Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Trigo cozinhando nos potes

khrin

Cogumelo maduro
Membro Ativo
26/04/2007
214
73
Ultimamente meus potes de trigo estao ficando metade "normais" e metade uma "papa". A parte do pote que fica submersa na agua cozinha, deixando o trigo com essa concistencia.

o que eu faço?
 
Pode ser a qualidade do trigo, tente outro fornecedor. Da última vez que fiz trigo cozinhou 10 minutos sem pressão e mais 1 h na pressão em fogo baixo e não virou papa. Usei vidros de conserva que são meio grossos, pode ser isso também.
 
você coloca alguma coisa no fundo da panela ou poe os vidros direto, pode ter sido o contato do pote com o fundo da panela
 
Vc poderia usar uma camada de 1cm de vermiculita na parte de baixo dos copos,assim o trigo não ficaria em contao direto com a panela.Acho que é por causa disso que eles viram papa
 
eu coloco tampa de panela no fundo da pp, dessa vez esquci. Deve ter sido isso

é melhor eu refazer os potes ou da pra usar assim, nao ta tao empapado o problema é q ficou um bloco de trigo grudado
 
Vc pode ate utilizar esses copos, o problema é que o micéio vai demorar um pouco pra colonizar essa camada de baixo,se colonizar.
 
Ae amigo esse enpapado pode ser
arriscado cuidado, tenta deixa não tão molhado,
as veses os meus ficam suados e ja me prejudiquei por
isso, por isso agora espero os potes secar aquele suor.

Paz.
 
Então é isso mesmo o problema dos super-cozimento. Eu uso um pano no fundo da panela.

Eu coloco úmido, mas não muito. Deixo de molho umas 24 hs, fervo por 10 min, depois deixo dar uma boa secada com os grãos espalhados numa forma de pizza.
 
Eu consegui há alguns anos um apoio de fundo de panela, de inox.

Na verdade é um apoio ou descanso de panelas para ser colocado na mesa, mas avaliei no olho na hora da compra e depois coube direitinho na minha panela de pressão.

É algo tipo isso: http://www.euroferragens.com.br/loja.phtml?f=1&ccat=93&cprod=236. Mas o meu tem pés maiores, que o deixam distante do fundo, e tem a trama bem mais fechada.
 
Bom, eu não tive problemas...
Eu deixo eles de molho de um dia pro outro, coloco uma tampinha de água sanitária.
Depois cozinho por meia hora... Escorro...
Seco bem os grãos num túnel de vento por algumas horas, depois ainda tiro o excesso com um pano...
Faço um selo de vermiculita embaixo e coloco 1h e ½ na pp em fogo baixo, sem proteção embaixo...
Ficou perfeito!
 
po, eu tinha pensado nisso ou fazer uma gambiarra, vou procurar nas lojas de 1,99


Cuidado para não comprar aqueles aramados recobertos de uma camada tipo plástico. Pode derreter na panela de pressão.
 
Bom, eu não tive problemas...
Eu deixo eles de molho de um dia pro outro, coloco uma tampinha de água sanitária.
Depois cozinho por meia hora... Escorro...
Seco bem os grãos num túnel de vento por algumas horas, depois ainda tiro o excesso com um pano...
Faço um selo de vermiculita embaixo e coloco 1h e ½ na pp em fogo baixo, sem proteção embaixo...
Ficou perfeito!

Acho que estou colocando os grãos umidos demais na pp.
Mas você coloca os grãos totalmente secos na pp?
A colonização é normal ou demora?


Cuidado para não comprar aqueles aramados recobertos de uma camada tipo plástico. Pode derreter na panela de pressão.

Valeu pela dica, vai resolver meu problema de ter que ficar desaparafusando o pegador da tampa da panela.
 
Acho que estou colocando os grãos umidos demais na pp.
Mas você coloca os grãos totalmente secos na pp?
A colonização é normal ou demora?

Eles ficam somente úmidos... Colonização normal, depois dos primeiros focos de micélio, a colonização acelera bastante!
Colonizei um vidro de palmito em uns 20 dias...
Nunca tive problema com a panela de pressão... Água sempre na metade dos copos ou potes que estou esterilizando... Fogo baixo... Parou de bater no fundo, desligo... Mesmo às vezes que está ainda com uns 40, 50min...
Senti mais firmeza com o centeio ao trigo... Se conseguir centeio, divirta-se! É bem melhor...
A tratativa é a mesma... De molho de um dia pro outro, cozinha meia hora, até meio que abrir o grão, escorra, seque, coloque o selo de vermiculita embaixo, encha os potes até a metade e não coloque selo em cima... PP!
Simples assim!
 
Rainha disse tudo, é só seguir o processo!

Se colocar na pp sem cozinhar antes não vai chegar a umidade necessária pra colonização!
 
Back
Top