Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - PF TEK - Ecuador e Brasil - Larissa -

Diário de cultivo completo.
Olá a tod@ss!

Iniciarei aqui o diário da minha primeira tentativa de cultivo. Iniciarei apenas postando as informações, pois não registrei o processo desde o início. Já estou na fase de incubação. No mais vou postando o progresso.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Ecuador e Brasil
PROCEDÊNCIA: Internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
( x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)

Selo com Vermiculita
( x ) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:

Fiz a mistura da PF TEK em uma bacia, seguindo todos os passos. Utilizei como guia o Guia Básico disponibilizado em PDF pelo @tupy. Esterelizei todos os recipientes em agua fervente por 10 minutos. Então coloquei uma folha de papel alumínio apenas apertado na boca dos três copos que preenchi. Esterilização em PP por 1h. Continuei o processo apenas no dia seguinte. Este processo foi realizado para os copos que eu inoculei a strain Ecuador.

Preparei então mais três recipientes
para inocular a strain Brasil. Estes fiz um processo um pouco diferente e estabanado. Fiz substrato para além da conta e os três copos que eu havia separado não cabiam na PP. Então esterilizei dois copos, na mesma hora em que fiz o substrato e preparei mais três copos para serem esterilizados no dia seguinte. O recipiente destes apenas esterilizei com água sanitária ( o que nem um tutorial indica, então estou com medo de dar contaminação).

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO ECUADOR: Data: 10/07/18
INOCULAÇÃO BRASIL: Data 18/07/18
-------------------------------------------------
( x ) Seringa Multiesporos

GloverBox?
( ) Sim ( x) Não

Para a esterilização utilizei o método da boca do forno.

Inicio da colonização Ecuador : Chequei após uma semana e já surgiram supostos sinais de micélio (irei inserir fotos logo logo)

Início da colonização Brasil: Ainda não chequei.

Esquema de incubadora: coloquei uma garrafa de vinho cheio de água no termostato, fiz um corte na tampa para que a abertura ficasse externa. To nem mexendo :LOL::roflmao::notworthy:

IMG_20180722_204353.jpg


---------------------------------------------------------------

Por enquanto é isso minha gente! Jaja venho com atualizações.
 
Última edição:
Amarelo pode ser "urina" do micélio, ele meio que solta uma secreção o que deixa o amarelado.
Parece estar tudo ok.
Boa Sorte
 
O "xixi" micelial, também conhecido como metabólito (ou o contrário, no caso, visto que "xixi" micelial é um termo altamente simplista e coloquial que transmite a idéia de algo natural, quando não é o caso), é um subproduto gerado pelo micélio como uma forma de defesa. Estes metabolitos fúngicos são utilizados para criar a penicilina, por exemplo, que é um antibiótico utilizado para combater bactérias (referência: Alexander Fleming – Wikipédia, a enciclopédia livre, para simplificar a história: Um pesquisador, que estava estudando bactérias em uma placa de petri, em um local "sujo", acidentalmente acabou contaminando uma das placas de petri com um contaminante fúngico. O contaminante fúngico gerou uma proteína que eliminou a cultura bacteriana em pouco tempo. E então, nasceu um dos antibióticos mais importantes do mundo, a penicilina).

Somado ao cheiro doce, eu acredito que sim, há a possibilidade de que a bactéria contaminante seja vencida pelo metabolito (afinal esta é a função do metabolito), porém é muito, muito provável que não esteja "saudável". Um micélio "saudável", em condições ideais, sem temperaturas altas, não irá produzir líquido, nem metabolito, ao menos não em quantidades grandes. O micélio não tem sistema urinário e não precisa mijar. Acredito que isso seja algo óbvio.

Ressalto que sim, em ocasiões, temperaturas altas podem fazer com que o estresse no micélio faça com que ele gere metabolitos para combater algo que ele acreditar ser nocivo. Porém, em geral, é indicativo de contaminação bacteriana. O amarelo não é a contaminação, mas sim o subproduto do combate que o micélio está oferecendo.

