Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1º Cultivo – Transkey em milho

Diário de cultivo completo.
Salve meu povo!

Depois de muito pesquisar aqui no CM e por aí decidi iniciar meu cultivo. Pensei ser meio cedo pois estarei inoculando o milho hoje a noite, mas em contrapartida não vejo maneira melhor de compartilhar aqui no CM tudo o que aprendi e ainda espero aprender com vocês!
E, aos seres que de luz que têm me incentivado, muito obrigado!

Paz e Luz a todos!

Cultivo:

Strain: Transkei (como a print do FRSE se perdeu no caminho, um duende amigo me enviou 1)
Meio de Cultura: milho de pipoca
Casing: Substrato pronto para plantas (vermiculita + terra + fibra de côco)
Incubadora: Caixa de isopor pequena dentro de uma estufa para secagem de papel. (29ºC constantes)
Terrário: Caixa plástica com tampa (26l). Para a umidificação e troca gasosa (O2 – CO2), adaptei um inalador comum com 1 temporizador regulado para cada 1h por 10'(isso mantém a umidade ideal constante). Para manter a temperatura, aquecedor de aquário de 5w com termostato. No fundo, argila expandida. Para auxiliar na retirada de CO2, 1 cooler (com filtro) adaptado no lado oposto do inalador. E, uma lâmpada fluorescente pequena (15w).

:teo_seta_direita:Esterilização do milho:

Aqui no CM vi vários métodos para a esterilização. Reuni alguns e adicionei alguns conhecimentos que já possuia.

Ingredientes: 2 copos milho + 1,5l água

23/8/2007
19h45 – Coloquei na panela de pressão e fogo nela
19h55 – Ferveu
19h55 a 20h15 – pausa até esfriar (50ºC)
20h15 – Fogo nela
20h20 a 20h25 – Ferveu
20h25 – Desliguei até esfriar (10ºC). Usei cold shock pois o ideal é chegar de 100ºC a 10ºC em menos de 1h (consegui em 45').
21h – Fogo nela. Dessa vez acrescentei 2 gotas de tintura de própolis (bactericida violento e natural)
21h30 – Ferveu. Desliguei, lavei o milho em água fria e transferi para um recipiente fechado para um molho de 24h.

Enquanto tudo isso acontecia....

:teo_seta_direita:Preparação da seringa:

Material: seringa + água mineral + print

Nessa fase o procedimento foi padrão. Tudo esterelizado com álcool, bancada na tampa do forno pré-aquecido por meia hora e ambiente borrifado com lysol.
Esterelizei a água e os recipientes a serem utilizados no microondas, levei tudo para a bancada improvisada e tudo correu como o esperado. A seringa ficou lindona (azulada), embalei em papel alumínio e guardei numa caixinha de isopor.

Hoje, 24/8/2007, é dia do preparo dos potes e inoculação...
 
1º Cultivo – Transkey em milho

O irmão boa sorte!!!!
Vou aguardar pra ver o resultado de suas tecnicas!!!

Abraço!
 
1º Cultivo – Transkey em milho

Que beleza hein?

Mais um irmão iniciando um cultivo, ponto positivo para o CM...

Garoto, que bom que existem duendes como esse que garantem a existência dos cultivos em virtude dos possíveis transtornos de alguns fornecedores....

Já ví que andou estudando e lendo bastante, escolheu uma técnica e mandou ver né ?

Olha que nosso Pai Oxalá abençôe você e seu cultivo, e que vocês estejam protegidos durante toda essa empreitada....

Tenha calma, paciência e humildade que chegará lá....

Paz e Luz irmão......sucesso.....!!!!1
 
1º Cultivo – Transkey em milho

É isso aí irmão, ta indo mto bem....sucesso no cultivo.
...e vamos aguardar pelos chapeludossss !!!!!

Depois com o tempo vai pondo fotinhos...:D

Abs...
muita PAZ.
 
Dae galera...

Obrigado pelo incentivo!

Fotos não vão faltar, o duro é a baixa qualidade da câmera do meu celular, mas não dá nada!

Good Vibes!
 
1º Cultivo – Transkey em milho

Ow rapaz, beleza?

