Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Syzygy

Diário de cultivo completo.
Hey hey hey, saudações!!!:giggle:
Este é meu primeiro tópico e também meu primeiro cultivo.

Optei por bolos, por serem o ideal para quem está começando.
Dois dias apos receber os esporos iniciei todo o processo. Preparei a seringa por volta das 9h do dia 23/06, utilizei seringa de 20ml com agulha, agua mineral fervida, um potinho de coleta de urina alcool e lysol. Como não possuo glovebox fiz tudo na bancada da cozinha, que é ao lado do fogão. Fiz tudo com o fogo ligado.

Limpei toda a bancada com lysol, me paramentei com jaleco, touca, mascara e luvas, fechei as janelas para evitar corrente de ar e coloquei a agua pra ferver. Puxei aprox 40 ml de agua fervida para o potinho e esperei esfriar. Quando frio raspei o carimbo (embalagem previamente limpa com alcool por fora) que estava um pouco fraco, havia aproximadamente metade de um carimbo visivel, raspei aprox 1/6 do que deveria ser um carimbo normal. Agitei vigorosamente e puxei para a seringa. A seringa ficou com uma bolha de ar que eu não consegui remover de jeito nenhum. Foi pra geladeira com a bolha. Sobrou um pouco de liquido no potinho, coloquei ele na geladeira também!

A noite, por volta das 22h, coloquei os bolos para esterilizar.
Os bolos foram feitos com:
1 copo de farinha de arroz integral (triturei no liquidificador com 2 punhados de sementes p/ passaros)
2 copos de vermiculita
2 colheres cremogema
1 copo e meio de agua mineral

Deixei os copos de molho numa solução de lysol, em seguida enxaguei bem e passei alcool, coloquei uma fina camada de vermiculita, a mistura do bolo e outra camada de vermiculita, deixando um espaço de aprox 1cm sobrando.
Cobri os potes com 3 folhas de papel aluminio e coloquei na panela para esterilizar. Inicialmente eu faria 4 potes, porem como sobrou muita mistura e tambem esporos diluidos, acabei fazendo 6 potes.
Os potes ficaram 1:15 na pressão. Não deixei mais tempo porque a agua secou. Acredito que tenha sido tempo suficiente.

(n)OBS 1: me esqueci de limpar as bordas dos copos, alguem ja teve problemas de contaminação relacionados a isto?
(n)OBS 2: achei os bolos um pouco secos, coloquei umas fotos, por favor opinem =D

Inoculação
No dia 24/06, por volta das 8h iniciei a inoculação, uma vez que a panela ja estava fria. Limpei toda a bancada e me paramentei, limpei a panela por fora com alcool e retirei os potes, limpando-os tambem com alcool, removi a primeira folha de aluminio e fechei os copos com esparadrapo. Liguei o fogo e inoculei aprox 5ml em cada copo, divididos em 3 furos. Tampei com esparadrapo os furinhos. Usei o que tinha na seringa e o que havia sobrado no potinho.

A mistura agua+esporos estava limpida, porem consegui observar alguns "grãozinhos" dos esporos na agua. Não sei se raspei uma quantidade suficiente, espero que sim.:)

Incubação
Coloquei 4 copos em um tapware grande, previamente higienizado, com apenas um buraquinho pra passar o fio do termohigrometro. Tampei, coloquei em um saco preto e deixei ao lado do abajur, pra manter uma temperatura mais alta. Os 2 copos que fiz a mais não couberam no tapware, então deixei de fora, expostos a luz, pra ver o que acontece, se a luz da diferença.

A temperatura media tanto de dentro do tapware como fora é de 25 - 27,5 °C e a umidade está por volta dos 70 - 75% ...está adequado?

Bom, é isso ...espero não ter cometido erros que comprometam gravemente meus bolos XD
De qualquer forma, acredito que a melhor forma de aprender e aperfeiçoar, é com os proprios erros.

Abraços!!!;)

Imagem1.jpgImagem2.jpgImagem3.jpgImagem4.jpgImagem5.jpg
 
Que bom, resultados positivos.
Força ai, tow torcendo por eles.
 
4° dia de pinagem => 111 dia 4 2.jpg 111 dia 4 3.jpg 111 dia 4.jpg (yin e yang XD)

6° dia de pinagem => 111 dia 6 2.jpg 111 dia 6 3.jpg 111 dia 6.jpg

7° dia de pinagem => 111 dia 7 2.jpg 111 dia 7 3.jpg 111 dia 7.jpg
(hoje)

Acho que esses meninos não vão muito além disso ai não. Tem alguns que já estao rasgando o véu..os do casing de aluminio estao com o crescimento bem mais lerdo e desenvolvimento ruim, alem de uma morfologia um tanto diferente, ja tem micelio crescendo por cima deles. O casing do pote branco ainda ta crescendo, pouca coisa por dia, mas crescendo. To pensando em dar mais uns dois dias e colher.
 
