Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1° Cultivo /GT /PF-Tek /Psylótico777

Diário de cultivo completo.
Diário de Cultivo
Strain : Golden Teacher (GT)
Técnica : Bolos PF-Tek Somente Com Farinha de Arroz Integral
Origem : Print do FSRE
Tempo de experiencia : Primeiro Cultivo.
Data do início do cultivo: 13/10/2005.

Material Comprado Com Muito Custo
Print= 5,00
Vermiculita 12 Litros + Perlita 03 Litros = 48,70
5 Litros Água Destilada 7,25
1 Litro Álcool Isopropílico 11,20
05 Pares de Luvas Esterilizadas 6,00
02 Seringas 5,00
01 Pinça Cirúrgica 3,72
01 Pavio P/ Lamparina 0,50
04 Lâminas Bisturi 0,25=1,00
02 Toucas Descartáveis 0,14=0,28
02 Compressas Gase 1,05= 2,10
01 Esparadrapo Micropore 3M 2,97
01 Água Oxigenada, 1,50
01 Lysol 2,20
04 Copos Whisky 1,50= 6,00
01 Copo Pinga Fundo Redondo 1,50
01 Kg Arroz Integral 5,50
01 Fita Crepe 3,60
01 Caixa Elástico 0,85
02 Termohigrômetros 15,00+25,00= 40,00
01 Papel Alumínio 1,50
01 Lâmpada Compacta 7,80
01 Lâmpada Incandescente 25 Watts 1,70
01 Caixa Terrario 21,80
02 Borrifadores 3,80 + 3,50= 7,30
02 Panos Alvejados 2,00
01 Máscara 0,50
Total +/- 197,35

Já Tinha:
01 Extensão
02 Bocais de porcelana
01 Interruptor ( para ligar de desligar a lâmpada debaixo da caixa )
Total 0,00

Bom Pessoal, Finalmente vou poder falar aqui sobre o cultivo que estou iniciando. Estou tentando seguir o mais próximo possível do PF-Tek da seguinte forma:

Primeiro fiz uma ótima faxina na casa tirando pó dos móveis, desinfetante no chão e pano com lysol puro nos móveis da cozinha e na pia de pedra, onde foi minha bancada, seguido de borrifadas de Lysol em toda a área, no ar e móveis e lacrei entradas de ar pelas frestas de portas e janelas com fita crepe me certificando com isqueiro.
Ou Seja, lacrei as antradas de ar, limpei tudo e limpei o ar, preparei o material que iria utlizar e, em todo material que iria utilizar borrifei com álcool isopropílico (que aqui vou chamar de isopropanol) que seca muito rápido, antes de começar mesmo, dei mais uma reforçada de lysol e seguido de isopropanol em todo ar, começando da porta e janela em direção à bancada, parede e bancada deixando bem úmidos da solução, já deixei de molho no lysol puro um copo de pinga de fundo redondo, e coloquei pra ferver água destilada, após ter fervido por 10 minutos enchi a seringa e esvaziei por três vezes com o fogo ligado, e na última enrolei rapidamente no papel alumínio previamente limpo com isopropanol e rapidamente coloquei no congelador para esfriar, calculei que um choque térmico desses iria ajudar na esterilização (pode ser pura bobagem mas passou pela minha cabeça e fiz assim mesmo). Em seguida tomei um banho com protex ultra e vesti roupas limpas e vesti o equipamento de proteção individual e borrifei tudo novamente com lysol e isopropanol, que na continuação retirei o copo de pinga do molho do lysol com uma pinça cirúrgica e dei um banho de isopropanol secando com gase esterilizada nesse meio tempo a seringa já voltou a temperatura ambiente e já estava pronta, peguei o print borrifei com isopropanol pelo lado de fora do Zip Lock, retirei o print raspei os esporos com um bisturi zerado tudo com muita cautela sem respirar parecia que estava desativando uma bomba!!!, espirrei com força 4 cc de água no copo que dissolveu os esporos, inclusive com ajuda da agulha da seringa, suguei e reservei novamente no refrigerador (que está na temperatura mínima) enrolado com papel alumínio para o dia seguinte.
Nesse ponto deixei próximo a lamparina acesa pra reforçar a limpeza do ar.

Preparação Dos Copos:

