Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Syzygy

Diário de cultivo completo.
Hey hey hey, saudações!!!:giggle:
Este é meu primeiro tópico e também meu primeiro cultivo.

Optei por bolos, por serem o ideal para quem está começando.
Dois dias apos receber os esporos iniciei todo o processo. Preparei a seringa por volta das 9h do dia 23/06, utilizei seringa de 20ml com agulha, agua mineral fervida, um potinho de coleta de urina alcool e lysol. Como não possuo glovebox fiz tudo na bancada da cozinha, que é ao lado do fogão. Fiz tudo com o fogo ligado.

Limpei toda a bancada com lysol, me paramentei com jaleco, touca, mascara e luvas, fechei as janelas para evitar corrente de ar e coloquei a agua pra ferver. Puxei aprox 40 ml de agua fervida para o potinho e esperei esfriar. Quando frio raspei o carimbo (embalagem previamente limpa com alcool por fora) que estava um pouco fraco, havia aproximadamente metade de um carimbo visivel, raspei aprox 1/6 do que deveria ser um carimbo normal. Agitei vigorosamente e puxei para a seringa. A seringa ficou com uma bolha de ar que eu não consegui remover de jeito nenhum. Foi pra geladeira com a bolha. Sobrou um pouco de liquido no potinho, coloquei ele na geladeira também!

A noite, por volta das 22h, coloquei os bolos para esterilizar.
Os bolos foram feitos com:
1 copo de farinha de arroz integral (triturei no liquidificador com 2 punhados de sementes p/ passaros)
2 copos de vermiculita
2 colheres cremogema
1 copo e meio de agua mineral

Deixei os copos de molho numa solução de lysol, em seguida enxaguei bem e passei alcool, coloquei uma fina camada de vermiculita, a mistura do bolo e outra camada de vermiculita, deixando um espaço de aprox 1cm sobrando.
Cobri os potes com 3 folhas de papel aluminio e coloquei na panela para esterilizar. Inicialmente eu faria 4 potes, porem como sobrou muita mistura e tambem esporos diluidos, acabei fazendo 6 potes.
Os potes ficaram 1:15 na pressão. Não deixei mais tempo porque a agua secou. Acredito que tenha sido tempo suficiente.

(n)OBS 1: me esqueci de limpar as bordas dos copos, alguem ja teve problemas de contaminação relacionados a isto?
(n)OBS 2: achei os bolos um pouco secos, coloquei umas fotos, por favor opinem =D

Inoculação
No dia 24/06, por volta das 8h iniciei a inoculação, uma vez que a panela ja estava fria. Limpei toda a bancada e me paramentei, limpei a panela por fora com alcool e retirei os potes, limpando-os tambem com alcool, removi a primeira folha de aluminio e fechei os copos com esparadrapo. Liguei o fogo e inoculei aprox 5ml em cada copo, divididos em 3 furos. Tampei com esparadrapo os furinhos. Usei o que tinha na seringa e o que havia sobrado no potinho.

A mistura agua+esporos estava limpida, porem consegui observar alguns "grãozinhos" dos esporos na agua. Não sei se raspei uma quantidade suficiente, espero que sim.:)

Incubação
Coloquei 4 copos em um tapware grande, previamente higienizado, com apenas um buraquinho pra passar o fio do termohigrometro. Tampei, coloquei em um saco preto e deixei ao lado do abajur, pra manter uma temperatura mais alta. Os 2 copos que fiz a mais não couberam no tapware, então deixei de fora, expostos a luz, pra ver o que acontece, se a luz da diferença.

A temperatura media tanto de dentro do tapware como fora é de 25 - 27,5 °C e a umidade está por volta dos 70 - 75% ...está adequado?

Bom, é isso ...espero não ter cometido erros que comprometam gravemente meus bolos XD
De qualquer forma, acredito que a melhor forma de aprender e aperfeiçoar, é com os proprios erros.

Abraços!!!;)

Imagem1.jpgImagem2.jpgImagem3.jpgImagem4.jpgImagem5.jpg
 
Fez tudo certinho.
O carimbo mesmo ralinho, possui muitos esporos, o mesmo para a seringa.
Procure usar água de injeção, é melhor.
Não se preocupe se os bolos parecem secos, melhor assim do que úmidos demais.
A umidade dentro da caixa não faz diferença, pois os copos estão lacrados.

Construa uma glove, mesmo que seja uma caixa plástica para trabalhar com o material dentro dela.
 
Opa, agora fiquei otimista!! :LOL:

Vou providenciar essa tal agua de injeções p/ os proximos, procurei por agua destilada na farmacia e n achei, ai foi a mineral mesmo =P
 
Hey hey hey, Parabéns!!
É vero, fez tudo certinho... os seus cuidados com a assepsia é até melhor que os meus..rs :)

Boa sorte e que venham belos frutos!! Enviando vibrações positivas!! :D

Heheh.. curiosidade inútil: Acabou o esparadrapo no meio do processo? :p
 
O olhar dessa boneca ja de olho nos cunbens,
rsrsrs, mas voltando ao assunto tudo otimo
positivadade no seu cultivo.

