Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

E-Book O Oráculo da Noite

Artigos & Livros details

Este é um livro essencial para psiconautas, tanto para navegantes psicodélicos quanto para viajantes oníricos.

Segundo ampla amostra nas minhas próprias redes sociais (rs), Sidarta Ribeiro é um dos maiores crushes intelectuais da contemporaneidade, e escreve magistralmente sobre as experiências oníricas humanas, abarcando desde perspectivas antropológicas, registros históricos, passando por teorias evolutivas, até as mais recentes descobertas neurocientíficas na área.

Sidarta demonstra como os sonhos evolutivamente se construiram como um espaço seguro para treinar habilidades e testar possibilidades antes de aplicá-las na vigília, e também como um "oráculo da noite": "sofisticada engrenagem psicobiológica capaz de promover adaptação comportamental contínua, recrutada na medida da necessidade; quando bem calibrado, poderoso computador de possibilidades, oráculo da soma de (quase) acasos que pode estimar para onde aponta a bússola do destino - não o destino como futuro inescapável e determinado, mas o lugar ou estado para onde tudo conflui. Destino é para onde sopra o vento, para onde flui o rio, por onde caminham desejos e circunstâncias. Nossa maravilhosa e multifacetada máquina cerebral de extração de possibilidades, construidas por gentes e memes no transcorrer da evolução da espécie, se alimenta das preocupações e emoções conscientes, mas também da quase insaciável capacidade que temos de nos interessarmos pelo mundo." p.352

Falar sobre os sonhos, sobre a relação entre consciente e inconsciente, passa inevitavelmente por "alterações de consciência", e claro, por nossos queridos psicodélicos, aos quais ele dedica algumas páginas valiosas. Tirei fotos dessas páginas e compartilho aqui com vocês.

A química do delírio - p.145-146
Cannabis, sono e êxtase - p.146-147
Serotonina e Psicodelia - p.147-148
Visão de olhos fechados - p.149-151
Nasce uma nova Psiquiatria - p.341-346
O Renascimento da Psicologia Profunda - p.346-347

S2 Leia o Livro!

Informação do Artigos & Livros

Categoria
Artigos & Livros
Added by
Prisiconauta
Visualizações
880
Última atualização

Mais em Artigos & Livros

Share this Artigos & Livros

Back
Top