Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo 1ª Vez Em Milho Thai Koh Samui

Diário de cultivo completo.
Fala Galera tudo tranquilo espero que estejam todos na paz :rollees: :rollees:
Bem a partir de hj irei compartilhar com vcs meu diario de cultivo, só que tem um detalhe no começo eu não arrumei camera para tirar fotos de meus procedimentos usados mas tentarei ser simples e claro como cheguei até, bem a situação é indo pra 4 semana de colonização, fiz 5 copos 3 estão dando certo e 2 não deram sinal de vida mas tb não contaminaram :D :D , bem vamos começar...

Strain: thai koh samui
Origem: Um amigo de cps
Obs: o print estava guardado a um tempo, fiz pf 1 bolo (primera tentativa )deu certo e colhi prints, ai começei esse novo cultivo...:cool:


Materiais usados:
5 copos amarelos (achei bom e barato :eek: )
500g de milho de pipoca
Luvas, tocas, bisturi
lsol
Rolo de pvc ( magipack )
papel aluminio
Durex
pote de sorvete

Bem pra começar o milho deixei ele hidratando no pote de sorvete por 48hrs ,
deixei ele na panela uma hora e meia depois da fervura, retirei da panela lavei o milho com agua mineral até sair aquela baba, voltei ao pote de sorvete e deixei na geladeira por mais 2 dias, esse foi um metodo que li de um amigo, ok depois disso coloquei o milho + ou - 4 / 5 do copo se não me engano são 250 ml, sem socar o milho somente o coloquei sem forçar, revesti com 2 camadas de papel aluminio, prendi com elasticos, foram pra panela por 1hr depois da fervura, deixei descansando por umas 5 horas e inoculei na bancada do fogão...


A seringa foi metodo convencional copinho de pinga, em uma bancada do forno, td esterilizado esporos dentro do copinho e na boca papel aluminio, seringa com agua, 4 vezes + ou - puxei e voltei a agua, blz deixei ela guardada 48hrs hidratando em um local "seguro"...

Bom demorou + ou - umas 2 semanas para aparecer algum tipo de colonização, cheguei a pensar que fiz algo errado, mas percebi que em alguns copos estavam a ficar "brancos opacos" enquanto os outros estavam normais bem translucidos, bem 1 copo se apresentou muito mais agressivo que o outro tb foi o primeiro a mostrar colonização, ai depois tb mais 2 estao a colonizar, e em 2 nem sinal de nada, eu chacalho o copo o milho fica grudado mas não vi sinal de micelio, bem minha ideia é fazer 2 casings usando metodos do forum mesmo de nossos queridos hermanos que sempre ajudam e isso esta sendo essencial a tudo o que fiz, agradeço o forum como os amigos que aki fiz :) :) :) :rollees: :rollees:

bem ai vão as fotos estão indo da 3ª pra 4ª semana estou pensando em fazer uma casing com pó de casca de coco e vermi 50/50 mesmo em algum tipo de quentinha, estou torçendo para que tudo ocorra bem ;) ;) ;)

aqui é o lugar onde eu deixo meu terrario
um armario na sala de casa ond esta + ou - 28 a 30 graus depende do dia
pra variar as fotos ficaram um pouco grandes só vi quando ja tinha as postado :eek: :eek: :)
indisp.png
bem é alternativo total tenho receio de contaminantes pela bagunça, mas procuro vedar bem o terrario com magipack...

Terrario fora da bagunça heheheheh
indisp.png

Primeiro copo que apresentou foco de colonização, vaiiii garotooooo :p: :D
indisp.png

Segundo
indisp.png
:D :rollees: :rollees:

Terceiro
indisp.png
:) :rollees: :rollees:

Bem achei interessante e ao mesmo tempo não curti pq os outros 2 copos ficaram desse jeito...
indisp.png

Amanha eu comprarei os materiais e levarei a cam para tirar fotos dos procedimentos :cool: :cool: :cool:

Bem eu acho que esta legal pra começar a casing o que vcs acham? galera por favor opinem bem é meu primeiro post de diario tentei ser o mais claro e simples possivel....

boas vibraçoes e paz a todos :D :D
 
:rollees:
Bom dia Pessoal :) :) ;) , espero que estejam todos na paz, bem atualizando meu diario vamos aeeee boas noticias aparentimente :D :D :D

bem como prometido fotos reparem como o micelio subiu na camada superior, hj completa 5 dias de casing feita vejam o que acha :)
aqui é onde elas estão:
indisp.png
tirei em vga mesmo acho que ficou legal...
+1
indisp.png
aqui um close na casing em foto pequena
indisp.png

close com maior resolução, link :
indisp.png
já da pra ter uma noção de como esteja :D :D :D