Na continuação borrifei novamente todo o ambiente com lysol e depois com isopropanol só para reforçar.(achei interessante primeiro com lysol e depois com isopropanol por se manter mais tempo no ar esse cheiro forte proporcionando uma boa limpeza do ar).
Fervi dois copos de água destilada, bati o arroz integral no liquidificador, misturei tudo em um recipiente: farina de arroz integral, vermiculita e água destilada fervida, coloquei nos copos uma base de vermiculita seca e coloquei por cima o selo como na base, lacrei com duas camadas de papel alumínio esterilizados com isopropanol e vedados com elástico de dinheiro, coloquei dentro da panela de pressão e coloquei no refrigerador para o dia seguinte, nesse dia não daria tempo de esterilizar.
Então no dia seguinte, fiz praticamente todo o processo de limpeza e muitas borrifadas de lysol e de isopropanol, em todo ambiente, bancada as paredes da bancada ficaram até molhadas, então coloquei uma saca de pano bem fina no fundo panela, coloquei os copos sem as borrachas de dinheiro com a tampa de alumínio do copo levemente levantada e completei com água destilada e umas esguichadas de água oxigenada (os panos foram lavados com hipoclorito de sódio e após secos borrifei com isopropanol antes de por na panela de pressão), fechei a panela taquei no fogo e assim que ferveu abaixei o fogo, por uma hora e +/- de trinta a quarenta minutos, apaguei o fogo e aguardei a panela para esfriar, fiz mais uma leva de 2 copos e assim que esfriaram lacrava rapidamente com borracha, observei o fundo e tudo OK.

Inoculação:

Repeti quase todo o processo de limpeza dos móveis, chão e no ar várias vezes, acendi do meu lado esquerdo a lamparina feita com um pote de papinha e pavio comprado para esse fim, e do meu lado direito (próximo mas sem queimar só muito calor)liguei um aquecedor de quartzo desses que agente usa no inverno (muito comum aqui no sul) peguei a seringa taquei a agulha no fogo e esterilizei a agulha com isopropanol pra garantir e esfriar a agulha, inoculei três copos em cinco pontos, (quatro eqüidistantes e um no meio) cada furo ficou com um pequeno rasgo de um a três milímetros(dei uma vacilada nesse ponto), e foi fechado rapidamente com micropore e cada copo inoculado uma esterilizada na agulha, tudo próximo da lamparina, os copos foram reservados e (tapados com dupla camada de papel alumínio que já estavam no copo) e todos envoltos por papel alumínio para não pegar luminosidade e auxiliar na temperatura (como já expliquei) e coloquei no terrário com a lâmpada embaixo para regular a temperatura, que por sinal neste método está muito fácil de controlar a temperatura, pois demora bastante para atingir 30°C e quando atinge desligo e leva várias horas até chegar 25°C no interior da caixa do terrário.
Lembrando que em todo o processo foi utilizado: touca, máscara, luvas, roupas limpas muitas borrifadas com Lysol e Isopropanol em tudo em cada objeto a ser tocado com as mãos, na bancada sempre molhada com isopropanol, e o ar irrespirável sem máscara , banho com protex ultra, até a panela e o liquidificador não escaparam, só fiquei meio receoso misturar fogo com tanto isopropanol no ar em ambiente lacrado, não sei como não explodi a casa toda com tanto gás inflamável no ar.

Obs: Liguei o liquidificador e o motor fez vento, espalhando possíveis contaminantes no ar e objetos, onde tive que reforçar na limpeza, o correto é já ter moido o arroz integral.

Como aqui no sul por esses dias está fazendo dentro de casa 20°C tive que fazer uma adaptação com blocos de vidro em uma caixa de papelão e uma lâmpada de 25 Watts para conseguir uma temperatura entre 25 e 30°C para colonização como mostrado na foto ficou estilo churrasqueira movida à lâmpada, e a caixa terrario fica apoiada em cima, e com lâmpada por baixo me dá uma boa temperatura para a colonização e sem luz nos copos pois os copos são vedados com papel alumínio e posteriormente depois de 7 dias vedei a caixa com lona preta também borrifada com álcool etílico e colei em volta da caixa, o fato de envolver os copos com papel alumínio acredito eu ajudaram com a temperatura de algum modo e além de ficarem no escuro absoluto)

Obs: Há várias formas de dispor a caixa de blocos de vidro de modo que regule a temperatura de acordo com a temperatura ambiente, tipo: abrindo os espaços entre os blocos bem como a posição dela em cima dos blocos deixando escapar mais ou menos calor

Foto da churrasqueiramovidaalâmpada-TEK para dar aquecimento ideal, a caixa fica apoiada em cima:

Após os copos inoculados e passados 06 dias ficaram como estão na foto

Utilizei dois copos para testes um de whisky e outro de requeijão.
Requeijão que foi inoculado com 03 pontos um no meio e dois nas bordas e whisky em 03 pontos equidistantes somente nas bordas
Estes copos de teste foram inoculados 2 dias depois dos três primeiros, no sábado dia 15/10 esse é de teste de resistência de contaminantes X colonização.

Até agora verifiquei muito bem e não foi encontrado contaminante.
Não sei dizer que tipo de colonização está ocorrendo, o que dá pra dizer com certeza é que parece aquela bola de íons com raios percorrendo o interior do globo.

