Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - PF TEK - Ecuador e Brasil - Larissa -

Diário de cultivo completo.
Olá a tod@ss!

Iniciarei aqui o diário da minha primeira tentativa de cultivo. Iniciarei apenas postando as informações, pois não registrei o processo desde o início. Já estou na fase de incubação. No mais vou postando o progresso.

==================
DIÁRIO DE CULTIVO
==================

STRAIN: Ecuador e Brasil
PROCEDÊNCIA: Internet

---------------------------------------------
SUBSTRATO PARA COLONIZAÇÃO:
---------------------------------------------
( x ) PF TEK (2V + 1FAI + 1A)

Selo com Vermiculita
( x ) Sim ( ) Não

Método de preparação e esterilização do substrato:

Fiz a mistura da PF TEK em uma bacia, seguindo todos os passos. Utilizei como guia o Guia Básico disponibilizado em PDF pelo @tupy. Esterelizei todos os recipientes em agua fervente por 10 minutos. Então coloquei uma folha de papel alumínio apenas apertado na boca dos três copos que preenchi. Esterilização em PP por 1h. Continuei o processo apenas no dia seguinte. Este processo foi realizado para os copos que eu inoculei a strain Ecuador.

Preparei então mais três recipientes
para inocular a strain Brasil. Estes fiz um processo um pouco diferente e estabanado. Fiz substrato para além da conta e os três copos que eu havia separado não cabiam na PP. Então esterilizei dois copos, na mesma hora em que fiz o substrato e preparei mais três copos para serem esterilizados no dia seguinte. O recipiente destes apenas esterilizei com água sanitária ( o que nem um tutorial indica, então estou com medo de dar contaminação).

-------------------------------------------------
INOCULAÇÃO ECUADOR: Data: 10/07/18
INOCULAÇÃO BRASIL: Data 18/07/18
-------------------------------------------------
( x ) Seringa Multiesporos

GloverBox?
( ) Sim ( x) Não

Para a esterilização utilizei o método da boca do forno.

Inicio da colonização Ecuador : Chequei após uma semana e já surgiram supostos sinais de micélio (irei inserir fotos logo logo)

Início da colonização Brasil: Ainda não chequei.

Esquema de incubadora: coloquei uma garrafa de vinho cheio de água no termostato, fiz um corte na tampa para que a abertura ficasse externa. To nem mexendo :LOL::roflmao::notworthy:

IMG_20180722_204353.jpg


---------------------------------------------------------------

Por enquanto é isso minha gente! Jaja venho com atualizações.
 
Última edição:
Muito legal, Larissa! Se puder, poste fotos dos potes. Geralmente as hifas começam a aparecer entre 3 a 10 dias após a inoculação.

Realmente, contaminação é um problema que todo mundo enfrenta, principalmente com fungos termofílicos e parasitas. O importante é que você não desista quando surgirem os intempéries, eles servem pra gente aprender. :)

Bom cultivo!
então estou com medo de dar contaminação
 
---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO
---------------------------------------------

Pois é, não aguentei e já fui mexer na incubadora para tirar umas fotos. Registrei o progresso de três copos inoculados dia 10/07 com a strain Ecuador e outros dois copos dia 18/07 com a strain Brasil.

Digam aí do que estão achando do progresso e se isso aí é realmente micélio :oops::roflmao::LOL:

Outros três copos inoculados dia 19/07, que estão fora da incubadora, ainda não apresentou nem um sinal :cry:. Estou pensando em move-los para a incubadora. Aqui onde moro está com clima bom a tarde e a noite/de manhãzinha, frio.

Dúvida: estou pensando em usar uma garrafa de metal com água, para usar o termostato. Será que dessa forma a condutividade será maior?

---------------------------------------

Strain Ecuador -> Copo #1

IMG_20180723_095136.jpg IMG_20180723_095242.jpg

Strain Ecuador -> Copo #2

IMG_20180723_095309.jpg IMG_20180723_095336.jpg

Strain Ecuador -> Copo #3

IMG_20180723_095408.jpg IMG_20180723_095426.jpg

.

