Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° tentativa de Clonagem e cultivo: Shitake

Diário de cultivo problemático.
Boa Noite Galera. A um tempo venho estudando o cultivo de cogumelos tenho treinado bastante com os Cubensis já q na internet tem explicações melhores... Esses dias fiz minha primeira clonagem, e por enquanto os resultados estão sendo positivo. Então resolvi comprar uma bandeja de Shitake já q encontrei fresco no mercado. Os cogumelos estavam feios, com aparência de velhos, mas resolvi tentar assim mesmo. Comprei tbm um Agar comestivel, logo que eu arrumar os frascos certos irei montar a clonagem em Bda tbm que será um processo totalmente novo!
DSC04422.JPG Potes com Cultura Liquida, tampas de borracha injetável, bisturi tesoura e pinça embrulhadas com papel aluminio para esterilização.
DSC04424.JPG Tudo na Panela com um escorredor de macarrão e uns copos vazios para seguras os potes em pé.
DSC04428.JPG Tampa de borracha pinça bisturi e tesoura fora da água.
DSC04430.JPG DSC04432.JPG DSC04431.JPG 2 Shitakes que serão clonados. Vou retirar 3 pedaços do interior de cada um. no total 6 Cl´s, 2 de cada!
DSC04433.JPG DSC04434.JPG Shitakes guardados, Amanha cedo farei a clonagem. Conforme for, vou atualizando aqui.
Abraços a todos ! :D
 
Última edição:
eu limpava a lamina no papel com alcool 70%,

Cuidado com esse "papel toalha", eu também já usei muito dele. Fiquei sabendo com um conhecido que trabalha em uma empresa que fabrica esses guardanapos e papéis toalha, ele me passou que todo o processo de industrialização e embalagem destes é extremamente sujo, muita poeira e outros resíduos, sim sujo. Então estamos levando milhares de contaminantes pra nossa bancada de trabalho sem nos dar conta. Fique atento.
 
Bom Dia. Hoje iniciei experimentos novos. Montei um BDA com um pouco de cremogema, PRa ser mais Exato: 30g de batata, 5g de Dextrose, 5g de AGAR AGAR e 1.5g de Cremogema e 250ml de água.
Fervi as batatas, coei adicionei cremogema aos poucos e mexendo pra não empelotar, depois acrescentei a dextrose e dilui bem, depois adicionei o Agar Agar comestivel.

Quem está acompanhando esse tópico viu q eu tive a idéia de colocar um pedaço de Celulose na mistura de BDA ja que o Shitake e Shimeji são amantes de madeira. Mas caso tenha problema, pra garantir, eu coloquei a Celulose picada em apenas 2 potes... 2 potes com e 2 potes sem, e com isso vamos poder comparar o desenvolvimento. Todas estão com Cremogema, mas apenas 2 potes estão com Celulose.

Coloquei o BDA em 6 potes de sopa de Bebê, e coloquei também em potinhos pqnos de 50ml q eu uso pra CL. quando o bda estiver colonizado vou jogar água Estéril dentro e fazer uma Cultura Liquida.

CAM00341.jpg 2 potes com celulose e 2 potes sem... Vamos ver a diferença na colonização :D.
CAM00339.jpg pote de 50mls que vou usar pra fazer a Cultura Liquida.

CAM00345.jpg Bda estéril q será guardado, pra esperar a repicagem de Algum... Uma delas vou usar pra Cubensis, e ver se a Cremogema faz algum efeito positivo.

Valeu :D.
 
Última edição:
Creio que eu tenha colocado menos agar do que o necessário pois tem uns potes q estão minando água e a mistura amolecendo.

Creio também, que a celulose tenha dado um efeito positivo aos Shimejis Clonados, tirei foto pra vocês mesmo verem. Acho que a Celulose deu uma endurecida também no BDA, pq os 2 potes sem Celulose estão amolecendo, soltando água do fundo do bda, e o que tem Celulose, não está nem com sinal de amolecer e o Pedaço de cogumelo apresenta mais vida.

Potes Sem Celulose.
CAM00462.jpg CAM00463.jpg

Potes com Celulose.
CAM00466.jpg CAM00469.jpg.

Infelizmente alguns estão derretendo e vou fazer o trabalho todo de novo, aproveitar q eu tenho os Shimejis ainda na Geladeira e tentar clonar um que esteja mais bonito, pq ja estão envelhecendo.

Bom Fds
 
Creio que eu tenha colocado menos agar do que o necessário pois tem uns potes q estão minando água e a mistura amolecendo.



Usou agar comestível? Esse agar comestível vendido no Brasil não é lá muito confiável. Creio que é bom inclusive testar os meios feitos com esse tipo de agar antes de inocular, deixando-os por um dia à temperatura de uns 30 graus, para ver se não amolecem ou se liquidificam.

Mas bom mesmo é usar agar PA.


Boa sorte.
 

Usou agar comestível? Esse agar comestível vendido no Brasil não é lá muito confiável. Creio que é bom inclusive testar os meios feitos com esse tipo de agar antes de inocular, deixando-os por um dia à temperatura de uns 30 graus, para ver se não amolecem ou se liquidificam.

