Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Destaque Um Argumento pra Diferentes Trips entre Diferentes Strains

Tópico em destaque.
Cultivadores diferentes cultivando strains diferentes em condições diferentes, com datas, técnicas de secagem e armazenamento diferentes não confirmam absolutamente nada.

Não duvido que algumas strains sejam realmente um pouco mais fortes, mas tendo a acreditar que as condições ambientais vão ser mais importantes nessa equação do que a strain. e o tamanho da grandeza dessa variação deixa isso ainda mais claro, se estivéssemos falando de uma variação de 10x teríamos tabelas de dosagem por strain como temos para outras espécies de cogumelos (essa grandeza é inclusive facilmente percebida entre cogumelos frescos e secos, e ngm discute pq isso é evidente devido ao tamanho da diferença) .

Uma seleção genética deve precisar ser bem agressiva pra causar alterações a nível bioquímico no organismo, acredito que algum biólogo possa dar algum palpite sobre isso.

Uma coisa não anula a outra, mas a importância dada a strain parece ser muito mais comercial do que real.

Pra ter uma medida real todas essas strains deveriam ser cultivadas da mesma forma, com o mesmo substrato, nas mesmas condições com temperatura, troca de ar e umidade rigorosamente controladas, com a mesma tecnica de cultivo, secagem e armazenamento e em quantidade o suficiente pra tirar uma média entre algumas medições, além da necessidade -impossível- de ter certeza que a strain X realmente é a strain X e nunca foi trocada por strain Y (afinal, não existe forma de controlar isso a não ser confiar em quem te passou o carimbo, e em quem passou pra essa pessoa, e em quem passou pra essa outra....).

Acho que também é consenso que um cogumelo enorme parece ser menos concentrado que um cogumelo pequeno do mesmo cultivo, apesar de ter uma massa muito maior. Os cogumelos podem dobrar de tamanho de um dia pra outro, e então como isso foi padronizado entre esses diferentes cultivadores? Sem uma média não dá pra ter nenhuma referencia.

O que foi analisado ai foi a habilidade e qualidade do produto final do cultivador, e não a strain em si.
Inclusive, interessante notar que o ultimo da lista também é Penys Envy e isso reafirma que a variável que importa não é exatamente essa...

A conclusão mais provável, ao meu ver, é a diferença que boas práticas de cultivo, secagem e armazenagem podem fazer.
Concordo com a sua posição @Barratorta,

Mas preciso adicionar algumas informações pra facilitar nossa compreensão dos dados.
- Quanto aos processos de secagem e armazenamento, estes foram bem padronizados e realizados pela própria organização.
- Em relação ao estirão de crescimento que você mencionou, acredito que estes ocorram majoritariamente por acúmulo de água, estou enganado? As medições foram realizadas sobre o peso seco dos cogumelos.
- O último colocado não foi um penys envy. A imagem foi só um recorte do pódio, mas segue em anexo a versão completa.

Daí é questão de estatística, há uma alta incidência de variações de penys envy e enigma no quadrante superior enquanto que o golden teacher predomina na parte inferior. É como comparar distribuição de renda por etnia, há exceções, mas a regra todo mundo conhece.

A competição de fato premiou o melhor cultivador e não a melhor strain, mas será mesmo que os números encontrados são irrelevantes?

E @ExPoro, tava digitando quando você postou seu último comentário, foi mal por desviar do tema... só achei que a questão da potência poderia trazer um argumento mais sólido pra discussão. De qualquer forma acredito que o posicionamento de cada um tá engessado e vivemos num apagão de dados sobre o tema, então realmente nem compensa debater isso no escuro.

Mas já aproveitando pra dar minha resposta. Sei que a experiência depende muito do contexto como já foi dito, mas dentre as minhas vivências, com o B+ e o Cambodian me sinto bem, em paz com a vida... já com o TKSss em específico, tive trips mais emotivas que me fizeram desabar no choro kkkk
 

Anexos

  • completa.jpg
    completa.jpg
    285.6 KB · Visualizações: 28
o tema deste tópico é, a bem dizer, muito subjetivo e longe de ter algum método de análise objetiva
Então vocês tão querendo discutir o sexo dos anjos, é isso? 🤣

Eu gosto da ideia de que não dá pra discutir ou chegar em um consenso sobre a experiência meditativa, ela se apresenta sempre de uma forma diferente por mais que as diferentes técnicas de meditação tenham uma tendência a te levar pra determinados tipos de experiência. Acho difícil estabelecer esses padrões subjetivos até pq a pessoa provavelmente vai mudar de opinião ao longo da vida sobre a experiência que ela tem com determinada strain.

