Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático TKSSS/Mazatapec em milho (e algumas CL's)

Diário de cultivo problemático.
Bom, pessoal. Este é o segundo diário que eu começo aqui. O primeiro não deu em nada, nem em contaminação (embora tenha me rendido uma boa CL que eu usei aqui). Este está indo beeem melhor, já que eu aprendi alguma coisa com o cultivo anterior.

O cultivo já está em estágio relativamente avançado, mas eu tomei nota (mental) de tudo e vou tentar detalhar o melhor possível.

Vou começar com o TKSSS:
Comecei com o 1/4 de carimbo retirando de albino que eu ganhei num sorteio do amigo Shroower (valeu cara).

Seringa: Raspei todo o conteúdo do 1/4 de carimbo para dentro de um potinho de coleta estéril usando a própria capinha da agulha (estéril). Misturei a água destilada e suguei tudo.*

Alguns dias de hidratação depois, no dia 08/05 inoculei duas CL's feitas com água destilada e xarope de glucose (tipo Karo, só que da marca Yoki). Deixei sobrar suspensão de esporos dentro da seringa e devolvi pra geladeira.

P6160009 (Medium).JPG

Dez dias depois, dia 18/05, com o que sobrou inoculei mais dois potes com milho.*
Hoje faz 28 dias.

Vcs podem ver que vai ser difícil tirar o milho daí. Ainda não decidi se eu enrolo no filme de pvc e quebro com um martelo (higienicamente), ou se despedaço o micélio com uma faca esterilizada usando a glover.
O pote que está quase 100% foi mexido uma vez. O resultado foi ótimo.

P6160001 (Medium).JPG P6160002 (Medium).JPG View attachment 37674 P6160004 (Medium).JPG P6160005 (Medium).JPG P6160007 (Medium).JPG

*Todos os passos feitos dentro de glovebox.
OBS: Para quem acha que carimbos muito ralinhos são ruins... Essa suspensão de esporos, à olho nú, não aparentava ser qualquer coisa que não água pura, e ta funcionando que é uma beleza. :D

Mazatapec:
Peguei uma CL que eu tinha na geladeira já a uns 6 meses, remanescente do cultivo anterior que não foi feliz, e inoculei um copo menor com o mesmo milho dos TKSSS (mesmo dia também). Ela respondeu muito bem. Fiz vários pontos de inóculo e em menos de 10 dias já tinha colonizado 100%, mas eu esperei mais uma semana para "consolidação" (li que os gringos fazem isso).

No dia 05/06 eu aniversariei este vidro e fiz um pequeno casing. Não me preocupo se o rendimento não for tão grande, contanto que eu consiga alguns carimbos para mim e para a galera :).
Fiz uma caminha de casing (sempre gostei de fazer), e distribuí o spawn colonizado por cima. Esperei cinco dias para ele se recuperar bem antes de colocar a camada por cima (paciência é a chave). Logo, fiz isso no dia 10/06, seis das atrás. Já estão aparecendo os primeiros sinais de colonização na superfície do casing.

P6160016 (Medium).JPG P6160017 (Medium).JPG

Camada do casing: vermiculita e pó de coco 50/50 + 2% do peso em pó de casca de ovo (menos de 1g). Água mineral até que caiam poucas gotas quando a mistura é apertada. Tento levar em consideração que se perde água no calor da esterilização.

Esterilização dos substratos:
O milho eu esterilizei por meio de tindalização reforçada (por preguiça acabei levando vários dias para esterilizar). Eu cheguei a deixar de molho uns 3 ou 4 dias, fervendo umas duas vezes por dia e repondo a água que evaporava. Depois foi pra panela de pressão por 90 minutos. Demorei pra abrir a panela e ela se fez necessária devido à visitas. Tirei os vidros da panela, e no dia seguinte REPETI o processo. Pelo menos... endoesporos NÃO! hehehe. Mas haja gás de cozinha. :/

O substrato do casing esterilizei em 5 minutos de microondas em um saquinho próprio para o micro. Deixei uma pequena abertura para o vapor escapar, projetada para ser fechada imediatamente ao fim da esterilização. Acho que está bom assim...

Então...
Esta é a situação atual do cultivo. Um potão de milho quase 100% colonizado (este eu espalhei o micélio para acelerar). Outro pote que está mais atrás, este eu deixei quieto. E um pequeno casing de Mazata que já está colonizando a camada e creio que em breve poderei liberar a troca de ar e mandar pro terrário.

Qualquer dúvida, só perguntar. Terei prazer em responder. Se quiserem fotos melhores também.:)
Aceito (PEÇO) sugestões. :)

A incubadora ^^:
P6160022 (Medium).JPG

Um abraço e muita paz a todos!
 