Mas bom mesmo é usar agar PA.


Boa sorte.
Obrigado, Ecuador. Estou com uns potes feito a uns dias e eles tem aguentado a temperatura pra cima dos 30°. Acho que o Problema nessa foi a quantidade de Agar que eu coloquei. Os primeiros potes foram usados 5g de Agar p/ 250ml de água. E para esses que estão derretendo eu adicionei 250ml de água e coloquei 4g de Ágar, e alem disso eu acrescentei a Cremogema... Eu acho q foi a quantidade de Agar, pelo fato dos potes antigos ainda estarem perfeitos sem sinal algum de derretimento.

Vou Deixar esses 2 potes c/ celulose, já que estão sem derreter. Nos outros derretidos vou aprontar outra mistura, dessa vez seguindo a risca os 5g de Agar e vou clonar o Shimeji de novo. e também vou fazer uns potes com Celulose seguindo essa medida certa... Assim fica com mais exemplares pra matar a dúvida se realmente a celulose vai influenciar positivamente e se era a medida errada do BDA. Estou só juntando um dinheiro pra investir em um PDA de verdade. Obrigado :).
 
Boa Noite. Notícias boas, pelo menos pra mim.
Os shimejis clonados no BDA desenvolveram bem ACHO que a celulose picada nos potes estão sendo muito boas., eu fiz 4 potes, 2 estão saudáveis 1 deles tem micélio de Shimeji e CobWeb e o outro tem Shimeji e uma Bactéria(creio eu) laranja. Estou achando mto legal mexer no BDA, já providenciei um BDA de verdade laboratorial, mas como é fim de ano, com ctza vai demorar uns dias o semanas pra coloca a mão nele.
Então oque fiz foi fazer mais um BDA aqui com o Agar comestível, pra garantir micélio saudável até chegar o meu BDA. Assim vou repicando as partes Saudáveis.
Com 1 pote Saudável, eu cortei micélio de Shimeji e joguei na Cultura liquida... fiz isso em 2 potes, foi só chacoalhar forte que o micélio colocado la se despedaçou... inoculei 3 potes de milho pra fazer ''semente'', pra depois colocar em substrato pra frutificação.

Pote com Micélio de Shimeji, e uma Bactéria laranja. Essa placa vou cortar micélio saudável pra mais outras placas, e também pra um vidro de cultura liquida.
DSC04750.JPG DSC04751.JPG DSC04759.JPG
Um dos potes saudáveis
DSC04754.JPG DSC04756.JPG
Um dos potes com Shimeji e Cobweb. Shimeji lado esquerdo e cobweb lado direito (deu pra ver que é cobweb pela aparência ''vista ao vivo'' e pelo desenvolvimento rapídissimo, e uma outra coisa, os copos com cobweb, reparei que fica com bastante ''transpiração'' e no bda, o lado q está o cobweb, esta todo suado.)
DSC04755.JPG

Uma coisa que eu fiz também, foi colocar BDA em um pote que eu uso pra Cultura Liquida, com tampa injetavél, eu clonei um pedaço de Shimeji ali. Agora pra utilizar, basta injetar água esterilizada dentro chacolhar bem e utilizar a água com micélio.
DSC04763.JPG DSC04765.JPG
Editando: UMA OBSERVAÇÃO. Esse pote pqno, eu nao usei Celulose na mistura do BDA, da pra ver q o micélio nao avançou pra cima do bda todo... ja os potes normais maiores, foram feitos com celulose... e estão sendo colonizados por completo
______________________

Aqui está a foto dos milhos inoculados com a CL de Shimeji. A CL eu fiz com um pedaço de micélio saudável do pote de Shimeji, que estava derretendo. esse mesmo micélio eu piquei pra placa e está com sinal saudável.
Inoculados dia 24/12, por enquanto sem sinal.
DSC04750 (2).JPG DSC04749 (2).JPG
Cultura Liquida usada... Fiz elas colocando um pedaço picado do BDA Saudável.
DSC04761.JPG DSC04764.JPG
Foto tirada agora, BDA Cultura Liquida Ferramentas e Seringas esfriando depois de 30 minutos de Esterilização na PP.
DSC04766.JPG


Continua na próxima postagem...
 
Última edição:
Continuando...


AO invés de eu tentar isolar do pote contaminado com cobweb e do outro com bactéria laranja, eu resolvi repicar do pote saudável, assim a chance de dar certo é bem maior.
DSC04768.JPG
A Cultura Líquida eu fiz com pedaços de Celulose. Pra ser mais preciso, 3 potes com celulose, e um sem. Assim vou analisar se muda algo. A quantidade usada, não sei dizer. Mas foi basicamente uma folhinha q vem no pacotinho A Leda. 1 pote coloquei picada... no outro coloquei a folha inteira... e no menos eu coloquei metade de uma folha inteira.

