Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - Syzygy

Diário de cultivo completo.
Hey hey hey, saudações!!!:giggle:
Este é meu primeiro tópico e também meu primeiro cultivo.

Optei por bolos, por serem o ideal para quem está começando.
Dois dias apos receber os esporos iniciei todo o processo. Preparei a seringa por volta das 9h do dia 23/06, utilizei seringa de 20ml com agulha, agua mineral fervida, um potinho de coleta de urina alcool e lysol. Como não possuo glovebox fiz tudo na bancada da cozinha, que é ao lado do fogão. Fiz tudo com o fogo ligado.

Limpei toda a bancada com lysol, me paramentei com jaleco, touca, mascara e luvas, fechei as janelas para evitar corrente de ar e coloquei a agua pra ferver. Puxei aprox 40 ml de agua fervida para o potinho e esperei esfriar. Quando frio raspei o carimbo (embalagem previamente limpa com alcool por fora) que estava um pouco fraco, havia aproximadamente metade de um carimbo visivel, raspei aprox 1/6 do que deveria ser um carimbo normal. Agitei vigorosamente e puxei para a seringa. A seringa ficou com uma bolha de ar que eu não consegui remover de jeito nenhum. Foi pra geladeira com a bolha. Sobrou um pouco de liquido no potinho, coloquei ele na geladeira também!

A noite, por volta das 22h, coloquei os bolos para esterilizar.
Os bolos foram feitos com:
1 copo de farinha de arroz integral (triturei no liquidificador com 2 punhados de sementes p/ passaros)
2 copos de vermiculita
2 colheres cremogema
1 copo e meio de agua mineral

Deixei os copos de molho numa solução de lysol, em seguida enxaguei bem e passei alcool, coloquei uma fina camada de vermiculita, a mistura do bolo e outra camada de vermiculita, deixando um espaço de aprox 1cm sobrando.
Cobri os potes com 3 folhas de papel aluminio e coloquei na panela para esterilizar. Inicialmente eu faria 4 potes, porem como sobrou muita mistura e tambem esporos diluidos, acabei fazendo 6 potes.
Os potes ficaram 1:15 na pressão. Não deixei mais tempo porque a agua secou. Acredito que tenha sido tempo suficiente.

(n)OBS 1: me esqueci de limpar as bordas dos copos, alguem ja teve problemas de contaminação relacionados a isto?
(n)OBS 2: achei os bolos um pouco secos, coloquei umas fotos, por favor opinem =D

Inoculação
No dia 24/06, por volta das 8h iniciei a inoculação, uma vez que a panela ja estava fria. Limpei toda a bancada e me paramentei, limpei a panela por fora com alcool e retirei os potes, limpando-os tambem com alcool, removi a primeira folha de aluminio e fechei os copos com esparadrapo. Liguei o fogo e inoculei aprox 5ml em cada copo, divididos em 3 furos. Tampei com esparadrapo os furinhos. Usei o que tinha na seringa e o que havia sobrado no potinho.

A mistura agua+esporos estava limpida, porem consegui observar alguns "grãozinhos" dos esporos na agua. Não sei se raspei uma quantidade suficiente, espero que sim.:)

Incubação
Coloquei 4 copos em um tapware grande, previamente higienizado, com apenas um buraquinho pra passar o fio do termohigrometro. Tampei, coloquei em um saco preto e deixei ao lado do abajur, pra manter uma temperatura mais alta. Os 2 copos que fiz a mais não couberam no tapware, então deixei de fora, expostos a luz, pra ver o que acontece, se a luz da diferença.

A temperatura media tanto de dentro do tapware como fora é de 25 - 27,5 °C e a umidade está por volta dos 70 - 75% ...está adequado?

Bom, é isso ...espero não ter cometido erros que comprometam gravemente meus bolos XD
De qualquer forma, acredito que a melhor forma de aprender e aperfeiçoar, é com os proprios erros.

