Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai Lipa Yai

Diário de cultivo problemático.
Bom como sou muito ansioso, mal recebi o carimbo e já comecei aquela função toda pra fazer seringa, limpando tudo com lysol e água sanitária até não poder mais KKKK! To louco pra ver o desenvolvimento desta strain, li só coisas boas a respeito! É uma colonizadora muito rápida e resistente a contaminantes! Dizem que é uma das mais potentes!

MATERIAL COMPRADO:

- Vermiculita
- Mistura de cereais
- Trigo integral em grãos
- Centeio integral em grãos
- Mucilon
- Micropore
- Papel Alumínio
- Filme PVC
- Água destilada
- Karo
- Seringas e agulhas
- Ágar-Ágar
- Placas de petri descartáveis
- Tubinhos de ensaio com tampa (para a master)
- Luvas de látex
- Álcool 96
- Toucas descartáveis
- Máscaras descartáveis
- Argola de inoculação
- Sacos Ziplock
- Lamparina
- Caixas plásticas (para glovebox e terrário)
- Chapa de acrílico transparente
- Ductape
- Perlita expandida
- Pó de coco
- Turfa
- Macro Cálcio (Cal para jardinagem)
- Gesso
- Silicone RTV (para os buracos das tampas)
- Tyvek
- Lã acrílica


26/09 - Fiz o substrato dos bolos usando uma mistura de cereais integrais que eu achei no supermercado na parte onde fica o arroz chamada "Ráris", são 7 cereais (arroz integral, arroz selvagem, trigo integral, aveia integral, cevada, centeio, triticale). Tirei a medida e taquei no liquidificador pra fazer uma farinha não muito fina (nessa parte eu botei junto 4 colheres de sopa rasa de MUCILON, aquele de arroz e aveia, tem muito cálcio, ferro e zinco, e depois misturei com a vermiculita já saturada com água. Como eu sabia iriam sobrar 2ml's na seringa resolvi preparar um pote de grãos de trigo integral, no qual eu deixei por 24h dentro de uma panela com água e café passado (50/50) e um pouquinho de gesso para os grãos não colarem. Também preparei uma solução de ágar-batata-dextrose e fiz uma porção de placas de petri, pois pretendo isolar a melhor substrain.
 

Anexos

  • DSC07213.JPG
    DSC07213.JPG
    69.3 KB · Visualizações: 19
  • DSC07212.JPG
    DSC07212.JPG
    64.4 KB · Visualizações: 13
  • 23-1.JPG
    23-1.JPG
    345 KB · Visualizações: 24
  • tly3.jpg
    tly3.jpg
    85.7 KB · Visualizações: 19
  • 1.JPG
    1.JPG
    100 KB · Visualizações: 14
  • 24.jpg
    24.jpg
    63 KB · Visualizações: 13
  • 23-2.JPG
    23-2.JPG
    54.6 KB · Visualizações: 12
  • 8.jpg
    8.jpg
    21.9 KB · Visualizações: 13
Thay Lipa Yai

27/09 - Bom depois de bem reidratados os esporos e os potes terem esfriado, hoje fiz a inoculação. 4 potes pf tek e 1 pote de grãos de aveia e 3 placas de petri. O pedacinho de papel que estavam os esporos, joguei dentro de um potinho que fiz com uma solução de água e karo, vamos ver se sai uma cultura líquida! Tá tudo na incubadora!!

PS: Aquelas manchas brancas embaixo das placas de petri é o filme PVC enrugado.
 

Anexos

  • 18.jpg
    18.jpg
    40.7 KB · Visualizações: 22
  • 20.jpg
    20.jpg
    51.6 KB · Visualizações: 16
  • 22.jpg
    22.jpg
    47.5 KB · Visualizações: 15
  • 25.jpg
    25.jpg
    26.7 KB · Visualizações: 10
Thay Lipa Yai

28/09 - Agora é noite e estou muito ansioso! Como não consigo para quieto, desinfetei a glovebox novamente e lá vou eu inventar coisa!! KKKK
Peguei outro pedacinho de carimbo e pus dentro de um copinho de coleta, então derramei 5ml de água bidestilada e tampei, vou deixar reidratando até amanhã e vou inocular mais umas placas de petri.
 
