Cultura Líquida

Material

Glucose de milho (lojas de confeitaria/artigos p festa) conhecida também como dextrose Água mineral

Frascos para CL:

Guia_de_Cultivo-004.jpg

Procedimento

Medidas: Não utilize mais do que 4% de açúcar nas Culturas Líquidas. Uma medida de 2%

funcionou bem.

Código:
á = ( ÷ 0,03) −
á = h ( ) ÷ 0,03

Se tiveres uma balança de precisão, prefira usar a glucose de milho, pois os fungos se dão melhor com seu açúcar do que com a glicose de farmácias.

Misture bem e preencha os copos. Importante: Preencha somente 1/3 dos copos com o líquido, pois é necessário bastante oxigênio dentro dos copos para um crescimento saudável do micélio. Você pode colocar algum objeto dentro do pote para ajudar a “cortar” o micélio quando estiver bem desenvolvido. Panela de pressão neles por 30 minutos.

Não fiz furos nas tampas de alumínio, apenas apertei com as mãos. Agora espere esfriar completamente dentro da panela.

Agite violentamente os copos, por 1 minuto. Isso irá trazer oxigênio de volta à água. A panela de pressão tira a maior parte do oxigênio da água. É por isso que é deixado o espaço dentro do copo, para ter oxigênio suficiente para o bom desenvolvimento da cultura. Deixe em temperatura de colonização. Uma vez por dia, se quiser acelerar o crescimento do micélio, agite cuidadosamente e devagar as culturas (formando um redemoinho). Deve observar o crescimento entre 3 a 7 dias. Começa com "pequenas nuvens de algodão".

É difícil dizer com certeza se uma cultura líquida está ou não contaminada. Mas dá pra se basear em teorias. Por exemplo: Essa cultura tem 99% de chances de ser saudável: O micélio é vigoroso e unido, o restante da água é transparente. O certo é somente usar CL com uma ótima aparência.

Cores diferentes dentro do copo, e água esbranquiçada é contaminante.

Quando for usar as CL’s, deixe-as fora da geladeira por 2 dias antes de inocular.

Observação:

Uma CL pronta, já com micélio bem desenvolvido (2 semanas) pode ser guardado em geladeira (baixar temperatura para estagnar o crescimento do micélio, nunca no freezer) por no máximo 7 meses. O ideal é 3 meses.

Guia_de_Cultivo-005.jpgGuia_de_Cultivo-006.jpg
Próxima página: PF Tek
Previous page: Hidratação de esporos