Dito isto, a chance de que este bolo não produza nenhum cogumelo é baixíssima. Ele irá produzir cogumelos exatamente como um mecanismo de defesa, de perpetuação da espécie. O cogumelo é o órgão reprodutivo, quando o micélio identificar que:

1 - Ele venceu a bactéria, irá gerar cogumelos naturalmente e os metabolitos irão desaparecer após o dunk.
2 - Ele perdeu, irá gerar mais metabolitos e cogumelos para tentar perpetuar sua existência. O cheiro também vai piorar.

Como este é seu primeiro cultivo, recomendo que lembre bem (não terá como esquecer... Pra mim, sempre parece um cheiro parecido de "tinta secando") o delicioso cheiro de um micélio saudável. Qualquer cheiro que não seja este, no futuro, deverá ser isolado para segurança.

Por isso recomendei que deixe separado. Você sim, provavelmente, irá tirar bons cogumelos que serão completamente seguros de se comer (o que nem sempre é o caso com contaminações fúngicas). Mas não tenha muita esperança em tirar vários flushes destes bolos que apresentam metabolitos.
 
Última edição:
Isso são pins? :X3:

img_20180811_105755-jpg.102484

img_20180811_105707-jpg.102485


Se sim, o que devo fazer? Aniversário ou deixar eles se desenvolverem? Estão dentro da incubadora, sem muita luz.

Strain Ecuador -> Copo #3

;)
 

Anexos

  • IMG_20180811_105755.jpg
    IMG_20180811_105755.jpg
    102.5 KB · Visualizações: 187
  • IMG_20180811_105707.jpg
    IMG_20180811_105707.jpg
    98.8 KB · Visualizações: 185
O bolo está com um aspecto algodoado, isso é sinal de pouca oxigenação? É como se o micélio continuasse crescendo.. Estou abanando cerca de 2x ao dia. Meu terrário está sem nem um furo. Help!

Bolo da strain Brasil, ainda não apresentou nem um sinal de pins. :teo_seta_direita:
img_20180814_080518-jpg.102541


Este é o da strain Ecuador :teo_seta_direita:
img_20180814_080316-jpg.102542


E só para descontrair, os pins parecem estar desenvolvendo :LOL:
img_20180814_080620-jpg.102540
 

Anexos

  • IMG_20180814_080620.jpg
    IMG_20180814_080620.jpg
    150 KB · Visualizações: 172
  • IMG_20180814_080518.jpg
    IMG_20180814_080518.jpg
    147.8 KB · Visualizações: 170
  • IMG_20180814_080316.jpg
    IMG_20180814_080316.jpg
    153.1 KB · Visualizações: 170
O bolo está com um aspecto algodoado, isso é sinal de pouca oxigenação? É como se o micélio continuasse crescendo.. Estou abanando cerca de 2x ao dia. Meu terrário está sem nem um furo. Help!

Bolo da strain Brasil, ainda não apresentou nem um sinal de pins. :teo_seta_direita:
img_20180814_080518-jpg.102541


Este é o da strain Ecuador :teo_seta_direita:
img_20180814_080316-jpg.102542


E só para descontrair, os pins parecem estar desenvolvendo :LOL:
img_20180814_080620-jpg.102540
Está tudo certo @-Larissa- :) O aspecto algodoado realmente é por excesso de CO2, precisa-se de mais O2 dentro do terrário, ou seja, aumentar a troca de gases.
É bom fazer furos no terrário viu, muitos, boa troca de ar = cogumelos grandes e carnudos, mas aí tem que ficar de olho também no controle da umidade :)
O micélio depois de 100% colonizado é bem resistente a contaminação, pode abrir e abanar sem medo em algum lugar aparentemente limpo :)
 
---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO
---------------------------------------------

Estou achando que eles não vão crescer muito mais do que isso, parece que já está quase rompendo o véu..

img_20180818_172109-jpg.102595


Não sei porque estão tão pequetuchos.. Concerteza por causa das condições de troca de ar e temperatura.

