Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai Koh Samui - Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Raça: Thai Koh Samui
Origem: FSRE
Data do carimbo: 03/2007
Recebido em: 18/06/2007
Início do cultivo: 20/08/2007


Ato 1 - Escolha do local


O primeiro problema que eu tive para enfrentar foi escolher onde eu iria realizar as etapas do cultivo. Minha casa, por ser pequena, não tem portas internas e dificilmente conseguiria isolar um lugar totalmente. A opção entao foi fazer uma glovebox, comprei uma caixa de plástico e com toda minha habilidade (hehehhe) consegui fazer 2 buracos nela para poder manipular o interior.
Problemas detectados: um dos buracos ficou um pouco maior que a largura do meu braço, correndo o risco de contaminar o interior caso entrasse algum ar; ficou tb um pouco dificil enxergar atraves da caixa porque uma parte do plástico não é totalmente transparente.


Ato 2 - Esterelização e preparo da seringa

Nessa etapa foram usados os seguintes materiais:
- Pinho-sol, alcool, lysol e lysoform spray;
- água destilada;
- estilete;
- seringa;
- gaze;
- copinho de pinga;
- papel alumínio;
- luvas.


A primeira coisa a fazer foi colocar o copinho de pinga e o estilete na panela de pressão para esterelizar, nessa primeira vez foi usada água destilada. Como não consegui arranjar aquele suporte interior para a panela de pressão tive que improvisar; comprei umas forminhas de empada, fiz nelas furos com prego e martelo e depois foram colocadas no fundo da panela para servirem de apoio (coloquei também por cima um pano tipo perfex). Colocados os objetos e a água foi tudo para o fogão, daqui a pouco eu conto o que aconteceu....
Enquanto isso tapei os buracos da glovebox com plástico-filme e fita adesiva, fiz isso para poder limpar o interior e evitar trocas de ar até o momento adequado. Limpei a glovebox e a mesa que serviria de apoio com um perfex com pinho--sol e um papel-toalha com alcool.
Quando já estava dando quase 1 hora que a panela estava com pressão resolvi dar uma olhada, foi aí que eu percebi que não tinha mais vapor saindo, a água secou! De qualquer maneira resolvi esperar esfriar para ver como estava a situação dentro, dependendo do caso eu continuaria ou não.
Depois que a panela esfriou fui tomar o banho, como manda a tradição sabonete Protex esfregando com bucha até ficar em carne viva hehehe. Saí rapidinho até a cozinha, passei nas mãos um anti-séptico da 3M, rapidamente limpei a glovebox e a mesa com o Lysol e um pano, depois disso coloquei dentro da glovebox quase tudo que iria usar:agua, destilada, isqueiro, seringa, carimbo, uma gaze com alcool. Espirrei o lysoform dentro e fora da glovebox. Fui abrir a panela de pressão, quando olhei o copo estava meio caído, mas aparentemente sem nenhuma marca de queimado nem nada, o estilete que tinha uma parte plástica ficou inutilizado. Eu tinha que tomar uma decisão: parar ou continuar. Alguma coisa me diz que eu deveria ter parado, mas continuei. Dei uma limpada no copo com álcool e coloquei-o na glovebox. Coloquei luvas, passei de novo o anti-séptico, peguei uma das lâminas que vinham com o estilete e resolvi usar aquela mesma, limpei-a com álcool, rasguei o plástico que cobria os buracos da glove e começei o serviço.
Joguei água destilada dentro do copinho até conseguir encher a seringa; abri o carimbo e fiquei olhando um pouco pra ele, ja estava curioso pra saber como era hehehe comecei a tentar raspá-lo com a lâmina, mas foi um desastre total, os que não ficaram grudados no meu dedo ou na lâmina caíam fora do copo, raspei um pouco mais de 1/4. Depois disso fui tentando jogar a água da seringa na lamina pra tentar recuperar alguns, e no meu dedo também, quando aparentemente estavam todos no copo fiz o processo de sugar e soltar a mistura com a seringa, até achar que "estava bom". Queimei a agulha com o isqueiro, passei a gaze com álcool coloquei no papel alumínio e espirrei lysoform, enrolei e depois pus na geladeira (fiquei virando para evitar que os esporos grudassem). Fechei o carimbo de novo, espirrei um lysoform por cima e depois guardei.


Falhas cometidas: esterelização mal-feita!
Problemas encontrados: ansiedade não colaborou, boa parte dos esporos caíram fora do copo. Ficou difícil manipular os objetos dentro da glovebox também.

