Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Voltei, Segundo cultivo!!

Diário de cultivo completo.
É com grande satisfação que inicio outro diário de cultivo (finalmente).
Tenho andado afastado do cultivo e do forum, só de vez em quando entrava para ver o que estava acontecendo. :D

Bom vamos ao que interessa.

Seringas:
Fiz 4 seringas de 3ml com 1/4 de carimbo cada:
Pesa
Thai
B+
Mex

As seringas de Pesa e B+ acredito ter cometido um erro na confecção (excesso de limpeza), acho que deixei resíduo de lysol no copinho que eu raspei os esporos.


Esterilização e Inoculação:
Deixei o milho de molho por 12 horas com agua quente, depois de 12 horas eu troquei a agua por outra também aquecida.
Depois das 24 horas de molho, cozinhei o milho, apenas 5 minutos a partir do momento que começou a ferver (não gosto de cozinhar o substrato por que acho que acabo perdendo nutrientes na agua).
Quando o milho já havia esfriado acomodei-o em 4 copos que foram para a panela de pressão por 40 minutos aproximadamente. No primeiro cultivo realizei a esterilização fracionada o que me garantiu que nenhum copo contaminasse (a nao ser aquele em que exagerei na agua). Nesse esterilizei apenas uma vez, seja o que o micelio quiser!!

Quando esfriou (umas 12 horas depois) em uma ação ninja, inoculei um pouco mais de 1ml por copo.
Fiz 2 copos de Mex e 2 de Thai (isso aconteceu no dia 03/08).

Incubação:
Estou utilizando a mesma incubadora do meu primeiro cultivo. Porem agora no inverno o aquecedor de 1w (em um isopor de 17L, realmente pequeno) não está dando conta do recado a temperatura no interior da incubadora está oscilando entre 25 a 27°C.

Os copos de Thai estão muito avançados colonizando em tempo recorde mesmo com as condições citadas acima, já o Mex está MUIIIITO devagar.


Hoje dia (10/08):
Agitei os 4 copos, e vi algo estranho nos copos de Thai que espero ser mancha de agua pois o micelio está voraz!!

Bom por enquanto é só, assim que possível irei postar algumas fotos e esterilizar mais copos pra que eu posso avaliar se eu realmente fiz merda na confecção das seringas de B+ e Pesa.


Abraços.
 
Fala rodTROLL


Que bom que está de volta !

Estaremos a companhado a evolução do cultivo.
 
Buenas rod, eu fiz a mesma coisa que vc deixando residuo de lysol no pirex que fiz a mistura dos esporos; tipo eu espirrei pra valer depois deixei secar mas fikaram algumas goticulas muito pqnas quase invisíveis joguei a agua na sequencia que misturou com um pokinho do produto, perguntei pro mauricio ele flw que num dava nada pq o lysol é 99 % alcool e evapora rapidíssimo

Sem dúvida que fikei encanadasso mas ae... essas seringas ja viraram casings fodas! portanto relaxa , bote fé e kurte que o sucesso é garanted!

paz:pos:
 
Oi Troll..
Boa sorte no cultivo...:)
E bem vindo de volta...
 
Estou com pouco tempo pra atualizar o diario então vai um resumão:

A seringa de B+ estava boa, o copo colonizou perfeitamente. A de Pesa já não sei pois os 2 copos inoculados apresentaram doende verde antes de aparecer o lindo micelio branco psicodelico :D

Upgrade do Terrario:
Cooler.JPGCooler_manta_acrilica.JPGMangueiras_1.JPGMangueiras.JPGTerrario_Montado.JPG

Problemas com contaminações (perdi 3 copos pro doende verde, os 2 de pesa e 1 de mex).

Pesas contaminados:
Cases.JPG

Copos antes da confecção do case:
Mex:
contaminados.JPG

Thai:
mex_power.JPG

Camada de case (primeira camada): 1 parte de humus de minhoca, 1 parte de fibra de coco picada, 2 partes de vermiculita, café e calcareo (pó de concha).
Esterilizado por 10 minutos no microondas (em sacos zip lock).