Nessa foto abaixo estão com 10 dias após a inoculação

É assim que guardo os copos dentro da caixa que por último agora forrei com lona preta

Copo de requeijão com bem menos esporos e aqui com 16 dias

Até agora foi tranqüilo, porém estou com dúvida da hora de botar pra frutificar, ou seja o momento exato de tira-los do copo e foi nessa hora que achei melhor publicar o diário, pois apareceram dúvidas, e como até agora não foi constatado contaminantes estou aguardando a hora exata e pelo que andei consultando, devo coloca-los de cabeça pra baixo por (talvez) uns cinco dias sem tirar a vedação e com a iluminação por cima, então vou tirar o papel alumínio, por uma base que não empoce água ou ainda uma base tipo pires com vermiculita úmida na base e por no terrário a perlita no fundo e controlar a umidade e temperatura, (penso em utilizar para isso aquela “churrasqueira de lâmpada” que dá uma boa temperatura por baixo facilitando a evaporação aumentando a umidade e mantendo a temperatura ideal) e verificar através de analise de dois higrômetros, um da Incoterm (bulbo seco e bulbo úmido) e outro de rodoviária mas que parece estar bem aferido, aí faço a média dos dois e descubro o que precisa ser arranjado em matéria de temperatura e umidade para se obter o nível ideal de frutificação, porém serão muito bem vindo às opiniões de colegas que sempre colaboram aqui no fórum
Eis que surge a primeira dúvida de qual é o momento exato de tirar os bolos dos copos ou seja como saber se estão 100% colonizados e exatamente prontos para pô-los no terrário.
Pretendo também deixar a uma temperatura +/- constantes entre 26 e 29 graus no máximo, espero não estar enganado.

Hoje 31/10/05 após 18 dias estão os três primeiros todos iguais ao da foto, pra mim eu entendo que isso é 100% de colonização.

Dia 03/11/2005, estão assim:

Até agora nenhum sinal de contaminante em nenhum dos copos;
Quanto aos primeiros não há mais dúvida, vou correndo fazer o terrário, mas antes disso como já comentei anteriormente quero ver se deixo os bolos pegando luz indireta por cima, com os copos virados de cabeça para baixo, mas sem abrir a borracha, vi isso em algum lugar do fórum mas não lembro onde foi.
Então ficamos assim:
1) Será válido deixar os bolos sob luz indireta de ponta cabeça por alguns dias?
2) Será preciso algo para aumentar a umidade dentro do terrário ou a perlita com água + água oxigenada 10 Volumes de vez em quando + aquecimento super leve por baixo parte externa da caixa é o suficiente?

Hoje dia 04/11/2005, tomei a decisão de realizar o n° 1 acima, um bolo dos três ficou grudado no fundo e não desceu, e tb não fiz força para descolar do copo mas acho que vou dar umas batidinhas e descê-lo tb, foi mais como teste.

Dia 13/11/2005, Limpei bem o terrário, ( bem até demais ), esguichei bastante lysol com álcool comum, deixei agindo por 15 minutos, dei mais uma esguichada de álcool no final para diluir o lysol, e em todo ambiente, sequei o interior da caixa com papel toalha, derramei pouco mais de um dedo de perlita no fundo, em seguida coloquei água destilada deixando bem empapussado, coloquei a lâmpada florescente compacta de 20 Watts/6400 K, em cima da tampa que é transparente que deixa passar luz e em baixo do terrário, tem a Lâmpada incandescente de 25 Watts, que está dentro de uma composição de tijolos de vidro como mostrado no inicio deste diário. Sistema este que aquece vagarosamente e praticamente uniformemente todo o fundo do terrário, fazendo assim evaporar a água e promovendo a manutenção da temperatura, que aqui o clima tem alcançado as vezes de 18 a 20°C, com a lâmpada sobe entre 26 a 28°C e se mantém, pois monitoro constantemente, por isso não posso precisar a regularidade de tempo que fica ligada, é de acordo com a necessidade de temperatura. E a compacta deixo ligada num cilclo de aproximadamente +/- 18/6 Hrs, ligada na maior parte do tempo, principalmente a noite. E quando não está ligada tiro a compacta de cima e ponho uma tampa de isopor para guentar a tempratura por mais tempo.
Então aniversariei todos os bolos, e para minha surpresa um dos copos que ficou virado, mas que não descolou do fundo, nasceu um coguzinho de um dedo mindinho de tamanho, no que seria do lado da boca do copo, pois alí havia espaço e a luminosidade que pegava era só no fundo copo, e não diretamente no cogú, não entendí como nasceu...pena que não deu para registrar, comí rapidamente pois estava com o quarto todo borrifado de produtos esterilizantes e estava ancioso para aniversariar os bolos.
Está assim, em média 25 a 27°C, umidade a +/-95%

Só estou preocupado com o cheiro meio acentuado de lysol com álcool dentro do terrário, num primeiro momento achei que poderia atrapalhar a frutificação.
Os outros dois de testes aniverssariei com 28 dias, 2 dias a menos dos três primeiros que foram exatos 30 dias de colonização.
Continua...
----------------------------------------------------------------------------------------------
Muito obrigado pela atenção, aquilo que for me lembrando vou editando este post para melhorá-lo e estou aberto a dúvidas sobre o processo que me utilizei e a opniões dos colegas que sempre colaboram...
Paz e Muita :idea: Para Todos
 
1°Cultivo/GT/PF-Tek/Psylótico777

Meus parabéns, acho que esse é o cultivo mais limpo que vi no fórum! :pos:

O ato de virar os copos de cabeça pra baixo sob luz indireta é que recomenda-se deixar os copos por cerca de 10 dias após a superfície estar 100% colonizada pra que o interior tb colonize bem. A iluminação é para que ocorra pins ainda dentro do copo. Eu acho essas duas teorias meio questionáveis, mas isso é papo pra outro tópico.