O @MarceloHirosse mandou a tabela completa e confesso que ela ficou mais interessante agora. De fato eles parecem ter encontrado uma tendência interessante, por mais que a variação me pareça absurda mesmo assim.

Se realmente existe um padrão de variação subjetiva nas experiências com certeza essa padrão aparece também em análises químicas, acho impossível dissociar uma coisa da outra, mas entendo que com cogumelos a gente simplesmente não tem nem por onde começar pois essas informações nem existem ainda.

Se existir um padrão como o que aparece na tabela que o Marcelo mandou, isso pode dizer muita coisa também sobre a experiência subjetiva, a variação que aparece ai não é pouca e se for confirmada mais pra frente, a gente pode estar tentando comparar a experiência subjetiva de 5g com uma outra referente a 15g.
E ai fodeu legal...
"Ai, pq uma é mais colorida", não mano, vc que chapou o coco 🤣
 
Última edição:
É o mesmo caso do CBD, tem tantos tipos de CBD, que perde a conta. Nos EUA devido à maioria da legalização da cannabis, os estudos estão na fase inicial. Os cogumelos ainda nem foram adotados, creio que para termos uma idéia da quantidade de substâncias e suas relações com nossos corpos vão levar décadas.
Alguns estados estão legalizando cogumelos lá, não é ? Acho que em Colorado já é legal.

O reino fungi é um reino maravilhoso e de igual importância aos outros, devemos ter muitos cogumelos que ainda nem foram descobertos e quiçá curam graves doenças, daí a importância de preservarmos a natureza.

Acho válido a colocação de todos.
Eu que nunca comi nenhum (ainda, pretendo produzir no futuro) sei que todos são importantes.
Sob as trips de cada um é válido colocar aqui, agora sobre os gostos cada um tem o seu e todos são válidos. Vocês me acrescentam muito e agradeço muito a oportunidade de estar aqui.
 
Eu penso que as diferenças existem de cada strain,e até mesmo de diferentes cultivos da mesma strain, o que muda é a nossa capacidade de perceber as diferenças..,.uns percebem outros não..A melhor ou pior depende dos nossos gostos e preferências...,no mais até irmãos gêmeos tem diferenças entre si..a minha preferida até agora é a GT.,.
 
Tive 3 trips até hoje, duas delas foram com B+ e uma com Cambodian, todas com a mesma dosagem e a mesma playlist.
Sempre tive o cuidado de escolher momentos em que eu estivesse me sentindo bem, e tirando uma situação em que eu acessei uma memória que me fez chorar por alguns minutos (com B+) no geral tive experiências normalmente "felizes."
Não tive absolutamente nenhum visual com o B+, sempre foram ondas mais introspectivas, com respostas físicas às músicas que eu ouvia e o tato bem sensível a diferentes texturas no geral.
No caso do Cambodian tive visuais como alteração de cores, ondulações e etc. E quando fechava os olhos era fácil viajar pra cenários bem vívidos que não aconteceram nos B+.

Na época eu ainda estava no início dos meus estudos sobre os cubensis e não tinha muitas informações pra me basear. Acredito que o ambiente possa influenciar na trip e a preparação também, talvez até mais que a diferença entre as strains. Acredito sim que as diferentes strains tenham efeitos diferentes seja por razões científicas ou místicas, mas que são influenciadas pela forma que são cultivadas clima e outros fatores.
 
Última edição:
Pode comer o mesmo cogumelo 2x que vai ser diferente. Acho que a galera não entende o cogumelo como enteogeno, e acha que se toma pra ver coisas coloridas apenas.
Eu mesma tinha essa visão estereotipada antes de conhecer o fórum, sabia que podia ser enteógeno, mas pensava erroneamente que a galera consumisse por diversão.
 
Back
Top