DSC04776.JPG CL com celulose picada (acabei de chacoalhar, quando está parado a celulose fica no fundo)
DSC04773.JPG Micélio na CL sem Celulose
DSC04772.JPGDSC04774.JPG Micélio na CL com celulose inteira.
Repiquei para 4 vidros de CL. (2potes de 50ml e 2 de 100ml).
DSC04771.JPG

Repiquei o micélio para 4 placas de BDA com celulose, vou ficar nesse esquema até chegarm meu PDA de verdade, depois faço uns potes com ele e repico pra ele :D.
DSC04767.JPGDSC04769.JPG DSC04770.JPG DSC04777.JPG DSC04780.JPG
Minha camada de BDA ficou bem grossa, e olha q eu fiz apenas 100ml de água pra 3g de ágar e 3g de dextrose... pra eu que uso de pouca quantidade, da pra fazer pouquinhos ml´s apenas. Comprei um PDA de 100g, acho q vai durar por mtos anos.

Agora só aguardar, logo volto com atualizações.
 
Boa Noite. A Placa utilizada pra repicagem estava com o micélio muito bonito.. fui ver hoje, e o micélio esta subindo pelo vidro.. estou preparando uns milhos, já que eu repiquei esse micélio pra mais 5 placas e umas Cl´s estou pensando em pegar essa placa bonita cortar o agar e jogar no saco de PP com milho esterilizado... Assim teria milho colonizando com CL e milho colonizando diretamente do BDA.
Tirei uma foto dessa placa bonita, mas é MUITO difícil focar nela por ser um potinho pqno de vidro, assim a luz atrapalha mto. Mas acho q da pra ter uma idéia de como está... o micélio esta bem bonito, e as placas clonadas ja tem sinald e micélio saudável.

O pote com BDA, que está bonito, é esse... vou cortar ele e jogar os pdaços no milho esterilizado
DSC04901.JPG DSC04903.JPG DSC04905.JPG

aqui estão algum dos potes q foram repicado dessa placa bonita de cima( todos BDA foram usado celulose)
DSC04909.JPG DSC04910.JPG

Aqui uma noticia triste, eu atualizei esses dias com a foto de 3 ''potes'' com milho(1 saco de PP e 2 potes de vidro), inoculados com CL de Shimeji. O saco de PP apareceu apenas 2 grãos com sinal verde, da pra ver q o contaminante veio de dentro do grão. E já tinha sinal de micélio de Shimeji.
DSC04914.JPG DSC04912.JPG DSC04913.JPG. Creio que vou perder esse saco de PP, vou esperar pra ver como vai seguir esse contaminante. E já tinha sinal de Micélio de Shimeji tbm.

E aqui um dos potes de Vidro com milhos, inoculados com a mesma CL do saco de PP ai de cima... por isso penso q a contaminação veio do grão e nao da CL, pois o contaminante está em apenas 2 grãos do saco de PP...
DSC04916.JPG DSC04915.JPG

A Tek usada pro milho foi a descrita pelo Mauricio, se nao me engano.
Fervi 30 minutos
24horas de molho
ai adiciono agua sanitaria
24horas de molho
lavo muitoooooo bem e coloco
24horas de molho no calcário
ai lavo mto bem e seco ele com pano limpo
coloco no pote e esteriliza na PP por 1 hora e meia...

Estou preparando mais milho, pra poder ir segundo com os estudos do Shimeji sem que o querido duende verde me atrapalhe.
 
Queria pedir pra algum moderador mudar esse tópico para Problemático, afinal o Shitake não vingou pq usei serragem com fungícida.... Por enquanto os Shimejis estão indo bem, mas quero montar outro diário, assim se alguém entrar no fórum procurando cultivo de Shimeji para iniciar, pode achar fácil, já que o título desse é de Shitake. Valeu aos que acompanharam.
 
Queria pedir pra algum moderador mudar esse tópico para Problemático, afinal o Shitake não vingou pq usei serragem com fungícida.... Por enquanto os Shimejis estão indo bem, mas quero montar outro diário, assim se alguém entrar no fórum procurando cultivo de Shimeji para iniciar, pode achar fácil, já que o título desse é de Shitake. Valeu aos que acompanharam.

não sei qual tua região, mas com esse calor que tá batendo, cogumelos só no ar condicionado.
 
que atividade !!! muito bom acompanhar isso... mas afinal como descobriu que tinha fungicida? estava escrito na embalagem da serragem? eu comprei uma que dizia estar esterilizada, será que botaram fungicida nela? :eek:
 
que atividade !!! muito bom acompanhar isso... mas afinal como descobriu que tinha fungicida? estava escrito na embalagem da serragem? eu comprei uma que dizia estar esterilizada, será que botaram fungicida nela? :eek:
Eu acho q tinha fungicida pq o micelio pegou apenas nos pedacinhos de madeira, a serragem ficou intacta, o arroz q eu coloquei mofou ficou embolorado estranho, mas simpliesmente nem o micelio e nem o contaminante afetou a serragem ela ficou intacta... ai pensei nisso, pq como a serragem eh pra ficar diretamente no animal achei q poderia ser tratada dessa forma.... mas to a procura de palha agora, desisti um pouco da serragem, to tentando manter o foco nos pleurotus
 
Algumas casas que trabalham com madeira possuem serragem de pinus que não foi submetida a nenhum tratamento, normalmente esse material é descarte e pode ser obtido gratuitamente.
 
Back
Top