Creio que vc será o primeiro cultivador a usar perlita por aqui, o nosso beta tester! :)

Sorte!
 
1°Cultivo/GT/PF-Tek/Psylótico777

"1) Será válido deixar os bolos sob luz indireta de ponta cabeça por alguns dias?"

1 - SIM. É bastante válido vc deixá-los na luz indireta e até direta, inclusive é ainda mais interessante vc só tirar os bolos dos copos depois de certificar-se q já estão nascendo pins e primordias.

Posso pensar em umas boas razões pra fazer isso ao invés de colocar no terrário antes dos pins estarem formados: tirá-lo do copo envolve expor o micélio ao ambiente externo (leia contaminantes), o terrário é um ambiente mais difícil de controlar em termos de calor, luminosidade e oxigenação do que um copinho cheio de micélio dentro e relativamente bem fechado e por fim é bom vc já ter a certeza de q os bolos irão frutificar antes de colocá-los no terrário pois sempre é possível q uma contaminação cresça rapidamente sobre o micélio de um bolinho aparentemente saudável, e assim vc suja seu terrário inteiro e todos os bolinhos q estarão dentro dele.

"2) Será preciso algo para aumentar a umidade dentro do terrário ou a perlita com água + água oxigenada 10 Volumes de vez em quando + aquecimento super leve por baixo parte externa da caixa é o suficiente?"

2 - Até onde sei a perlita por si só, quando bem trabalhada, é suficiente para fazer bolinhos frutificarem muito bem e poupar muito trabalho de borrifação, borrifar tbm funciona muito bem mesmo pra bolos.

O importante mesmo é manter os três fatores cruciais pra frutificação sob controle e no ponto ótimo durante a maior parte do tempo de frutificação possível, não vou falar quais são exatamente esses pontos ótimos pq é tudo muito relativo e extenso e a chance deu falar bobeira ou falar demais é alta:

Temperatura , Oxigênio/CO2 e Umidade.

Temperatura alta demais ou baixa demais é ruim, e soma a isso o fato q um ambiente com muita umidade relativa do ar vai ter uma capacidade grande de retenção de calor, isto é, pode acumular muito calor mesmo, calor em exagero quer dizer tbm uma quantidade alta de CO2 e já te digo q essa configuração dos três fatores (calor alto, alta quantidade de CO2 e umidade alta) é o maior estímulo à contaminantes q vc poderia fazer, até mais do q plantar os bolos em um solo mal cuidado. Tbm vale incluir nessa análise q uma variação muito grande da temperatura ao longo do tempo é péssimo pra frutificação, estimula a formação de abortos. Temperatura ideal é 25 graus celsius ou até menos, tipo 20 C digamos. Temperatura alta estressa o organismo, acelera forçosamente o metabolismo, daí o aumento do CO2, coisa fácil de observar no crescimento dos cogumelos em uma época fria (os cogumelos demorar mais dias pra atingirem estado de maturação total mas ficam com a carne bem densa) e uma época quente (quando os cogus crescem em 2 a 3 dias e ficam muito grandes mas não densos).

Se vc quer uma dica, preocupe-se em manter seu terrário com bastante ar fresco e limpo, coisa q pode ser feita de diversas formas, usando umidificador ultrassônico (já q ele bombeia ar pra dentro e alguns tem filtros para a entrada de ar) ou uma bombinha de ar ou mesmo fazendo um buraco de um tamanho relativo adequado (terrário pequeno buraco pequeno) e colocando umas telas bem finas de plástico para evitar mosquitos e outros insetos de entrarem no terrário, esse exaustor é crucial para tirar umidade em excesso e revigorar o oxigênio do terrário, apesar de aumentar um pouco a chance de contaminação. Oxigênio é o melhor amigo do cubensis indoor. Simplificação vai ser a melhor amiga do cultivador indoor.