Strain Brasil -> Copo #1

IMG_20180723_095459.jpg

(Este usarei para tentar a técnica in vitro)

Strain Brasil -> Copo #2

IMG_20180723_095527.jpg

---------------------------------------------------

Deem um feedback aí galera! Estou muito ansiosa para que dê tudo certo até a colheita. Abraços!

-Larissa-
 
Que micéliozão bonito dos copos de equador!
Bem branco e os rizomas bem visíveis, parabéns!

Qual a temperatura que você está deixando no termostato?

O metal vai aumentar sim a condutividade de temperatura e fazer com que o "aquecedor" passe temperatura para o ambiente com mais facilidade. Isso provavelmente vai representar um ligeiro, quase imperceptivel, aumento no consumo de energia, mas uma manutenção mais adequada uma vez que aumenta a sensibilidade geral do sistema.

Não obstante, a mudança é bem discreta. Pela qualidade do micélio que você produziu, eu pensaria bastante antes de mexer em qualquer coisa. Não se mexe em time ganhando! Anote o tempo para colonização total desta vez. No seu próximo cultivo, utilize a garrafa de metal e veja se conseguiu tempos melhores e claro... compartilhe suas informações!

Parabéns :)
 
Qual a temperatura que você está deixando no termostato?

Estou deixando na temperatura de 30C°, Estou medindo com um termômetro para ver a temperatura do ambiente, e eles indicam 27.

Não se mexe em time ganhando!

Hahaha, pois então deixarei como está!

Adorei sua imagem de avatar, muito criativa!

Até breve!
 
Ta lindão seu cultivo! Parabéns!
Parece que vc nem vai ter problemas com contaminação :)

E concordo com o @WoD ... principalmente por ser seu primeiro cultivo, n mexe em time que ta ganhando, e ta ganhando bonito :)
 
Olá @-Larissa-
Parabéns está indo tudo muito bem.

Concordo com o @WoD e a @Priscillocibina ;
Em time que está ganhando não se mexe.
Está muito bonito e forte o micélio de Ecuador!

Estou deixando na temperatura de 30C°, Estou medindo com um termômetro para ver a temperatura do ambiente, e eles indicam 27.
É como lhe falei, temp. mais alta no termostato, pq no ambiente geralmente varia pra menos.

Sobre sua dúvida de garrafa, eu acho legal vc utilizar vidro, acredito que é melhor que ferro,
uma vez que é mais limpo e não oxida, e é tão condutivo quanto ferro.

Não sei como vc inoculou os copos, com 1, 2, 4 furos?
Onde o micélio tá crescendo é onde ta virado pra garrafa?

E ao invés de vc colocar os copos de brasil junto,
será que não dá pra fazer uma incubadora extra?

Nos mantenha informado;
Abraços!
 
---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO
---------------------------------------------

Hoje se passaram 24 dias após a inoculação de três copos com a strain Equador. Dois deles estão quase 100% e um mais atrasado. Me parece que os que estão bem colados com a garrafa estão se beneficiando mais. Acho que este tempo ainda está dentro do padrão...

---------------------------------------

Strain Ecuador -> Copo #1

IMG_20180803_080322.jpg IMG_20180803_080256.jpg

Strain Ecuador -> Copo #2

IMG_20180803_080229.jpg

Strain Ecuador -> Copo #3

IMG_20180803_080429.jpg IMG_20180803_080458.jpg

---------------------------------------

Como eu havia dito, inoculei também cinco copos com a strain Brasil. Estes fazem 16 dias desde a inoculação. Estou bastante entusiasmada com a evolução dessa strain. Pelo jeito vai acabar ultrapassando o Equador! Hahaha.

