Sou iniciante no assunto, onde começo?

O melhor lugar para começar, por sorte sua, é aqui mesmo. Dê uma olhada nos links – eles lhe mostrarão técnicas e modos de se cultivar cogumelos dentro e fora de casa. Se você acabar de ler sobre as técnicas e ainda tiver dúvidas, dê uma pesquisada em nossa Biblioteca. Se mesmo assim não obtiver a resposta desejada ou outras duvidas surgirem, entre em nosso Fórum de Cultivo de Cogumelos e veja se alguém postou algo sobre isso. Se não, abra um tópico perguntando e com certeza você terá respostas de pessoas que conhecem e são muito experientes no assunto. E boa sorte!

@Cygnus X 1: "também acho interessante a utilização dos searchs (buscas/procuras) que o site usa, especialmente quando é necessário entender o que são as palavras esquisitas que esse pessoal fala".

Qual é a melhor técnica para os iniciantes?

A técnica que a maioria dos iniciantes usa é a "PF Cakes/Bolos PF", cultivando primeiro o micélio e depois desse micélio “sairão” os cogumelos.

Leia mais sobre a PF Tek :arrow: Biblioteca / Perguntas Frequentes / Técnica - O PF

Muito já foi escrito sobre isso e a técnica de PF funcionou incontáveis vezes para muitas pessoas. Mas de qualquer maneira, há quem possa dizer que a técnica de casing não é tão difícil assim e produz muito mais cogumelos em retorno, ao invés de deixar os bolos como...bolos! E se você tem uma panela de pressão, grão inteiros (semente, falaremos nisso mais a frente) são um ótimo substrato (a “comida” do micélio) para trabalhar.

Ainda assim, se você é um iniciante e não conhece tanto sobre cogumelos, os bolos são a melhor opção.

Como cultivar muitos cogumelos em pouco tempo?

A maneira mais rápida de se obter uma grande quantidade de cogumelos (de qualquer espécie) é usar substratos volumosos, inoculados com uma raça selecionada de um clone que evidenciou um rápido crescimento do micélio e também uma frutificação (frutos do micélio são os cogumelos) bem rápida, com alto retorno. Você vai precisar de uma panela de pressão enorme e também uma espécie de galpão. Para ser bem honesto, não existe uma maneira rápida e fácil de se produzir uma “colheita” em massa no começo, mas se você seguir as instruções aqui apresentadas, utilizando as técnicas de maneira correta, você já estará em seu caminho para ser um bom cultivador. Ainda, siga os conselhos dos sábios cultivadores aqui do Teonanacatl e você se sairá bem.

PS: esta comunidade não aprova a venda de cogumelos. Então, se você postar uma pergunta do tipo “Como vender cogumelos?”, vai ser considerado traficante. Poderá ser simplesmente ignorado ou em casos extremos banido do fórum. Não procure problemas, cogumelos não são para isso!

Quanto vai me custar essa coisa toda?

Quando você começa a cultivar cogumelos, existe um custo inicial, pois alguns itens necessários não são itens do dia a dia, que você poderia ter por ai em sua casa. Esta estimativa é bem “por alto” pois o preço dependerá da técnica que você esta usando e da variação de preços que temos nas regiões da Brasil. Esta estimativa prevê que você já tenha um grande pote ou uma panela de pressão e alguns outros itens de casa.

Preço estimado:
  • 12 1/2 pint widemouth jars with lid 10$
  • 1 pound brown rice flour 1$
  • 1 gallon bag of vermiculite 5$
  • 1 gallon bag of perlite 5$
  • 2 spore syringes 25$
  • 10 gallon rubbermaid container 10$
  • Total (around) 60$
Cultivar seus próprios cogumelos: não tem preço!

O que é melhor? Bolos ou casing?

A melhor maneira de se responder tal questão é listando as principais diferenças entre as duas técnicas e deixando o trabalho de escolher a melhor para você mesmo, dependendo da sua preferência e nada mais. Se você é um iniciante e gostaria de cultivar somente alguns cogumelos, bolos são a melhor opção. O processo é mais rápido e as chances de contaminação são bem menores. Depois de você aprender a crescer e cultivar os bolos e sentir que está preparado para outras técnicas, aí sim você poderá passar para outros métodos mais complicados mas também mais produtivos.

Onde eu posso encomendar esporos e seringas?

Existem, na Internet, vários sites onde você poderá encomendar seus esporos, seringas e outros suprimentos*. Há também bancos de esporos** que distribuem carimbos em troca de uma pequena contribuição (bancos de esporos pelo mundo).

*Questões sobre vendedores específicos não são discutidas em nosso fórum.

