Higrômetros analógicos são fabricados com uma tolerância de fabrica de +- 5% pontos de umidade (algumas vezes mais) pelo alcance normal de 40-80%. Entretanto o calibrador de umidade é pré-regulado na fábrica, e essa calibração pode estar fora desses parâmetros por várias razões.

Uma maneira simples de se calibrar higrômetros em casa é usando sal comum em um pote fechado. Sal de mesa, quando usando corretamente, irá manter exatos 75% de umidade em um ambiente perfeitamente selado. Então, para fazer isso, você precisará de três itens. Primeiro consiga um pote hermeticamente selado tipo tappewere, como alternativa pode ser um saco ziplock resistente. Segundo você precisará de uma colher de mesa de sal. Terceiro, qualquer pote raso para colocar o sal, como uma tampa de garrafa plástica.

Coloque o sal nesse pote pequeno e coloque algumas gotas de água para umidificar. Não dissolva ainda. Com apenas algumas gotas você vai conseguir o que você quer, que é sal úmido. Depois, cuidadosamente coloque o sal nesse pote pequeno, junto com o higrômetro, em um pote hermeticamente selado. Por favor não coloque nenhum sal úmido no calibrador. Também verifique se o ponto de início (da leitura atual) está dentro do alcance de 40-80%.

Sele bem o pote. Nota: se tiver dúvidas se o pote é um ambiente perfeitamente selado, dobre-o colocando-o dentro de um segundo pote ou saco. Não tente remover o ar estante que está preso dentro. Agora espere pelo menos 5 ou 6 horas até que o ambiente tenha se estabilizado. Não abre o pote. Leia o medidor de % do nível da umidade, ele deve estar em exatos 75%. Se não estiver perceba o desvio como sendo o tanto que o seu higrômetro está fora de calibração. Por exemplo se lê 68%, o calibre está com menos 7%. Se por outro lado lê 80%, o calibre está 5% acima.

Agora remova o calibrador do pote e o coloque dentro de uma pequena chave de fenda, veja se ela cabe atrás do pequeno orifício no centro da placa detrás - se couber, irá funcionar bem. Coloque-a no orifício e rode lentamente enquanto observa o visor na frente, se o calibre estiver com 4% a mais do que previamente rode a chave na direção dos ponteiros do relógio e faça com que o calibre no visor fique 4% a mais do que previamente. Pelo contrário, se o seu calibre estava 6% acima, gire a chave contra os movimentos do relógio e faça com que o medidor aponte 6% a menos do que fazia previamente.

É isso. Seu medidor agora está calibrado e você deve se sentir bem confortável com a sua exatidão.