---------------------------------------

Strain Brasil -> Copo #1

IMG_20180803_080603.jpg IMG_20180803_080626.jpg

Strain Brasil -> Copo #2

IMG_20180803_080520.jpg IMG_20180803_080544.jpg

Deste copo ainda não sei o que farei quando estiver 100%. A boca dele é estreita, então ele não sairá como um bolo. Passou pela minha cabeça tentar um casing apenas com fundo de vermiculita + o bolo despedaçado + uma camada de vermiculita. Porém depois de ter este diário do @ExPoro :teo_seta_direita: Completo - 4º Cultivo - MDK - PF Tek - 1º Casing , percebi que talvez fazer casing não é simplesmente fazer um sanduíche de vermiculita e bolo despedaçado hahaha. Então, aceito sugestões e tutoriais simples de casing.

Strain Brasil -> Copo #3

IMG_20180803_080645.jpg IMG_20180803_080701.jpg

Este também será destinado a tecnica in vitro

Strain Brasil -> Copo #4

IMG_20180803_080720.jpg IMG_20180803_080741.jpg

Vejam só este danadinho quase chegando a 100%! Penso que pelo seu volume ser menor, talvez colonize mais rápido.

Strain Brasil -> Copo #5

IMG_20180803_083936.jpg IMG_20180803_083912.jpg

Curiosidade: este danadinho está sendo mantido fora da incubadora e está com muita vontade de vida! Parece que está mais lento e sem rizomas (parece que os rizomas apareceram mais na strain de Equador). Aqui onde moro a variação de temperatura está grande. Bom saber que assim é possível também!


---------------------------------------

Irei esperar um período de consolidação de uma semana, observando para ver se eles já não começam a pinar sozinhos.

Estou me preparando para o aniversário deles. Irei fazer dunk and roll de 24hrs neles. Irei colocá-los em uma caixa organizadora com argila expandida no fundo. A troca de ar será realizada abanando a cada 8 hrs. Como não tenho dois termostatos não sei como irei fazer para controlar a incubadora e o terrário. Estava pensando em guardar na geladeira os que estiverem 100% para fazer o aniversário de todos juntos, mas acho que não vou conseguir esperar hahaha.

Espero que a frutificação ocorra bem, estou ansiosa!

Qualquer dica me mandem por favor, até logo!
 
@-Larissa-
Parabéns, está tudo correndo bem!!!
Ficamos felizes em saber que esta tudo ok!

Como não tenho dois termostatos não sei como irei fazer para controlar a incubadora e o terrário.
Então, as condições que vc tem na incubadora, a temperatura está constante?
Sabemos que está tudo ok pois o micélio tá lindo e forte pelo que vemos nas fotos.

Então, se o seu termostato é só controlador de temp, e não é aquecedor, acho que vc poderia retirar ele, mas caso ele já é acoplado ao aquecedor, ai tens que deixar.

E a chances de adquirir outro termostato?
Abraço.
 
Três copos acabaram de chegar em 100% e eu estou com uma dúvida.

É contaminação?

Copo 2
IMG_20180808_143734.jpg

Copo 3 (frente e verso)
IMG_20180808_143808.jpg IMG_20180808_143829.jpg

Copo 4
IMG_20180808_143631.jpg IMG_20180808_143657.jpg

Já estão a uns 3 dias de consolidação. Será que eu já aniversário?
 
Oioi!

Então, se o que ta te preocupando é a parte de baixo dos copos, parece que ta normal. Essas falhas na cor parecem ser o substrato ainda nao coberto pelo micelio, eu esperaria mais uns diazinhos só pra ver se termina de cobrir.

Tem q ficar de olho no amarelado do copo de plastico, se ja tiver todo colonizado vale a pena aniversariar.

Na parte de cima que n da pra ver direito pq tem sombra na foto, se tiver escuro ou de alguma cor diferente do substrato pode ser contaminaçao. Se for só sombra ta suave, se for substrato tem q esperar colonizar mais
 
Oioi!

