Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Vivendo na bosta: PESA no interior

Diário de cultivo problemático.
Primeiro diário de cultivo. Peço paciência...

Metodo: Bulk com estrume de vaca
Raça/Strain: PESA
Fornecedor: De meu cultivo em bolos PF

1) Partindo de um bom exemplar em bolo PF, removi da base, no interior do cogu uma porção de micélio, usando toda a limpeza possível.

2) Substrato, meio a meio vermi e bosta de vaca. A bosta foi peneirada para ficar semelhante à sucrilhos. Foi esterilizada na PP por 1h e 20min.

3) Numa gloveboz o pedaço de micélio foi plantado no vidro com o substrato e este foi selado com papel filtro bem amarrado.

4) O vidro foi para a incubadora, 29C, escuro, umidade a mais de 90% usando perlita no fundo.

5) Depois de algo entre 6 e 9 dias este vidro, com micélio bem desenvolvido, rolado duas vezes, inoculou outros dois vidro do mesmo substrato.

6) Substrato para o bulk:
Bosta colhida seca. Homogenizada em um tanque de cimento com uma pá.
Seca por 3 dias ao sol em um local cujo piso é de concreto (quente), sobre
um plástico transparente.
Depois de seca foi peneirada - como o feito nos vidros para spawn.
Em um balde plástico de 20l foi colocado algo como 5 dedos da bosta
peneirada, 8 l de água (de poço) e 250 g de cal virgem e 200 ml de água
sanitária - por 24h.

Obs.: a cal virgem atual não faz mais aquele efeito de aquecer a água fazendo efervecência, etc... Não sei diz o motivo. Para efeitos da construção civil a cal atual funciona, mas para esterilizar é uma incógnita.

7) Ao tirar a bosta do balde com uma peneira fina notei que uma parte da bosta ficou sobrenadando (a maioria) mas outra parte ficou no fundo no líquido. Ao chegar no fundo do balde notei que havia ainda muitos pedaços da cal ainda inteiros. Isso fez com que parte da bosta final viesse com estes pedaços de cal. Tentei minimizar isso descartando parte da bosta.
Espalhei calcário sobre a bosta secando, algo como 2 colheres de sopa.

8) Sequei a bosta ao sol por 5 ou 6 horas (dia meio nublado) e a misturei com vermi de modo que a mistura ficou úmida porém sem água no fundo do balde.

Deixarei este substrato descansar por 12 h para garantir que todo o cloro tenha saido. Amanhã inocularei com o micélio que já está crescendo na bosta dos vidros.

9)
13/03 Balde inoculado, construído nesta ordem:

---Perlita encharcada
---Vermiculita seca
---Pó de casca de côco seco
---Substrato
---Pedaços de micélio
---Substrato
---Pedaços de micélio
---Substrato

Obs.: retirei pedaços de micélio do vidro onde ele crescia com uma colher de sopa.

Tapei com um plástico transparente e amarrei com uma corda para fixar o plástico, como se fosse um tambor.

Depois de 3 dias de repouso no escuro abanarei 3 vezes por dia e molharei as paredes com um aspersor uma vezes ao dia.

Obs.: Grato Mauricio pelas infos sobre cal e hipoclorito. Teria feito diferente o processo aqui se já soubesse isso tudo...

Dia 15/03: Não surgiu mais nenhum sinal de cobweb na superfície do substrato. Não sei o que se passa lá em baixo...
 
QUE DESASTRE EM MANO PUTS, O IMPORTANTE E QUE VC ESTA INTERO , NO MAS , NAO DESANIMA NAO ,.....:pos:
 
Nossa irmão, que desastre!

Importante é que vc está bem. Não se brinca com fogo, senão se mija todo... tenho certeza que já tinham te falado isso... heheh

Não desanima não TT... essas coisas acontecem, ainda bem que foram só danos materiais. Fico triste, pois o irmão lutava de corpo e alma na causa. Mas não desiste não, aproveita esse tempo, esfria a cuca, e repensa bem nos procedimentos. Se utilizar novamente fogareiro e cia, prefira espaço ao ar livre.

Bem... passou mais essa TT... vamos pra outra agora, só não desiste não, a recompensa é mais bela quando mais suada. Segue na empreitada irmão!!!

Merece karma, pelo esforço, pesquisa e coragem.:sim:

paz e luz te acompanhem!
 
Sem a intenção de ser mórbido... algumas fotos, mas para mostrar o que NÃO fazer com um botijão de gás:

indisp.png
 
Rapaz... foi feia a coisa ae.
feio mesmo!
acidente bravo..
olhando bem memso na foto
CARAKA as plantas queimaram todas!
:(
 
O Louco Meu , Caranba,e Fogo E Fogo, QUE PERIGO ,MEU...
---------------------------------
COM AS FOTOS DEU P SENTIR ,QUE REALMENTE FOI DESATROSO, PELO MENOS VC ESTA INTERO....:!:
 
Back
Top