Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

  • Os tópicos em esta seção, são para discussões dos artigos enviado a nossa Biblioteca.

    Recomendamos que use a aba "Biblioteca" no menu principal acima para navegar com mais fácilidade.

Tutorial Cultivando cogumelos com sementes para pássaros

Preparo dos Grãos

:teo_seta_direita: Compre a mistura que contenha somente as sementes. Evite os grãos que possuem aquelas pequenas rações misturadas, caso não haja somente os grãos, capriche na lavagem que a ração desmancha e não haverão problemas. Ah, e de preferência grãos orgânicos para evitar fungicidas!
:teo_seta_direita: Coloque os grãos em uma panela com água, e ferva-os por uns 4 minutos.
:teo_seta_direita: Lave bem os grãos, retirando qualquer sujeira ou impureza. Repita a lavagem várias vezes, trocando a água entre elas.
:teo_seta_direita: Deixe de molho por 24 horas.
:teo_seta_direita: No dia seguinte, lave novamente os grãos, removendo grande parte dos que estouraram. Caso você sinta que seja necessário, ferva mais uma vez, tomando muito cuidado para não amolecer demais os grãos, pois eles irão desmanchar e não vai dar certo.
:teo_seta_direita: Os WBS seguram muita água, então escorra-os muito bem antes de utilizar no cultivo! :idea:
:!: Atenção! Os grãos expandem cerca de 3x vezes durante o preparo, pois absorvem muita água, então meça a quantidade que você vai utilizar com os próprios vidros para o cultivo, medindo obviamente 2 a 3 vezes menos.

Transcrevi essa parte do meu cultivo de Penis Envy, com algumas adaptações. Abaixo, segue a primeira parte do vídeo:

 
Esterilização dos Grãos

:teo_seta_direita: Pegue os grãos que foram deixados 24 horas de molho, após a preparação, e escorra a água que ficou na panela (ou o recipiente de sua escolha).
:teo_seta_direita: Adicione nova água e lave os grãos, escorrendo mais uma vez.
:teo_seta_direita: Adicione água novamente, dessa vez colocando a água e os grãos na panela, onde será realizada uma fervura.
:teo_seta_direita: Ferva os grãos, mexendo bem até que a água levante fervura. Quando isso acontecer, deixe por no máximo 2 minutos, e então desligue o fogo. Isso irá evitar que os grãos absorvam água em demasia, ou que fiquem muito moles e acabem estourando. Preste muita atenção, pois senão a consistência não será adequada e o cultivo não será bem-sucedido.
:teo_seta_direita: Agora, chegou a hora de escorrer de verdade. Com o coador, remova a maior quantidade de água possível dos grãos, e os coloque em um recipiente à parte, para então eles serem colocados no vidro. Dica: como os grãos estarão quentes, sacuda-os no recipiente, que o a água no estado de vapor sairá e secará os grãos, sem precisar escorrer muito.
:teo_seta_direita: Separe, em uma mesa: Papel alumínio, seus vidros preferidos, vermiculita e é claro, as sementes! Coloque em cada vidro uma camada de vermiculita, que absorverá qualquer umidade desnecessária que tenha permanecido durante a coagem.
:teo_seta_direita: Adicione os grãos, com cuidado para não encher demais, pois isso dificultará se você precisar sacudir mais tarde, o que deve ser feito em transferências grão-para-grão ou com ágar.
:teo_seta_direita: Corte quadrados de alumínio, ou utilize a técnica mostrada no vídeo, e coloque duas folhas em cada vidro (ou mais se você preferir, mas duas já estão de bom tamanho). Não aperte demais as folhas, e não sele também! Pressione apenas o suficiente para que elas permaneçam firmes na boca dos vidros.
:teo_seta_direita: Então, coloque seus vidros na panela de pressão! É bom prestar atenção nessa etapa, pois não pode haver excesso ou falta de água. A recomendação é adicionar água até que ela atinja pelo menos 1/3 ou mais da altura total dos vidros. Cuidado, pois se a água acabar antes do ciclo de esterilização, os vidros podem quebrar, os grãos queimarem, ou pior.
:teo_seta_direita: Feche bem sua panela, e a coloque no fogo. Não ponha a válvula ainda, mas aguarde até que a água comece a ferver. Você vai saber quando, pois sairá bastante vapor pelo bico da panela. Quando esse momento chegar, coloque a válvula e marque no relógio uma hora e meia de esterilização!
:teo_seta_direita: Quando a hora e meia concluir, desligue o fogo e aguarde a panela esfriar. ATENÇÃO: nunca abra a panela logo após desligar o fogo, pois há pressão no interior dela!! Aguarde que ela esfrie totalmente, e não tente ajudar abrindo a válvula, ou colocando água fria na panela. Seja paciente. (Além disso, você não vai poder inocular ou fazer nada com o substrato quente). ;)

Abaixo, a segunda parte do vídeo-tutorial!