agora lhe apresento-lhes meus novos filhos queridos :D :D :D
esses frascos foi que já inoculei, uma seringa de 3ml estava com bastante esporos, resolvi fazer 2 seringas caso 1 contaminaria a outra poderia ser mais um chance, pois bem procedimentos usado nesses frascos...
sementes de passaros mistura normal que achei em casa, tinha linhaça e niger tb então adicionei td, deixei em uma panela eletrica por 2 hrs + ou -
saiu muita gosma dela, ia complentando com agua, depois que percebi que
elas ficaram bem molinhas, lavei elas muito bem, e coei muito bem tb, ai foi processo normal de esterilização na palena :) :) ;)
indisp.png

beleza agora esses garotoes aqui são pf tek normais nada mais do que 2 de vermiculita, 1 de farinha de arroz , 1 de agua, e panela de pressão 1hrs depois da fervura vou inocular hj esses com a seringa nova, que antes de fazela com agua mineral deixei na panela tb...
indisp.png

Bem estou otimista espero que de td certo, e posto mais novidades de todo o processo :rollees: :rollees:

bem agora duvidas, seria o ponto para o cold na casing? estou deixando o borbulhador desligado enquando estou fora de casa, quando chego deixo ele ligado, agora a luz sempre deixo ela ligada quando saio umas 9 da manha estava voltando 1 da tarde e desligava, agora não sei se deixo direto tanto o borbulhador quanto a luz....

obrigado hermanos e espero que gostem das fotos :rollees: :rollees: :)
pazzzz :rollees: :rollees: :D :D
 
Então cara, vc tá fazendo um ótimo trabalho hein, muito bonitas as fotos!

Você já pode dar o choque termico sim, é até melhor que de antes de ele colonizar a parte da mistura de casing, pra nao correr risco de ter overlay por causa do frio. Nao deixe mais que 24h :)

Quanto ao borbulhador pode deixar ligado sim cara. Mas o casing já está oferecendo bastante umidade para o micelio frutificar, pode ser disperdicio de energia. Hehe mas se fosse eu deixaria :D

Quanto a luz: Eu testei um fotoperiodo de 24 horas para induzir primordias e depois 12/12 para crescerem. Muita luz faz com que eles amadureçam antes da hora, mas nada está muito testado ainda, vá vendo ao que melhor voce se adapta, hehe eles tbem

Paz e sorte cara, tá muito bonito seu cultivo :pos:
 
olá Allan... valew pelo seu post, estou fazendo minha primeira tentativa com milho obsrevando seus esquemas.
Acaba de esterelizar os copos com milho, mas surgiu uma dúvida... quando eu inclino eles posso observar uma minúscula acumulação de água no fundo do copo... noraml???
pq quando faço pelo método de arroz e vermiculita não posso deixar nenhuma acumulação de h2o no fundo... mas o de milho me parece ser inevitavel pois ele retém muta água na hidratação e solta o muito que reteve na hora da panela.. sei lá... o que vc me diz sobre isso? devo refazer td?
valew!
ps.: é pouca água, surge apenas quando inclino os copos...
 
bom dia galera tudo na paz :) :) :)

fala putumao blz ? pode ficar sussegado para perguntar o que quizer o que eu poder ajudar estamos ai....
bem vamos lá, pra te falar amigo essa foi minha primeira vez que consegui algo em milho, pq sempre ficava com muita agua, ou aquela baba que atrapalhava tudo então eu só estava a tentar pf mesmo, consegui extrair uns prints e agora vamos ver o que vai dar nessa casing, espero que vc tenha sorte tb...

cara no começo eu somente deixava o milho hidratando, cozinhava na panela, e ia pros copos, sempre dava errado...
um amigo me deu uma dica que achei bem interessante, eu postei no começo do topico passo a passo como eu fiz, esquema de lavar depois panela, deixar ele em repouso na geladeira tals, bem deu certo, mas uma coisa é fato acumulo de agua sempre fica um pouquinho, quando eu cabei de esterilizar os copos ficaram + ou - assim, mas detalhe nessa foto ele ta no copo a mais de um mês, mas da pra ter uma noção:

indisp.png
engraçado que nos 5 copos que fiz 3 colonizaram e 2 nem contaminou nem deu sinal de vida tb ....

eu notei que ficou com um pouco de acumulo de agua embaixo mais no processo de colonização num periodo um pouco mais avançado, de uma olhada ...
indisp.png
bem nessas fotos da pra perceber que tem um pequeno acumulo de agua, no copo que foi mais agressivo tb teve um acumulo mais evidente...
indisp.png

bem na minha opinião nem molhado nem seco, humido seria o ponto eu percebi melhores resultados, agora queria saber a opinioes dos hermanos a respeito, , para tb aprendermos mais e tb podendo passar nossos conheçimentos...