B+ 1 copo -> 1 case.
Mex 1 copo-> 1 case.
Thai 2 copos -> 1 case (reforçado).

Segunda camada (será aplicada segunda feira 10/09): apenas de vermiculita umida.

Cases encubados:
thai.JPG

Por hoje é só, até mais galera, abraços.
 
Boa sorte no cultivo camarada!

Aproveitando a oportunidade:

Por quanto saiu??
 
Fala brother,
Não saberia te dizer exatamente.
O mais caro é o Umidificador Ultrasonico: R$ 150,00.
Tem tambem o "timer" (na verdade é um Logo) que me fornece intervalos de 1 segundo, fornecendo um controle fino, não sei o preço desse componente pois um disco voador, que sobrevoou meu primeiro cultivo que me emprestou.

:D


Abraços.
 
Fala irmão!!!

Desejo ótimas vibrações pra vc nesse cultivo. Tudo de bom e muito cuidado com os bichinhos!!!!

Estarei acompanhando...mantenha-nos informados!!!

Abraços.
 
Fala rapaiz, até que enfim heim!

A maquinária está bonita, parabens!


Clorofila:

Uma lâmpada de 9w custa em torno de 3 reais em lojas especializadas
um reator de 12 ou 110 volts sai por 9,00
os terminais de contato saem por 1,50 cada

Abraços
 
Fala Rodtroll

Good vibes a vc e seu cultivo

Seu controlados (logo/siemens) deve funcionar também como termostato.

Verifique se sim, então vai ser muito fácil você controlar a temperatura desejada, acionando bomba de circulação de água gelada ou quente.

sucesso!!!!:pos:
 
Retorno em alto estilo hein irmão? Nossos sinceros votos de sucesso para com seu cultivo......Parabéns!!!

Me diz uma coisa? Como estás fazendo para rodar esse cooler em 110V? Queria fazer isso tbm aqui mas não pro terrário, porém tenho muitas dúvidas para realizar tal feito, visto que elétrica e eletrônica não é bem a minha praia...:D

Paz Luz e Sucesso...
 
Seu controlados (logo/siemens) deve funcionar também como termostato.
Então...
Pelo que eu ouvi falar ele até serviria de termostato, porem seria necessario uma expanssão e outros componentes que estava em falta no disco voador.


Me diz uma coisa? Como estás fazendo para rodar esse cooler em 110V?

Esse cooler é de 12V, uso um eliminador de pilhas ajustavel, fornece tensão de 3V, 4.5V, 6V, 7,5V, 9V e 12V.

View attachment 8661

Estou testando tensão de 3V ou 4.5V. O terrario está ligado desde hoje cedo com 3V no cooler e o umidificador ultrasonico no minimo (permanece ligado por 30 segundos e desligado por 30 minutos), a noite irei dar uma olhada no terrario, espero que não esteja precipitando muita agua no interior do terrario, pois quero umidade relativa em torno de 80% a 90% (ideal para cases). Se tiver muita precipitação eu aumento pra 4.5V o cooler e observo.


Abraços galera.
Eliminador.JPG
 
Fala Rod

Não deixe o cooler ligado 100% do tempo. Ele vai lhe causar problemas com umidade relativa.

Ele deve ser acionado para fazer a troca de ar, então um acionamento de 2 minutos a cada 3 horas ja é necessário.

Verifique esse parâmetro, é muito importante.

Good vibes, capricha aí, estou ansioso pra ver isso funcionando legal!!
 
Fala Rod

Não deixe o cooler ligado 100% do tempo. Ele vai lhe causar problemas com umidade relativa.

Ele deve ser acionado para fazer a troca de ar, então um acionamento de 2 minutos a cada 3 horas ja é necessário.

Verifique esse parâmetro, é muito importante.

Good vibes, capricha aí, estou ansioso pra ver isso funcionando legal!!


Opa com certeza, o cooler não está ficando ligado o tempo todo não, ele é ligado junto com o umidificador participa do ciclo de 30 segundos ligado e 30 minuto desligado e mesmo assim com apenas 3V.
Me expressei mal!
:(


abraços.
 
Fala senhor mutcho Doido, td certim?


