Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo - PESA

Diário de cultivo completo.
Opa galera! Beleza?!

Por muito tempo li tudo que pude por aqui (aprendi MUITO) e nunca postei nada. Então resolvi usar os conhecimentos obtidos e começar meu primeiro cultivo! E como aprendi um bocado nos diários do pessoal, resolvi também postar o meu, tanto pra ser auxiliado pelos mestres que têm por aqui quanto pra que meus erros sirvam de apredizado pra quem também tá começando.

Pois vamos lá:

Metodo: PF TEK (FAI + semente de pássaros + pó de fibra de coco)
Raça/Strain: PESA
Fornecedor: um cara muito foda lá do Norte

No dia 28 de maio eu já tinha conseguido todos os materiais necessários pra produzir os bolos e esterelizar.

- print
- 4 copos de uísque
- 1 kg de arroz integral sem casca (inclusive não achei no supermercado ruinzão do meu bairro e comprei numa loja de produtos orgânicos)
- semente de pássaros
- fibra de coco
- 2 ampolas de 10ml de água destilada
- seringa
- álcool iodado
- luvas
- máscara
- papel aluminio
- fita adesiva

Minha maior preocupação estava sendo a fibra de coco. Por não conseguir de jeito nenhum vermiculita eu apelei pra a fibra, mesmo sabendo que é mais propenso a contaminar os bolos.

Esterelizei da seguinte forma: peguei um pano limpo e coloquei uma quantidade razoavel de fibra de coco dentro, fiz uma trouxa e no meio do nó enfiei uma colher de pau com cabo grande. Botei uma quantidade de água num caldeirão e liguei o fogo. Depois que tava fervendo eu botei a trouxa pendurada no caideirão pela colher de pau, tampei e deixei por 1 hora e 20 minutos, tomando cuidado pra o nível de água num ficar muito baixo.

Enquanto a fibra de coco esfriava fui moer o arroz e as sementes. Moi separadamente cada um. Dei leves batidinhas na semente de pássaro e no arroz moi de uma forma que parte ficou como uma farinha grossa e parte ficou com pedaços do arroz quebrados. (não consegui moer uniformemente e tive medo de virar farinha fina demais)

Feito isso fui preparar o substrato. Adicionei numa tigela grande e limpa 2 partes de fibra de coco, 1 parte de arroz e 1 parte de sementes para pássaros e molhei com água mineral, testando o nivel de umidade pegando um punhado de substrato e vendo se caia poucas gotas.

Limpei a mesa em que eu trabalhar com álcool iodado e um algodão. Lavei bem os copos e deixei todo o material em cima da mesa. Coloquei uma camada de algo em torno de 0,5 e 1,0 de fibra de coco seca (nem tão seca, pois o vapor deixou meio umido) nos fundos dos copos e completei (deixando 1,5cm antes de completar mesmo) com o substrato, soltando delicadamente com o uso de um garfo pra ficar bem arejado e solto. Coloquei uma camada fininha de fibra de coco em cima, limpei com álcool iodado e algodão e fechei com 3 camadas de papel aluminio.

Calculei errado a quantidade e sobrou um pouquinho de substrato, pra num estragar eu fiz um potinho de patê somente pra fazer testes.

Preparei a panela de pressão e deixei 1 hora (contando a partir de quando deu pressão) esterilizando.

Esperei esfriar por umas horas, retirei e rapidamente lacrei cada copo com durex. A pressa e a falta de experiencia fez com que eu pusesse um tampão maior do que o necessario o que cobriu um bocado do copo atrapalhando na hora de ver quando tivesse colonizando.

Depois dessa fase eu preparei uma glove box tosca usando a caixa plástica que ia usar no terrário e papel filme, fazendo dois furos no papel filme pra as mãos. Calcei as luvas, separei o que ia precisar, limpei tudo com alcool iodado denovo. Joguei alcool iodado com um spray dentro da glove box e esperei uns 5 minutos. (num sei se adiantou alguma coisa isso)

Abri o print com cuidado dentro da glove box e raspei com um estilete novo, flambado e limpo com alcool, dentro de um copinho de pinga que já tava com a agua destilada (10ml). Suguei e soltei a solução algumas vezes pra misturar direitinho. Tampei a seringa e enrolei em papel aluminio, coloquei dentro de um saquinho limpo e mandei pra a geladeira.

