Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - PESA

Diário de cultivo completo.
Opa galera! Beleza?!

Por muito tempo li tudo que pude por aqui (aprendi MUITO) e nunca postei nada. Então resolvi usar os conhecimentos obtidos e começar meu primeiro cultivo! E como aprendi um bocado nos diários do pessoal, resolvi também postar o meu, tanto pra ser auxiliado pelos mestres que têm por aqui quanto pra que meus erros sirvam de apredizado pra quem também tá começando.

Pois vamos lá:

Metodo: PF TEK (FAI + semente de pássaros + pó de fibra de coco)
Raça/Strain: PESA
Fornecedor: um cara muito foda lá do Norte

No dia 28 de maio eu já tinha conseguido todos os materiais necessários pra produzir os bolos e esterelizar.

- print
- 4 copos de uísque
- 1 kg de arroz integral sem casca (inclusive não achei no supermercado ruinzão do meu bairro e comprei numa loja de produtos orgânicos)
- semente de pássaros
- fibra de coco
- 2 ampolas de 10ml de água destilada
- seringa
- álcool iodado
- luvas
- máscara
- papel aluminio
- fita adesiva

Minha maior preocupação estava sendo a fibra de coco. Por não conseguir de jeito nenhum vermiculita eu apelei pra a fibra, mesmo sabendo que é mais propenso a contaminar os bolos.

Esterelizei da seguinte forma: peguei um pano limpo e coloquei uma quantidade razoavel de fibra de coco dentro, fiz uma trouxa e no meio do nó enfiei uma colher de pau com cabo grande. Botei uma quantidade de água num caldeirão e liguei o fogo. Depois que tava fervendo eu botei a trouxa pendurada no caideirão pela colher de pau, tampei e deixei por 1 hora e 20 minutos, tomando cuidado pra o nível de água num ficar muito baixo.

Enquanto a fibra de coco esfriava fui moer o arroz e as sementes. Moi separadamente cada um. Dei leves batidinhas na semente de pássaro e no arroz moi de uma forma que parte ficou como uma farinha grossa e parte ficou com pedaços do arroz quebrados. (não consegui moer uniformemente e tive medo de virar farinha fina demais)

Feito isso fui preparar o substrato. Adicionei numa tigela grande e limpa 2 partes de fibra de coco, 1 parte de arroz e 1 parte de sementes para pássaros e molhei com água mineral, testando o nivel de umidade pegando um punhado de substrato e vendo se caia poucas gotas.

Limpei a mesa em que eu trabalhar com álcool iodado e um algodão. Lavei bem os copos e deixei todo o material em cima da mesa. Coloquei uma camada de algo em torno de 0,5 e 1,0 de fibra de coco seca (nem tão seca, pois o vapor deixou meio umido) nos fundos dos copos e completei (deixando 1,5cm antes de completar mesmo) com o substrato, soltando delicadamente com o uso de um garfo pra ficar bem arejado e solto. Coloquei uma camada fininha de fibra de coco em cima, limpei com álcool iodado e algodão e fechei com 3 camadas de papel aluminio.

Calculei errado a quantidade e sobrou um pouquinho de substrato, pra num estragar eu fiz um potinho de patê somente pra fazer testes.

Preparei a panela de pressão e deixei 1 hora (contando a partir de quando deu pressão) esterilizando.

Esperei esfriar por umas horas, retirei e rapidamente lacrei cada copo com durex. A pressa e a falta de experiencia fez com que eu pusesse um tampão maior do que o necessario o que cobriu um bocado do copo atrapalhando na hora de ver quando tivesse colonizando.

Depois dessa fase eu preparei uma glove box tosca usando a caixa plástica que ia usar no terrário e papel filme, fazendo dois furos no papel filme pra as mãos. Calcei as luvas, separei o que ia precisar, limpei tudo com alcool iodado denovo. Joguei alcool iodado com um spray dentro da glove box e esperei uns 5 minutos. (num sei se adiantou alguma coisa isso)

Abri o print com cuidado dentro da glove box e raspei com um estilete novo, flambado e limpo com alcool, dentro de um copinho de pinga que já tava com a agua destilada (10ml). Suguei e soltei a solução algumas vezes pra misturar direitinho. Tampei a seringa e enrolei em papel aluminio, coloquei dentro de um saquinho limpo e mandei pra a geladeira.

24 horas depois...

Peguei os bolos e fui inoculando (usando a glove box) um a um fazendo o esquema de flambar a ponta da seringa e limpar com alcool antes de cada furo. Fechei cada furo o mais rapido possivel com durex.

Aconteceu uma cagada. Eu tava sem muita intimidade com a seringa e não consegui injetar as quantidades certas em cada furo... Estava planejando 0,25 em cada furo mas sempre ia um pouco mais. Quando notei tinha pouca solução na seringa o que me fez perceber que em alguns furos injetei solução demais mesmo.Que que aconteceu? no ultimo bolo só tinha 0,5 ml então soltei tudo por um furo só no meio, girando a seringa. Sem contar que tambem pus 1ml (contando todos os furos) no copinho pequeno de patê, o que foi um exagero.

