Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Voltei, Segundo cultivo!!

Diário de cultivo completo.
É com grande satisfação que inicio outro diário de cultivo (finalmente).
Tenho andado afastado do cultivo e do forum, só de vez em quando entrava para ver o que estava acontecendo. :D

Bom vamos ao que interessa.

Seringas:
Fiz 4 seringas de 3ml com 1/4 de carimbo cada:
Pesa
Thai
B+
Mex

As seringas de Pesa e B+ acredito ter cometido um erro na confecção (excesso de limpeza), acho que deixei resíduo de lysol no copinho que eu raspei os esporos.

Esterilização e Inoculação:
Deixei o milho de molho por 12 horas com agua quente, depois de 12 horas eu troquei a agua por outra também aquecida.
Depois das 24 horas de molho, cozinhei o milho, apenas 5 minutos a partir do momento que começou a ferver (não gosto de cozinhar o substrato por que acho que acabo perdendo nutrientes na agua).
Quando o milho já havia esfriado acomodei-o em 4 copos que foram para a panela de pressão por 40 minutos aproximadamente. No primeiro cultivo realizei a esterilização fracionada o que me garantiu que nenhum copo contaminasse (a nao ser aquele em que exagerei na agua). Nesse esterilizei apenas uma vez, seja o que o micelio quiser!!

Quando esfriou (umas 12 horas depois) em uma ação ninja, inoculei um pouco mais de 1ml por copo.
Fiz 2 copos de Mex e 2 de Thai (isso aconteceu no dia 03/08).

Incubação:
Estou utilizando a mesma incubadora do meu primeiro cultivo. Porem agora no inverno o aquecedor de 1w (em um isopor de 17L, realmente pequeno) não está dando conta do recado a temperatura no interior da incubadora está oscilando entre 25 a 27°C.

Os copos de Thai estão muito avançados colonizando em tempo recorde mesmo com as condições citadas acima, já o Mex está MUIIIITO devagar.

Hoje dia (10/08):
Agitei os 4 copos, e vi algo estranho nos copos de Thai que espero ser mancha de agua pois o micelio está voraz!!

Bom por enquanto é só, assim que possível irei postar algumas fotos e esterilizar mais copos pra que eu posso avaliar se eu realmente fiz merda na confecção das seringas de B+ e Pesa.

Abraços.

Mas uma coisa muito importante: mesmo com todo o aparato, é 100% interessante utilizar assim mesmo um oxigenador de aquário, mandando ar direto pra dentro do terrário.

Com certeza seria ótimo se tivesse ar entrando o tempo todo no terrário, porem ficaria dificil (ou ocuparia muito espaço no terrário) um oxigenador de agua visto que o fundo do terrário é seco.

Vou apostar na solução cooler + umidificador nesse cultivo.

Abraços.

Atualizando:

Ontem dia 14/09 tirei os 3 cases do cold shock (deu aproximadamente 18 horas), tive que tirar pois iria viajar no final de semana.

Os cases ficaram incubados por quase 7 dias, tempo que julgo suficiente pro micélio se recuperar e colonizar as camadas de case.

Com o case no terrário deixei o umidificador ligado por 5 minutos (olha a chuva!!!), a névoa ficou densa dentro do isopor e espero que o micélio aproveite a umidade.

Domingo ou segunda quando voltar espero ter novidades pra mim e pra postar aqui.

bom é isso ae, abraços.

Última edição por um moderador:
Atualizando:

Cases com 7 dias de terrário:

Mex:
Mex.JPG

Thai:
Thai.JPG

B+:
B+.JPG

Olha quem me surpreendeu hoje (pins tornam o dia mais feliz!!!):
B+ (zoom):
B+_Pins.JPG

O sistema de refrigeração esteve desligado nesses 7 dias (dimensionei mal o tamanho do reservatório de agua e tive que adquirir outro).

Coloquei pra funcionar hoje de manha (com blocos de gelo no reservatório), em poucos minutos a temperatura que estava próxima de 30 já caiu pra 25, vou tentar estabilizar em 20.