24 horas depois...

Peguei os bolos e fui inoculando (usando a glove box) um a um fazendo o esquema de flambar a ponta da seringa e limpar com alcool antes de cada furo. Fechei cada furo o mais rapido possivel com durex.

Aconteceu uma cagada. Eu tava sem muita intimidade com a seringa e não consegui injetar as quantidades certas em cada furo... Estava planejando 0,25 em cada furo mas sempre ia um pouco mais. Quando notei tinha pouca solução na seringa o que me fez perceber que em alguns furos injetei solução demais mesmo.Que que aconteceu? no ultimo bolo só tinha 0,5 ml então soltei tudo por um furo só no meio, girando a seringa. Sem contar que tambem pus 1ml (contando todos os furos) no copinho pequeno de patê, o que foi um exagero.

Fiquei triste em notar a cagada, com medo de dar tudo errado por estar umido demais. :(

Mas não desisti, coloquei os bolos numa caixa de sapatos limpa e guardei no meu guarda roupa. Com medo de algum mofo que poderia ter no guarda roupa contaminar os blos eu limpei a madeira com alcool iodado e isolei a parte que estava a caixa com os bolos. Antes disso tinha medido a temperatura do local e oscilava entre 27~29° C.

Fiquei naquela ansiedade de principiante por uns 4 dias, sem querer mexer nem nada... No fim do 4° dia resolvi dar uma olhada.

E TINHA MICÉLIO! :D:D:D

Principalmente no copinho de patê. No local de cada furo a lateral do copo tava com uma mancha de 1,5cm de largura, de cima até mais ou menos o meio. Menos naquele copo que ficou com só um furo e pouca solução. Esperei mais 3 dias e olhei denovo. O micélio avançava fortemente.
A mancha aumentou um bocado. E nada de aparecer micélio no copo cagado.

Hoje faz uma semana depois disso (duas semanas após a inoculação) quase toda a lateral dos copos estava colonizada e avançando pelo fundo. Acho que uns 70% de colonização enquanto o copo de patê quase todo... faltando pouquinho mesmo. No copo desfavorecido surgiu um pouco de mancha branca bem tímida.

Até agora nada de contaminação, nenhum cheiro estranho, só a cagada do copo lá. Esperando colonizar total.

Amanhã pego uma camera e tiro fotos dos bolos e do terrário que construi. Tenhos umas dúvidas quanto ao terrário que posto junto com as fotos.

Um abraço galera!! :D

Good vibes! :D:D:D
 
Isso ae!
Tudo tá certo quando t[á brbanquinho e nao tenm cheiro ruim.
é dificil aguentar a ansiedade.
aprenda a fazer origamis enquanto espera.
 
Origamis são legais!

Prum cara impaciente como eu são de grande valia!
 
Cultivos em expansão no fórum! Maravilha isso!​


Boa sorte caramada Jack Spiff! :pos:​


Aqui em MG temos o Jack Tequila...​


"... seu pai cruzou mar duas milhas na canôa, côco pra beber e leite de leôa..."
 
Boa sorte no cultivo :)

curti essa tecnica.. dá para fazer ela sem vemiculita mesmo né? :D

tpo.. eu tava pensando em fazer com adubo e bagaço de cana..
mas aí teria que usar o Milho como SPAW e como será meu primeiro cultivo.. achei complicado..

com isso acho que vou copiar sua tecnica hehe ^^
 
Fala Jack:pos:

Parabéns por iniciar o cultivo.

Estudou com atenção e aplicou a técnica. Você vai aprender muito nesse cultivo.

Mando minhas good vibes a vc.

E,
Prepare sua mente e seu espírito para a experiência mais intensa da sua vida (que já começou).

paz e muita luz
 
Buenos!

Ainda num consegui a camera e isso é ruim. :(

Vou descrever meu terrário pra vocês comentarem sobre (mesmo estando sem fotos).