Fiquei triste em notar a cagada, com medo de dar tudo errado por estar umido demais. :(

Mas não desisti, coloquei os bolos numa caixa de sapatos limpa e guardei no meu guarda roupa. Com medo de algum mofo que poderia ter no guarda roupa contaminar os blos eu limpei a madeira com alcool iodado e isolei a parte que estava a caixa com os bolos. Antes disso tinha medido a temperatura do local e oscilava entre 27~29° C.

Fiquei naquela ansiedade de principiante por uns 4 dias, sem querer mexer nem nada... No fim do 4° dia resolvi dar uma olhada.

E TINHA MICÉLIO! :D:D:D

Principalmente no copinho de patê. No local de cada furo a lateral do copo tava com uma mancha de 1,5cm de largura, de cima até mais ou menos o meio. Menos naquele copo que ficou com só um furo e pouca solução. Esperei mais 3 dias e olhei denovo. O micélio avançava fortemente.
A mancha aumentou um bocado. E nada de aparecer micélio no copo cagado.

Hoje faz uma semana depois disso (duas semanas após a inoculação) quase toda a lateral dos copos estava colonizada e avançando pelo fundo. Acho que uns 70% de colonização enquanto o copo de patê quase todo... faltando pouquinho mesmo. No copo desfavorecido surgiu um pouco de mancha branca bem tímida.

Até agora nada de contaminação, nenhum cheiro estranho, só a cagada do copo lá. Esperando colonizar total.

Amanhã pego uma camera e tiro fotos dos bolos e do terrário que construi. Tenhos umas dúvidas quanto ao terrário que posto junto com as fotos.

Um abraço galera!! :D

Good vibes! :D:D:D

Muito doido, mas deixa pra comer depois do show, senão você não vai ver nada. kkkkkkk

Não cara, não vou comer pra ir pro show... Umas cervas combinam mais com o show.

Eu vou comer um ou dois dias antes, na praia de Tabatinga, perto de Natal - RN. O show é no domingo e eu vou pra lá na sexta. ;)

Na praia vai ser mil graus, apesar que eu prefiro tomar de noite. Até.

Belos!!!!

parabéns mano!!!

só uma coisa, tire um tanto legal de argila ai, tá roubando a umidade do terrário, olhe como elas estão secas

deixe apenas para que a água as toque :pos:

Paz pra vc!!

Cara... faz ums dias aí... uma semana ou duas eu acho... que ando meio off aqui do fórum. Mas entrando de vez em quando... o Vitor me passou o link e eu li todo este seu diário. Bem parecido como eu fiz na época do meu primeiro cultivo. Mas com a diferença que no fim das contas o meu acabou virando um case hehehehe. Parabéns cara, tá muito bonito isso aí! Parabéns mesmo!!!

Good power hard-fire RXT-300 super magnum ultra bad-horse-lock-modulation max-turbo L-200 stropharia titanium white-light vibrations!

Belos!!!!

só uma coisa, tire um tanto legal de argila ai, tá roubando a umidade do terrário, olhe como elas estão secas

deixe apenas para que a água as toque :pos:

Paz pra vc!!

Cara, acho que esse toque vai me ser muito útil, tava com problemas em relação a umidade mesmo. Vacilos de primeiro cultivo... :p:

OBRIGADO PELAS VIBES!

Caramba, esses bolos de fibra ficaram mto locos! E pinaram pra caramba hein! Gostei, parabens pelo cultivo. Esse é o 1º flush? :pos:

Onde a fibra ficou mais aderida foi onde pinou. Da próxima vez tentarei aderir melhor a fibra em todas as partes do bolo.

Primeiro flush, Carioca!

Uma perguntinha, tem um terceiro bolo no terrário, este entrou no terrário uma semana depois do resto porque não tava 100% ainda. Não fiz dunk pra avaliar a diferença entre um bolo dunkado e um não-dunkado, ocorreu do micélio continuar crescendo e cobrindo a fibra de coco.

Este ainda não pinou. O que vocês diriam se eu retirasse do terrário e cobrisse novamente com fibra? Ou aconselhariam outra coisa? :confused:

Abraços e good vibes!! :D

Depois da colheita - colhi tudo e levei pra minha viagem -, voltei de viagem e percebi que o outro bolo havia pinado! Enquanto nos dois primeiros os pins tinham surgido de cima nesse saiu pins de baixo e de cima. Não foram tão numerosos como dos dois primeiros, mas o importante é que pinou.

Resolvi então fazer uma faxina na casa dos cabeçudos. Tirei todos os bolos com o máximo de cuidado possível e segui a dica de alguém daqui do fórum que num me recordo agora, de botar garrafas pet cortadas em cima dos bolos que estavam cada um num pires. Desmontei tudo e limpei, botei umas gotas de água sanitária na água da argila expandida, remontei tudo, liguei a bomba de ar, esperei uns minutos e coloquei os bolos de volta.

Aproveitei pra por mais um pouco de fibra de coco nos bolos que eu tinha feito a colheita.

Hoje fazem 5 dias que colhi e percebo que já estão aparecendo pins novamente.