Abraços.

Q beleeeza! Eu disse que já estava na hora de darem as caras, até segunda é 90% de chance dos outros cases terem colocado o PIN pra fora!

Esse sistema de refrigeração e esquentação (aquecimento hehe) é bem eficaz. Ele resfria ou aquece o terrário rapidamente e demora pra mudar a temperatura se o terrário for de isopor, nos dias mais quentes eu ligo ele uma vez a cada no mínimo 35 horas, nesse tempo a temperatura semrpe fica dentro do aceitável.

Por exemplo: se eu ligar e deixar a temperatura em 17/18 graus ele vai demorar no mínimo 35 horas pra atingir 21/22!

Ao se ausentar no fds, derrube a temperatura pra 16/17 g (se estiver muito quente) e ao retornar na segunda ela ainda vai estar dentro dos padrões!

Abraços

Olha que loucos esses potes!
lindos mesmo!
parabens broder!!!

Obrigado, mais o merito é do micélio!!!
:D

Q beleeeza! Eu disse que já estava na hora de darem as caras, até segunda é 90% de chance dos outros cases terem colocado o PIN pra fora!

Esse sistema de refrigeração e esquentação (aquecimento hehe) é bem eficaz. Ele resfria ou aquece o terrário rapidamente e demora pra mudar a temperatura se o terrário for de isopor, nos dias mais quentes eu ligo ele uma vez a cada no mínimo 35 horas, nesse tempo a temperatura semrpe fica dentro do aceitável.

Por exemplo: se eu ligar e deixar a temperatura em 17/18 graus ele vai demorar no mínimo 35 horas pra atingir 21/22!

Ao se ausentar no fds, derrube a temperatura pra 16/17 g (se estiver muito quente) e ao retornar na segunda ela ainda vai estar dentro dos padrões!

Abraços

Com certeza é muito eficiente e principalmente em terrarios de isopor que conserva um pouco o equilibrio termico!!!

Só preciso fazer alguma coisa pra auxiliar na hora de tirar a agua do reservatorio, o reservatorio está no chão e muito perto dos outros equipamentos, é uma luta trocar a agua sem molhar tudo ao redor!!!

ATUALIZANDO
B+ attack:
B+_coguzim.JPG
Eu realmente devo ter uma ligação com essa strain!!!

O case de Thai ainda não tem nenhum sinal de primordia ou de pin.
O case de Mex parece ter algumas primordias (fiquei um tempão namorando os cases pelo vidro do terrário e posso estar alucinando sobre o Mex eheheheh).

Abraços.

Fala rapaz, pra não fazer molhadeira ligue a bomba e coloque o retorno em outro recipiente e espere esvaziar o reservatorio. eu faço assim aki e não tenho problemas de molhadeira! ou se você não quiser ficar trcando a água coloque uma daquelas pastilhas ou duas pra avacalhar mesmo de cloro de piscina que vc não vai precisar ficar trocando a água!

Ahh... parabéns pelos b+, papai!

Abraços!

Duas palavrinhas a dizer: MUITO LINDO!

Rod ta 10 isso aeh! Parabéns!
Seu micélio esta muito satisfeito contigo!:D
Ele esta te presentiando!(e nem é dia dos pais)!!!

Good-vibes for Beauty Presents!

Parabéns garoto segue firme!!:)

Sel Liga agora que pinou e evita a entrada de ar nao filtrado.
Lindo pinset, porém sem querer te ddsanimar, parece que tem verticullum nos pins.
Evita umidade em excesso.

Fala rapaz, pra não fazer molhadeira ligue a bomba e coloque o retorno em outro recipiente e espere esvaziar o reservatorio. eu faço assim aki e não tenho problemas de molhadeira! ou se você não quiser ficar trcando a água coloque uma daquelas pastilhas ou duas pra avacalhar mesmo de cloro de piscina que vc não vai precisar ficar trocando a água!

Ahh... parabéns pelos b+, papai!

Abraços!
É verdade, só precisava usar a cabeça e obrigado!!!