Thay Lipa Yai

29/09 - Feito!! Inoculei mais 6 placas de petri totalizando 9. É muita placa de petri! Comprei um estoque gigante! É muito barato aquelas descartáveis, R$3,90 embalagem com 10. Comprei daquelas normais e daquelas que tem 3 repartições. Sobrou ainda um pouquinho de solução de esporos! Capaz que vai fora né??? Preparei mais cultura líquida! Desta vez, no microondas, pus num potinho de vidro novamente água e karo nas proporções certas, fervi na potencia máxima por 5 min cuidando pra não explodir o líquido pra fora do pote! Peguei um seringão de 20ml e enchi. Esperei esfriar e então despejei no potinho onde estava o resto da solução de esporos, misturei bem e suguei tudo de volta pra seringa. Enrolei ela em papel alumínio e taquei na incubadora!! Nossa de tudo isso algo de bom tem que sair!!
 

Anexos

  • 27.jpg
    27.jpg
    58 KB · Visualizações: 17
  • 26.jpg
    26.jpg
    68.9 KB · Visualizações: 17
30/09 - Wooow! O duende verde é rápido mesmo hein?? Uma das placas de petri que fiz ontem contaminou com trichoderma, mas foi apenas uma!! Tem mais 8 que estão "limpinhas"! Estou muito satisfeito com minha glovebox, simples e eficiente!!
 

Anexos

  • tly4.jpg
    tly4.jpg
    48.7 KB · Visualizações: 24
Bom pessoal, pra ajudar quem tá começando (como eu) a ter uma idéia das coisas a serem compradas, tirei um monte de fotos aqui da maioria do material que foi utilizado (e será utilizado) no cultivo, ainda faltam mais fotos, vou postá-las na sequência!

Quando eu montar o terrário e o monotub, vou postar fotos do processo.

*Essas agulhonas ae, foi muita sorte! Eu tava como louco atrás dessas malditas agulhas, não encontrava em lugar algum! Então eu estava no centro da cidade hj fazendo umas compras, e passei por esse lugar (sabe aqueles lugares que ninguém sabe que existe, que nem no mapa e nem na internet estão??), entrei lá e não é que dei de cara com a porra das agulhas?? KKKKK Nossa quase comecei a gargalhar, o atendente ficou me olhando com uma cara de apavorado! Comprei por R$5,00 cada uma! O cara disse que a loja faliu e tava fechando, era pra ser hein? Hehehe!

*Essa wondertape é aquela tal de "gorilla tape", bem mais forte que a ductape e não descola com umidade.

*Esse termômetro marca até 110 graus C, o cara me garantiu que aguenta o calor (até 110 pelo menos hehehe), vou usar ele pra controlar a temperatura da pasteurização do bulk e da casing layer. Vou fazer aquele método na panela em banho maria, e também vou testar um no forno, já que meu forno é elétrico dá pra escolher e manter uma temperatura constante. Como pra pasteurização tem que manter entre 60C e 70C, vai ser tranquilo. Por isso comprei aquelas sacolas ali que aguentam ir no forno, vou por o substrato dentro delas. Acho que aquele ziplock ali de freezer e microondas tb aguenta no forno a essa temperatura.

*Aconselho comprar essa argola de inoculação, é muito boa!! Ela pega uma gotinha perfeita! É só encostar então no ágar e pronto!!
 