Jaja vou colher, pode?

E depois que colher tudo, faço o dunk e levo de volta para o terrário?
Valeu minha gente! ;)
 

Anexos

  • IMG_20180818_172109.jpg
    IMG_20180818_172109.jpg
    105.3 KB · Visualizações: 157
Última edição:
Parabéns!!! lindos frutos!!
Colhem-se logo que rompem o véu.

Primeiro flush eles vem em menor quantidade porém mais carnudos.
Nos próximos viram e maior quantidade porém menos carnudos.

Sobre o dunk não sei te dizer.

Abraço!
 
Estou achando que eles não vão crescer muito mais do que isso, parece que já está quase rompendo o véu..

img_20180818_172109-jpg.102595


Não sei porque estão tão pequetuchos.. Concerteza por causa das condições de troca de ar e temperatura.

Jaja vou colher, pode?

E depois que colher tudo, faço o dunk e levo de volta para o terrário?
Valeu minha gente! ;)

Essas bases algodoadas estão indicando que a umidade relativa ainda está alta. Não precisa removê-las, pode comê-las normalmente ou colocá-las em qualquer preparação que for fazer. Com que frequência você tá efetuando as trocas de ar?

De qualquer forma, não subestime os cogumelos. Não me parecem tão pequenos, não! É um flush médio pra baixo, mas acontece.

Eu recomendaria que colhesse os que já estão rompendo o véu, mas pode deixar os outros durante mais algumas horas, para ver se há algum desenvolvimento. Um dos pins, o que está logo à direita do maior da direita, parece estar com o chapéu mais escuro. Este aparenta ter abortado. Os que estão com chapéu normal parecem saudáveis.

Após colher todo o flush, dunke mas não role. Coloque novamente no terrário e boa sorte.
 
Última edição:
Essas bases algodoadas estão indicando que a umidade relativa ainda está alta. Não precisa removê-las, pode comê-las normalmente ou colocá-las em qualquer preparação que for fazer. Com que frequência você tá efetuando as trocas de ar?

Estou abanando cerca de 3x ao dia. A umidade está por conta da argila expandida. Devo tentar reduzir a umidade? De qualquer forma, o terrario ainda está sem furos, então isso deve estar influenciando. Vou esperar essa safra pra mexer no terrário.

De qualquer forma, não subestime os cogumelos. Não me parecem tão pequenos, não! É um flush médio pra baixo, mas acontece.

Ahh muito bom saber que eles não estão na desvantagem :LOL::roflmao::D

Vou pesar, já até comprei a balança hehehe .
Eu recomendaria que colhesse os que já estão rompendo o véu, mas pode deixar os outros durante mais algumas horas, para ver se há algum desenvolvimento. Um dos pins, o que está logo à direita do maior da direita, parece estar com o chapéu mais escuro. Este aparenta ter abortado. Os que estão com chapéu normal parecem saudáveis.

Gostaria de saber uma coisa. Estou querendo consumir eles frescos, eu poderia colher até os que não estão tão desenvolvidos? Com a intenção de obter mais substância. Sei que o certo seria deixar eles desenvolverem, mas não tenho como secar eles.
 
Estou abanando cerca de 3x ao dia. A umidade está por conta da argila expandida. Devo tentar reduzir a umidade? De qualquer forma, o terrario ainda está sem furos, então isso deve estar influenciando. Vou esperar essa safra pra mexer no terrário.



Ahh muito bom saber que eles não estão na desvantagem :LOL::roflmao::D

Vou pesar, já até comprei a balança hehehe .


Gostaria de saber uma coisa. Estou querendo consumir eles frescos, eu poderia colher até os que não estão tão desenvolvidos? Com a intenção de obter mais substância. Sei que o certo seria deixar eles desenvolverem, mas não tenho como secar eles.

Claro que sim. A recomendação é sempre para o maior rendimento. O pico de psilocibina no cogumelo será logo antes do rompimento do véu, fresco. Inclusive, pode comer os abortos também.

