Boa Noite. Notícias boas, pelo menos pra mim.
Os shimejis clonados no BDA desenvolveram bem ACHO que a celulose picada nos potes estão sendo muito boas., eu fiz 4 potes, 2 estão saudáveis 1 deles tem
micélio de Shimeji e
CobWeb e o outro tem Shimeji e uma Bactéria(creio eu) laranja. Estou achando mto legal mexer no BDA, já providenciei um BDA de verdade laboratorial, mas como é fim de ano, com ctza vai demorar uns dias o semanas pra coloca a mão nele.
Então oque fiz foi fazer mais um BDA aqui com o
Agar comestível, pra garantir micélio saudável até chegar o meu BDA. Assim vou repicando as partes Saudáveis.
Com 1 pote Saudável, eu cortei micélio de Shimeji e joguei na Cultura liquida... fiz isso em 2 potes, foi só chacoalhar forte que o micélio colocado la se despedaçou... inoculei 3 potes de milho pra fazer ''semente'', pra depois colocar em substrato pra
frutificação.
Pote com Micélio de Shimeji, e uma Bactéria laranja. Essa placa vou cortar micélio saudável pra mais outras placas, e também pra um vidro de cultura liquida.

Um dos potes saudáveis

Um dos potes com Shimeji e Cobweb. Shimeji lado esquerdo e cobweb lado direito (deu pra ver que é cobweb pela aparência ''vista ao vivo'' e pelo desenvolvimento rapídissimo, e uma outra coisa, os copos com cobweb, reparei que fica com bastante ''transpiração'' e no bda, o lado q está o cobweb, esta todo suado.)
Uma coisa que eu fiz também, foi colocar BDA em um pote que eu uso pra Cultura Liquida, com tampa injetavél, eu clonei um pedaço de Shimeji ali. Agora pra utilizar, basta injetar água esterilizada dentro chacolhar bem e utilizar a água com micélio.
Editando: UMA OBSERVAÇÃO. Esse pote pqno, eu nao usei Celulose na mistura do BDA, da pra ver q o micélio nao avançou pra cima do bda todo... ja os potes normais maiores, foram feitos com celulose... e estão sendo colonizados por completo
Aqui está a foto dos milhos inoculados com a CL de Shimeji. A CL eu fiz com um pedaço de micélio saudável do pote de Shimeji, que estava derretendo. esse mesmo micélio eu piquei pra placa e está com sinal saudável.
Inoculados dia 24/12, por enquanto sem sinal.

Cultura Liquida usada... Fiz elas colocando um pedaço picado do BDA Saudável.

Foto tirada agora, BDA Cultura Liquida Ferramentas e Seringas esfriando depois de 30 minutos de Esterilização na PP.
Continua na próxima postagem...