Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Artigo Os gêneros Deconica (W.G.Sm.) P.Karst.e Psilocybe (Fr.)P. Kumm. (Agaricales) na região Sul do Brasil

Artigos & Livros details

Atenção: novas espécies de Psilocybe relatadas no Brasil e proposta da descoberta e classificação de uma nova espécie: Psilocybe araucariicola



Os gêneros Deconica (W.G.Sm.) P.Karst.e Psilocybe (Fr.) P. Kumm. (Agaricales) na região Sul do Brasil : contribuíção à sua filogenia com bases morfológicas, moleculares e químicas

Paula Santos da Silva

Tese de doutorado - Porto Alegre, RS, Brasil - 2013


Psilocybe (Fr.) P. Kumm. (Basidiomycota, Agaricales, Strophariaceae), no sentido amplo, inclui espécies psicotrópicas e não psicotrópicas. Estudos moleculares recentes indicaram que, devido à presença e ausência de alcalóides alucinógenos, essas espécies correspondem a dois gêneros distintos, Psilocybe sensu strictu e Deconica (W. G. Sm.) P. Karst., respectivamente. Ambos os gêneros incluem espécies saprofíticas, distribuídas em todo o mundo; compartilham uma série de caracteres morfológicos, como píleo convexo a campanulado, às vezes umbonado, de coloração creme a marrom, lamelas adnexas, sinuadas ou adnatas, marrons a vináceas, esporada marrom a vinácea, basidiósporos de parede lisa, marrons a amarelados, presença ou ausência de pleurocistídios e queilocistídios sempre presentes. Este estudo trata de uma revisão dos dois gêneros no sul do Brasil, objetivando incrementar o conhecimento de sua diversidade e distribuição, além de fornecer dados morfológicos, moleculares e químicos de algumas espécies estudadas, para uma melhor compreensão de sua sistemática. O estudo morfológico revelou a ocorrência de 22 táxons de Psilocybe s.l. para a Região Sul do Brasil. Psilocybe aerugineomaculans e P. subaeruginascens representam novos registros para o continente americano; Psilocybe yungensis e P. hoogshagenii var. convexa são novos registros para o Brasil; Deconica musacearum e D. venezuelana são citados pela primeira vez para o Rio Grande do Sul; Deconica coprophila é registrado pela primeira vez para Santa Catarina; Deconica horizontalis e D. singeriana são novos registros para o Paraná; quatro novas combinações são propostas; Psilocybe araucariicola é proposta como nova espécie para a ciência. A análise de culturas de algumas espécies de Psilocybe s.l. revelou diferenças na forma das colônias, taxas de crescimento e algumas características micromorfológicas, como presença de cistídios e hifas diferenciadas. Na análise molecular, foram obtidas 19 novas sequencias (correspondendo a 15 diferentes espécies) da região ITS do rDNA. Os resultados revelam dois subgrupos em Deconica. Na avaliação química de algumas das espécies, Psilocybe caeruleoannulata e P. cubensis apresentaram resultado positivo para a presença de psilocibina e psilocina, enquanto todas as espécies de Deconica testadas apresentaram resultado negativo.

http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/78755/000892458.pdf?sequence=1

Informação do Artigos & Livros

Categoria
Artigos & Livros
Added by
Ecuador
Visualizações
540
Última atualização

Downloads

  • 0 bytes · Visualizações: 32
  • 000892458.pdf
    5.7 MB · Visualizações: 122

Mais em Artigos & Livros

Mais do(a) Ecuador

Share this Artigos & Livros

Back
Top