Inoculação e Incubação

Antes de tudo, lembre-se de fazer os procedimentos demonstrados nesse tutorial no interior de uma glovebox, que reduzirá em muito as chances de contaminações.

Esterilize a sua superfície de trabalho, mãos, panela, vidros, e todo o material que você irá trabalhar durante o procedimento de inoculação. Utilize álcool 70%.

Os grãos colonizados que serão utilizados na transferência de Grão para Grão (G2G) deverão estar soltos, então você vai precisar chacoalhar o vidro com bastante força, mas com cuidado para não quebrá-lo. Você pode bater contra a sua perna, ou um pneu de bicicleta cheio. Os grãos deverão ficar bem livres.

Tente manter a panela fechada o máximo de tempo possível, somente abrindo para retirar os vidros onde serão inseridos os grãos colonizados.

Remova um vidro da panela, sem remover a folha de alumínio, e com cuidado para não levantar o alumínio dos outros vidros. Chacoalhe o vidro esterilizado para que os grãos fiquem soltos no interior.

Remova o lacre do vidro colonizado, mas sem deixar o mesmo totalmente exposto. Lembre-se, quanto menos contato com o ar, melhor.

Despeje um pouco dos grãos colonizados no interior do vidro com os grãos novos, com cuidado para não derramar demais. Depois de adicionar, recoloque o alumínio, e chacoalhe mais uma vez, para que os grãos com micélio se espalhem e colonizem o novo vidro mais rápido.

Feche bem o vidro com fita isolante, ou a fita de sua preferência, e etiquete a data, a strain e o tipo de técnica utilizada para o vidro.

Incube os vidros em um local escuro, e a pelo menos 26 graus (lembre que o micélio irá gerar um pouco de calor, então a temperatura externa deve ser menor).

Terceira parte do vídeo-tutorial: (vídeo fora do ar)
Próxima página: Montagem do Monotub
Previous page: Esterilização dos Grãos