 
Inoculação e Incubação

:teo_seta_direita: Antes de tudo, lembre-se de fazer os procedimentos demonstrados nesse tutorial no interior de uma glovebox, que reduzirá em muito as chances de contaminações.
:teo_seta_direita: Esterilize a sua superfície de trabalho, mãos, panela, vidros, e todo o material que você irá trabalhar durante o procedimento de inoculação. Utilize álcool 70%.
:teo_seta_direita: Os grãos colonizados que serão utilizados na transferência de Grão para Grão (G2G) deverão estar soltos, então você vai precisar chacoalhar o vidro com bastante força, mas com cuidado para não quebrá-lo. Você pode bater contra a sua perna, ou um pneu de bicicleta cheio. Os grãos deverão ficar bem livres.
:teo_seta_direita: Tente manter a panela fechada o máximo de tempo possível, somente abrindo para retirar os vidros onde serão inseridos os grãos colonizados.
:teo_seta_direita: Remova um vidro da panela, sem remover a folha de alumínio, e com cuidado para não levantar o alumínio dos outros vidros. Chacoalhe o vidro esterilizado para que os grãos fiquem soltos no interior.
:teo_seta_direita: Remova o lacre do vidro colonizado, mas sem deixar o mesmo totalmente exposto. Lembre-se, quanto menos contato com o ar, melhor.
:teo_seta_direita: Despeje um pouco dos grãos colonizados no interior do vidro com os grãos novos, com cuidado para não derramar demais. Depois de adicionar, recoloque o alumínio, e chacoalhe mais uma vez, para que os grãos com micélio se espalhem e colonizem o novo vidro mais rápido.
:teo_seta_direita: Feche bem o vidro com fita isolante, ou a fita de sua preferência, e etiquete a data, a strain e o tipo de técnica utilizada para o vidro.
:teo_seta_direita: Incube os vidros em um local escuro, e a pelo menos 26 graus (lembre que o micélio irá gerar um pouco de calor, então a temperatura externa deve ser menor).

Terceira parte do vídeo-tutorial:

 
Fazendo um Monotub

:teo_seta_direita: Faça 4 furos na sua caixa escolhida. Faça dois furos no nível em que ficará o substrato, para a saída de gás carbônico, e dois furos na parte superior, próximos à tampa, para a entrada de oxigênio. Faça os furos com pelo menos 5 centímetros (pode variar dependendo do tamanho da caixa, é claro).
:teo_seta_direita: Coloque o pó de coco e a vermiculita em um balde de 20 litros de paredes grossas, com tampa.
:teo_seta_direita: Ferva a quantidade de água necessária, despejo no balde e feche a tampa.
:teo_seta_direita: Após 30 minutos, volte para o balde e mexa a mistura muito bem.
:teo_seta_direita: Feche novamente o balde e espere 2-3 horas, para esfriar e terminar de pasteurizar.
:teo_seta_direita: Cubra os furos da caixa com fita isolante (pois a caixa passará pela colonização).
:teo_seta_direita: Limpe a caixa com álcool. Então, despeje o substrato, deixando uma quantidade no balde para fazer a camada superior. Misture os grãos (no meu caso eu utilizei 2 vidros de 500ml de spawn de grãos para pássaros) muito bem, distribuindo-os por todo o substrato.
:teo_seta_direita: Com o substrato que restou no balde, faça uma camada com no máximo 1 cm de espessura por cima do substrato com micélio na caixa. Nivele bem a camada, para que o micélio colonize-a bem.
:teo_seta_direita: Coloque a tampa da sua caixa novamente, cubra com um saco de lixo, e deixe no local de incubação por pelo menos 10 dias! Esse tempo é para que o micélio se restabeleça no novo substrato.

Receita para o monotub:

1 litro de pó de côco
0,25 litros de vermiculita
0,375 litros de água
(Para uma caixa com tamanho aproximado da utilizada no vídeo. Para quantidades maiores ou menores, basta dividir ou multiplicar os valores acima).

Quarta parte do vídeo-tutorial:

 
Rain.
No caso da inoculação através de CL ou seringa multiesporo, tu fazes um selo de vermi em cima dos grãos ou não?
Gratidão!
 
Rain.
No caso da inoculação através de CL ou seringa multiesporo, tu fazes um selo de vermi em cima dos grãos ou não?
Gratidão!

Não é preciso @Bada. Basta chacoalhar o vidro após a inoculação, embora com esporos, eu não recomende. É melhor só injetá-los em 4 lados opostos no vidro.
 
Obrigado pelo post Rainspirit. Já assisti alguns outros vídeos tutorias de cultivo e provavelmente irei utilizar o seu método em meu primeiro cultivo pois o achei o mais "simples e funcional" parabéns pelo material. Você dará continuidade ao tutorial? Notei que ainda falta a conclusão "Colheita e secagem".