Dos frutos da colheita eu retirei 2 prints e consumi o resto. Até o final desse cultivo pretendo tirar mais prints e secar e guardar o resto da produção.

Outra coisa, os cogumelos realmente são mágicos! :D:D:D:D:D:D
(preparando o relato da experiencia pra postar no fórum)

Até imagino a experiência, psicodelismo purinho kkkk. Bom demais, parabéns cara, você conseguiu.

Depois da colheita - colhi tudo e levei pra minha viagem -, voltei de viagem e percebi que o outro bolo havia pinado! Enquanto nos dois primeiros os pins tinham surgido de cima nesse saiu pins de baixo e de cima. Não foram tão numerosos como dos dois primeiros, mas o importante é que pinou.

Resolvi então fazer uma faxina na casa dos cabeçudos. Tirei todos os bolos com o máximo de cuidado possível e segui a dica de alguém daqui do fórum que num me recordo agora, de botar garrafas pet cortadas em cima dos bolos que estavam cada um num pires. Desmontei tudo e limpei, botei umas gotas de água sanitária na água da argila expandida, remontei tudo, liguei a bomba de ar, esperei uns minutos e coloquei os bolos de volta.

Aproveitei pra por mais um pouco de fibra de coco nos bolos que eu tinha feito a colheita.

Hoje fazem 5 dias que colhi e percebo que já estão aparecendo pins novamente.

Dos frutos da colheita eu retirei 2 prints e consumi o resto. Até o final desse cultivo pretendo tirar mais prints e secar e guardar o resto da produção.

Outra coisa, os cogumelos realmente são mágicos! :D:D:D:D:D:D
(preparando o relato da experiencia pra postar no fórum)
SIM! ELES SAO!
parabéns e trofeu JOINHA: :neg::eek::!::pos:

Show! Tempos atras eu vi uma comparação no mycotopia de um bolo com metade coberto de vermiculita e outra metade com pó de fribra de coco. O com cobertura de pó rendeu mtoooo mais cogumelos q o com vermiculita. Acho q vo tentar no meu cultivo tb.

Posta a experiencia mesmo hein! :pos:

Hoje tava aqui em casa sem nada pra fazer, pensando no meu cultivo e tal. Me lembrei de como a fibra de coco num tava aderindo bem aos bolos pela lateral e tive uma ideia. :luz:

Peguei o resto de fibra de coco que tinha guardado aqui, taquei dentro do liquidificador com um pouco d'água e bati por uns 2 minutos. Coei a parada numa peneira. Percebi que a massa resultante era formada pelo pó mesmo da fibra de coco e por uns fiapos que nem depois de ter passado pelo liquidificador num viraram pó. Peguei um escorredor de macarrão velho e peneirei a parada a fim de separar o pó dos fiapos.

Peguei o pó que separei dos fiapos e botei pra secar em cima de um papel. Os fiapos nem joguei fora, vou usar como ingrediente do substrato de uns cactos que tenho aqui (não são enteógenos).

Acho que com esse pó de fibra de coco "reprocessado" eu terei resultados melhores. :rolleyes:

Sim, outra coisa... Estou juntando material pra começar meu segundo cultivo, acho que o tempo que o terrário desocupa dos bolos atuais é o tempo de colonização dos novos.

Tava pensando em testar um casing, mas como na PF Tek, também não tenho acesso a vermiculita. Será que rolaria fazer as camadas do casing com somente fibra de coco (com um possivel corretor de pH) ? :confused:

Abraços a todos! E Goooooood vibes! :D

A vermiculita é usada também como corretor de solo Maurício, por isso acho importante tê-la misturada junto a camada de casing, inclusive pela umidade que ela retém não acha?

E aí galera, tudo beleza?

Uns dias atrás eu resolvi tentar aprender na prática a fazer um casing, pois pretendo fazer um no meu próximo cultivo e uma coisa que eu venho percebendo nessa aventura de cultivar cogumelos é que o segredo de tudo é arriscar, eventualmente errar e aprender com isso.

Mesmo sem vermiculita nem nada eu tava disposto a tentar e fiz da forma mais simples possível. Se lembram da fibra de coco "reprocessada"? Percebi que quando eu batia no liquidificador com água, a água saia toda marrom/avermelhada... Seja lá o que for que deixava aquilo daquela cor, acho não seria bom pra a camada de casing, afinal o ideal é uma camada o mais estavel e estéril possivel. Então dei mais uma boa lavada na fibra pra tirar o excesso.

Depois disso fiz só arrumar uma camada no fundo da quentinha, despedaçar 2 bolos (que já tinham dado 1 flush) e cobrir com a fibra...

Dias depois apareceram uns pins mas só em uma região do casing, só na lateral e num sei o porque disso. Só que quando eles tavam aumentando de tamanho, percebi que estavam enormes em comparação aos do primeiro flush desses bolos.

Dois deles ficaram um pouco maior que uma caneta bic e com o corpo bem grosso. Colhi uns 7 cogumelos, 2 deles maiores e 5 menores.

Deu bem pra sacar sobre como fazer um casing. Vou procurar os materiais mais adequados pra obter melhores resultados.

Back