Qual a diferença entre pasteurização e esterilização?

A pasteurização é executada por um período de tempo prolongado numa temperatura de cerca de 76°C e supõe-se que mata somente organismos e seus esporos suscetíveis ao calor, enquanto a esterilização funciona numa temperatura de 121°C e supõe-se que mata todos os organismos.

Os micro-organismos benéficos (principalmente bactérias) que são deixados vivos na pasteurização protegem o substrato contra outros contaminantes, bolores diferentes, por exemplo, mas não afetam o crescimento do micélio.

A pasteurização é utilizada para substratos volumosos como palha, adubo e composto e lascas de madeira, também casings, e a esterilização serve para todos os substratos altamente nutritivos como grãos diferentes.

O que é "esterilização fracionada" ou tyndallization (tindalização)?

É um método usado para destruir bactérias e endoesporos na preparação de grãos (centeio, trigo, sementes de pássaros...) e agar, e que não necessita de panela de pressão.

Nesse caso, os frascos adaptados com um disco de filtro ou uma tampa de filtro pollyfill são fervidos ou vaporizados a 100°C por 30 minutos numa panela com tampa, três dias seguidos. Entre as fervuras os frascos são mantidos a uma temperatura de cerca de 30°C (mas a temperatura ambiente funcionará também) para permitir o reaparecimento de endoesporos para germinar.

O princípio básico por trás desse método é que qualquer endoesporo resistente germinará depois do primeiro aquecimento e conseqüentemente estará suscetível a ser morto no segundo e terceiro aquecimento.

:teo_apontar_direita: O processo:

1. Aquecimento no vapor a 100°C por 30 min
Células vegetativas são destruídas, mas endoesporos sobrevivem.

2. Incubação a 30-37°C durante a noite
Muitos endoesporos de bactérias vão germinar.

3. Segundo tratamento de calor a 100°C por 30 min
Esporos germinados são mortos.

4. Segunda incubação a 30°C-37°C durante a noite
Endoesporos ainda vivos germinarão.

5. Terceiro tratamento de calor a 100°C por 60 min
Últimos endoesporos germinados são mortos.

O que é a técnica do forno (oven-tek)?

As inoculações ou transferências de culturas são feitas em frente a um forno aquecido aproveitando o ar quente que sai dele. Supõe-se que faz diminuir as taxas de contaminação, as quais são levadas pelo ar quente para longe do local.

Por que eu preciso de 15 psi quando uso a panela de pressão?

A razão é que na pressão de 15 psi a água ferve numa temperatura maior (121°C) do que na pressão ambiente (100°C). Essa temperatura mais alta mata os contaminantes se aplicada por uma duração de tempo longa.

Se você se situa a uma altitude significativa, 15 psi pode não ser suficiente. Nesse caso deve-se usar 20 psi.

:teo_atencao: ATENÇÃO: Antes de usar a panela de pressão, verifique se você sabe tudo sobre seu funcionamento e se ela está em condições de uso.

Posso esterilizar frascos PF no forno?

Com a esterilização no forno alguns problemas aparecem, como no microondas. A condução do calor de ar seco comparado ao vapor é muito menor - conseqüentemente o tempo de esterilização tem que ser maior - isso faz com que o substrato perca umidade. Aumentando a temperatura do forno muito acima de 100°C vai secar o substrato ainda mais. Substratos precisam de água para colonizar, de outra forma ele não colonizará ou terá colonização longa e insuficiente.

Há um projeto que elimina o problema de perda de umidade dos frascos. Pegue uma caçarola com tampa, ponha os frascos nela e adicione água até a metade da altura dos frascos e ponha no fogão a 180°C por pelo menos uma hora. Melhor se for por 90 minutos. Cheque o nível da água durante o processo: não deixe a água evaporar completamente.

Esse método de esterilização é tão bom quanto o da panela com tampa (não panela de pressão!).

Posso empilhar os frascos numa panela ou na panela de pressão?

Não há problema nisso, desde que haja uma tampa na panela e os frascos caibam nela. O vapor da água fervendo condensa-se na superfície dos frascos, aquecendo-os.

Posso esterilizar frascos PF no meu microondas?

Pessoas relataram algum sucesso esterilizando frascos PF no micro-ondas. O tempo de esterilização é de 7 a 10 minutos na potência máxima e os frascos devem se situar numa vasilha com um pouco d'água para prevenir evaporação excessiva do substrato. A quantidade de água no substrato terá que ser mais alta devido à evaporação da água no micro-ondas. Visto que há tipos diferentes de micro-ondas, é muito difícil dar definições quanto ao tempo de cozimento e outros parâmetros.

Conclusão: Mesmo não sendo impossível no microondas, a esterilização numa panela de pressão ou numa panela com tampa é muito mais recomendada do que a no micro-ondas, além de ser muito mais confiável também.

Lamparina caseira para mentes e bolsos simples!

Você irá precisar de:
  • Vidro de geleia ou qualquer outro vidro com tampa metálica.
  • Cadarço (também serve barbante grosso ou mesmo o próprio fio de lamparina).
  • Copinho de pinga.
  • Faca ou tesoura.
  • Álcool e fogo (lógico!).
Pegue a tampa do vidro e faça um furo no centro não muito grande, o suficiente para o cadarço passar apertado. :!: É importante que o cadarço não fique solto e sim apertado pelo furo, caso contrário você estará construindo um coquetel molotov.

Passe o cadarço pelo furo, os de geleia e alguns outros produtos já vem com um furinho feito para o lacre a vácuo, e eu recomendo o cadarço aos outros possíveis substitutos pois este tem aquele pino duro na ponta, facilitando a passagem do mesmo por um buraco estreito.

Meça 2 cm de cadarço para cima do furo e corte: será o pavio da lamparina. E para baixo e dentro do vidro deixe cadarço suficiente para completar uma volta no final do vidro - com o tempo o pavio vai ficando muito gasto, esse tanto a mais no fundo da lamparina vai servir para você ir puxando sempre que ele estiver muito queimado e precisar de mais cadarço.

Está praticamente pronta sua lamparina caseira para mentes e bolsos simples, basta molhar o pavio todo com álcool (um que queime, nada desses 20% por favor), todo quer dizer tanto a parte de cima como a parte de baixo e deixe um pouco de álcool no vidro, para ir sendo usado como combustível.

O copinho de pinga serve para apagar a lamparina, acredite não é sempre que ela apaga assoprando, na verdade são raras as vezes, sempre que desejar apagar a lamparina coloque o copinho sobre a chama. Quando o oxigênio acabar, a chama se extingue e o copinho fica preso a tampa com vácuo, isso também é importante para conter a evaporação do álcool que sobrar na lamparina, em vez de jogar fora ou deixar evaporar você poderá reutilizá-lo na próxima vez.

lamparina_001.jpglamparina_002.jpglamparina_003.jpglamparina_005.jpglamparina_006.jpglamparina_007.jpglamparina_008.jpglamparina_009.jpglamparina_010.jpg