Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° cultivo, Australian e A+ Albino

Diário de cultivo problemático.
Bom pessoal, depois de muito tempo de estudo, resolvi começar meu primeiro cultivo de cogumelos enteógenos. Foram muitos dias de ansiedade pelo carimbo da PróFungos mas eles finalmente chegaram. :)

Seringa: Como não fiz uma GB ainda, fiz minhas seringas no banheiro com o ambiente totalmente fechado e materiais esterilizados com alcool e lsol. Utilizei potes de coleta comprados em farmácia já estéreis, água mineral fervida e depois esfriada, depois de já prontas, deixei por 2 horas as seringas de esporos na geladeira e mais 3 dentro de um ziplock fechado em temperatura ambiente.

Substrato: Bolo PF, 1 copo de FAI, 2 copos de vermiculita e 250ml de água. Depois de tudo misturado sobraram 2 copos para serem preenchidos, fiz mais um pouco de substrato proporcionalmente. Ao todo foram 7 copos de whisk e um menor. (todos os copos tem a medida de 250ml)


Esterilização do substrato: Dos 7 copos, 5 foram para a panela de pressão e ficaram lá por cerca de 1h10m, como não couberam os outros dois, botei eles em uma panela normal com um pano no fundo e com água a cerca de 1/3 da altura deles, e deixei pelo mesmo tempo que os outros.

No momento os copos estão esfriando, hoje mesmo daqui a umas horas vou inocula-los e volto para atualizar o diário.

Valeu por tudo galera, LUZ.
 
logo entrarei na mesma etapa do cultivo e aqui em SC tambem estao vindo dias de muito frio, minha ideia era incubar em uma caixa de isopor junto de um pote com agua e aquecedor de aquario com termostato, seria o procedimento mais adequado? Ou a agua pode trazer problemas para os potes?
 
Assim pessoal, to com a encubadora agora a 17,7°, antes eu disse sobre uma ideia de aumentar essa temperatura sem precisar comprar outro aquecedor, pois o meu é muito grande e não cabe na encubadora.

Minha encubadora esta dentro de uma prateleira do meu armário e coberta com uma coberta. Tava pensando, como o meu armário é fechado e quase nunca aberto, se eu botar meu aquecedor grande coberto com a coberta no mesmo "ambiente" que a caixa, não vai ajudar a aquecer? A tampa deveria ficar aberta? Se sim, mesmo com os copos lacrados tem risco de contaminação?

Olha aqui o meu aquecedor, vê se dá pra ter idéias...View attachment 49031

Não to com condições financeiras e nem espaço pra ter um assim amigo Ashtar, por enquanto vai ter que ser no improviso (n)
 
Mano, dá um jeito de incubar a mais de 24 graus, o ideal é entre 2 7 4 30 graus Célsius. Se não der pra fazer isso, o crescimento e evolução do cultivo será mais lento e mais propenso a contaminações, se liga !
 
Mas cuidado, faz uns testes antes... passar dos 32-33 C vai deixar seus micélios bem chateados...
 
Boa tarde gurizada

Ontem de noite fiz um esquema aqui em casa usando o meu aquecedor de aquário + cobertor que aumentou muito a temperatura da encubadora que agora está entre 21/22° de noite e 23/26° de dia... aparentemente funcionando muito bem.

Hoje de manhã esterilizei os últimos dois copos na PP como dito pelo Ashtar, esperei esfriar e inoculei eles. Já estão na encubadora junto com seus brothers.

Bom final/começo de semana pra todos, pazzzzzzzzz

OBS: em um dos copos que foram esterilizados hoje eu fiz uma mistura de esporos de Australian com A+ Albinos, pra fazer uma experiência diferente. Alguém já fez isso alguma vez? Da certo? ou eu fiz alguma idiotice?
 
Última edição:
OBS: em um dos copos que foram esterilizados hoje eu fiz uma mistura de esporos de Australian com A+ Albinos, pra fazer uma experiência diferente. Alguém já fez isso alguma vez? Da certo? ou eu fiz alguma idiotice?

só não tire carimbos e envie por ai.
 
Ontem de noite fiz um esquema aqui em casa usando o meu aquecedor de aquário + cobertor que aumentou muito a temperatura da encubadora que agora está entre 21/22° de noite e 23/26° de dia... aparentemente funcionando muito bem. Hoje de manhã esterilizei os últimos dois copos na PP como dito pelo Ashtar, esperei esfriar e inoculei eles. Já estão na encubadora junto com seus brothers.
Bom final/começo de semana pra todos, pazzzzzzzzz
OBS: em um dos copos que foram esterilizados hoje eu fiz uma mistura de esporos de Australian com A+ Albinos, pra fazer uma experiência diferente. Alguém já fez isso alguma vez? Da certo? ou eu fiz alguma idiotice?