Acho que esses meninos não vão muito além disso ai não. Tem alguns que já estao rasgando o véu..os do casing de aluminio estao com o crescimento bem mais lerdo e desenvolvimento ruim, alem de uma morfologia um tanto diferente, ja tem micelio crescendo por cima deles. O casing do pote branco ainda ta crescendo, pouca coisa por dia, mas crescendo. To pensando em dar mais uns dois dias e colher.

Um pouco de oscilação na temperatura, nessa fase, que em cultivo indoor é mais lenta, pode alterar a morfologia dos teus frutos.
 
eita!! vieram los honguitos!!:)

vieram muitoos....todos pequeninos hahahaha :giggle:
Um pouco de oscilação na temperatura, nessa fase, que em cultivo indoor é mais lenta, pode alterar a morfologia dos teus frutos.

... tive uns dias de calor meio intensos por aqui.

Espero ter um segundo flush mais homonegeo. Vai ser meio dificil tirar carimbo desses pequenos...só se for pra usar como souvenir :roflmao:
 
Mesmo carimbos pequenos são úteis, @Syanidi.

Talvez seja uma boa idéia garantir alguns carimbos já.
 
Syanidi! Arrasou no primeiro cultivo:laugh:!!! O meu primeiro foi um desastre completo :cry:.

boas energias pro seus cubies!
 
Syanidi! Arrasou no primeiro cultivo:laugh:!!! O meu primeiro foi um desastre completo :cry:.

boas energias pro seus cubies!
Há muito obrigado!! o importante é não desistir =D
no momento certo, eles brotam pra gente :teo_ninja:
 
E ai conseguiu tirar carimbos?
Se falou que nos casings usou uma camada (cobertura com 50% pó de coco e 50% vermiculita + 1 colher de calcario mineral.) Verificou a mistura se não ficou muito "aguada"? ou fez no olhômetro mesmo?
Em baixo dos casings não colocou nada? fez só a camada é isso?
 
E ai conseguiu tirar carimbos?
Se falou que nos casings usou uma camada (cobertura com 50% pó de coco e 50% vermiculita + 1 colher de calcario mineral.) Verificou a mistura se não ficou muito "aguada"? ou fez no olhômetro mesmo?
Em baixo dos casings não colocou nada? fez só a camada é isso?

Tirei apenas dois carimbos beem pequenos. Coloquei uns 5 chapeis pra carimbar, mas eles esporularam bem pouco.
Fiz camada, micelio, camada. Estava boa de água, sem pingar.:)

To fechando esse diario de cultivo. Precisei me desfazer dos casings. :cry:
Fica ai de despedida umas placas que eu tinha esquecido na estufa:

DSC08948.JPG DSC08951.JPG DSC08953.JPG DSC08955.JPG
 
Última edição por um moderador:
Tirei apenas dois carimbos beem pequenos. Coloquei uns 5 chapeis pra carimbar, mas eles esporularam bem pouco.
Fiz camada, micelio, camada. Estava boa de água, sem pingar.:)

Certo.
Pergunto porque uma camada "muito molhada" também poderia vir a modificar a morfologia dos frutos.

To fechando esse diario de cultivo. Precisei me desfazer dos casings. :cry:
Fica ai de despedida umas placas que eu tinha esquecido na estufa:

View attachment 29663 View attachment 29664 View attachment 29665 View attachment 29666

Que lindo esses "in vitro" que vieram. Passa a tua receita desse meio ?!
 
Certo.
Pergunto porque uma camada "muito molhada" também poderia vir a modificar a morfologia dos frutos.
Acho que isso pode variar bastante, tinha aqui um cultivo paralelo de cambodians, e era a mesma camada, só que mais molhada... e os frutos nasceram bem bonitos!

Que lindo esses "in vitro" que vieram. Passa a tua receita desse meio ?!

Obrigado tupy! :giggle:

Usei BDA caseiro:
250 ml agua (fervo uma batata média por uma meia hora e depois passo no coador)
5g ágar
5g glucose/dextrose

como nao tenho balança, uso a metade de um copinho daqueles de remedio (5ml) pra medir os ultimos dois. To usando um xarope de sacarose, pq nao achei glucose por aqui. Funciona também.
 
Acho que isso pode variar bastante, tinha aqui um cultivo paralelo de cambodians, e era a mesma camada, só que mais molhada... e os frutos nasceram bem bonitos!

Obrigado tupy! :giggle:

Usei BDA caseiro:
250 ml agua (fervo uma batata média por uma meia hora e depois passo no coador)
5g ágar
5g glucose/dextrose

como nao tenho balança, uso a metade de um copinho daqueles de remedio (5ml) pra medir os ultimos dois. To usando um xarope de sacarose, pq nao achei glucose por aqui. Funciona também.

Xarope de sacarose funciona sim!

E os cambodians e syzygy (os casings) na mesma temperatura?
Realmente está difícil de se chegar a uma certeza, até agora só hípóteses. :huh:
 
Estar tudo tranquilo, em breve
bons resultados.

Paz e luz.
 
Back
Top