Então, se o que ta te preocupando é a parte de baixo dos copos, parece que ta normal. Essas falhas na cor parecem ser o substrato ainda nao coberto pelo micelio, eu esperaria mais uns diazinhos só pra ver se termina de cobrir.

Tem q ficar de olho no amarelado do copo de plastico, se ja tiver todo colonizado vale a pena aniversariar.

Na parte de cima que n da pra ver direito pq tem sombra na foto, se tiver escuro ou de alguma cor diferente do substrato pode ser contaminaçao. Se for só sombra ta suave, se for substrato tem q esperar colonizar mais
Muito bom saber ! Vou deixar mais tempo.

Veja, sobre o copo 4, no fundo, ele não está "completamente branco" mas está coberto pelo micélio. Eu já posso fazer aniversário?

IMG_20180808_160820.jpg

Me desculpe se pela foto não der para entender.

:)
 
Oi, @-Larissa- .

O copo 4 parece contaminação bacteriana. A melhor forma de confirmar será na hora de aniversariar, se estiver com cheiro "doce", ou "frutoso", possivelmente seja contaminação bacteriana. Sugiro que deixe este copo separado.

O copo 3 ainda não dá pra garantir, mas sugiro que separe também. Em breve devemos ter a resposta.

Não esqueça de aguardar 1 semana de consolidação interna após a colonização externa estar 100%.
 
Oi, @-Larissa- .

O copo 4 parece contaminação bacteriana. A melhor forma de confirmar será na hora de aniversariar, se estiver com cheiro "doce", ou "frutoso", possivelmente seja contaminação bacteriana. Sugiro que deixe este copo separado.

O copo 3 ainda não dá pra garantir, mas sugiro que separe também. Em breve devemos ter a resposta.
Logo logo faço o aniversário.

;)
 
Última edição:
---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO
---------------------------------------------

Hoje se passaram 24 dias após a inoculação de três copos com a strain Equador. Dois deles estão quase 100% e um mais atrasado. Me parece que os que estão bem colados com a garrafa estão se beneficiando mais. Acho que este tempo ainda está dentro do padrão...

---------------------------------------

Strain Ecuador -> Copo #1

View attachment 102376 View attachment 102387

Strain Ecuador -> Copo #2

View attachment 102388

Strain Ecuador -> Copo #3

View attachment 102386 View attachment 102385

---------------------------------------

Como eu havia dito, inoculei também cinco copos com a strain Brasil. Estes fazem 16 dias desde a inoculação. Estou bastante entusiasmada com a evolução dessa strain. Pelo jeito vai acabar ultrapassando o Equador! Hahaha.

---------------------------------------

Strain Brasil -> Copo #1

View attachment 102382 View attachment 102381

Strain Brasil -> Copo #2

View attachment 102384 View attachment 102383

Deste copo ainda não sei o que farei quando estiver 100%. A boca dele é estreita, então ele não sairá como um bolo. Passou pela minha cabeça tentar um casing apenas com fundo de vermiculita + o bolo despedaçado + uma camada de vermiculita. Porém depois de ter este diário do @ExPoro :teo_seta_direita: Completo - 4º Cultivo - MDK - PF Tek - 1º Casing , percebi que talvez fazer casing não é simplesmente fazer um sanduíche de vermiculita e bolo despedaçado hahaha. Então, aceito sugestões e tutoriais simples de casing.

Strain Brasil -> Copo #3

View attachment 102380 View attachment 102379

Este também será destinado a tecnica in vitro

Strain Brasil -> Copo #4

View attachment 102378 View attachment 102377

Vejam só este danadinho quase chegando a 100%! Penso que pelo seu volume ser menor, talvez colonize mais rápido.

Strain Brasil -> Copo #5

View attachment 102389 View attachment 102390

Curiosidade: este danadinho está sendo mantido fora da incubadora e está com muita vontade de vida! Parece que está mais lento e sem rizomas (parece que os rizomas apareceram mais na strain de Equador). Aqui onde moro a variação de temperatura está grande. Bom saber que assim é possível também!