Brow, se você conseguir elevar ainda um pouco mais a temperatura de incubação, melhor, para até ~28 graus Célsius. O Micélio gosta de colonizar substratos quentinhos... kkk. Fez muito bem em esterilizar os pfs na pp, só quem já perdeu vários para contaminações sabe a importância disso! Assepsia total no cultivo é o que liga! Com relação à mistura de strains, eu estou com um case com GT e Mexican, vamos ver que bicho vai dar; e vamos os seus Australian A+ Albino. Vamos em frente que atrás vem gente!:blackalien:
 
da certo sim, to com Australia e B+ frutificando.. inclusive o B+ n foi pra pp pq nao coube, coloquei por 1hora e meia na panela normal com agua... 2ºcopo q acontece isso e funcionou hehe
 
Cara, moro no RS tbm. Aqui eu uso uma caixa de isopor pequena, cabe 4 copos e 1 garrafa de 600ml. Ali na garrafa deixo um aquecedor de 10w sem termostato. Para controlar a temperatura (de acordo com a temperatura ambiente), eu cubro a caixa com uma toalha dobrada (de modo que fique umas 6 camadas da toalha, saca?). Isso aí deixa a caixa com uns 27, 28º, bem fácil e barato...
 
só não tire carimbos e envie por ai.

Pode deixar que essa "nova strain" vai seguir por aqui por um bom tempo tup hahahaha

Brow, se você conseguir elevar ainda um pouco mais a temperatura de incubação, melhor, para até ~28 graus Célsius. O Micélio gosta de colonizar substratos quentinhos... kkk.
Fala Ashtar, hoje mesmo vou dar uma revirada aqui em casa pra ver o que posso fazer para aumentar a temperatura da incubadora, se não o jeito vai ter que ser comprar um aquecedor só para ela.
No momento to com um de 100W bem grande que comprei pro futuro terrário... ele ta dentro de uma garrafa de 1,5L que está dentro do isopor junto com os copos, só que a caixa fica destampado porque ele não cabe inteiro dentro, mas sempre deixo coberto por um cobertor e assim mantem essa temperatura de uns 25°


É possível o micélio já ter dado algum sinal de vida nesse pouco tempo?? to ansioso pra ver mas n quero tirar eles do conforto sem antes ouvir alguma palavra mais experiente :)
 
Última edição:
Deixa eles incubando mais uns 3/4 dias. Acho que vc vai ter boa surpresa quando for verificar. Boa sorte aí!
 
salve cogumeleiross
tirei a tarde hoje pra estudar e fazer alguns testes aqui na minha incubadora...

Primeiro botei uma garrafa de 600mL cheia de água fervida. Temperatura estava em torno de 32° graus. Tentei destapar cerca de 2/5 da coberta de cima da caixa de isopor, a temperatura caiu à ambiente. Teste reprovado.

Depois botei a mesma garrafa com cerca de 2/3 de água em temperatura ambiente e 1/3 de água fervida. Temperatura em torno de 28.8/29.2° que me pareceu muito boa. Pergunta: esta temperatura está adequada para a incubação ou muito quente? ;)

OBS* ta chegando até os 29.7 °
 
Última edição:
Estou usando sim, brow, percebi que além de aquecer até a temperatura que desejo, ele dá uma secada no ar exterior aos terrários, coisa que contribui para evitar contaminações, que adoooram úmido e quente! Aí fica quente e seco por fora e quente e úmido só dentro dos terrários. Tá funcionando mto bem!​
 
não sei se eu deixei bem claro como ta funcionando a minha incubadora...

to com o aquecedor com termostato dentro de uma garrafa de 1,5L e uma garrafa de 600mL junto com os 7 copos dentro de um isopor, cobertos por um cobertor bem grosso. A temperatura máxima que eu registrei nesse esquema até agora foi 29.7°, acho que ta mantendo uma boa temperatura e funcionando bem
 
AshtarSherry, a pergunta tinha sido pro vpzotti heheheh

Ele disse que estava fazendo testes na incubadora, mas achei que ja ta funcionando legal como ele explicou antes o esquema.

Entendi sim como está funcionando, a temperatura ta boa , pode ficar tranquilo. Se conseguir deixar pelos 27,28 é melhor ainda, mas não é necessário.
 
Back
Top