Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Trufinha de micélio! (Tazmania)

Diário de cultivo completo.
Olá colegas!

Ao agitar um pote de trigo em colonização percebi o desprendimento de uma pelota de micélio. Era uma bola de trigo colonizado que não se juntava ao resto do bolo. Na hora pensei em faze uma semente (spaw) com ela. Mas ai mudei de ideia e resolvi fazer uma trufinha, pra ver no que dava.

Pequei a bolota com luvas devidamente limpas e a encapei com uma mistura de pó de casca de coco + pó de pinha, fazendo uma capa preta por fora com um recheio branco de micélio por dentro.

Deixei essa trufa em um saco ziplock tomando luz solar por 2 dias, até começar a colonizar a capa da trufa. Ai passei ela pro terrário e em poucos dias (acho q 3) tive pins.

Agora é esperar eles crescerem :D
trufinha pesa 001.jpgtrufinha pesa 002.jpg
 
Essas serão as ultimas fotos da trufinha dentro de casa, devido a contaminação - que atacou até o corpo dos cogumelos vorazmente - ela foi enterrada em um vaso da varanda para ou se regenerar com o solo ou para voltar a fazer parte dele e terminar recomeçando o ciclo do carbono novamente.

Hehe essa trufinha rendeu, estou muito orgulhoso dela :pos::rolleyes:


Se ela frutificar no vaso posto as fotos depois.

Paz, amor e muita poesia.
trufinha cont 006.jpgtrufinha cont 007.jpgtrufinha cont 008.jpgtrufinha cont 028.jpgtrufinha cont 030.jpgtrufinha cont 011.jpgtrufinha cont 014.jpgtrufinha cont 016.jpgtrufinha cont 024.jpgtrufinha cont 003.jpg
 
Lindas essas ultimas fotos, psilo!

Hehehe. Nunca vi alguem usar pó de casca de pinha, é bom mesmo? recomendado sem treta? :luz:
 
Olha eu estou gostando bastante do pó de pinha, mas ainda está em fase de testes. Logo posto alguns cultivos com ele se derem certo :pos:

Hehehe. Nunca vi alguem usar pó de casca de pinha, é bom mesmo? recomendado sem treta?
 
Putz, esse foi o cultivo mais foda que eu ja vi!!!
Pra quem parece que nem ia crescer a chance de se regenerar parece longinqüa, mas não perca a esperança psilo... good vibes pra trufinha!! ELA MERECE!!!
vlw aew
 
Eu voto nesse tópico para um dos "Clássicos do CM" ...

Beijos meninos ...
 
JESUS DO CÉU!
E eu falhando aki com 6 bolos PF colonizados...

'Still a loo of things to be learned





_(-_-)_ oh mestre...

e q se f*** lavoisier!
 
Última edição por um moderador:
Ainda não entendi a função do pó de pinha, seria de nutriente ou casing?

o pó de pinha se assemelha ao pó de cocô, como camada de casing para a retenção de umidade.

arrumando a "cacagada" do cocô :D

é pó de côco Zed!!!
 
Última edição por um moderador:
ela tbem é mais básica elefantinho lindo :)

mas o pó de coco é mais nutritivo como substrato, o de pinha entra como camada para casing mesmo ...

beijos

ED: o pó de pinha deve ser bom para cultivar alguns amantes de madeira :)
 
Última edição por um moderador:
Pó de pinha


PÓ De Pinus

Pó de PINHA!!:!:

Só pra citar alguém neh lindo:
calimba disse:
com uma mistura de pó de casca de coco + pó de pinha

Esse calimba foi quem começou a usar pó de pinhas artesanal em cultivos de cogus, pó de pinus é outra coisa com caracteristicas beem diferentes do de pinha ...

Beijo fofo :):pos:
 
Última edição por um moderador:
Pó de PINHA!!:!:

Só pra citar alguém neh lindo:

Esse calimba foi quem começou a usar pó de pinhas artesanal em cultivos de cogus, pó de pinus é outra coisa com caracteristicas beem diferentes do de pinha ...

Beijo fofo :):pos:
Por aqui e por outros cultivos (que já li por aqui) são utilizados pó de pinus também...




 
Por aqui e por outros cultivos (que já li por aqui) são utilizados pó de pinus também...

Talvez no cultivo de amanitas e de amantes de madeira, mas com a finalidade de prover nutrientes.

O Pó de PINHA atua como camada para casing e até como estabilizador de phs acidos, sendo que seu uso como substrato ainda não foi bem testado - que eu saiba.

O que pode acontecer tbem é a galera fazer confusão de nome, haha mas ai foge ao nosso controle :)

Beijos lindo ...

Por aqui e por outros cultivos (que já li por aqui) são utilizados pó de pinus também...

Usei a busca e não achei, voce poderia me passar uns por favor, achei bem interessante, talvez sirva como aerador do substrato tbem ?
 
Última edição por um moderador:
hhhuuummm... po de coco (nutrição) e po de pinha (casing) cobrindo uma pelota de micélio.

Seria o po de coco tão nutritivo a ponto de comprovar teoria criacionista com esses cinco flushes?

Ou então culparíamos a genética?

O po de pinha deve ter valor nutritivo tb...

ela tbem é mais básica elefantinho lindo :)

:eek: <(^^)7
 
Última edição por um moderador:
Ai pessoal achei uma foto que me parece ser um antecedente da trufinha :)

Eu achei essa foto enquanto pesquisava fotos de cubensis no google, ela tava nesse link ai embaixo (na minha opinião link seguro.. Eu entrei :p:)

Se alguem quiser ler o site, ta ai embaixo o link.
Não fala nada sobre cultivo só infos gerais sobre o consumo.

Ai o link:
http://hs-staffserver.stjames.k12.mn.us/~chaste/Drug_WebPages_05/4ToryAbbyMushrooms/mushrooms4.html
magic-mushrooms.jpg
 
Back
Top