Bem-vindo ao Teonanacatl

Olá, seja bem-vindo!


Nós somos uma comunidade de entusiastas da micologia. Aqui você encontrará diversos assuntos envolvendo a micologia amadora, incluindo cultivos de cogumelos comestíveis, medicinais e psicoativos, como os do gênero Psilocybe!


Convidamos você para participar da nossa comunidade! Leia o nosso termos de uso e cadastra-se clicando no botão abaixo ou clicando aqui!


  1. Este site utiliza cookies. Ao continuar utilizando esse site, você concorda em usar nossos cookies. Saiba Mais.
  2. Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

    Dispensar Aviso

Caçando, identificando e colhendo os Cogumelos

Avaliação:
4.78571/5,
  1. marcosbj
    Compilado por @marcosbj

    Modificado por @Ecuador

    :arrow: Introdução

    A intenção desse texto é servir como guia completo de como localizar, identificar e colher cogumelos psicoativos nos pastos e campos do Brasil. Os cogumelos aqui apresentados podem ser de duas espécies: Psilocybe cubensis e Psilocybe subcubensis, indistinguíveis a olho nu, ambas psicoativas.

    Como disse, a intenção é que, a partir desse guia, você esteja pronto para caçar os cogumelos. Mas vale citar a Shroomery.com aqui:

    "Não existe uma forma de identificar um cogumelo baseando-se unicamente em uma fotografia ou descrição. A identificação de cogumelos é um processo complexo qual é fácil de se cometer um erro. Existem muitas variedades de cogumelos comestíveis e psicoativos que possuem semelhança com venenosos. Até mesmo um especialista pode se enganar com a aparência externa desses cogumelos letais. A não ser que você tenha companhia de um micologista ou um caçador de cogumelos com conhecimento e experiência, ou se dedicar ao cuidadoso processo de estudo de identificação de cogumelos, através da leitura de livros ou/e preferencialmente associando-se a uma sociedade de micologistas. Nós sinceramente recomendamos não consumir os cogumelos que você coletou. Aprender a identificar cogumelos não é um processo fácil nem impossível, entretanto exige treinamento já que as consequências de comer um cogumelo venenoso são perigosas... deve-se ter um cuidado extremo.”

    (obrigado pela tradução, chapeleta)​

    Vale também lembrar do cenário, que é bem diferente. Aqui no Brasil, como já foi dito, um número bastante inferior de variedades de cogumelos são encontrados in natura nos pastos. Nos EUA e em outros países, existem milhares de tipos de cogumelos, psicoativos ou não, espalhados pelos campos e florestas. Então, o ponto final seria: aqui você pode aprender, mas a responsabilidade de decidir se vai utilizar os cogumelos ou não é inteiramente e exclusivamente sua.

    Todo o conhecimento aqui apresentado é resultado da combinação da experiência dos usuários do site Teonanacatl e de informações recuperadas e analisadas de outras fontes.

    As fotos aqui apresentadas serão bastante parecidas com as dos cogumelos que você encontrará no campo. Somente lembre-se de ter certeza absoluta do que está ingerindo. Esperamos que ao final da leitura deste texto você esteja com toda a certeza e possa decidir se vai usar os cogumelos (com segurança!).

    :arrow: Índice geral

    Introdução

    1) Teoria

    Único: entendendo um pouco da teoria antes de partir para a caça
    2) Caçando

    a) Onde?
    b) Quando?
    c) Preparativos antes da ida
    d) Cheguei ao local. E agora?
    e) Dicas de procura
    3) Identificando

    a) O cogumelo psicoativo mais comum no Brasil
    b) O cogumelo branco, comum nos pastos do Brasil
    c) Dicas de identificação
    4) Colhendo

    a) O tamanho do cogumelo – como aproveitar bem
    b) Como retirar o cogumelo do estrume
    c) Dicas de colheita
    d) Responsabilidade na colheita
    * Ver Artigo Inteiro
    By marcosbj, 20 Abr 2005 | Updated: 8 Nov 2016 | |
    WoD, Jonaum, plonk156 e 6 outros curtiram isto.