Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático 1° cultivo, Australian e A+ Albino

Diário de cultivo problemático.
Bom pessoal, depois de muito tempo de estudo, resolvi começar meu primeiro cultivo de cogumelos enteógenos. Foram muitos dias de ansiedade pelo carimbo da PróFungos mas eles finalmente chegaram. :)

Seringa: Como não fiz uma GB ainda, fiz minhas seringas no banheiro com o ambiente totalmente fechado e materiais esterilizados com alcool e lsol. Utilizei potes de coleta comprados em farmácia já estéreis, água mineral fervida e depois esfriada, depois de já prontas, deixei por 2 horas as seringas de esporos na geladeira e mais 3 dentro de um ziplock fechado em temperatura ambiente.

Substrato: Bolo PF, 1 copo de FAI, 2 copos de vermiculita e 250ml de água. Depois de tudo misturado sobraram 2 copos para serem preenchidos, fiz mais um pouco de substrato proporcionalmente. Ao todo foram 7 copos de whisk e um menor. (todos os copos tem a medida de 250ml)


Esterilização do substrato: Dos 7 copos, 5 foram para a panela de pressão e ficaram lá por cerca de 1h10m, como não couberam os outros dois, botei eles em uma panela normal com um pano no fundo e com água a cerca de 1/3 da altura deles, e deixei pelo mesmo tempo que os outros.

No momento os copos estão esfriando, hoje mesmo daqui a umas horas vou inocula-los e volto para atualizar o diário.

Valeu por tudo galera, LUZ.
 
alô alô marcianos, só passei aqui pra dizer que aquele esquema da garrafa de água quente funcionou PERFEITAMENTE!

botei ontem ai pelas 15h ela e até agora a temperatura ta muito boa, em torno de 28,4°... deu uma diminuída comparado a ontem mas mesmo assim ta perfeito...

falowwww
 
Bom dia gurizada

como a ansiosidade pelo surgimento do mr. célio (*foi uma alusão pra quem não entendeu **célio é o nome do meu pai :D) ta grande, resolvi tirar umas fotos pra atualizar o diário...

bom, não resisti e tive que dar uma olhada nos copos hoje de manhã, por enquanto nada de esbranquiçar, mas parece que abaixo dos furos da inoculação está começando a surgir uma "fumacinha" que está me deixando contente... reparei que meus copos estão com uma aparência meio seca pra mim, que já me disseram que é normal em alguns pontos, mas n custa tirar a dúvida melhor.
DSCN0199.JPG DSCN0206.JPG

e ai ta o meu esquema da incubadora, com o aquecedor e a garrafinha pet funcionando 100% conjuntamente, junto do cobertorzinho é claro
DSCN0210.JPG DSCN0212.JPG DSCN0219.JPG

fiquem a vontade pra dar qualquer dica, conselho ou até puxão de orelha. De tudo é retirado um aprendizado

PAZ..... E QUE SURJA O MICÉLIO
 
bom gurizada, venho trazer não tão boas notícias...

fui conferir os copos agora pouco pra ver se havia algum sinal de micélio e fui pego de surpresa... quando retirei os copos da incubadora vejo que alguns deles estão molhados, meio gosmentos com um cheiro HORRÍVEL vindo de uma água meia escura/marrom... olho melhor e vejo que apenas dois dos 7 copos não estavam com pequenos furos em cima do alumínio... dois dos copos estavam com uma aparência muito feia, molhados por dentro e sem nenhum sinal de micélio, enquanto os outros continuam como estavam há uns dias atrás também sem sinal de micélio, só com o cheiro ruim também...

bom galera tomei uma decisão sensata, interrompi meus cultivos por enquanto... vou aprender um pouco mais sobre nossos queridos amigos e em um futuro não tão distante recomeçarei...

por agora obrigado pela ajuda de todos, infelizmente aconteceu algo de muito errado aqui que eu não sei o que foi, talvez nem esteja na hora de ter uma responsabilidade tão grande com os cogumelos... não to bolado nem culpo nada por não ter dado certo, de tudo se tira um aprendizado, certo?

ainda nos veremos em breve pelos tópicos da CM...