Boa sorte pra ti cara, que tudo de certo, e que tenha lindos filhotes.

E não esqueça de mandar fotos...
:pos:
 
1º Cultivo – Transkey em milho

Boaa!! transkei transkeii..... ;))

boa sorte aí irmão!!!

sucesso :))

abraços
 
Então.....

Segunda estarei de volta postando as novidades!

Um final de semana ótimo e iluminado para todos!
 
Dae meu povo!

Dando sequência ao diário, vamos lá com as novidades sobre o cultivo.

24/8/2007 – Inoculação

A seringa (4 ml) descansou por 24 horas em temperatura ambiente para os esporos hidratarem. Mesmo procedimento foi adotado com o milho previamente esterelizado.

Sequei bem o milho em uma fralda e os separei nos copos(3 – esterelizados), fechando-os com 3 tampões de papel alumínio (sem lacrar para o vapor poder entrar nos copos) e os esterelizei da seguinte forma:
Fervi por 40 minutos e os levei para uma bacia com gelo para um cold shock por mais 40 minutos (ou até atingir a temperatura ambiente), enquanto isso lacrei os copos com elástico e posteriormente durex.

A inoculação se deu quando os copos estavam em temperatura ambiente (27ºC).

Como 1 dos copos trincou durante a fervura inoculei somente 2 com 4 furos equidistantes utilizando 1 ml para cada copo. Tapei os furos com micropore.

Ora de esperar os filhotes....

Incubadora (by alc) de compensado + lâmpada (28ºC constantes no interior da caixa). Acomodei os copos numa caixa de isopor com termômetro e tudo isso coberto na caixa aquecida. Depois de testes programei da seguinte forma: 1 hora de luz 3x/dia.

Hoje, dia 27 estou na espera das crianças. Os copos estão na incubadora e eu ansioso! Não vejo a hora do micélio dar as caras.

Good vibes!
 
1º Cultivo – Transkey em milho

Olá amigo

Os copos devem ser lacrados imediatamente após sairem da esterilização na panela de pressão, com muita rapidez, um a um, pegando-os, colocando a tampa na panela até pegar o próximo, lacrando-os com fita, e então após pode pegar outro.

Quando menor o tempo que ele ficar sem lacre exposto a atmosfera não estéril, menor é o risco de surgir alguma contaminação.

Foi assim que procedeu??? espero que sim!!!:)

good vibes!
 
Olá amigo

Os copos devem ser lacrados imediatamente após sairem da esterilização na panela de pressão, com muita rapidez, um a um, pegando-os, colocando a tampa na panela até pegar o próximo, lacrando-os com fita, e então após pode pegar outro.

Quando menor o tempo que ele ficar sem lacre exposto a atmosfera não estéril, menor é o risco de surgir alguma contaminação.

Foi assim que procedeu??? espero que sim!!!:)

good vibes!

É isso aí! Logo que saíram da pressão foram lacrados. Também tomei o cuidado para o ambiente estar o mais limpo possível, antes de tudo borrifei Lysol até na sombra, sem contar que tudo era exaustivamente limpo com álcool!

Abraço
 
1º Cultivo – Transkey em milho

O cold shok, choque frio é necessário apenas quando eles vão pro terrário, o negócio de vc ter esquentado e depois esfriado na prática não tem nenhuma importância...porém o seu cultivo tá legal, continue mantendo a temperatura constante...mas eu vou te dizer uma coisa, não coloque os copos lá na estufa, sem antes deixar eles num saco preto para não entrar luz, se não vai tudo pro caralho, deixe eles no escuro....daí vc coloca um papel por cima do saco, para ele não derreter dentro da estufa, pois a lâmpada se estiver próxima, pode ocasionar isso. Então deixe ele quieto lá todo enrolado mesmo, sem problemas....ele só precisa agora de escuro e temperatura em 29º, até micelar...segue aí o cultivo boa sorte, estou torcendo por vc
 
O cold shock não deveria ser feito depois da colonização?
Antes de colocar os casing's no terrário?

