Montagem do Monotub

Faça 4 furos na sua caixa escolhida. Faça dois furos no nível em que ficará o substrato, para a saída de gás carbônico, e dois furos na parte superior, próximos à tampa, para a entrada de oxigênio. Faça os furos com pelo menos 5 centímetros (pode variar dependendo do tamanho da caixa, é claro).

Coloque o pó de coco e a vermiculita em um balde de 20 litros de paredes grossas, com tampa.

Ferva a quantidade de água necessária, despejo no balde e feche a tampa.

Após 30 minutos, volte para o balde e mexa a mistura muito bem.

Feche novamente o balde e espere 2-3 horas, para esfriar e terminar de pasteurizar.

Cubra os furos da caixa com fita isolante (pois a caixa passará pela colonização).

Limpe a caixa com álcool. Então, despeje o substrato, deixando uma quantidade no balde para fazer a camada superior. Misture os grãos (no meu caso eu utilizei 2 vidros de 500ml de spawn de grãos para pássaros) muito bem, distribuindo-os por todo o substrato.

Com o substrato que restou no balde, faça uma camada com no máximo 1 cm de espessura por cima do substrato com micélio na caixa. Nivele bem a camada, para que o micélio colonize-a bem.

Coloque a tampa da sua caixa novamente, cubra com um saco de lixo, e deixe no local de incubação por pelo menos 10 dias! Esse tempo é para que o micélio se restabeleça no novo substrato.

Receita para o monotub:

1 litro de pó de côco​
0,25 litros de vermiculita​
0,375 litros de água​
(Para uma caixa com tamanho aproximado da utilizada no vídeo. Para quantidades maiores ou menores, basta dividir ou multiplicar os valores acima).​

Quarta parte do vídeo-tutorial: (vídeo fora do ar)