PAZ e bons cultivos a todos, admiro muito a galera daqui
 
Ae mano, fico triste por vc por nao conseguir nem um copo, mas foi oque vc falou, interromper agora e estudar mais talvez seja a atitude mais sensata. parabens mano por pensar assim, logo chegara sua hora, só continuar se dedicando. abraços
 
po fiquei muito triste mesmo cara... tava sentindo esse cheiro ruim já fazia alguns dias mas achei que fosse da coberta por que era aonde eu sentia ele... os copos tão realmente muito feios, da dó de ver
não sei o que deu errado, talvez não fiz a assepsia corretamente ou alguma outra coisa essencial... mas é isso ai né, tenho certeza que a hora vai chegar
 
po fiquei muito triste mesmo cara... tava sentindo esse cheiro ruim já fazia alguns dias mas achei que fosse da coberta por que era aonde eu sentia ele... os copos tão realmente muito feios, da dó de ver
não sei o que deu errado, talvez não fiz a assepsia corretamente ou alguma outra coisa essencial... mas é isso ai né, tenho certeza que a hora vai chegar

Mas vc estava sentindo o cheiro de longe, os copos estavam abertos ? vc chegou a lacrar com fita e tudomais ?
 
po fiquei muito triste mesmo cara... tava sentindo esse cheiro ruim já fazia alguns dias mas achei que fosse da coberta por que era aonde eu sentia ele... os copos tão realmente muito feios, da dó de ver
não sei o que deu errado, talvez não fiz a assepsia corretamente ou alguma outra coisa essencial... mas é isso ai né, tenho certeza que a hora vai chegar

Eu diria que é a estação...

Cultivar no inverno geralmente não dá certo, porque é uma estação que não combina com o "Espírito" do cogumelo. :)
 
Concordo... Moro no sul, o clima não ajuda no inverno, mas acho que o principal é o lance do "Espírito" mesmo...
 
O lance é proporcionar o microclima ideal e bola pra frente, sempre na maior assepsia é claro! É isso, de Norte a Sul, de Leste a Oeste.
 
Po gente, tbm acho que o negócio é conseguir fazer um micro clima bacana pros cogus se desenvolverem e eras isso. Tbm ja ouvi falar que no verão rolar muito esporos do triconaoseioque...

Boa man, estuda mais um pouco e toca ficha de novo! Lembrando sempre de tentar a maior assepsia possível. O lysol é um grande aliado para isso, inclusive eu botava um pouco nas cobertas, por estarem guardadas no armário! Dalhe lysol, pinhosol e bola pra frente
 
pode ter sido na preparação da seringa, ou até mesmo o carimbo contaminado.
 
fiz o processo todo seguindo à risca o que estudei aqui no CM... tenho certeza que eu viajei na assepsia, não só por não ter uma GB mas em outros aspectos que com certeza foram responsáveis por isso...

joguei o conteúdo de todos os copos agr pouco fora, o cheiro era realmente horrível, muito azedo, cheiro de podre mesmo... tinha alguns pontos pretos no "spawn" (se é que posso chamar aquilo de spawn)... tirei algumas fotos no celular mas não ficaram muito boas...

não entendi o porque daquela água dentro dos copos, não entendi o porque dos copos estarem praticamente todos com pequenos furos em cima do alumínio, e o pq de praticamente TODOS estarem trincados...

alguém sabe que tipo de contaminação pode ser essa? só sei que levou todo meu cultivo embora :confused:
 
fiz o processo todo seguindo à risca o que estudei aqui no CM... tenho certeza que eu viajei na assepsia, não só por não ter uma GB mas em outros aspectos que com certeza foram responsáveis por isso...

joguei o conteúdo de todos os copos agr pouco fora, o cheiro era realmente horrível, muito azedo, cheiro de podre mesmo... tinha alguns pontos pretos no "spawn" (se é que posso chamar aquilo de spawn)... tirei algumas fotos no celular mas não ficaram muito boas...

