Os cogumelos precisam de luz? Quanto?

Cogumelos não são plantas. Por isso não precisam da mesma quantidade de luz que as plantas necessitam (por não realizarem fotossíntese) os substratos já colonizados, devem ser mantidos em um local escuro para garantir que o substrato não irá frutificar antes do tempo. Mas quando os substratos estiverem completamente colonizados, eles devem ser introduzidos à luz para iniciar o processo de frutificação. Isso porque a luz "diz" ao substrato que as condições são favoráveis para o mesmo formar seus frutos. Informação defasada: hoje em dia sabe-se que a pinagem só ocorre após o substrato disponível ter sido todo colonizado, o que torna dispensável a incubação no escuro.

Somente uma luz ofuscada é necessária durante a frutificação. Qualquer coisa além disso que seja muito brilhante ou muito quente poderá danificar aos bolos. Uma luz fluorescente ou luz solar indireta já é o bastante. Mas, basicamente, qualquer tipo de luz visível será o suficiente. Poucas horas de luz por dia já é o bastante.

Uma fonte com um amplo espectro de luz, especialmente se este tiver uma boa quantidade de luz azul, será ótimo. Um bom exemplo de luz azul é a luz do dia, natural, ou lâmpadas florescentes – lembre-se que sempre a natureza é o melhor caminho. Mas se somente uma luz incandescente de baixa voltagem estiver disponível (25 W é o bastante), não muito perto do terrário, os bolos irão frutificar bem.