Anexos

  • wondertape.jpg
    wondertape.jpg
    59.7 KB · Visualizações: 12
  • tampaglove.jpg
    tampaglove.jpg
    67.4 KB · Visualizações: 11
  • tampaglove2.jpg
    tampaglove2.jpg
    70.6 KB · Visualizações: 9
  • glovebox.jpg
    glovebox.jpg
    54.4 KB · Visualizações: 14
  • placaspetri.jpg
    placaspetri.jpg
    58.7 KB · Visualizações: 13
  • agulhagigante2.jpg
    agulhagigante2.jpg
    43.3 KB · Visualizações: 10
  • agulhagigante1.jpg
    agulhagigante1.jpg
    37.2 KB · Visualizações: 11
  • agulhagigante.jpg
    agulhagigante.jpg
    95.1 KB · Visualizações: 8
  • copocoleta.jpg
    copocoleta.jpg
    86.1 KB · Visualizações: 14
  • seringas.jpg
    seringas.jpg
    83.8 KB · Visualizações: 17
  • laminabisturi.jpg
    laminabisturi.jpg
    47.4 KB · Visualizações: 9
  • bisturi.jpg
    bisturi.jpg
    57.7 KB · Visualizações: 11
  • argolainoculação2.jpg
    argolainoculação2.jpg
    22.9 KB · Visualizações: 12
  • argolainoculação.jpg
    argolainoculação.jpg
    24.9 KB · Visualizações: 16
  • águadestilada.jpg
    águadestilada.jpg
    46.4 KB · Visualizações: 16
  • birita.jpg
    birita.jpg
    54.3 KB · Visualizações: 12
  • tubinhosensaio.jpg
    tubinhosensaio.jpg
    69 KB · Visualizações: 10
  • termometro.jpg
    termometro.jpg
    68.9 KB · Visualizações: 10
  • variedades.jpg
    variedades.jpg
    105.9 KB · Visualizações: 13
  • copomedidor.jpg
    copomedidor.jpg
    58 KB · Visualizações: 6
  • microporegrande.jpg
    microporegrande.jpg
    48.7 KB · Visualizações: 4
  • microporefininha.jpg
    microporefininha.jpg
    43.9 KB · Visualizações: 6
  • salvadordali.jpg
    salvadordali.jpg
    53 KB · Visualizações: 14
  • bebum2.jpg
    bebum2.jpg
    39.9 KB · Visualizações: 15
  • bebum.jpg
    bebum.jpg
    53.3 KB · Visualizações: 21
:):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):)
 
01/10 - MAZAAAAAAAAAAAAAH!!! OLHA AE QUEM RESOLVEU APARECER!!! SIM! ELE!! SENHOR MICÉLIO!! EU SABIA QUE ELE IRIA ADORAR A MISTURA ESPECIAL DE GRÃOS E MUCILON! :eek: :pos:

Poxa!! Não dá pra descrever a minha felicidade ao me deparar com todos os potes explodindo micélio por tudo quanto é lado!!! :)

Todas as placas de petri estão demonstrando crescimento de micélio tb, mas apenas em uma é visível.

Thai Lipa Yai, tu é foda hein?? Esse cultivo promete!!!! :cool:
 

Anexos

  • 36.jpg
    36.jpg
    106.6 KB · Visualizações: 18
  • 34.jpg
    34.jpg
    69.7 KB · Visualizações: 13
  • 33.jpg
    33.jpg
    97.3 KB · Visualizações: 17
  • 32.jpg
    32.jpg
    88.3 KB · Visualizações: 11
  • 29.jpg
    29.jpg
    65.2 KB · Visualizações: 11
  • 37.jpg
    37.jpg
    101.5 KB · Visualizações: 18
  • 38.jpg
    38.jpg
    90 KB · Visualizações: 14
  • 39.jpg
    39.jpg
    81.2 KB · Visualizações: 20
  • mycpetri.jpg
    mycpetri.jpg
    37.9 KB · Visualizações: 12
Belo trabalho Gargamel!
Sucesso aí!
 
Muito louco hein!
ta usando substratos bem diferente do padrão pf que conheço
parabens! é sempre bom ver coisas novas no forum!
flow t+
 
Obrigado pela energia galera! É mt importante!

A cultura líquida está mostrando sinais de vida!! O micélio está crescendo em volta do pedaço usado de carimbo que joguei lá dentro!!
 

Anexos

  • lc.jpg
    lc.jpg
    39.2 KB · Visualizações: 30
  • lc1.jpg
    lc1.jpg
    31.8 KB · Visualizações: 25
  • lc3.jpg
    lc3.jpg
    38.9 KB · Visualizações: 17
Cara tu ta bem enpolgado mermo em...:D

boa sorte no cultivo,to acompanhando daqui.:pos:
 
Olá amigo, qual a proporção Karo e agua q vc costuma usar para culturas liquidas ?
 
Back
Top