Eu sempre deixei meu cooler rodando com 2 volts para a rotação ficar bem baixa e promover uma lenta e baixíssima troca de ar e não tive problemas, mas é claro que teríamos que levar em consideração as configurações do terrário para estimar uma configuração adequada!

*coloquei também filtros que diminuiam mais ainda o fluxo de ar!

Para testar como estava o fluxo dentro do terrário eu coloquei um cigarro aceso dentro do terrário, fechei e fiquei observando a fumaça!

O Rodtroll, o fato dele ficar ligado junto com o umidificador não arrasta demais a névoa? Não seria melhor programar mais um bloco do logo só para o cooler? assim vc coloca os intervalos pra depois que o umidificador desligar e a névoa se acomodar.

Eu estava pensando em fazer isso aqui, mais estou com 3 relés ocupados já, e o quarto pretendo utilizar para o controle de temperatura!

tá coçando pra eu comprar um PT100 e uma expansão! heheheh


Abraços!
 
Então...
Pelo que eu ouvi falar ele até serviria de termostato, porem seria necessario uma expanssão e outros componentes que estava em falta no disco voador.




Esse cooler é de 12V, uso um eliminador de pilhas ajustavel, fornece tensão de 3V, 4.5V, 6V, 7,5V, 9V e 12V.

View attachment 8661

Estou testando tensão de 3V ou 4.5V. O terrario está ligado desde hoje cedo com 3V no cooler e o umidificador ultrasonico no minimo (permanece ligado por 30 segundos e desligado por 30 minutos), a noite irei dar uma olhada no terrario, espero que não esteja precipitando muita agua no interior do terrario, pois quero umidade relativa em torno de 80% a 90% (ideal para cases). Se tiver muita precipitação eu aumento pra 4.5V o cooler e observo.


Abraços galera.

Obrigado pela resposta irmão, por aqui um vendedor me falou que não funcionaria o cooler com essa fonte transformadora que você está usando, pelos visto o vendedor não sabe muito não.....

Com ctz irei imprivisar um esquema desses por aqui na Bat Caverna, vlw mesmo!

Paz Luz e Sucesso..
 
O Rodtroll, o fato dele ficar ligado junto com o umidificador não arrasta demais a névoa? Não seria melhor programar mais um bloco do logo só para o cooler? assim vc coloca os intervalos pra depois que o umidificador desligar e a névoa se acomodar.

Falaaaaa TioDena, blz?

Não vejo problema em deixar no mesmo ciclo que o umidificador, na verdade acredito que até facilita a regulagem.

A nevoa é arrastada sim, mais isso não é prejudicial, pois ela não irá sair tão facil de dentro do terrario, fechei todas as aberturas de ventilação quando coloquei o cooler (agora o ar pra sair do interior do terrario terá que sair pela abertura do cooler ou pelas fissuras da tampa).

Seria como se eu estivesse diluindo a nevoa injetando ar, e como é feito no mesmo ciclo que o umidificador posso manter a umidade constante. Caso o cooler ficasse ligado o dia todo mesmo com uma velocidade muito baixa, voce irá "diluir" a umidade interna com o tempo. E dependendo da umidade relativa externa ao terrario voce irá correr o risco de criar grandes oscilações de umidade, estando "seco" momentos antes do umificador novamente.

Pelos meus teste com o meu terrario com o cooler a 3V e o umidificador ligado em um ciclo de 30 segundos ligados e 30 minutos desligado a umidade ficou perfeita dentro, nao havia precipitação de gotas no interior e passando a mão pelas parede era possivel sentir umidade.
 
Fala Galera gente boa!!!

então, é um belo projeto, sem dúvida.

Mas uma coisa muito importante: mesmo com todo o aparato, é 100% interessante utilizar assim mesmo um oxigenador de aquário, mandando ar direto pra dentro do terrário.

Se vc dificultou a entrada de ar como vc falou, ponto positivo:
o oxigenador cria uma pressão positiva dentro do terrário, eliminando entrada de prováveis contaminantes ao meio, nos intervalos em que o cooler fica desligado.

abraço a todos:pos::pos: :D
 
Back
Top