Fumei cigarro por 16 anos, estou parado há pouco mais de um ano.
Atribuo à psicodelia e à enteogenia eu ter me desfeito de vez deste vício, apesar de ter largado tal vício alguns meses antes de ingressar nesse novo mundo.
Comecei a fumar porque certa vez tinha acabado a erva, quando eu era adolescente, e um amigo meu falou que cigarro dava onda pra quem nunca tinha fumado. Eu fumei e senti uma onda, e essa onda me fez fumar por quase um ano, quando deixei de a sentir. Era mais pra uma tontura, no final das contas. Depois, no ano seguinte, numa nova escola em que eu estava integral, o cigarro passou a ser minha companhia durante o período entre-aulas, e foi a partir dele que conheci meu grupo de amigos atuais na "social dos fumantes" durante o recreio - pois na minha escola podia fumar, à época. Daí pra frente virei fumante mesmo.
Hoje em dia, com a contenção anti-compulsiva dos cogumelos volta e meia (papo de a cada 2-3 meses) eu dou uns tragos, sequer acabo um cigarro inteiro e nunca volto a fumar. Contudo, cada vez tenho me questionado mais porque, mesmo já desfeito do vício, eu continuo insistindo em colocar algo tão tóxico, que eu não gosto mais, pra dentro apenas por poder fumar sem ficar compulsivo - algo que basta no entanto retomar o hábito para voltar à compulsividade.
E, sim, a erva é uma planta de poder, mas o abuso dela gera muitos malefícios. O cigarro também é uma planta de poder? Acho que sim. Uma vez quebrei um cigarro inteiro num narguilè e traguei ele todo de uma só vez, uma só puxada... Fiquei uns 5 minutos falando igual preto velho, que que foi aquilo! Mas então, esse uso do dia-a-dia que não rola, ainda mais que o cigarro cria ansiedade nos períodos entre cada cigarro, e o relaxamento que ele ao fim aparentemente provoca é na verdade o retorno ao estado normal de ansiedade dos não-fumantes.
Por fim, pra cada mês sem fumar cigarro eu economizei cerca de 200 reais, o que me deu um total de mais R$ 1.200,00 no meu bolso só por ter parado de fumar em um ano. Tem isso também, que é um graaaande de um fator: o financeiro.