---------------------------------------

Irei esperar um período de consolidação de uma semana, observando para ver se eles já não começam a pinar sozinhos.

Estou me preparando para o aniversário deles. Irei fazer dunk and roll de 24hrs neles. Irei colocá-los em uma caixa organizadora com argila expandida no fundo. A troca de ar será realizada abanando a cada 8 hrs. Como não tenho dois termostatos não sei como irei fazer para controlar a incubadora e o terrário. Estava pensando em guardar na geladeira os que estiverem 100% para fazer o aniversário de todos juntos, mas acho que não vou conseguir esperar hahaha.

Espero que a frutificação ocorra bem, estou ansiosa!

Qualquer dica me mandem por favor, até logo!
Amiga... Seu cultivo promete! O negócio tá bonito aí! :)
Desde que me interessei pelo cultivo minha strain escolhida foi Ecuardo pois vi relatos de que possui um cheiro adocicado então fiquei curioso para cultivar-lo, mas, não consegui encontrar ninguém para troca até hoje :( Caso um dia deseje criar um tópico para troca estarei aqui ansiosamente aguardando na fila por um carimbo desse Ecuardo viu :unhas:

Três copos acabaram de chegar em 100% e eu estou com uma dúvida.

É contaminação?

Copo 2
View attachment 102455

Copo 3 (frente e verso)
View attachment 102457 View attachment 102456

Copo 4
View attachment 102454 View attachment 102453

Já estão a uns 3 dias de consolidação. Será que eu já aniversário?

Acho que todos os 3 bolos estão Ok :) Essa cor amarelada pode ser excreção micelial, ou "xixi do micélio", mas tens que analisar como o @Anão citou, o cheiro diz tudo!
As vezes o substrato fica com alguns grãos amostra mesmo, nesse caso você analisa quantos dias está sem apresentar avanço e se já tem uma aparência de micélio sólido. Por isso é bom sempre esperar no mínimo uma semana antes de aniversariar depois que notar que os copos estejam 100% colonizados :)

Aguardando tópico de troca hehe :roflmao:
 
Tenho uma dúvida, essa manchona preta é um selo de vermiculita? Se não for, é contaminação
Esses pontinhos pressos ao vidro é contaminação por bactéria. Veja no link a baixo outros exemplos parecidos:

Contaminação e Problemas

Mas eu vejo muito potencial de vc ainda colher varios frutinhos desse bolo, fazendo um casing, cortando a parte contaminada. Pode ser garrafa pet mesmo.

O importante é notar onde vc pode ter falhado, tomar nota para o próximo cultivo.
 

Anexos

  • 37902370_2087743577902477_7898156935621378048_n.jpg
    37902370_2087743577902477_7898156935621378048_n.jpg
    89.1 KB · Visualizações: 43
---------------------------------------------
ATUALIZAÇÃO
---------------------------------------------

Hoje então aniversariei o primeiro copo, que já estava a mais tempo de consolidação. Este copo está com suspeita de contaminação pela cor amarelada. Disseram então para eu sentir o cheiro. Pelo visto a suspeita se confirmou (?). Logo depois do aniversário senti um cheiro doce. Confesso que achei o cheiro até agradável, parecia um "cheiro de cogumelo" huahuaha :notworth::notworth:. Parece absurdo mas foi isso que senti.

Então coloquei este bolo em um terrário de garrafa PET. Não sei como proceder, já que pelo visto é mesmo uma contaminação bacteriana (que eu ainda não sei o nome).

Parece que o jeito vai ser proceder com os outros bolos.

---------------------------------------------

Tá realmente bem amarelinho, ô dó.

IMG_20180809_111837.jpg IMG_20180809_111804.jpg IMG_20180809_111726.jpg


:)
 
Última edição:
Back
Top