Minha grana tava curta e eu só pude comprar um tupperware de 25 L. Acho que ele é pequeno demais, mas mesmo assim resolvi testar, afinal é só meu primeiro cultivo. (claro que num vou cometer erros de propósito, mas os erros aumentarão meu conhecimento para os próximos cultivos)

Acoplei uma bombinha de aquário. Fiz um furo estreito o suficiente pra passar a mangueirinha bem apertada e vedei com silicone.

Forrei o fundo com a argila expandida e coloquei água mineral. Sem muita água pra a argila funcionar direitinho.

A refrigeração fica por conta de uma garrafa com gelo que eu troco quando o termometro acusa que a temperatura está ficando fora do ideal.

Borrifo água umas 2 ou 3 vezes por dia nas paredes e no teto do terrário.

E a velha inclinação de 15° pra as gotículas não cairem sobre os bolos.

Ou seja, terrário simples e usando métodos convencionais.

Agora minha dúvidas:

- Lembram-se que eu falei que fiz um bolinho pequeno no copinho de patê com as sobras dos bolos maiores? Ele é muito pequeno pra frutificar por si só ou é perda de tempo coloca-lo no terrário?

- Levando em conta que todas os parametros estejam corretos, em quanto tempo em média aparecem pins? (sei que muita coisa influencia nisso, mas uma média bem por cima)

Tô na espera de colonizar totalmente dos copos de uisque, tá quase! :D

Acho que o copinho de patê já está em condições...
 
Buenos!

Ainda num consegui a camera e isso é ruim. :(

Vou descrever meu terrário pra vocês comentarem sobre (mesmo estando sem fotos).

Minha grana tava curta e eu só pude comprar um tupperware de 25 L. Acho que ele é pequeno demais, mas mesmo assim resolvi testar, afinal é só meu primeiro cultivo. (claro que num vou cometer erros de propósito, mas os erros aumentarão meu conhecimento para os próximos cultivos)

Acoplei uma bombinha de aquário. Fiz um furo estreito o suficiente pra passar a mangueirinha bem apertada e vedei com silicone.

Forrei o fundo com a argila expandida e coloquei água mineral. Sem muita água pra a argila funcionar direitinho.

A refrigeração fica por conta de uma garrafa com gelo que eu troco quando o termometro acusa que a temperatura está ficando fora do ideal.

Borrifo água umas 2 ou 3 vezes por dia nas paredes e no teto do terrário.

E a velha inclinação de 15° pra as gotículas não cairem sobre os bolos.

Ou seja, terrário simples e usando métodos convencionais.

Agora minha dúvidas:

- Lembram-se que eu falei que fiz um bolinho pequeno no copinho de patê com as sobras dos bolos maiores? Ele é muito pequeno pra frutificar por si só ou é perda de tempo coloca-lo no terrário?

- Levando em conta que todas os parametros estejam corretos, em quanto tempo em média aparecem pins? (sei que muita coisa influencia nisso, mas uma média bem por cima)

Tô na espera de colonizar totalmente dos copos de uisque, tá quase! :D

Acho que o copinho de patê já está em condições...

eae Jack

o bolinho pode frutificar sim, preocupe-se em estabelecer boa umidade, oxigenação, e luz, que o resto vem :)

os pins podem apararecer em torno de 7 a 15 dias, podendo haver variações, para menos e não para mais de 20 dias

boa sorte aí
 
Buenos!

Ainda num consegui a camera e isso é ruim. :(

Vou descrever meu terrário pra vocês comentarem sobre (mesmo estando sem fotos).

Minha grana tava curta e eu só pude comprar um tupperware de 25 L. Acho que ele é pequeno demais, mas mesmo assim resolvi testar, afinal é só meu primeiro cultivo. (claro que num vou cometer erros de propósito, mas os erros aumentarão meu conhecimento para os próximos cultivos)

Acoplei uma bombinha de aquário. Fiz um furo estreito o suficiente pra passar a mangueirinha bem apertada e vedei com silicone.

Forrei o fundo com a argila expandida e coloquei água mineral. Sem muita água pra a argila funcionar direitinho.

A refrigeração fica por conta de uma garrafa com gelo que eu troco quando o termometro acusa que a temperatura está ficando fora do ideal.

Borrifo água umas 2 ou 3 vezes por dia nas paredes e no teto do terrário.

E a velha inclinação de 15° pra as gotículas não cairem sobre os bolos.

