Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo TKSSS - milho de pipoca.

Diário de cultivo completo.
Esterilização: (Tindalização) em uma panela contendo água fervente acrescentei 500g de milho de pipoca que ferveu por 15 minutos, reservei a panela tampada e 24 hs após foi fervido por mais 15 minutos, reservei novamente e após + 24hs foi fervido por 15 minutos novamente. Despejei o milho em um escorredor, o retirei com uma escumadeira e passei ainda quente para os potes de incubação (já preparados com 4 furos na tampa) e uma folha de alumínio na boca da pote fechei com cuidado para não rasgar o alumínio aparei as sobras com tesoura e vedei o pote com fita isolante, em seguida ferveu por 1hr na PP e deixei esfriar.

Inoculação: Foi feita na tampa (boca) do forno ligado com temperatura 200º, a seringa foi confeccionada com água mineral fervida (após esfriar).

Colonização: 15 dias de incubação na caixa de isopor.

Casing: uma camada de + ou - 1 dedo de pó de fibra de coco umedecido e esterilizado na PP, quebrei o milho colonizado e cobri com a mesma quantidade de fibra da camada inferior, em seguida deixei no terrário (caixa organizadora) com perlita umidificada. Em uma semana já estava colonizado. (não deixei incubar no escuro, só depois fui perceber que deveria ter deixado no escuro. está com exatos 7 dias de colonização do casing e ainda não frutificou.
 

Anexos

  • DSC_0649.JPG
    DSC_0649.JPG
    145.3 KB · Visualizações: 130
  • DSC_0650.JPG
    DSC_0650.JPG
    152.7 KB · Visualizações: 134
  • Foto1522.jpg
    Foto1522.jpg
    59.2 KB · Visualizações: 145
Última edição:
Boa sorte, meu caro. Agora é só dar o que ele pede e um pouco de paciência e logo eles vão dar as caras. ;)
 
O pote que usei é transparente, alguns pins surgiram pela lateral, então tirei o casing da forma, a inverti e reposicionei o casing para facilitar o desenvolvimento deles.
 

Anexos

  • DSC_0289.JPG
    DSC_0289.JPG
    88.1 KB · Visualizações: 100
  • DSC_0290.JPG
    DSC_0290.JPG
    109.4 KB · Visualizações: 99
Desenvolvimento dos frutos. Imagino que a camada superior do casing ficou muito espessa, acho que há certa dificuldade para os cogumelos chegarem na superfície....
 

Anexos

  • DSC_0318.JPG
    DSC_0318.JPG
    49.3 KB · Visualizações: 111
  • DSC_0326.JPG
    DSC_0326.JPG
    92.3 KB · Visualizações: 106
  • DSC_0329.JPG
    DSC_0329.JPG
    66.6 KB · Visualizações: 105
  • DSC_0331.JPG
    DSC_0331.JPG
    88.8 KB · Visualizações: 103
  • DSC_0334.JPG
    DSC_0334.JPG
    62.9 KB · Visualizações: 106
camada superior do casing ficou muito espessa, acho que há certa dificuldade para os cogumelos chegarem na superfície....
rs Na minha opinião, essa dificuldade para sair só está segurando um pouco eles para pinarem na superfície na hora certa. Acho que quando acontece isso, eles tendem a nascer maiores e mais fortes depois...Bacana o cultivo! Acompanhando! Achei que 15 dias exatos foram uma colonização bem rápida. Os meus de PF levavam umas 28 semanas para ficaram no ponto! Outra coisa, se der para mostrar mais detalhes do terrário, iria ser da hora! Paz e luz!
 
rs Na minha opinião, essa dificuldade para sair só está segurando um pouco eles para pinarem na superfície na hora certa. Acho que quando acontece isso, eles tendem a nascer maiores e mais fortes depois...Bacana o cultivo! Acompanhando! Achei que 15 dias exatos foram uma colonização bem rápida. Os meus de PF levavam umas 28 semanas para ficaram no ponto! Outra coisa, se der para mostrar mais detalhes do terrário, iria ser da hora! Paz e luz!
Quanto aos 15 dias a temperatura que estava ideal naturalmente + ou - 26º/28º nesses dias, região serrana muita chuva. O milho estava bem sequinho, estou com um outro pote de milho que passou dos 15 e não colonizou , acredito que é devido ao excesso de umidade, também está menos rizomof. Pode ter relação com a strain o tempo de colonização e frut...??? acho que o substrato também influencia..... n sei..O pf que fiz demorou + tbm. Qual strain vc está cultivando?
 
Eu acho que a temperatura correta é a questão... Em São Paulo, dentro na minha encubadeira dava uns 23-25 graus... Mas os nutrientes no substrato também influenciam muito. Lembro por alto de ter tido uma performance maior no PF-cake com adicional de cremogema. (só que fica mais nutritível para contaminantes também). No momento meu cultivo está em fase de "caçando esporos". rs Tô tentando lá pelo fórum de trocas... Paz e Luz!
 
Eu acho que a temperatura correta é a questão... Em São Paulo, dentro na minha encubadeira dava uns 23-25 graus... Mas os nutrientes no substrato também influenciam muito. Lembro por alto de ter tido uma performance maior no PF-cake com adicional de cremogema. (só que fica mais nutritível para contaminantes também). No momento meu cultivo está em fase de "caçando esporos". rs Tô tentando lá pelo fórum de trocas... Paz e Luz!

Valeu, boa sorte aí na busca dos esporos!
 
Foi por curiosidade, pois estou vendo e lendo e acabei tendo uma noção de que a maioria não chega a esterilizar equipamentos e a coisa transcorre de boa.
Na produção de cervejas qualquer descuido arruína todo o trabalho. Nesse caso onde necessita de esterilização e o produto não pode ir ao "fogo" (Peças plásticas, borrachas) eu uso ácido peracético a 2% por 15 min. Vou proceder como vocês e ver como vai rodar o processo.

Em geral para se obter o grau de sanitização álcool 70 gl por 10 minutos ou iodophor a 12ppm por 1 minutos . Creio que adaptando isso a a realidade da produção de cogumelos vai "dar bom". :)

Abraços e parabéns ai pela sua iniciativa de produção.
 
Foi por curiosidade, pois estou vendo e lendo e acabei tendo uma noção de que a maioria não chega a esterilizar equipamentos e a coisa transcorre de boa.


É que após essas fases em que o milho passou pelo escorredor o @Pseye cozinhou por uma hora em panela de pressão. Isso cuidou da esterilização.

Mas há alguns procedimentos no cultivo de cogumelos, como preparação de camadas de bulk, em que o recomendado é pasteurização, e não esterilização.

https://teonanacatl.org/threads/qual-a-diferença-entre-pasteurização-e-esterilização.105/
 
KSSS tem colonização 2x mais rápida em grãos de centeio, comparado a outros(milho,arroz,trigo).
KSSS tem ótimos resultados com bulks nutritivos, grandes e bem compactados(pouca aeração).
Acredito que sua evolução genética foi dada nessas condições por longas gerações, KSSS ñ é uma strain de cubensis convencional.
 
Pois é Ecuador, mas nesse caso o bolo não está mais estéril pois teve contato com uma peça com nível de "sanitização" além disso se o bolo for aberto e tiver contato com o ar, uma centena de bactérias, fungos e vírus tiveram contato com o substrato. Por isso vejo que a maioria de vocês usa "gloove boxes". Após a inoculação e o desenvolvimento do fungo realmente fica complicado alguma contaminação.

Sobre a pasteurização, creio que vocês façam isso pois é um método mais sutil e impede a desnaturação dos nutrientes.
 
Back
Top