amigo seria legal se vc tirasse fotos dos copos, mas da pra ter uma noção né, se tao tiver muitaaaaa agua pra afogar o micelio, acho que vc não precisa fazer td de novo não, mas como falei se possivel poste fotos, faça um diario de cultivo seu que todos teram o prazer em ajuda-lo
desejo sorte no seu cultivo, que de td certo, qq coisa pergunta aee...
:) :) :) :rollees: :rollees:
[]´s a todos, paz ;)
 
Bom dia pessoal, atualizando o diario

Bem ontem eu tirei a casing do cold, tinha colocado 9 da noite em um dia e tirei as 7 noite, do outro total 22 + ou - horas se refrescando, retirei o filme de pvc, e coloquei no terrario, o micelio esta com uma aparencia saudavel esses dias que fiquei sem por fotos esta uma diferença sim, em alguns pontos o micelio parece estar uma "tirinha erguida", e engraçado a outra nem sinal de vida bem vamos esperar, estou deixando a mangueirinha de aquario dentro com agua ligado 24h com o motor fora do aquario, bem a temperatura eu vi hj esta em 26- 27 + ou -, hj colocarei agua mineral no fundo do aquario para tentar abaixar um pouco mais a temperatura....

Bem e ontem depois que eu fiz isso, estava eu e um amigo em casa, do nada eu falei vamos ver os bolinhos que eu inoculei primeiro, bem normal por mim estaria do mesmo jeito, quando eu abro e vejo os vidros
bem o que estou falando é aqueles da foto que esta as 3 sementes de passaros e 1 pf , levei um susto mas susto de colocar um sorrizo no rosto dos 2 e ficar de cara hehehehe, pq eu me surprendi, eu fiz os bolos no sabado e fiz a seringa no sabado tb, domingo a noite eu inoculei, ontem quarta feira no pf ja estava com foco de colonização saudavel + ou - 1,5cm, e nas sementes da pra ver certinho aonde caiu a inoculação, como se fosse uma listrinha, fiquei muito feliz , bem não olhei os outros pfs que inoculei na terça, mas hj vou fazer o possivel para levar a cam da ki do trampo, ai posto pra vcs verem tb...

bem resumindo esta indo td bem, uma duvida pra variar, quando seria um bom momento para chacalhar os fracos com as sementes? esta no começinho mesmo de colonização ainda, mas da pra ver...

hermanos paz e que td de certo pra todos!
[]´ssss :rolleyes: :rolleyes: :D :D
 
fala galera tudo na paz, comigo esta tudo bem fora as coisas que estão rolando aqui no trabalho mas blz...
eu não consegui mais pegar a camera mas estou fazendo o possivel, novas noticias...
bem os copos da primera leva estão agressivos, 1 copos dele ficou com muita agua acredito que não vai vingar, mas os outros da gosto de se ver...
bem ontem eu fui ver os outros 7 pfs estão todos colonizando ;) :D os filhos estão gostando da refeição...
agora a casing...
bem ela esta com uma teia na camada superior sem comparação as fotos anteriores, uma tela de micelio esta quase tomando a camada acredito estar saudavel, bem branca com algumas "cerdas" :rolleyes: bem a temperatura esta sendo um desafio estou colocando potes de sorvete congelado, 2 do lado de fora acho que aguenta legal esta em testes, deixei bolsas de gelo reutilizavel mas nao foi o bastante, luz estou deixando 12/12 borbulhador ligado 24, bem vou ver se arrumo uma cam pra compartilhar desse grande momento em meu e nosso aprendizado...
t++
paz :pos: :pos: :rolleyes: :rolleyes:
 
OS copos, como está a porcentagem de crescimento deles? a superfície do casing está completamente colonizada?
 
fala gio e galera a um tempinho nao conecto sai do emprego e estou sem pc em casa, duvidas surgem e relatos tb bem vamos lá ....

bem na casing que fiz com o milho a primeira delas mantidas sobre condicoes para frutificar brotaram alguns pins sim nela mas sem exito escureçeram muito rapido, bem estou aguardando mas nao sei se ela vai parir...

bem uma semana e pouco e fiz uma casing com 3 bolos pf em 2 dias de casing feita eu coloquei no terrario no terceiro dia ja tinha micelio em cima bem vigoroso e parecendo varias trançinhasa mantive na caixa plastica com temperatura a 21 a 24 graus, fiz 4 furos laterais e coloquei la de vidro, a frente dos furos um "duto" de papelao e um cooler para retirar o ar bem de leve e nao perder humidade argila expandida no fundo e uma bomba de aquario (fora) com pedra porosa dentro , pois bem deu certo hj é o 4 dia que começou a aparecer pin e nao para de nascer mais essa deu certo ja nasceram 4 cogus pequenos 2 em casa area, e uma colonia com uns 10 quase em um ponto somente vou tirar fotos e mostra-los a vcs, fiz 1 casing com o vidro de nescafé que tb esta nessa caixa plastica e logo logo espero que ela frutifique tb,tem tb um bolinho pf que esta cheio de pins é uma felicidade tremenda, fiz tb outra casing com 2 pfs que estao no aquario mas esta ainda nao deu seu sinal de vida, tenho mais 2 frascos pf praticamente 100% colinizado bem quero compartilhar tb com as fotos na primeira oportunidade eu posto algumas fotoss
pazz amigos e obrigado
 
Muito bem Allan, parece estar dando agora tudo certo! To com mta saudad migo!!! Espero q em breve a gent se encontre..hehe.

