Contaminantes Comuns

Bolor de teia de aranha (Cobweb) ou Dactylium Mildew (Hypomyces sp.)

Um micélio algodoado cresce sobre o casing. Quando entra em contato com um cogumelo, o micélio em pouco tempo cobre o cogumelo com bolor e causa um leve apodrecimento. É também um parasita de cogumelos selvagens. O Cobweb é mais escuro que micélio... quase cinza comparado ao branco. A diferença na cor às vezes é difícil de perceber para quem não os viu lado a lado. O Cobweb tem outros vários indicadores: um é que dá uma freada na velocidade de crescimento. Uma pequena mancha do tamanho de uma moeda de um centavo se espalhará para cobrir um casing inteiro em apenas um dia ou dois. Possui tranças muito, muito finas, enquanto o
micélio tende a ser mais grosso. Cobweb é favorecido por umidade alta. As estratégias de controle incluem baixar a umidade e/ou aumentar a circulação de ar.

Duende Verde (Green Mold) - Trichoderma harzianum, T. viride, T. koningii

O Duende Verde causado pelo Trichoderma harzianum é caracterizado por um micélio branco agressivo que cresce sobre o casing e dentro de cogumelos causando uma leve decadência dos mesmos. Suas massas de esporos eventualmente formam um verde- esmeralda. Essas espécies de Trichoderma também esporulam na superfície do casing e devem esporular nos cogumelos infectados. Esse fungo indica que carboidratos estão disponíveis, possivelmente devido à suplementação de nitrogênio inadequada durante a fase 1 ou na compostagem. T. viride produz toxinas que destroem as paredes celulares dos cogumelos. Um composto úmido demais, com pouca amônia anterior á pasteurização, moscas, pouca higiene, anaerobiose e outros fatores influenciam a presença do duende verde. São comuns em palhas e freqüentemente ocorrem nas produções de especialidades de cogumelos. Trichoderma é muitas vezes confundido com bolor de Penicillium ou Aspergillus e vice-versa, sendo que todos três são muito similares e não é fácil distinguir sem o auxílio de um microscópio.

Bolor azul-esverdeado (Blue-green Molds) - Penicillium spp.

Esporos abundantes de cor azul-esverdeada são produzidos na superfície do substrato. É similar ao Aspergillus. Penicillium spp. utiliza carboidratos, celulose, amido, gordura e lignina. Esses fungos são muito comum em especialidades de cogumelos e são uma das principais preocupações no agar e cultura em grãos. Os esporos estão no ar e em todo os lugares.

Bolor Preto (também Bolor Amarelo e outros) - Aspergillus sp.

Muito comum nas culturas de agar e grãos e na preparação de compostos. Encontrado na maioria de substratos orgânicos, Aspergillus prefere um pH próximo ao neutro a levemente básico. Bandejas e estantes feitas de madeira para manter composto são habitats freqüentes deste contaminante. As cores das espécies variam do amarelo, verde ao preto, porém é mais freqüente serem esverdeadas, similares ao Penicillium. Essas manchas, como muitas outras, mudam sua cor e aparência de acordo com o meio onde elas ocorrem. Várias espécies são termofílicas. Algumas espécies de Aspergillus são tóxicas. Aspergillus flavus, uma espécie amarela/amarela- esverdeada, produz as mortais aflatoxins. A. flavus ataca sementes ricas em óleo que foram armazenadas em locais quentes e úmidos. De todas as toxinas, asaflatoxins são o mais potente causador de câncer de fígado já encontrado. A toxicidade dessas espécies era largamente desconhecida até que em 1960 100.000 de perus morreram misteriosamente após a explosão desta doença na Grã-Bretanha. Visto que A. flavus cresce praticamente em todos os tipos de grãos, essa espécie causa sérias preocupações nos cultivadores. O tratamento cuidadoso de qualquer mancha, particularmente do Aspergillus, deve ser uma responsabilidade primária de todos que trabalham em cultivos de cogumelos. A. fumigatus e A. niger, que se reproduzem e crescem melhor na escala de temperatura 10 a 50°C, são também patogênicos para humanos em quantidades concentradas.

Guia_de_Cultivo-048.jpgGuia_de_Cultivo-049.jpgGuia_de_Cultivo-050.jpg
Próxima página: Aspectos farmacológicos
Previous page: Pastilhas de cogumelos