não entendi o porque daquela água dentro dos copos, não entendi o porque dos copos estarem praticamente todos com pequenos furos em cima do alumínio, e o pq de praticamente TODOS estarem trincados...

alguém sabe que tipo de contaminação pode ser essa? só sei que levou todo meu cultivo embora :confused:

Cara, no início eu também tive problemas parecidos. Não faço idéia de que comtaminação é essa, mas vou dar uns palpites:
A minha incubação começou a funcionar quando eu diminui a quantidade de água no preparo do meio. Na dúvida, é melhor mais seco que molhado.
Quanto à temperatura, meu método não pode ser mais simples e funciona muito bem: Uma caixa de isopor com uma pequena lâmpada de geladeira presa à tampa por dentro, ligada num dimmer. Coloco os copos no fundo da caixa com uma placa de papelão por cima, só pra não dar luz e calor direto, mais um termômetro simples de mercúrio. Tento manter a temperatura em 27 graus regulando o dimmer, mas se subir ou baixar uns 2 graus não tem problema. Abro a caixa no mínimo 2 vezes ao dia para ver o termômetro. Mas se os copos estão bem vedados, não tem problema de contaminação. De vez em quando borrifo um Lysol.
Mas talvez o principal seja revisar a assepsia no preparo/inoculação.
São apenas idéias que vc pode considerar. Estude, persista e boa sorte na próxima!
Paz...
 
não entendi o porque dos copos estarem praticamente todos com pequenos furos em cima do alumínio, e o pq de praticamente TODOS estarem trincados...

alguém sabe que tipo de contaminação pode ser essa? só sei que levou todo meu cultivo embora :confused:


Isso não é contaminação. Ou pelo menos nenhuma contaminação conhecida.

Sugiro procurar outra explicação.
 
Acho que foi a esterilização mesmo que trincou os copos... procura usar copos de requeijão ou faz igual a mim, compra copos de PP de 500ml. um copo só dá pra fazer um casing de boa. e não tem o risco deles racharem. Em relação a preparação do substrato, eu uso a proporção 2 verm+1 arroz e/ou afins+0,50~0,75 de água. não coloco um copo todo, jamais. Fica muito encharcado, vou adicionando aos poucos e vendo como fica. o ideal é que quando você esprema o substrato no máximo pingue 1 gotinha. Ah, só adiciona o arroz depois de misturar a vermiculita com água. Em relação a GB usa uma caixa organizadora/isopor virada 90° que já ajuda.
 
ai tão as fotos que eu tirei do substrato pelo celular... não estão muito boas mas talvez já de alguma ajuda pra tentar solucionar o que que é isso... vou tentar descrever um pouco melhor como estava...

em alguns copos, dois ou três, parecia que tinha água dentro deles... como mostro nessa foto: 2013-06-19 14.35.52.jpg. Não sei se da pra ver muito bem, mas tem umas bolhas de oxigênio meio estranhas em meio ao substrato, ele estava encharcado, enquanto outros estavam muito secos... lembrando que TODOS tinham um cheiro horrível

aqui o detalhe da água que saia dos copos, com essa cor meio escura: 2013-06-19 14.36.32.jpg

eu sinceramente não sei o que aconteceu pq nunca tinha visto algo parecido ou pelo menos com as mesmas características aqui no CM, espero que alguém saiba o que pode ter ocasionado isso

abraços
 
Na minha opinião trata-se de contaminação bacteriana forte. Fez muito bem em descartar isso aí, espero que tenha tido o cuidado de lacrar bem o saco de descarte. :eca:
 
Na esterilização voce diminuiu a chama do fogo para médio depois que começou a pressão? Me parece que ferveu muito, trincou o vidro e forçou a entrada de agua em excesso nos copos. Experimente fazer um laço com barbante ao redor da boca do pote, sem apertar muito, deixando um pouco frouxo, fazendo uma abraçadeira , não apertada e nem muito frouxa, no papel aluminio que cobre a boca do pote, ah! e os potes que possuem os "fios de rosca" da tampa servem melhor para manter o laço/abraçadeira de barbante no lugar.OK? Boa sorte.
 
Back
Top