PF Tek

Ingredientes:

-Vermiculita
-Alpiste ou arroz integral (de preferência com casca) -Copos largos com boca larga
-Papel Alumínio
-Desinfetante (álcool)

Procedimento:

Umedeça um pouco a vermiculita e esterilize no microondas em potência máxima por 3 minutos. Bata o arroz no liquidificador, até que muitos grãos sejam quebrados. Não deixe que vire uma farinha fina, o ideal do substrato é que fique bem aerado. Utilize a proporção de 2/1 de vermiculita/alpiste e umedeça com água mineral: espremendo o substrato, algumas gotas devem cair.

Coloque uma fina camada de vermiculita seca no fundo do copo, preencha-o com substrato até mais ou menos um dedo (precisamente será do tamanho tal qual a agulha da seringa que for usar) da boca.

IMPORTANTE: Limpe as bordas de dentro e de fora do copo com um papel toalha e um bom desinfetante, agora preencha o que falta com vermiculita esterilizada. Faça tampas de papel alumínio e esterilize em PP por uma hora.

Fure cuidadosamente o papel alumínio rente a parede do pote e empurre a agulha até ultrapassar 1 cm o selo de vermiculita e injete uma quantidade do conteúdo da seringa. Faça 4 furos equidistantes, isso acelera o processo de colonização.

Dunk and Roll:

Antes de tirar o bolo colonizado do pote injete 100 ml de água mineral.
Use seringa como na inoculação.

Cubra os furos com durex coloque o pote dentro de um saco e deixe 24 horas dentro da geladeira. Nesse período o bolo vai absorver toda água injetada e o frio para o crescimento do micélio. Depois do dunk, role o bolo sobre vermiculita esterilizada e seca (É melhor usar seco porque prende mais fácil no bolo). Logo após use névoa (umidificador ou borrifador) para umedecer a vermiculita. Esse método permite que o bolo frutifique de todos os lados mais facilmente.

Double casing:

Técnica para umidificar bolos que consiste em colocar duas camadas de vermiculita úmida, uma em cima e outra em baixo do bolo. A umidade da vermiculita hidrata pouco a pouco o bolo.

Depois de cada flush, relimpe o bolo e coloque vermiculita nova. O que isso faz é prevenir contaminantes de crescer. Os bolos permanecem incontaminados e frutíferos por uns bons dois ou três meses.

Depois que o bolo foi relimpo, posicione-o em uma camada inferior umedecida de vermiculita (em um prato ou em uma tampa). Então, vermiculita seca é colocada no topo do bolo e suavizada para uma camada de cerca de 3mm. Uma camada fina é o melhor caminho porque os cogumelos podem crescer facilmente sem precisar atravessar uma camada espessa de vermiculita.

Borrife a camada do topo algumas vezes. Faça isso uma ou duas vezes por dia, quando você aera o bolo. Isso vai alimentar os bolos com água gradualmente. Os bolos irão se tornar brancos novamente. Logo que você visualiza as primórdias surgindo na camada de casing, deixe de borrifar a camada diretamente e permita que as primórdias cresçam. É por causa disso que é importante não usar uma camada fina no topo do bolo. Assim que as primórdias começam a aparecer, molhar as mesmas pode matá-las.

Guia_de_Cultivo-007.jpg
Próxima página: Milho
Previous page: Cultura Líquida