Duas palavrinhas a dizer: MUITO LINDO!

Rod ta 10 isso aeh! Parabéns!
Seu micélio esta muito satisfeito contigo!:D
Ele esta te presentiando!(e nem é dia dos pais)!!!

Good-vibes for Beauty Presents!

Parabéns garoto segue firme!!:)
Obrigado brother!!

Sel Liga agora que pinou e evita a entrada de ar nao filtrado.
Lindo pinset, porém sem querer te ddsanimar, parece que tem verticullum nos pins.
Evita umidade em excesso.
Onde voce indentificou? o verticullum não são riscos escuros no corpo do cogu?

Cara, poderia postar uma foto deste controlador? Boa sorte, valeu!
Não estou perto do cultivo, quando estiver tirarei uma foto.

Abraços.

Falaaa pessoal!!

Atualizando:

B+:
B+_1.JPGB+_2.JPGB+_zoom.JPG

Mex:
Mex.JPG

Thai:
Thai.JPG

-------------------------------------------------------------------

Alienardo:
O Verticullun irá contaminar os outros cases do terrario?
Alguma medida profilatica? Ou o melhor remedo é evitar e remover o case do terrario?
(metralhadora de perguntas!!!)

Acho que uma vez li que o vetor desse contaminante são insetos, podem ser, hoje de manha eu achei uma formiga morta presa no filtro do cooler, deve ter tentado entrar com o cooler ligado eheheheh.

:D

Abraços.

Alienardo:
O Verticullun irá contaminar os outros cases do terrario?
Alguma medida profilatica? Ou o melhor remedo é evitar e remover o case do terrario?
(metralhadora de perguntas!!!)

1- sim, se os cogumelos encostarem uns nos outros.
2- após o flush Borrife AGUA + BICARBONATO DE SODIO , LEvEMENTE(pois excesso de humidade também propicia o desenvolvimento do contaminante) (proporçao 3 gramas /200 ml de agua)
3- nao é necessario, POREM aconselho a nao esquecer de tomar a medida no ENTRE flush e ainda re-cobrir o casing com vermiculita TAMPONADA.:pos:
4- NAO APAVORE.

Parece que desta vez os seus b+ ficaram mais robustos, vc aumentou a camada de substrato no estojo?

Ficaram bonitos!

vamos ver os outros fluxos, talvez tenhamos alguns monstrinhos nesse cultivo! :D

abração

Falaa Dena!!

Então colhi hoje, eles cresceram muito pouco, com excessão de uns 3 ou 4 maiores e já começaram a abrir o chapeu, a contaminação deve ter apavorado o micelio!!!

Colhi, retirei os abortos e cobri com vermiculita umida com bicarbonato de sódio.

Dena:
Os potes (cumbucas - custa 3 ou 4 reais em supermercado de atacado e pode ir pro freezer e microondas) que usei nesse cultivo permitiu fazer camadas de case mais altas.

Atualizando:
Colheita
B+_colheita.JPG
Mex Pins
Mex_pins.JPG

Abraços.

Lindos cogumas rod... essa contaminação pegou eu também! Mas nada de desespero!! rsrsrs vai firme, ta lindo isso aeh.. best vibes for you!:):pos:
E cuidado com os garotos! não vai deixa-los parecendo salgadinho! rsrsrs
Abraços!

Arriiiiiiiba, arriba, arriiiiba! Muchacho, dame la tequila, AI AI AI AIII!

Lá vêm os Mexicanos trazendo birita pá nói! Já era tempo!

velhote: uma dica pra eles não abrirem o chapéu tão cedo é o fotoperíodo!

Assim que apontar um bando de pins no estojo(não espere que eles parem de aparecer), mude o fotoperíodo de 12 x 12 para 15mins de luz X 1hr de escuridão. A luz induz o rompimento do véu!

Roll.....!

Que bonito trabalho irmão.....!

Particularmente me agradou os casing "cumbucas", eles são de argila?

Essa dica da lux é power mesmo....vlw Dena !!!!

Paz e Luz irmãos....!

Back