Porém, pode também efetuar uma secagem mais simples com um ventilador. Eu fiz isso, uma vez, quando não tinha silica, e ficou quase cracker dry. Deixei durante algumas horas em uma tela, sobre um ventilador e eles ficaram bem secos, quebravam sem fazer muita força.
 
---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO
---------------------------------------------

Atualizando sobre o segundo bolo da strain Brasil. Eu havia colocado ele no terrário de PET, aí, como eu sou ansiosa feat. louca, decidi arriscar fazer um casing. Deu até uns pins, mas acho que não render muito.

img_20180818_184133-jpg.102596


img_20180818_184152-jpg.102597


De qualquer maneira, está valendo a experiência :love:

Vou optimizar a receita e aprender/ler mais sobre casing.

:LOL:
 

Anexos

  • IMG_20180818_184133.jpg
    IMG_20180818_184133.jpg
    114.6 KB · Visualizações: 154
  • IMG_20180818_184152.jpg
    IMG_20180818_184152.jpg
    200.1 KB · Visualizações: 154
---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO
---------------------------------------------

O tempo passou e as colheitas aconteceram, uhuuh. Esqueci de tirar fotos de todo o processo, no caso, os primeiros flushs. A primeira colheita rendeu cerca de 17g frescos. E a segunda 37g :eek:

IMG_20180828_075340.jpg IMG_20180828_074507.jpg

Foto do segundo flush :teo_seta_direita:
IMG_20180828_074436.jpg

O casing não rendeu feito os bolos. Os outros potes começaram a pinar antes de completar 100%. Aparentam estar saudáveis.

IMG_20180828_074618.jpg IMG_20180828_074644.jpg IMG_20180828_074732.jpg

Valeu pelo incentivo galerinha!
Agora é continuar os cultivos e arrumar sílica pra secar eles, já que eles frutificam muito rápido.

Inclusive, ondé que eu acho isso?

:atrapalhado:;)
 

Anexos

  • IMG_20180828_074555.jpg
    IMG_20180828_074555.jpg
    128.1 KB · Visualizações: 50
---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO
---------------------------------------------

O tempo passou e as colheitas aconteceram, uhuuh. Esqueci de tirar fotos de todo o processo, no caso, os primeiros flushs. A primeira colheita rendeu cerca de 17g frescos. E a segunda 37g :eek:

View attachment 102727 View attachment 102732

Foto do segundo flush :teo_seta_direita:
View attachment 102733

O casing não rendeu feito os bolos. Os outros potes começaram a pinar antes de completar 100%. Aparentam estar saudáveis.

View attachment 102730 View attachment 102729 View attachment 102728

Valeu pelo incentivo galerinha!
Agora é continuar os cultivos e arrumar sílica pra secar eles, já que eles frutificam muito rápido.

Inclusive, ondé que eu acho isso?

:atrapalhado:;)

No mercado livre, um dos únicos "lugares"
 
Há formas alternativas de dissecar completamente. A silica laranja é a mais simples pois pode entrar em contato com os cogumelos, mas tem outras formas com dissecantes que se pode encontrar em qualquer mercado.

Belos frutos! Parabéns!
 
Parabéns pelo sucesso no cultivo! :fome:



Só pra entender aqui, vc quis dizer pra mantê-los secos né? :unhas: Pois pra secar mesmo é deixar no ventilador.. E pra armazenar e manter seco na sílica (método cracker dry).

Ao estarem cracker dry eles não precisam de nenhum cuidado adicional a não ser deixar em um local preferencialmente vedado para que não absorvam umidade do ar. O ventilador muitas vezes não é suficiente para extrair completamente o conteúdo de água, por isso o uso de dissecantes é recomendável para garantir 100% de ausência de água, consequentemente prevenindo qualquer tipo de apodrecimento. Não é necessário deixar na silica para conservar, qualquer tupperware, preferencialmente algum ziplock, já serve pra quando eles estiverem cracker dry.
 
Back
Top