Quanto à umidade, se os bolos foram bem preparados e a linhagem for boa certamente é possível tirar um primeiro flush muito consistente com cuidado praticamente zero em termos de umidade, tipo, vc borrifa as paredes do terrário uma vez a cada dois dias e deixa eles seguirem o curso deles com menos umidade, os flushs seguintes serão mais fracos se vc não conseguir manter uma umidade alta no entre-flush. Mas te garanto q o primeiro flush de um bolo saudável requer praticamente zero de trabalho. Se vc estiver com um terrário cheio de bolos talvez seja necessário um umidificador ou perlita ou coisa do tipo, se tem poucos bolos e o terrário é grande em relação aos poucos bolos vc não vai precisar de um sistema elaborado de umidificação. Eu acho ruim encher o terrário de água pq é umidade demais e tbm podemos considerar q essa água vai reter calor, vai q o bolo cai na poça. E enfim, não é necessário vários centímetros cúbicos de água, só uma fina camada de água no fundo é mais do q o suficiente. Mas na real todos esses sistemas elaborados de umidificação funcionam, pote com borbulhador, pote com aquecedor, poça de água no fundo, borrifar no manual, umidificadores, vaporizadores, etc. Vc só precisa entender bem os benefícios e vantagens de cada um em termos dos fatores expostos: Temperatura . CO2/O2 e umidade, e adaptar-se ou adaptar o sistema a si mesmo.
 
1°Cultivo/GT/PF-Tek/Psylótico777

NeuroFX disse:
Meus parabéns, acho que esse é o cultivo mais limpo que vi no fórum! :pos:

O ato de virar os copos de cabeça pra baixo sob luz indireta é que recomenda-se deixar os copos por cerca de 10 dias após a superfície estar 100% colonizada pra que o interior tb colonize bem. A iluminação é para que ocorra pins ainda dentro do copo. Eu acho essas duas teorias meio questionáveis, mas isso é papo pra outro tópico.

Creio que vc será o primeiro cultivador a usar perlita por aqui, o nosso beta tester! :)

Sorte!

Muito Obrigado NeuroFX, vindo de vc fico muito contente!
E tanto se tem falado em contaminação que é o verdadeiro câncer que se instala nos substratos e tirado a paciência e talvez noites de sono dos cultivadores, que resolví abusar da descontaminação, com coisas óbvias e eliminando fatores de contaminação, pois "até agora" nenhum dos copos apresentaram contaminação no 1°Cultivo, na minha casa acho até que não precisava tanto, mas tanto trabalho e investimento e dar errado é coisa pra ficar muito irado.
Sobre a colonização por dentro acho que está bem adiantado pois inoculei no centro do bolo, vou esperar mesmo aparecer os pins e primórdias.
Obrigado sorte tb é fundamental
Paz e Muita :luz:

1°Cultivo/GT/PF-Tek/Psylótico777

Cygnus X 1,
Você foi preciso em responder aos meus questionamentos, e foi muito mais além, tudo que vc me disse tem muita Lógica, Coerência, estão Extremamente e Intrinsecamente Ligadas, vou seguir a sua orientação, pois indicou que caminho tomar, agora ficou claro como o sol.
Sobre o umificador ultrassônico, está nos planos, porém mais adiante, pelo que vc me disse sobre o coeficiente:Temperatura . CO2/O2 e umidade aí vai...
Penso num primeiro momento em fazer assim:
A Temperatura está contornada.
Sobre CO2/02 e umidade, pretendo usar a perlita com água destilada fervida, e todos os dias aplicar em vários pontos água óxigenda 10 volumes com finalidade de limpeza e oxigenação e vou monitorando a temperatura e umidade OU
imaginei fazer furos de pequeno diâmetro em locais específicos do terrário e adaptar o filtro de polifil para a troca gasosa, assim economizo com temporizador, umificador ultrassónico e borbulhador, talvez funcione!
Sobre a limpeza do terrário e da perlita além da água oxigenda, pretendo limpá-lo a cada vez que for fazer o Dunk entre os flushing, dessa forma acredito quebrar mais uma fonte de contaminantes.
Realmente Muito Obrigado :pos: Pelas Suas Orientações Cygnus X 1
Paz E Muita :luz:
 
Última edição por um moderador:
Fazendo + um Up;)

Essa é imagem de 21/11/05 as 19:00 Horas, apenas dois copos frutificaram legal....


Imagem do 1° Flush Bolo 01
P_Flush_01.jpg

Imagem do 1°/ Bolo 02
P_Flush_Virado.jpg

Imagem do Bolo 03 que estava frutificando por baixo, provalvemente pelo acumulo de água, achei melhor virar de ponta cabeça e ficar para ficar numa posição que pegue luz e umidade e temperatura adequada na tentativa de fazer crescê-los fortes
primeiro_flush_atrasado.jpg

O de requeijão está todo crespo, mas não frutificou ainda

O quinto bolo praticamente nada mudou, pois neste pretendo fazer um dunk pois desconfio que seja falta de umidade no bolo.
1_Flush_01.jpg

A umidade está batendo na casa de 96% e temperatura média de 24_25°, adcionado de duas a três vezes ao dia 25ml de água oxigenada líquida 10 Volumes, e 3 horas de luz a noite e luz que entra indiretamente pela janela durante o dia, mas particularmente acho que tá fraco, ou é assim mesmo???
Da uma dica ai...
PaZ E Muita:idea: Para Todos :)
 
"SIM. É bastante válido vc deixá-los na luz indireta e até direta, inclusive é ainda mais interessante vc só tirar os bolos dos copos depois de certificar-se q já estão nascendo pins e primordias."