Daki ha umas semanas vo pedir esporos pro FSRE e vo tentar mais uns cultivos... num vo pedir agora pq dentro de 1 ou 2 semanas vou fazer transplante de córnea e vou ficar vários dias fora d casa neh...blz.... abraços!!!!!!!!!!!!! :rolleyes:
 
fala pessoal tudo na paz, um amigo meu foi em casa e tiramos algumas fotos só que so consegui subir 2 fotos logo mais quando tiver mais tempo posto mais, bem aqui esta o meu novo terrario

indisp.png

essa foto e de ontem é surpreendente que eles parecem ter quase que dobrado de tamanho e abriram os chapeis tb...

indisp.png

logo logo posto mais...
abraços a todos
 
Allan, seus cogus estão lindíssimos! Parabéns! depois gostaria q vc contasse a sua técnica!

Abraços
 
fala pessoal tudo na paz, novas fotos novas noticias...
tudo esta indo melhor do que o esperado o sorrizo no rosto é evidente e sempre sendo grato a todos que me ajudarama chegar ate aqui...
gio o que eu poder ajudar estou aqui...

bem para alegrar fotos novas, agora certinhas sem medo de uma hora aparecer e outras vezes não...
pois bem aqui esta o terrario tirei essas fotos hj, a 2 dias tinha grandes pins hj acordei olha o que vi...

indisp.png

a da esquerda esta em seu segundo flushe e tem 3 copos pf, e a da direita esta em seu primeiro flush muy buenooo

indisp.png

na esquerda tem esse pedaço que nao tem aparentimente nada, mas naquele local saiu uma colonia de 8 cogumelos...
na da direita teve uma colonia de 10 cogus, eu colhi eles a um tempinho

indisp.png

o caule do maior deles passa de uma caneta bic, ele tinha quase o tamanho dele para dentro do bolo...

essa um close da outra saiu bastante cogus pequenos e miniaturas... nesse flushe

indisp.png

um colirio para os olhos e que todos tenham sucesso!
a primeira casing e o bolo pf no seu primeiro flushe deu em media uns 21 cogus, nessa colheita de hj tinha 43 cogus e uns 10 pins, + ou - muito lindos... estou secando eles em 48hrs em vento, depois pote de sorvete os cogus envolvidos em papel higienico e dissecante, os que ja sequei estao crocantes deliciosos, esses dias eu comi alguns e tive uma trip muito especial depois de tanto tempo sem me relacionar com cogus...
viva ao cultivo e a todos muita paz e sorte! z
 
Parabéns Allan!!
muito linda sua futificação, grandões mesmo os cogus!
 
fala pessoal tudo blz? agradeço a todos por todo o apoio :D :D :D desejo que todos hermanos tenham sucesso em seus cultivos, quando conseguir é que talves estamos preparados para tal momento :rolleyes: ;) :eek:
eu resolvi secar eles, ficaram bem sequinhos e crocantes, o gosto muito bom, comi alguns como citei mas decidi reservar para um momento que seja a hora, um momento especial, secos eles diminuem bastante de tamanho, estou deixando eles num envelope tipo aqueles ziplocks, em media uns 45-50 e estao começando a pinar novamente, alguns se desenvolvem rapidamente, colho eles pra nao espolurarem e seco tb...
bem me sobrou 2 copos pf, eu fiz um novo frasco um pote de nescafé grande com sementes de passaros+po de coco+vermiculita, vou jogar uns pedaços de bolo colonizado no frasco vamos ver os resultados, estou gostando do resultado com sementes de passaros, bem interessante...
abraços a todos e até +
 
Nossa Allan! Akeles do seu bolo da esquerda são muito parecidos com a strain q achei aki perto da minha cidade! Lindíssimos!:eek: :eek: :eek: :eek:

Entaum, esses casings vc fez com qual strain e com q tipo de substrato?

Abraços! Guarda um print pra mim hein....kkk:p:
 
sim psilo respondido, so que essa casing com milho ela nao frutou foi por causa da temperatura... essas ultimas fotos foram a a esquerda 3 bolos pf '50/50 pó de coco e vermiculita, e a a direita semente de passaros + 50/50 tb (thai koh samui tb )
abraços
 
Back
Top