Bem-vindo ao Teonanacatl

Olá, seja bem-vindo!


Nós somos uma comunidade de entusiastas da micologia. Aqui você encontrará diversos assuntos envolvendo a micologia amadora, incluindo cultivos de cogumelos comestíveis, medicinais e psicoativos, como os do gênero Psilocybe!


Convidamos você para participar da nossa comunidade! Leia o nosso termos de uso e cadastra-se clicando no botão abaixo ou clicando aqui!


  1. Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

    Dispensar Aviso

Tutorial Caçando, identificando e colhendo os Cogumelos

Avaliação:
4.8125/5,
  1. marcosbj
    Compilado por @marcosbj

    Modificado por @Ecuador

    :arrow: Introdução

    A intenção desse texto é servir como guia completo de como localizar, identificar e colher cogumelos psicoativos nos pastos e campos do Brasil. Os cogumelos aqui apresentados podem ser de duas espécies: Psilocybe cubensis e Psilocybe subcubensis, indistinguíveis a olho nu, ambas psicoativas.

    Como disse, a intenção é que, a partir desse guia, você esteja pronto para caçar os cogumelos. Mas vale citar a Shroomery.com aqui:

    "Não existe uma forma de identificar um cogumelo baseando-se unicamente em uma fotografia ou descrição. A identificação de cogumelos é um processo complexo qual é fácil de se cometer um erro. Existem muitas variedades de cogumelos comestíveis e psicoativos que possuem semelhança com venenosos. Até mesmo um especialista pode se enganar com a aparência externa desses cogumelos letais. A não ser que você tenha companhia de um micologista ou um caçador de cogumelos com conhecimento e experiência, ou se dedicar ao cuidadoso processo de estudo de identificação de cogumelos, através da leitura de livros ou/e preferencialmente associando-se a uma sociedade de micologistas. Nós sinceramente recomendamos não consumir os cogumelos que você coletou. Aprender a identificar cogumelos não é um processo fácil nem impossível, entretanto exige treinamento já que as consequências de comer um cogumelo venenoso são perigosas... deve-se ter um cuidado extremo.”

    (obrigado pela tradução, chapeleta)​

    Vale também lembrar do cenário, que é bem diferente. Aqui no Brasil, como já foi dito, um número bastante inferior de variedades de cogumelos são encontrados in natura nos pastos. Nos EUA e em outros países, existem milhares de tipos de cogumelos, psicoativos ou não, espalhados pelos campos e florestas. Então, o ponto final seria: aqui você pode aprender, mas a responsabilidade de decidir se vai utilizar os cogumelos ou não é inteiramente e exclusivamente sua.

    Todo o conhecimento aqui apresentado é resultado da combinação da experiência dos usuários do site Teonanacatl e de informações recuperadas e analisadas de outras fontes.

    As fotos aqui apresentadas serão bastante parecidas com as dos cogumelos que você encontrará no campo. Somente lembre-se de ter certeza absoluta do que está ingerindo. Esperamos que ao final da leitura deste texto você esteja com toda a certeza e possa decidir se vai usar os cogumelos (com segurança!).

    :arrow: Índice geral

    Introdução

    1) Teoria

    Único: entendendo um pouco da teoria antes de partir para a caça
    2) Caçando

    a) Onde?
    b) Quando?
    c) Preparativos antes da ida
    d) Cheguei ao local. E agora?
    e) Dicas de procura
    3) Identificando

    a) O cogumelo psicoativo mais comum no Brasil
    b) O cogumelo branco, comum nos pastos do Brasil
    c) Dicas de identificação
    4) Colhendo

    a) O tamanho do cogumelo – como aproveitar bem
    b) Como retirar o cogumelo do estrume
    c) Dicas de colheita
    d) Responsabilidade na colheita
    * Ver Artigo Inteiro
    By marcosbj, 20 Abr 2005 | Updated: 8 Nov 2016 | |
    WoD, Jonaum, plonk156 e 6 outros curtiram isto.