Ou seja, terrário simples e usando métodos convencionais.

Agora minha dúvidas:

- Lembram-se que eu falei que fiz um bolinho pequeno no copinho de patê com as sobras dos bolos maiores? Ele é muito pequeno pra frutificar por si só ou é perda de tempo coloca-lo no terrário?

- Levando em conta que todas os parametros estejam corretos, em quanto tempo em média aparecem pins? (sei que muita coisa influencia nisso, mas uma média bem por cima)

Tô na espera de colonizar totalmente dos copos de uisque, tá quase! :D

Acho que o copinho de patê já está em condições...

E aí Jack

Vamos lá: os bolos, depois de 100% colonizados, vc injeta água mineral (dunk tec) e depois veda os furos. Coloca eles dentro de saco zip-lock, e manda por um dia pra geladeira, para aplicar o choque térmico (cold shock). Essas literaturas vc pode ler na biblioteca um melhor material sobre.

Depois disto, os bolos podem ir para o terrário, para a frutificação. Se mantidas condições ideal de pinagem (temp entre 18-21ºC, umidade 95%, iluminação e troca de ar), pode levar até 15 dias para aparecerem os primeiros pins. Existem cultivos que com 7 dias, já frutificam, portanto, muita calma nessa hora.

E mais uma!!! muito respeito e cuidado com esse copinho de patê aí... fica observando... talvez vai lhe render belos frutos!!!

sucesso kara!
 
Agora minha dúvidas:

1- Lembram-se que eu falei que fiz um bolinho pequeno no copinho de patê com as sobras dos bolos maiores? Ele é muito pequeno pra frutificar por si só ou é perda de tempo coloca-lo no terrário?

2- Levando em conta que todas os parametros estejam corretos, em quanto tempo em média aparecem pins? (sei que muita coisa influencia nisso, mas uma média bem por cima)

Tô na espera de colonizar totalmente dos copos de uisque, tá quase! :D

Acho que o copinho de patê já está em condições...


1- Funciona, cubra só com fibra de casca de coco como fez o calimba em sua trufinha d emicelio, envolva-o totalmente com uma boa camada de fibra umida que deve rolar alguma coisa ae. ou nao.
2- 15 dias é o tempo a se esperar.aqui em casa o pesa demora um pouco mesmo mas quando começa putz só TORA.
 
Putz, tô me mudando aos poucos pra a casa da minha avó (cansei de casa mesmo), tô feito um maluco pra lá e pra cá levando as tralhas... Só que me preocupa o fato de transportar as coisas do cultivo, medo de dar alguma merda com os carinhas de chapeu. Alguma dica de como fazer isso de uma forma segura? :confused:

Por enquanto minha mãe tá cuidando deles! Dei uma aula completa de como cuidar deles e tal... :pos:

Pode parecer frescura, mas tô com saudades deles! HAHA! :eek:

Um abraço e energia pra todos! :D
 
Putz, tô me mudando aos poucos pra a casa da minha avó (cansei de casa mesmo), tô feito um maluco pra lá e pra cá levando as tralhas... Só que me preocupa o fato de transportar as coisas do cultivo, medo de dar alguma merda com os carinhas de chapeu. Alguma dica de como fazer isso de uma forma segura? :confused:

Por enquanto minha mãe tá cuidando deles! Dei uma aula completa de como cuidar deles e tal... :pos:

Pode parecer frescura, mas tô com saudades deles! HAHA! :eek:

Um abraço e energia pra todos! :D


Que bacana a mâmãe tomando conta do cultivo...Muito legal isso...:pos::rolleyes:
 
Minha mãe só cuida das minhas Plantinhas :(
 
OK garoto!!!
Aqui a dupla de cientistas malucos(Batman & Robin), torce vorasmente para o sucesso do seu cultivo......parece muito promissor hein??????
Aguardamos as postagens das fotos para acompanhar melhor!!!!
GOOD VIBES e muita Paz e Luz....
 