**A lista atualizada de bancos de esporos que se adequam às normas da nossa comunidade encontra-se em:

Qual raça de esporos eu devo encomendar?

Esta é uma pergunta insistente, mas que não pode ser respondida diretamente. É uma pergunta das mais subjetivas em nosso hobby e cada cultivador terá uma resposta. Não existem raças de esporos ruins, e geralmente todas as raças são similares nos parâmetros de cultivação e produção.

Alguns produtores preferem os cogumelos com chapéu pontudo, que podem ser encontrados no Equador, na América do Sul e em outros lugares específicos. Outros preferem raças que colonizam e frutificam em climas mais quentes, como os de Camboja e a raça “A”. Outros preferem os que frutificam como petit (que não significa menos peso por colheita), como os P. cubensis mexican e outras raças mexicanas. Já outros preferem colonizadores vigorosos, como os de Porto Rico (que também carregam a fama de serem cogumelos bastante potentes).

Mas então, existe alguma raça mágica que me dará cogumelos potentes em pouco tempo? Não, a resposta é curta e grossa. Algumas raças podem ser mais potentes, mas produzem menos frutos. Já outras, produzem grande quantidade de frutos, mas que também não são tão potentes. Se compararmos cubensis com cubensis, não existe uma super raça que deveria ser escolhida em vez de outra.

Não existe um consenso que diz qual raça deve-se criar. Algumas pessoas gostam de ruivas, enquanto outros preferem as morenas. Questão de gosto, somente isso.

Qual a diferença entre uma seringa de esporos e um “carimbo” (print) de esporos?

Um carimbo (print) são vários esporos (veículos de reprodução dos fungos) juntos, que o cogumelo soltou quando atingiu sua maturidade. Um carimbo de esporos é um pedaço de papel (ou de papel de seda, papelão, papel de foto, vidro, etc.) que contém tais esporos nele. É como se o cogumelo imprimisse seus esporos em um papel. Quando um cogumelo já atingiu sua maturidade, seu chapéu é removido da haste e é colocado sobre um pedaço de papel. Assim, o chapéu depositará seus esporos sobre o papel, num período entre 12 horas e 2 dias (dependendo da quantidade de esporos que ainda estão disponíveis).

Já uma seringa de esporos é uma mistura de água (destilada ou esterilizada) e esporos de cogumelos, armazenados em uma seringa normal esterilizada. Na maioria das vezes, um carimbo será usado para fornecer os esporos que são usados na produção da seringa.

Um carimbo de esporos pode ser usado de diversas maneiras e ganha certas vantagens a frente de outros métodos. Primeiramente, como já foi dito, carimbos podem ser usados para produzirmos seringas. Além disso, este é o método mais fácil para se enviar os esporos, já que eles podem facilmente ser enviados dentro de uma carta normal. Carimbos de esporos também são a melhor maneira de se estocar os esporos por um longo tempo, se comparado com as seringas. Uma seringa de esporos é geralmente usado com somente um propósito: para inocular substratos estéreis com os esporos. Isso pode ser feito de diferentes maneiras: usando o método de PF, usando grãos inteiros e também usando o método de agar-agar. As seringas devem impreterivelmente estar esterilizadas quando forem usadas para inocular o substrato, e já vêm estéreis quando compradas de fornecedores. Nesse caso, estéril significa que as seringas somente contem água e esporos, estando livres de bactérias ou bolores. Este é o motivo porque tantas pessoas compram seringas de fornecedores. Eles não sabem ou não confiam em si mesmos para criar seringas estéreis usando carimbos estéreis.

Um carimbo de esporos tem sim suas desvantagens se comparado a uma seringa. Primeiramente, esporos secos, não misturados à água destilada, não deveriam ser usados para inoculação do substrato e esporos guardados na forma de carimbo são naturalmente secos. Os esporos precisam ser hidratados para ser de bom uso, inoculando assim vários pontos do substrato. Quanto mais fresco um carimbo é (o quão novo é desde que foi feito), menos tempo será gasto reidratando os esporos. Alguns cultivadores dizem que esporos podem ser aplicados diretamente no substrato. Para isso, seria necessário raspar o carimbo sobre o substrato, mas essa é mais uma exceção do que uma norma geral. Além disso, lidar diretamente com os carimbo pode ser um desafio para cultivadores iniciantes.