Desculpem voltar nessa questão. Mas me surgiu a seguinte dúvida: e em relação a luz para estimular aformação de primordias ainda no copo eu concordo, mas quanto a esperar o aparecimento delas e dons pins como critério para por o bolo no terrário não me pareceu muito certa. Normalmente se recomenda fazer dunk somente entre os flushes. Eu comparei bolos que foram dunkados em seguida ao saírem do copo com outrs que foram colocados diretamente no terrário. Eram bolos da mesma leva, e os dunkados apresentaram uma grande diferença em termos de numero e tamanho dos cogumelos (apesar da strain cambodian ser de frutos pequenos a medios).
Mas até ai tudo bem..... a dúvida é que se eu esperar aparecerem pins e primordias ainda no copo e depois dunkar por 24 horas na geladeira eles morrerão.... ( e talvez se decomponham e sajam fonte de contaminação..) Por isso eu tenho tirado do copo quando já está 100%, tiro direto do armario, para a geladeira, para o terrário.... será que talvez essa pratica esteja limitamndo minha produção? será que deveria esperar alguns nós pelo menos?

Desculpe perguntar isso no seu diario de cultivo, mas é uma duvida bem diária e tinha a ver com o assunto..... :D
 
Há uma discussão sobre o assunto aqui: https://teonanacatl.org/threads/100-colonizado-o-que-fazer.248/

Você pode dunkar com os pins, mas não precisa fazer por 24h, 12h bastam.
Pode dunkar antes do primeiro flush.
Outra alternativa é inocular água direto no copo (nas bordas), antes de abrir. O bolo quando colonizado perde volume deixando algum espaço entre o ele e o copo. Só cuidado com a assepsia.

A minha opinião é que o aparecimento de pins dentro do copo não é parâmetro de boa produção.

Psylótico777 disse:
A umidade está batendo na casa de 96% e temperatura média de 24_25°, adcionado de duas a três vezes ao dia 25ml de água oxigenada líquida 10 Volumes, e 3 horas de luz a noite e luz que entra indiretamente pela janela durante o dia, mas particularmente acho que tá fraco, ou é assim mesmo???
Da uma dica ai...
PaZ E Muita:luz: Para Todos :pos:

:pos: Parabéns!

Surgiram algumas aberrações ou é impressão minha?

Pra quê vc tá usando essa água oxigenada?
 
Última edição por um moderador:
NeuroFX disse:
:) Parabéns!

Surgiram algumas aberrações ou é impressão minha?

Pra quê vc tá usando essa água oxigenada?

Podí Crê, obrigado pela consideração!!!

É cara surgiram, o pior é que cheguei em casa chapado, e me deparei com eles desse jeito, ficando olhando, olhando... não achei a resposta e deixei por isso, depois é que me liguei delas...

Pra ser sincero, olhei isso num post que não me lembro qual, e também não lembro qual a TeK, mas imaginei isso, que ajudaria a renovar o ar dando um up no oxigênio, limpar a perlita e completar a água que fosse evaporando, com a água que sobra da evaporação da água oxigenada

Só tirei foto desse bolo, o outro já tinha tirado os cogús

1 flush_colheita_01.jpg1 flush_colheita_02.jpg

Essa é Cambuca-do-vento-Tek, descolei no 1,99 o pote de 3,6 Litros, uma fonte multivoltagem para 12V por 15 conto e morri com mais 12,9 do cooler e só tinha esse transparente e como tava na correria foi esse material mesmo e uma peneira de plástico que encaixei na boca do pote como uma luva externa, afundando a tela para dentro, coloca-se os cogús ali e toca vento neles...

cambuca_dissecadora-Tek.jpg

Prontos pro vento..

pronto_pro_vento.jpg

Notei nos outros bolos que oquê tá faltando, é água mesmo, estão com cara de secos, principalmente aqueles que deram flush, para aqueles que não frutificaram vão direto pro dunk, pra ver se melhora o tamanho, tirei alguns chapéus para próximos cultivos, e um para devolver para o fsre.
Será que tá na média???
Paz E :idea: Para Todos Que Participam!!!

Obs: Perdí a manha de colocar as fotos assim pequeninhas, vou ver se consigo e arrumo....
 
cara esse teu tunel de vento

onde é que o ar sai?:confused:
 
ABRAXAS disse:
cara esse teu tunel de vento

onde é que o ar sai?:confused:

Dai cara blza?

Olha só o ar sai por dois buracos com 1,5 a 2,0 cm de diâmetro, próximo do roda-pé do pote um norte outro no sul, e de vez em quando dou uma remexida neles pra arejar bem, o vento é total nesse caso, pena que eles parecem desaparecer depois de secos, agente fica até meio assim:confused: ,

Mas tudo bem, depois deles passarem pelo vento vão para um pote com saches de silica-gel que descolei em uma farmácia de manipulação por 5,00 40 saquinhos embalados individualmente, será que dá pra manter seco com esse material, tipo quantos cogús por

Quanto tempo devo deixa-los no túnel do vento????
Quantos saches é o suficiente para guardá-los secos????