Putz, tô me mudando aos poucos pra a casa da minha avó (cansei de casa mesmo), tô feito um maluco pra lá e pra cá levando as tralhas... Só que me preocupa o fato de transportar as coisas do cultivo, medo de dar alguma merda com os carinhas de chapeu. Alguma dica de como fazer isso de uma forma segura? :confused:

Por enquanto minha mãe tá cuidando deles! Dei uma aula completa de como cuidar deles e tal... :pos:

Pode parecer frescura, mas tô com saudades deles! HAHA! :eek:

Um abraço e energia pra todos! :D


Transporte sua parafernália para o novo local. Prepare o local, verifique a existência de tomada de energia elétrica, iluminação e limpeza adequada. Passe lisol no ambiente.

Quando estiver tudo limpo e em condições, tranporte por último, seu terrário, devagar, muita calma nessa hora e atenção. Vc deve ter cuidado para transportar com o mínimo de choques térmicos e mecânicos, além de quedas.

Instale novamente tudo conforme, e manda bala.

Talvez para diminuir o peso, é necessário drenar a solução que fica ao fundo do terrário.

Outra idéia: consiga uma caixa plástica com fechamento hermético. Limpe-a bem, passe lisol nas paredes da mesma. Com uso de luvas, máscara, e talz, mova os bolos do terrário para esta caixa (seja ninja) e feche-a.

Transporte tudo, monte o novo terrário, aproveitando estar vazio para fazer uma boa limpeza. Quando tudo estiver novamente limpo e montado, ligue o oxigenador, borrife nas paredes do terrário, e manda os bolos pra lá, novamente com muita assepssia.

Talvez é interessante aguardar uma ou duas horas, depois da limpeza do terrário, para a umidade interna dele estabilizar. Isso evita um possível azulamento dos bolos, quando colocados em local sem umidade disponível.

Acelera fundo amigo.

paz e luz
 
E ae... novidades?
 
Galera, passei esse tempo todo sem postar nem nada porque estava sem net. Infelizmente não consegui também tirar fotos e isso é broxante... :(

Bom, aconteceu o seguinte nesse tempo todo... Se lembram do bolinho pequeno? Ele não vingou de jeito nenhum e eu desisti dele. Aí eu parei pra pensar no que estava errado, a temperatura estava certa, oxigenação parecia estar perfeita, não havia contaminado, então conclui que o problema era a umidade. Tentei arrumar meios pra melhorar a umidade, primeiro cobri a parte de cima do terrário com papel filme porque algo me dizia que a umidade estava "escapando" pela tampa. Dai pra proporcionar a troca gasosa (porque o ar é injetado no terrário por meio de uma bomba) eu fiz pequenos furos na lateral da caixa plastica. Bom, num sei se isso tudo foi só viagem minha mas só sei que coloquei o resto dos bolos no terrário envoltos com bastante pó de fibra de coco depois de 24 horas de dunk e com 5 dias os bolos pinaram... e como pinaram!!

Não sei se é empolgação de primeiro cultivo, mas eu contei uns 25~30 :eek: pins por bolo e achei muita coisa!! :D:D:D

Uma coisa que eu notei é que nas laterais dos bolos a fibra de coco num aderiu direito (acho que a vermiculita é mais ideal por isso), só em cima que ficou mais e foi onde exatamente apareceram mais pins.

Muito interessante é notar que eles crescem rapido demais, olhei pra eles antes de dormir e hoje já estão bem maiores! E num para de aparecer mais pins. :D:D:D

Pretendo colher uns em ponto de consumo e outros pra fabricar prints e perpetuar meu cultivo. :pos:

Cara, isso tudo está me deixando tão feliz que não vejo o objetivo disso tudo em obter frutos e consumir, o objetivo já está sendo alcançado no decorrer do processo. É realmente mágico. :)

Pra completar a magia, acho que minha colheita vai coincidir com uma viagem a uma casa de praia de uma amiga de Natal. Vou passar o fim de semana lá e no domingo vou pra o show de uma banda que eu curto muito o Tequila Baby!

E isso tudo vai ser em boa parte graças a vocês do CM! Sou muito grato quanto a isso... ;)

(Caralho, preciso de qualquer jeito arrumar uma camera pra mostrar a vocês os bolinhos pinados!)

Um abraço a todos e GOOD VIBES! :D
 
Muito doido, mas deixa pra comer depois do show, senão você não vai ver nada. kkkkkkk
 
Back
Top