Qual raça de esporos eu devo encomendar?

Esta é uma pergunta insistente, mas que não pode ser respondida diretamente. É uma pergunta das mais subjetivas em nosso hobby e cada cultivador terá uma resposta. Não existem raças de esporos ruins, e geralmente todas as raças são similares nos parâmetros de cultivação e produção.

Alguns produtores preferem os cogumelos com chapéu pontudo, que podem ser encontrados no Equador, na América do Sul e em outros lugares específicos. Outros preferem raças que colonizam e frutificam em climas mais quentes, como os de Camboja e a raça “A”. Outros preferem os que frutificam como petit (que não significa menos peso por colheita), como os P. cubensis mexican e outras raças mexicanas. Já outros preferem colonizadores vigorosos, como os de Porto Rico (que também carregam a fama de serem cogumelos bastante potentes).

Mas então, existe alguma raça mágica que me dará cogumelos potentes em pouco tempo? Não, a resposta é curta e grossa. Algumas raças podem ser mais potentes, mas produzem menos frutos. Já outras, produzem grande quantidade de frutos, mas que também não são tão potentes. Se compararmos cubensis com cubensis, não existe uma super raça que deveria ser escolhida em vez de outra.

Não existe um consenso que diz qual raça deve-se criar. Algumas pessoas gostam de ruivas, enquanto outros preferem as morenas. Questão de gosto, somente isso.