Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Primeiro cultivo - Pleurotus djamor

Antes de começar o relato sobre minha experiência com o cultivo do cogumelo salmão, quero avisar que ainda tenho poucos equipamentos e experiência e muita coisa foi improvisada.
Diário de cultivo completo.

General Information

Raça(s)
Pleurotus djamor (Cogumelo salmão)
Técnica(s)
Pasteurização
Substratos
Farinha de milho (Cuzcuz)
Gesso
Salve fungicultores!

Antes de começar o relato sobre minha experiência com o cultivo do cogumelo salmão, quero avisar que ainda tenho poucos equipamentos e experiência e muita coisa foi improvisada. Nesse sentido não esperem pela total perfeição no processo de cultivo ainda nesse relato. Espero melhorar com o tempo e com a compra de novos equipamentos.

Bom, depois de algum tempo pesquisando e estudando por conta própria (através de visitas aqui ao fórum do Cogumelos Mágicos, buscando por vídeo tutoriais no youtube e lendo alguns livros do Paul Stamets) resolvi começar o meu primeiro cultivo. Para isso escolhi o cogumelo salmão (Pleurotus djamor) pois ele se adapta bem a temperaturas mais altas (como é o caso aqui no litoral da região nordeste).

Comprei uma seringa com esporos diluídos em água destilada e esterilizada de um fornecedor na internet e utilizei milho como meio de cultura pra propagação de micélio para fazer as "sementes". Depois utilizei uma mistura de feno com farinha de milho (cuzcuz) e um pouco de gesso para fase final de colonização e posterior frutificação. Como ainda não tenho uma câmara de fluxo laminar disponível, improvisei um banheiro aqui de casa como laboratório, depois de limpá-lo e lavá-lo bem.

No fim tive algum sucesso, apesar de não ter chegado perto do que eu planejava pois não consegui montar o ambiente para frutificação como queria. Por isso acabei deixando os cogus frutificarem num ambiente sem controle de temperatura e umidade. Mas essa espécie é tão forte que conseguiu superar todos os percalços que tive durante essa primeira experiência e frutificou mesmo assim. No final ainda comi muitos yakissobas, refogados, carnes e peixes que levaram muito cogumelo salmão na receita. Acredito que foi bom pra uma primeira experiência. Seguem algumas fotos pra ilustrar um pouco do que aconteceu.

Qualquer sugestão é bem vinda.
Jah bless!

Mais algumas fotos:

salmao001.jpgsalmao002.jpgsalmao003.jpgsalmao004.jpgsalmao005.jpgsalmao006.jpgsalmao007.jpgsalmao008.jpgsalmao009.jpgsalmao010.jpgsalmao011.jpgsalmao012.jpgsalmao013.jpgsalmao014.jpgsalmao015.jpgsalmao016.jpgsalmao017.jpgsalmao018.jpgsalmao019.jpgsalmao020.jpgsalmao021.jpgsalmao022.jpgsalmao023.jpgsalmao024.jpgsalmao025.jpg

Informação do Diário

Categoria
Cogumelos Comestíveis
Adicionado por
Gato
Visualizações
765
Monitoradores
3
Última atualização
Rating do autor
5.00 strela(s)

Mais em Cogumelos Comestíveis

Compartilhar este diário

Back
Top