Paz e Muita:luz: Para Todos!!!
 
ea cara

eles devem ficar no tunel, ate que sequem o maximo que o cooler conseguir, alguns dizem 6h outros 48h, muitos recomendam 24h.
quanto mais tu seca-los no tunel, menos trabalho a silicagel vai ter, agora nao adianta deixa-los demais porque depois de um ponto ele nao seca mais, deixe umas 24h, ou até perceber que já estao secos o suficiente, depende do tamanho do cogus

sobre o tunel

estes furos na base do pote, está saindo ar por eles? quero dizer bastante ar, tanto quanto entra pelo lado de cima?

é importante que o ar circule pelo tunel, e nao fique 'embolsado' la dentro.

ao passar a mao por cima do cooler tu sente um 'ventinho'? tipo o ar tentando sair por ali
isso pode ser sinal de que os buracos nao estao dando conta do volume de ar que entra

o ar ao ser empurrado pra baixo vai de encontro ao fundo do pote, um pouco dele sai pelos buracos mas, boa parte do ar bate no fundo e volta diretamente para o cooler, pra resolver isso é só direcionar o ar pras saidas, uma folha de papel dobrada no meio serve, tipo assim:seta: /\


vlw

PAZ

Psylótico777 disse:
pena que eles parecem desaparecer depois de secos, agente fica até meio assim:confused: ,

hahaha
eles não vão desaparecer, os cogus são cerca de 90% agua(não sei ao certo) então ao seca-los é de se esperar que fiquem bem menores, mas pode ter certeza, a magia ainda tá dentro deles:pos:

PAZ
 
Última edição por um moderador:
ABRAXAS disse:
hahaha
eles não vão desaparecer, os cogus são cerca de 90% agua(não sei ao certo) então ao seca-los é de se esperar que fiquem bem menores, mas pode ter certeza, a magia ainda tá dentro deles:pos:

PAZ

Aaaahhr........
A Magiiiiah:rolleyes: ......
Então,
Sobre o vento vou fazer outro buraco ou colocar aquela folha dobrada como vc mostrou ou que for melhor, pois realmente o vento volta.
Os primeiros que ficaram 24 horas no vento, ficaram bem sequinhos, mas é possível notar a presença de água, então peguei um daqueles copos do bolo, taquei eles dentro do copo(são 16), com uns 10 saches de silica-gel, tapei com filme plástico reforcei as beiradas com elástico de dinheiro e escondí entre as roupas num lugar escuro, agora surge a famigerada dúvida.....
deixa eu formalizar a pergunta péra-aí....
Quanto tempo deve ficar na silica entre os cogús, (até ficaram crocantes)???
Paz e Muita:luz: Para Todos
 
O ideal é vc mantê-los com dissecantes até o consumo, já que a umidade volta facilmente pro cogumelo.

O tempo de secagem depende da proporção dissecante x quantidade de cogumelos. Costuma ser rápido se o dissecante for suficiente levando um dia ou talvez algumas horas. É só vc pegar um pouco e ver se já tá quebrando.
 
NeuroFX disse:
O ideal é vc mantê-los com dissecantes até o consumo, já que a umidade volta facilmente pro cogumelo.

O tempo de secagem depende da proporção dissecante x quantidade de cogumelos. Costuma ser rápido se o dissecante for suficiente levando um dia ou talvez algumas horas. É só vc pegar um pouco e ver se já tá quebrando.

Então, quebrando não tá, mas tá bem seco, porém um pouco flexível, não sei se já é o suficiente, tem quase 1/1 de saches por cogumelo....
Paz E Muita:luz:
 
Mais um UP,

Então NeuroFX, é assim que eu guardo os cogús

misturado com saches de silica e faço a vedação assim

um filme de pvc por cima e elástico dos copos pra ajudar a vedar, material que já tinha.

Essa é do primeiro flush

Então notei que estavam muito secos os que já haviam frutificado e outros que não deram cogús, fiz um Cold_Dunk neles e começou a vir o segundo flush

Como fiz o Cold_Dunk:
Ferví por 30 minutos em panela de pressão água filtrada sem cloro, coloquei em dois potes e coloquei na geladeira, após a água estar gelada mergulhei os bolos por 24 horas, devolví para o terrário após uma delicada secagem com papel toalha para tirar o excesso de umidade e fiz com todos, deixei descansando até todos voltarem para a temperatura normal (ligando e desligando a lâmpada por baixo da caixa controlando a temperatura) e aí sim botei eles na luz, só durante a noite, de dia eles ficam tapados com uma tampa de isopor afim de manter a temperatura e umidade e escuridão, na tentativa de se recuperarem do Cold_Dunk.

Assim ficou depois de 48 horas no vento, ficaram com uma cor muito bonita.

Paz E Muita:idea: Para Todos
 
Diga lá meu Rei!