No caso o cold shock auxilia na esterilização levando da temperatura de 100ºC(ou mais) para próximo dos 0ºC eliminando possíveis bactérias resistentes ao calor. O processo UHT utilizado nas caixas de leite longa vida seguem esse princípio.

Paz e Luz.
 
1º Cultivo – Transkey em milho

No caso o cold shock auxilia na esterilização levando da temperatura de 100ºC(ou mais) para próximo dos 0ºC eliminando possíveis bactérias resistentes ao calor. O processo UHT utilizado nas caixas de leite longa vida seguem esse princípio.

Muito interessante! Nunca vi isso por aqui, estou torcendo para dar certo! :pos:
 
1º Cultivo – Transkey em milho

No caso o cold shock auxilia na esterilização levando da temperatura de 100ºC(ou mais) para próximo dos 0ºC eliminando possíveis bactérias resistentes ao calor. O processo UHT utilizado nas caixas de leite longa vida seguem esse princípio.

Paz e Luz.
Sim mas o UHT é feito num laboratório, onde o leite fica completamente vedao numa panela de pressão gigante...e ele vai de 100º em alguns segundos...e daí rapidamente ele tem a temperatura abaixada...isso dura segundos e nesse processo em casa dura minutos, há uma grande diferença....muito grande...os copos não estão herméticamente fechados e a panela é aberta...e ogelo pelo lado de fora demora a baixar a temperatura...se for pra fazer o UHT, então tem de seguir o processo...mas essa esterilização a principal é feita na panela mesmo..., não é necessário baixar a temperatura, pq não temos os equipamentos adequados...só a PP já ajuda agente....
 
1º Cultivo – Transkey em milho

Sim mas o UHT é feito num laboratório, onde o leite fica completamente vedao numa panela de pressão gigante...e ele vai de 100º em alguns segundos...e daí rapidamente ele tem a temperatura abaixada...isso dura segundos e nesse processo em casa dura minutos, há uma grande diferença....muito grande...os copos não estão herméticamente fechados e a panela é aberta...e ogelo pelo lado de fora demora a baixar a temperatura...se for pra fazer o UHT, então tem de seguir o processo...mas essa esterilização a principal é feita na panela mesmo..., não é necessário baixar a temperatura, pq não temos os equipamentos adequados...só a PP já ajuda agente....

E daí?

Deixa o cara fazer do jeito que ele acha melhor amigo! :pos:

O diário é dele e o cultivo também, além disso, chegamos até aqui através da "experimentação"!

Manda ver alcctba !

Faça o que tu queres, ha de ser tudo da lei !

E nesse caso, quem faz a lei É VOCÊ!
 
1º Cultivo – Transkey em milho

E daí?

Deixa o cara fazer do jeito que ele acha melhor amigo! :pos:

O diário é dele e o cultivo também, além disso, chegamos até aqui através da "experimentação"!

Manda ver alcctba !

Faça o que tu queres, ha de ser tudo da lei !

E nesse caso, quem faz a lei É VOCÊ!
isso não tem nada a ver com dar errado...mas estou torcendo pela nova tentativa...as possibilidades de acerto são discutidas como as de erro tb...tudo pra dar certo nunca para zicar...são só argumentos baseados em conhecimento...se puder continuar ajudando, farei isso
 
1º Cultivo – Transkey em milho

Falaíí alcttba, tudo certo?

Dexa eu ver se eu entendi...

Vc vai dar um choque térmico nos seus copos?

Se sim, espero que os copos não sejam de vidro, pois, vão estourar inevitavelmente!
 
Falaíí alcttba, tudo certo?

Dexa eu ver se eu entendi...

Vc vai dar um choque térmico nos seus copos?

Se sim, espero que os copos não sejam de vidro, pois, vão estourar inevitavelmente!


dae tio....
pois é! só dei azar com 1 deles que trincou antes mesmo do choque, ainda na panela!

Ah!
Eis que surgiu o micélio!!!
Ontem a noite fui dar uma olhadinha básica nos copos e fazer a assepsia de costume na incubadora. E quem estava lá? Vários pontos de formação do micélio espalhados pelos copos. :D
Hoje a noite tiro umas fotos pra galera dar uma espiada.

Paz e Luz a todos!
 
Back
Top