Brevemente iniciarei meu cultivo e irei relatar no Forum de diários!
 
Obrigado pelo post Rainspirit. Já assisti alguns outros vídeos tutorias de cultivo e provavelmente irei utilizar o seu método em meu primeiro cultivo pois o achei o mais "simples e funcional" [...]

O mais simples e funcional se chama PF Tek.
 
Última edição:
O mais simples e funcional se chama PK Tek.

Tudo bem @mantonelli , mas de qualquer forma optarei por este método.

Fiz uma breve busca por "PK Tek" e não encontrei ocorrências... talvez tenha sido um erro de digitação em que você quis dizer da "PF Tek"? Também já a li, mas por algum motivo preferi a com sementes de pássaro. Apesar de preferir focar em apenas uma técnica agora no início, talvez eu possa cultivar com ambas e comparar o que funciona melhor no meu caso.

Obrigado @danielfcooo! Espero colher frutos em breve!
 
Grato pelo aviso, já corrigi o erro.

Quanto a sua opção, você não é o primeiro novato que escolhe iniciar um cultivo por um caminho mais difícil. Alguns tem sorte, mas a maioria não.
Boa sorte para você.
 
Grato pelo aviso, já corrigi o erro.

Quanto a sua opção, você não é o primeiro novato que escolhe iniciar um cultivo por um caminho mais difícil. Alguns tem sorte, mas a maioria não.
Boa sorte para você.

Bom, como novato não posso dizer sobre dificuldade ou eficiência de técnica alguma pois não o tenho o conhecimento para tal, o que quis dizer é que para mim a técnica das sementes pareceu uma melhor opção por puro "achismo" e sem base experimental nenhuma, mas pelo visto estou completamente errado! :LOL:

Ando "stalkeando" o CM há bastante tempo (mas só criei minha conta recentemente) e acredito já ter uma base teórica básica para tentar um cultivo, de qualquer forma tentarei ambas as técnicas e a sorte eu precisarei em ambas, como você disse um novato precisa dela e comigo não será diferente independente da técnica que eu escolha. Mas se eu errar não faz mal vai valer de experiência independente do que aconteça. ;)

Obrigado pelo conselho!!

Abraços!
 
Lê o fórum há bastante tempo, acredita que possui uma base de conhecimentos razoável e ainda acha que escolheu a técnica adequada para o seu primeiro cultivo. Como já diz o meme: "Tá serto!"

E um cultivador só precisa de sorte quando insiste em reconstruir a roda, inventando ou descartando etapas em técnicas que já estão mais que documentadas.
 
Lê o fórum há bastante tempo, acredita que possui uma base de conhecimentos razoável e ainda acha que escolheu a técnica adequada para o seu primeiro cultivo. Como já diz o meme: "Tá serto!"

E um cultivador só precisa de sorte quando insiste em reconstruir a roda, inventando ou descartando etapas em técnicas que já estão mais que documentadas.

Acalme-se meu caro, não há necessite de rispidez de sua parte. Talvez eu tenha me expressado mal, me deixe retificar por favor.

Não disse que acesso o fórum há algum tempo para embasar ou justificar a minha escolha de técnica ou para dizer que técnica A ou B seja melhor e sim pra dizer que acredito possuir o conhecimento básico para arriscar um primeiro cultivo sem ficar completamente perdido no que tange assuntos de esterilização, inoculação, incubação, terrário e etc... ou seja, conhecimento BÁSICO para se iniciar um cultivo. Caso você leia atentamente o meu post anterior irá perceber que eu disse claramente que a escolhi por "puro achismo" e sinalizei que tinha acatado a sua pontuação e admitindo que meu achismo estava errado e que realmente técnica que você citou seria a mais correta e tentaria tanto quanto na PF Tek ou na técnica citada no post como uma experiência.

Não tenho intenção e nem necessidade de recriar a roda e muito menos ser relapso ou negligente com as técnicas e etapas apresentadas neste fórum, mas talvez seja você que esteja tentando colocar chifres de unicórnios em cabeças de cavalo.

E a sorte? não a dispenso na minha mais baixa ignorância ou mais alta experiência!

"Faber est suae quisque fortunae"
"Audaces fortuna iuvat"


Obrigado pela recepção calorosa.

Grande Abraço.
 
Nao usa tem um filtro nos potes de vidro?? ouVc deixa algum furo??

Opa @Defumador ! Eu não utilizo troca gasosa com meus vidros de milho (ou outro grão), e a colonização sempre se deu muito bem. Após a germinação dos esporos, ela se desenvolve até cobrir todos os grãos (salvo exceções em casos de contaminação) :)
 
sou iniciante e fui tentar fazer esse...
aii quando tava na panela de pressão a panela explodiu!
tem como fazer sem ser nessa maldita panela?
 
Back
Top