Última edição:
Valeeu Rain. Vou postando sim.

E já vou pedir uma sugestão.

Qual o "melhor" jeito de fazer dunk em um casing? Gostaria de tentar, mas não sei se tento já antes do primeiro flush ou se é melhor deixar pro segundo.
E qual técnica usar? deveria "empoçar" a água em cima do casing e dar um jeito de deixar fechadinho, e no outro dia escorrer o excesso? Ou então só uma regada de leve... Não sei.

Devo colocar uma fina camada de vermiculita úmida antes de deixar frutificar? Vejo muita gente fazendo isso, mas não sei o propósito.

Obrigado e abraços!
 
Última edição:
DanBlotter ,

Você pode "empoçar" com agua e fecha-lo, deixando por 24 horas na geladeira depois escorrer a agua como vc disse, e a camada de vermiculita(pasteurizada de preferencia) é tb uma opcao, ajudara a manter a umidade do interior do substrato, e na frutificacao.

Lembre-se que nao sao procedimentos indispensaveis, é opcional para dar um boost nas condicoes ambientais e provocar a frutificacao do micelio. Um substrato composto com a quantidade certa de agua e um bom terrario com boa umidade tambem se faz suficiente pro micelio frutificar sem problemas.

Use e treine sua intuicao para saber o que o fungo realmente precisa.
 
Insider

Valeu pelas dicas.
Pelo que posso ver, a umidade está boa. A minha cidade é conhecida por ter um dos maiores níveis de umidade relativa DO MUNDO. E além disso tem o terrário, que é bem úmido...

Acho que vou dar só uma regadinha sem empoçar com água mineral esterilizada no microondas e com um furinho na tampa, pra controlar a quantidade que sai. Parece bom e menos arriscado, e creio já ser suficiente para conseguir cogumelos maiores.
E geladeira.

Obrigado!
 
Insider

Valeu pelas dicas.
Pelo que posso ver, a umidade está boa. A minha cidade é conhecida por ter um dos maiores níveis de umidade relativa DO MUNDO. E além disso tem o terrário, que é bem úmido...
Obrigado!

Só por curiosidade...que cidade é??

Vi que você usou vermiculita junto com o milho. Tu misturou a vermiculita junto com os grãos ou apenas colocou uma camada no fundo do pote??

Vai fundo no cultivo...o micélio TKSS tá bem agressivo rsrsrs
 
sladeabdala

A cidade é Pelotas. Sim... aquela das piadinhas. hehehe
A média anual da UR aqui é acima dos 80%. É um dito popular que aqui é a segunda maior UR, perdendo somente pra Londres, mas não sei se isso é verdade.

Fiz ambas as coisas. Coloquei um pouco de vermiculita seca no fundo para absorver possíveis acúmulos de água, e um pouco misturada junto com o milho também, com o mesmo propósito de prevenir excessos.
 
Sigo acompanhando e mandando energias.Manda ver!:)
 
Que legal Morta!

Já que é tão perto, que tal trocar uns carimbos? hehe.
Pretendo reservar o máximo possível dos maiores frutos para carimbar. Posso te mandar alguns.
Pra galera aí também. E pra pró-fungos!
Adoro aqueles caras. Sempre me mandaram um ou dois carimbos de brinde. :)
 
Fiz vários pontos de inóculo e em menos de 10 dias já tinha colonizado 100%, mas eu esperei mais uma semana para "consolidação" (li que os gringos fazem isso).

Isso é muito bom, sempre faço nos meus cultivos também, essa atrasada dentro do pote.

Tá indo bem pra caramba, os potes estão com micélio bem bonito e livre de contaminações, vai ter sucesso.
 
Galera.

Tenho a sensação de que a camada do casing ta meio ressecada. Como a pote é transparente, da pra ver que o micélio ta "suando" ali dentro, com umidade condensada nas paredes do pote que eu usei. Há também umidade condensada na película de pvc que eu usei para selar o casing durante a fase de colonização.
Mas, no olhometro mesmo, parece que a camada em si está com pouca umidade.
Isso pode atrapalhar o micélio ao colonizar esta camada? Está mesmo mais lento do que eu esperava. Hoje fazem 11 dias e ainda está bem fraco.
Já pensei em abrir e regar um pouco, mas preferi perguntar antes.

Não cheguei a fotografar por que não acho que seja algo que de pra perceber direito com uma foto, mas depois eu coloco alguma.

Abraço!
 
Você chegou a fazer dunk DanBlotter ??

