e perguntei:
– Claro! Você não virou os copos né?
E ela afirma e pergunta:
– Não, eu vi como você lida com eles! Amor... Quando mesmo que os cogumelos vão nascer? ...

Foi hilário! Os cogus já enfeitiçaram ela mesmo antes de nascerem! rsrs

Obs.: Ela fez tudo direitinho! kkk

Muita paz a todos!

As mulheres levam jeito para a coisa, por aqui não é diferente irmão, a minha também me ajuda e muito.....

Quanto ao feitiço, realmente eles têm esse poder pode ter certeza ela já foi "escolhida".....:eek:

Paz e Luz irmão....vai que vai aí....

Nada como mãos femininas pra cuidar dos filhotes!!!rs
São mais carinhosas, jeitosas, atenciosas...enfim, todos os heterossexuais devem saber o que estou tentando dizer!!!rsrs
Mandando good vibes ai pra vc e sua famiilia!!!
Abraço

Probleminha + Novidade

https://teonanacatl.org/threads/problema-–-excesso-de-umidade-nos-copos.1915/#post-31112

alcctba disse:
Dae galera....

Seguinte, estou com um problema com meu cultivo (https://teonanacatl.org/threads/1º-cultivo-–-transkey-em-milho.1884/), o micélio está surgindo com vontade mas, a água no fundo do copo também, principalmente no copo onde o micélio está se desenvolvendo mais rápido.
Eu sei que é normal o famoso "xixi" do micélio, mas a quantidade (2 a 4 mm) de água no fundo está me assustando!
No Diário já tinha mencionado esse probleminha, espero não estar sendo repetitivo!

Paz e Luz a todos!

Salve meu povo! Como podem ver criei um tópico para o problema, mas aqui além do problema, vamos falar das novidades.

Como eu disse no decorrer do diário, sobraram 2ml na seringa (além de 1/2 print que ainda está guardada) então surgiu a idéia de utilizar os potinhos de papinha ao invés de copos. Então.... Inouculei 3 potes!

Procedimento:
O cozimento e esterilização do milho foram feitos como da outra vez. Só tive um cuidado maior na higienização dos potes, deixando-os de molho por 24h em água sanitária e posteriormente 45' na velha e boa panela de pressão.
Antes disso as tampas foram furadas (+-3mm)!

Cobri as tampas com papel alumínio e lacrei com durex, então dividi os 2ml entre os potes devidamente esterelizados como da outra vez.
A inoculação foi feita no dia 02/8, quero ver se ainda hoje coloco umas fotos pra galera dar uma olhada.

Quanto ao problema, aguardo conselho dos mestres! rsrsr

Paz e Luz!

dae galera!
q falta q me faz o CM... depois de 1 semana sem acesso(mudei de trampo e volto na segunda) percebi o quanto me faz falta passar por aqui nem que seja pra dar 1 espiada! meus copos estão lindões além dos potinhos que inoculei. logo estarei postando as fotos das crianças!

gde abraço a todos!
paz e luz!

Grande Irmão.....

Que bom que as coisas estão indo bem por ai véio..... a irmandade fica feliz com o sucesso inicial do seu cultivo !!!

Estamos sedentos pelas atualizações do seu cultivo....não esconda o jogo ai hein...? hahahahahaha!

Parabéns e Sucesso em seu novo trabalho irmão, e no cultivo é claro......!

Paz e Luz;

No caso o cold shock auxilia na esterilização levando da temperatura de 100ºC(ou mais) para próximo dos 0ºC eliminando possíveis bactérias resistentes ao calor. O processo UHT utilizado nas caixas de leite longa vida seguem esse princípio.

Paz e Luz.
isso... frita o micelio...
depois congela ele...
depois vem a vingança
e o cara se entorta inteiro
tudo derrete em volta dele
e ele fala: DEUS O QUE EU FIZ PRA MERECER ISSO?
o micelio NAO é seu escravo.

Back