Nao sei se ja foi feita esta pergunta, mas... onde arrumaste a Perlita.
Eu sabia de um canal no mercado livre, mas andei caçando por lá e nada... nada... Se tiveres uma luz, iria ser de graaaaande ajuda.

Valeu!
 
NeuroFX disse:
Lindos! A primeira foto do primeiro flush merece concorrer no HotF!

Parabéns cara, o reino funghi agradece ;)

Pô NeuroFX, Fico até sem palavras para agradecer os parabéns:eek: , mas os parabéns mesmo é do fórum e de todos que aqui contribuem para aumentar os nossos conhecimentos e não ficar dependendo dos gringos e tals(sou brasileiro e não desisto nunca)!!! Com certeza não podemos desprezá-los pois com informações deles se fez muita coisa, atualmete o Fórum tem total autonomia e caminha em passos largos para uma evolução maior ainda:eek: !!!

O resultado que obtive foi aprendendo com todos aqui desse fórum e do outro, com vc e outros membros que prefiro não mencionar para não cometer a gafe de esquecer de alguém....

-----------------------------------------
Já dupliquei a quantidade de silica e as que já tinha coloquei no forno fogo alto durante uns 15 minutos em uma travessa refratária, esperei esfriar e coloquei devolta dentro do recipiente que tem de ser hermético, aquele da foto tenho minhas dúvidas se é eficiente, então o melhor é guardar em pote (hermético), não tentem outro coisa.
Enquanto isso todos os cogús foram para o vento para otimizar o desempenho da silica isso por umas duas horas, e vualáhhh, estão bem quebradiços...

Dae Hurungo Beleza Cara......:pos:
olha só comprei a perlita e a vermiculita no Mercado Livre mesmo, só que o vendedor sumiu, eu também queria comprar mais pra deixar guardado, mas não deu liga, então passo o e-mail do vendedor e vc tenta, eu tentei e ele não me respondeu, de repente vc tem mais sorte;)
o e-mail é: growtechster@gmail.com, se não der vamos tentar outro canal então.....
Paz E Muita:luz: Para Todos
 
Bom pessoal,

Primeiramente quero dizer que estou muito feliz, como uma criança que ganha um novo brinquedo, depois de adulto é ótimo reviver essa sensação, já fazia tempo..., pois, aprendí cultivar meus próprios cogús, e acho isso Fantástico!!!

Mas vamos lá...

Vou encerrando o diário de cultivo com o professor dourado, não sei o quanto conseguí colher mas garantidamente um bom estoque, e quero aproveitar o calor do verão para iniciar um cultivo com a strain Equador, só falta arrumar a grana para os materiais descartáveis como: Papel toalha, isopropanol, luvas, máscara, touca, seringa, essas coisas, o restante eu aproveito do primeiro.

Depois de ter encerrado o cultivo, deixei só pra ver quanto de cogú ainda dava sem cuidados, e ainda tava nascendo cogús, uns 3 ou 4 por semana, até começar a contaminar os bolos, com um fungo a partir dos pontos onde caiu os esporos dos cogús nos bolos, e somente aí.

:seta: Deram em média de 5 Flushes, ao total de +/- 25 pois tinha 5 bolos no terrário.
:seta: Nenhum bolo contaminou
:seta: Só dei bobeira nos prints, só ficaram bons 3 deles, o restante devo ter cortado depois do tempo e ficaram muito fracos. Descartei.
:seta: Limpeza é quase tudo, Paciência é quase tudo!
:seta: O primeiro cultivo deve obrigatoriamente ser através do PF-Tek, a não ser que o sujeito tenha o dom de cultivar fungos.....
:seta: Com a perlita que sobrou mais a água com esporos que caíram no fundo, reservei na geladeira para idealizar a resposta da minha pergunta do fórum antigo "Como Propagar Cogús No Pasto?", e para testar a minha tese e dar uma forcinha para a natureza.
Vou pegar esse material e misturar em pequenas quantidades como bosta de vaca pelos pastos próximo e longe de casa. Consiste em implantar pequenas quantidades de Perlita+Água+Esporos do cultivo, em cada bosta que encontrar, mas para isso estou estudando a melhor oportunidade (Chuva X Sol X Temperatura X Umidade = Condições ideais de frutificação. Mas isso é coisa para um novo post que vou criar em breve. É apenas um projeto paralelo, afim de aproveitar ou reciclar o material usado pelo Cultivo.

Quero aqui deixar o meu agradecimento:pos: a todos que contribuiram com esse cultivo!!! Não vou citar nomes para não cometer a gafe de esquecer alguém, mas que estudei desde o fórum antigo até começar, e todos foram importantes, somos uma grande familia Funghi, estou a disposição para ajudar a solucionar as dúvidas, dentro das minhas possibilidades.

:!: Realmente Os Cogumelos São Mágicos:!:

Rumo ao :seta: 2° Cultivo /Equador /?-Tek /Psylótico777
Paz E Muita:luz: Para Todos
 
Back
Top