Se o substrato tiver suficiente agua espere um pouco mais, pelomenos uns 5 dias a 1 semana, mesmo a camada seca sera suficiente para proteger o micelio. Se o micelio ja esta em fase de frutificacao nao importa a colonizacao da camada, tenha paciencia pois poder sair ainda... se passar de 15-18 dias sem aparecer absolutamente nada, de um dunk no substrato com agua destilada pre-esterilizada e taque na geladeira por 24h e ponha depois para frutificar novamente.
 
Insider

O casing ainda está na incubadora. Sem troca gasosa e em temperatura de colonização. Ainda está colonizando a camada.
Não fiz dunk. O milho estava bem hidratado e agora está "suando", o que eu acho que é bom. Sinal de atividade metabólica. Mas já aos 11 dias de incubação, os sinais de micélio aparecendo na superfície parecem bem fracos, e pare ter falta de umidade na camada. Me pergunto se isto é um problema. Pensei em umidificar um pouco, mas manter as condições de incubação, e não de frutificação, entende?

Receito ter perdido muita umidade na hora de esterilizar a camada... Na próxima vou esterilizar no vapor mesmo, ou invés de usar o microondas.
 
Insider

O casing ainda está na incubadora. Sem troca gasosa e em temperatura de colonização. Ainda está colonizando a camada.
Não fiz dunk. O milho estava bem hidratado e agora está "suando", o que eu acho que é bom. Sinal de atividade metabólica. Mas já aos 11 dias de incubação, os sinais de micélio aparecendo na superfície parecem bem fracos, e pare ter falta de umidade na camada. Me pergunto se isto é um problema. Pensei em umidificar um pouco, mas manter as condições de incubação, e não de frutificação, entende?

Receito ter perdido muita umidade na hora de esterilizar a camada... Na próxima vou esterilizar no vapor mesmo, ou invés de usar o microondas.

Não deve ter umidade na incubação DanBlotter, isso é prejudicial, incubação é a seco.
E o casing deve ter troca gasosa.
 
tupy

Eu vou então esterilizar bem a incubadora e fazer uns furos para ventilação no casing e deixar a umidade como está. Vamos ver as diferenças depois.

Abraço!
 
Atualizando.

Fiz um "cold-dunk" no mini casing de mazatapec. Já faz uns 4 dias. Agora está no terrário com troca gasosa constante por borbulhador de aquário, alta umidade, incidência de luz 24h por dia (salvo algumas horas por descuido, ou por eu chegar atrasado). Durante o dia deixo a janela aberta, e de noite coloco uma lâmpada fluorescente acima do terrário.

Temperatura de frutificação variando entre 20 e 23º. Procede?

Os vidrões de TKSSS já estão 100%. To esperando mais uns dias antes de aniversaria-los. Enquanto isso vou arrumando os melhores recipientes possíveis para fazer os casing e planejo os reparos na minha glover.

Em breve posto fotos.

Abraço!
 
Pessoal. Desculpem o sumiço. Eu sou assim mesmo.
Às vezes me bate um preguição dos hábitos internetescos.

O cultivo está na ativa. O pequeno casing se mostrou problemático. Não colonizou direito a camada, e alguns cogumelos pequenos cresceram apenas pelas bordas, comprimidos pela parede do recipiente. Tive que tirar o casing inteiro lá de dentro e deixa-lo numa bandeja com vermiculita úmida e estéril, como se fosse um bolo. Isso abriu espaço para os frutos crescerem, mas deixou exposto o milho das bordas, e depois do segundo (e fraco) flush ele contaminou com um fungo verde (um verde mais claro do que o do duende verde). Esterilizei todo o terrário e enterrei o casing.
Rendeu o suficiente para uma boa dose para uma pessoa.

Os potões de TKSSS já foram aniversariados e os casings estão incubados, esperando a hora certa do choque térmico para irem pro terrário.
Um deles está apresentando aquele "xixi" amarelo de micélio. Mas lí por aí que é o resultado de uma atividade metabólica e não é necessariamente nocivo. No geral parecem saudáveis.

Estou a um tempo sem câmera, mas agora eu tenho. Vou arrumar umas pilhas e hoje de tarde eu posto umas fotos.

Abraço!
 
Os potões de TKSSS já foram aniversariados e os casings estão incubados, esperando a hora certa do choque térmico para irem pro terrário.
Um deles está apresentando aquele "xixi" amarelo de micélio. Mas lí por aí que é o resultado de uma atividade metabólica e não é necessariamente nocivo. No geral parecem saudáveis.

DanBlotter, você já deve ter notado que geralmente cada cultivador tem o seu método, as suas preferências. Eu, vou te aconselhar a não perder tempo com o '"choque térmico" é desnecessário. E, se estiver aniversariando o substrato, nesse primeiro momento o dunk também é desnecessário, este deve ser feito somente para virem os frutos na segunda colheita.

Boa sorte ai nos cultivos!
 
Back
Top