Paz e luz.
 
vai dar o que falar..
so acho que vc deveria vedar melho os copos..
 
Heheh.. curiosidade inútil: Acabou o esparadrapo no meio do processo? :p

Ééééé....uma droga, tive que usar durex nos outros e poutz...isso n parece vedar mt bem

vai dar o que falar..
so acho que vc deveria vedar melho os copos..

OOO vlw ai cara!! espero mesmo!!
então foi um problema de falta de material :eek:...mas ta tudo sendo anotado p/ proximas!

O olhar dessa boneca ja de olho nos cunbens,
rsrsrs, mas voltando ao assunto tudo otimo
positivadade no seu cultivo.

Paz e luz.
Enquando eu durmo ela vigia pra mim ;D

Paz ae galera! agora só esperaaar *-*
 
A umidade dentro da caixa não faz diferença, pois os copos estão lacrados.

Não pareceu-me lacrados... talvez o selo de vermiculita ajude mas é bom vedar os copos.
____________________________________________________________________________
Esparadrapo é caro, durex não cola direito por causa da umidade da esterilização. Eu sempre uso fita isolante não tem erro.
A temperatura recomenda para a colonização do P. cubensis é em torno dos 27°.
Ta bonito o seu cutivo @Syanidi mas da próxima vez procure cortar as sobras de papel alumínio para acompanhar o desenvolvimento do fungo.
 
Não pareceu-me lacrados... talvez o selo de vermiculita ajude mas é bom vedar os copos.
____________________________________________________________________________
Esparadrapo é caro, durex não cola direito por causa da umidade da esterilização. Eu sempre uso fita isolante não tem erro.
A temperatura recomenda para a colonização do P. cubensis é em tordo dos 27°.
Ta bonito o seu cutivo @Syanidi mas da próxima vez procure cortar as sobras de papel alumínio para acompanhar o desenvolvimento do fungo.

Blza, ...to cabreira com isso já...vo comprar fita isolante na segunda...espero que n seja tarde ohoho
Eu pensei nisso ai da visualização, mas nem mexi com medo de ficar curto e contaminar.....mas como cortei quadrado o papel, tem uns lados que estão menores, da pra ver melhor....

A temp aqui ta 26,4 agora...

vlw pelas dicas. Abraços!
 
A seringa ficou com uma bolha de ar que eu não consegui remover de jeito nenhum. Para resolver isso: segure a seringa com a agulha apontada para cima e bata uns petelecos na seringa em seguida dispense o ar.

Liguei o fogo e inoculei aprox 5ml em cada copo, divididos em 3 furos. Tampei com esparadrapo os furinhos. Usei o que tinha na seringa e o que havia sobrado no potinho.Como você percebeu que os bolos PF ficaram secos injetar 5ml não ha problema, mas quando tudo ocorre bem quanto menos você injetar melhor. 1ml é suficiente para inocular 4 furos equidistantes
 
Tenta manter sempre acima dos 26°C, abaixo disso até coloniza, mas muito lento... Se a colonização demorar muito, o micélio perder a "corrida" para outros alienígenas. :)

... Enquando eu durmo ela vigia pra mim ;D ...

Sei não... com esse olhar, acho melhor você vigiar ela!
HAUhuAHuha.. Bom, se sumir um copo colonizado, não vai dizer que não lhe avisamos!:roflmao:
 
Tenta manter sempre acima dos 26°C
Com a exposição a luz (abajur), temperatura baixa e troca gasosas (copos não lacrados) resultara em uma Frutificação dentro dos copos ahsuahsahsahushasuhasuhas:D :p
____________________________________________________________________________
@Sanidi, Estaremos aguardando:coffee: ansiosos por novas atualizações!!!

Boa sorte:)...Inte:eba:
 
frutificaçao so ocorre quando todo todo o copo estiver colonizado...
 
tenho pratica e nao teoria como vc senhor...
todos os meus potes sao colonizados oxigenando e so pinam quando eu quero!!
 
tenho pratica e nao teoria como vc senhor...
todos os meus potes sao colonizados oxigenando e so pinam quando eu quero!!
Blz, Ta certo então Senhor.... sarcástico né???

Para a frutificação é preciso muito mais do que oxigenação.

O que acontece na realidade é que: O recomendado é induzir a frutificação somente apos a colonização completa do substrato o que chamamos de 100% pois quando o micelio se estabelece no substrato as portas fecham-se para os contaminantes com exceção dos patológicos. Mas caso esteja 25% colonizado é for induzido a frutificação acontecera a frutificação porem os cogumelos cresceram pequenos por isso não acontece obrigatoriamente quando estiver 100% e sim quando houver condições favoráveis.
 
Back
Top