Abraços!!!;)

Imagem1.jpgImagem2.jpgImagem3.jpgImagem4.jpgImagem5.jpg
 
Aaahh, está tudo bem! :D

A "mancha" pode ser da vermiculita, normal. ;)

Faz um Dunk & Roll... E quando for fazer o dunk, é melhor por na geladeira. Evita a reprodução de contaminantes e de brinde um Cold Shock. :giggle:

Belas mãos! :whistle:
 
Aaahh, está tudo bem! :D

A "mancha" pode ser da vermiculita, normal. ;)

Faz um Dunk & Roll... E quando for fazer o dunk, é melhor por na geladeira. Evita a reprodução de contaminantes e de brinde um Cold Shock. :giggle:

Belas mãos! :whistle:

Ja fiz tudo isso ai =D ...ta no terrario, todo bizarro hahaha.

wer...minhas mãozinhas de feiticeira cultivadora de criaturas oriundas de outros planetas :p
 
Ja fazem uns 15 dias que o bolo foi pro terrario e ainda nenhum sinal de pin, primoria, contaminação...nada =|
a umidade anda na media de 70-75% ... eu borrifo agua pelo menos uma vez ao dia, e dificilmente fica mais alta que isso. Temp em torno de 23-25°C.

Tem algo que eu possa fazer pra induzir a frutificação?

abraçoness!!:cool:
 
151515.jpg 161616.jpg

Estão com o mesmo aspecto do dia que eu aniversariei. O bolo da mancha, a mancha escureceu, só isso.
Muita gente aqui usa apenas borrifador pra umidificar o terrario e estou contando que isso seja suficiente. Meu termohigrometro marca umidade igual dentro e fora da caixa. Começo a duvidar da precisão, ja que sempre que eu borrifo agua ele n se altera. Ou isso ou a vedação tá ruim...fiz dois buracos na caixa e tampei metade deles com fita, pq achei grandes...será que ainda é muito grande? => 171717.jpg
 
Também acredito que seja problema no seu higrômetro. A maioria dos higrômetros comuns vendidos por aí não suportam altas umidades. O meu por exemplo, às vezes trava no 99%, após tirar do terrário, quase 1 hora depois é que começa "destravar".

Na última foto parece que a umidade está boa. Porém aquela "mancha" escura, está ficando sinistro, não?
Bom, aguarda mais alguns dias.

Positividade! :)
 
Novidades /o/ depois de quase um mes =X

Aqueles bolos ficaram meio estranhos, meio ressecados...então joguei fora...cheguei a virar um terceiro, que depois de ficar muito ressecado tbm, acabou virando casing de caneca xP

então fiquei com o casing da caneca, mais um casing de bolo PF e um terceiro casing de um copo de milho que eu tinha inoculado (tudo syzygy). Fiz a cobertura com 50% pó de coco e 50% vermiculita + 1 colher de calcario mineral.

Melhorei a iluminação e a umidade (comprei a bomba de aquario :cuidado:)

entre as melhorias e um pequeno problema que eu tive com formigas, os casings se desenvolveram muito bem ..ee tcharaaam....pinaram!!! :laugh:
Copo de milho 100% -----> ccc.jpg

Casing com 8 dias --------> dia 8 terrario (1)2.jpg

Nasceram dois pins, meio estranhos...mas estagnaram.... --> pins05.jpg

e ai uns dois dias depois....começaram a brotar...igual gnomos :eek::

pins01.jpg pins02.jpg pins03.jpg pins04.jpg

espero que desenvolvam!! Tá uma novela esse meu cultivo xP...

São pequenos, mas são meeeuss:love:

vlw ai galera pelas dicas, foram de grande ajuda... =D
 
Parabéns Sianidi,estão completamente saudaveis,logo logo muitos pins por aí.
 
Tá tudo bom, parabéns! Olha só, so o teu copo de milho, fez casing com ele?
 
Mande mais fotos deles em diferentes estágios, por favor, @Syanidi.
 
Finalmente, esses meninos estão muito preguiçosos... :D
 
Back
Top