Uma seringa de esporos também conta com suas desvantagens se comparada a um carimbo, especialmente se levarmos em conta a remessa em si, do distribuidor à sua casa. Um envelope é muito mais comum e passa pelos Correios mais desapercebido do que uma caixa. E isto é algo que várias pessoas desejam – serem o mais discretos possíveis. Em segundo lugar, os esporos são melhor armazenados na forma de carimbos do que em seringas. Esporos armazenados na forma de carimbos podem durar por alguns anos, enquanto uma seringa devera ser usada em no máximo seis meses, para serem efetivos ao máximo. Seringas chamam mais a atenção do que carimbos e geralmente têm um ar mais suspeito, por estarem em uma, ora, seringa!

Vermiculita – É perigosa? Onde encontrar?

Há pouco mais de 10 anos atrás a vermiculita originada de uma mina localizada nos Estados Unidos apresentou sinais de amianto em sua composição e a mina foi desativada.

A vermiculita vendida hoje em dia (principalmente no Brasil) não deve conter traços de amianto e pode ser facilmente comprada* em lojas de jardinagem (menos comuns no Brasil) e em Pet shops, as lojas de animais. Também podemos encontrá-la em lojas de material de construção, como isolante acústico.

De qualquer maneira, seria bom evitar o contato e principalmente a inalação de qualquer poeira que venha da vermiculita. Quando a mesma estiver molhada, então não existe mais perigo de particular suspensas no ar.
Os links abaixo, em inglês, podem lhe dar mais informações sobre a vermiculita.

*Informações sobre locais de compra de vermiculita podem ser obtidas nos seguintes artigos:

Eu realmente preciso de uma panela de pressão?

Você não precisa de uma panela de pressão, embora seja aconselhável usar uma, pois aumenta muito as chances de sucesso, quando estiver esterilizando os potes a serem usados em PF, ou quando estiver esterilizando instrumentos que possam flutuar, como seringas. Mas se você optar pelo uso de grãos inteiros ou agar-agar, você precisará de uma panela de pressão (o ideal seria uma autoclave, mas a panela de pressão será suficiente).

Os cogumelos precisam de luz? Quanto?

Cogumelos não são plantas. Por isso não precisam da mesma quantidade de luz que as plantas necessitam (por não realizarem fotossíntese) os substratos já colonizados, devem ser mantidos em um local escuro para garantir que o substrato não irá frutificar antes do tempo. Mas quando os substratos estiverem completamente colonizados, eles devem ser introduzidos à luz para iniciar o processo de frutificação. Isso porque a luz "diz" ao substrato que as condições são favoráveis para o mesmo formar seus frutos. Informação defasada: hoje em dia sabe-se que a pinagem só ocorre após o substrato disponível ter sido todo colonizado, o que torna dispensável a incubação no escuro.

Somente uma luz ofuscada é necessária durante a frutificação. Qualquer coisa além disso que seja muito brilhante ou muito quente poderá danificar aos bolos. Uma luz fluorescente ou luz solar indireta já é o bastante. Mas, basicamente, qualquer tipo de luz visível será o suficiente. Poucas horas de luz por dia já é o bastante.

Uma fonte com um amplo espectro de luz, especialmente se este tiver uma boa quantidade de luz azul, será ótimo. Um bom exemplo de luz azul é a luz do dia, natural, ou lâmpadas florescentes – lembre-se que sempre a natureza é o melhor caminho. Mas se somente uma luz incandescente de baixa voltagem estiver disponível (25 W é o bastante), não muito perto do terrário, os bolos irão frutificar bem.

Qual é o cogumelo mais potente?

Não existe uma resposta clara para tal pergunta. Diferentes pesquisadores apresentam diferentes resultados.

Aparentemente, as espécies "amantes de madeira" (woodlovers) são as mais potentes, como o P. cyanescens e o P. azurescens. Contudo, as espécies "amantes de estrume" aparentam ser bastante potente, como o Pan. cyanescens e o Pan. tropicalis. O teor de um exato alcaloide pode variar mesmo entre subespécies, então não existe uma resposta clara. Espécies que também são bastante potentes são aquelas encontradas nos pastos como o P. similanceata, mas o cultivo do mesmo é extremamente difícil.

O P. cubensis é ligeiramente menos potente, mas bastante fácil de ser cultivado, sendo esta a razão de eles serem tão populares. Também vale lembra que no Brasil, esta é a espécie mais comum de cogumelos, sendo de fácil acesso a todos, tanto os cogumelos quanto os esporos.

Onde posso ter informações e explicações de termos relacionados ao cultivo de cogumelos?

Você poderá encontrar informações de vários termos relacionados a cogumelos em nosso glossário.

Onde posso encontrar fotos e explicações de termos relacionados ao cultivo de cogumelos?

Você pode encontrar fotos com explicações de termos relacionados ao cultivo de cogumelos no seguinte tópico :arrow: Figuras ilustrando o cultivo