23/08/2007
Ato 3 - Preparo do substrato e inoculação

O subtrato foi feito a partir da receita de bolo tradicional, utilizei água destilada. Usei como medida/recipiente copos de whisky comuns.
Os copos foram lacrados com papel alumínio dobrado e fita adesiva de embalar, depois disso foram esterelizados em panela de pressão por 1 hora usando água mineral.(dessa vez a água não secou!!!)
O processo de limpeza da mesa, glovebox, objetos e luvas foram os mesmos do anterior por isso acho que não vale a pena ficar repetindo.
Foram deixadas dentro da glovebox após a limpeza: seringa com esporos, isqueiro, gaze com álcool, folhas simples de papel alumínio.
Quando abri a panela notei que o papel alumínio sobre os copos estavam "inchados", espero que isso seja normal. Coloquei-os junto com as outras coisas.
Vesti as luvas, passei o gel anti-séptico, coloquei as mãos dentro da glovebox. A cada copo inoculado eu esterelizei a agulha com isqueiro e álcool, antes de cobrir os copos com a folha de aluminio limpei a superfície inoculada com alcool também. Repeti o processo com todos os copos.
As folhas colocadas sobre os copos não se fixaram muito bem num primeiro momento, tive que fazer esse processo fora da glovebox, e selei com fita adesiva. Depois disso coloquei os copos num pequeno isopor que será minha Incubator Tabajara hehehehe que foi limpa com álcool e lysoform spray.


Falhas cometidas: manipulação fora da glovebox!!
Problemas encontrados: agulha parece que era mais curta do que deveria ser, não sei se ela de fato atingiu o substrato, espero que sim. Depois de terminado tudo reparei que alguns esporos ficaram na seringa.....


Bom galera por enquanto é isso, não postei fotos porque não tenho câmera digital (vou ver se empresto uma!!). Torçam, porque eu acho que VOU precisar :Dehehehehe
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

E aee galera!! Bom hoje completou 15 dias desde que os copos foram inoculados, em todos eles apareceram micélio, e ao contrario do que eu tinha dito não há nenhum sinal de contaminantes :D:D:D:D
Estão aó algumas fotos...a resolução nao está mto boa porque foram tiradas com a webcam. Em alguns copos o micélio está se desenvolvendo por baixo da fita adesiva por isso não dá pra ver muito bem. O copo 4 foi o ultimo a aparecer micélio, por isso está bem menor que os outros, mas todos estão bem saudáveis!!
Abracos!!
copo1a.jpgcopo1b.jpgcopo2a.jpgcopo2b.jpgcopo3a.jpgcopo3b.jpgcopo4a.jpgcopo4b.jpg
 
O Terrário

Ontem eu comecei a montar o terrário, vai ser simples: uma caixa de isopor de 50 litros, bomba de aquário e argila expandida. Cortei um retângulo na tampa da caixa e substitui a parte de isopor por um vidro, vou usar uma lâmpada fria para iluminar o interior. O problema é que o corte no isopor ficou com a superfície irregular mas não creio que vá atrapalhar muito.
No fundo do terrário colocarei argila expandida e uma por baixo uma pedra porosa. A pedra está conectada a uma bomba de aquário por um tubo plástico que sai por um furo na caixa.
O tubo passa por uma caixa de isopor menor, que usarei para resfriar o ar se isso for necessário.
Queria saber se é preciso fazer uma saída de ar no terrário? Ou se o CO2 sai por alguma outra fresta?
Segue abaixo um desenho meio tosco do esquema
esquema.JPG
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Ola homerfv, pelo que sei é necessario somente abrir a tampa de vez em quando para a troca do ar......
Boa Sorte no seu cultivo:!:
Abraço
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Belo projeto Homer !!!

Quanto a saída de ar, faça assim:

2 pequenos furos com um prego quente no isopor (cuidado pra não se queimar, use uma alicate), do diâmetro de uma moeda de 1 conto de réis.

Utilize lã acrílica (perlon, polyfill, forro de endredon) para colocar nestes furos, funcionando como um filtro. Use diversas camadas, para ficar da mesma espessura da parede de isopor.

Se quiser, pode proteger com alguma tela.

O objetivo é evitar a entrada de insetos e contaminantes presentes no ar, como a bomba de ar ficará sempre ligada, o sentido de saída de ar será por esses furos. Assim, vc evita tb de ficar abrindo o terrário e abanando ar pra dentro dele. Quanto menos vc abrir, menor é o risco de contaminação no seu cultivo.

sucesso:pos:
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Lindos copos irmão!!!

Muito bonitos, o bixinho tá comendo valendo a mistureba......huuuuummmm!:)

Sucesso na jornada ai, com muita Paz e Luz no coração !!!

Cia Oregon da lokura Ilimitada!!!
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Go go Transkey!! :)

Vamo lá homer!! boas dicas de terrário.... vou tentar fazer algo por aqui... mas acho que ao invés de usar ar frio... acho que vou usar bomba com agua gelada (pq aqui é mais quente). Valeu pelo desenho!

MuiLok, já vou tentar providenciar esse buraco no terrário daqui.. valeu pela informação!!

Boa sorte aí homer!!
sucesso
 
Teste do terrário

Xiii o esquema q eu montei acima não deu certo, hoje eu testei e a temperatura continuou alta.... em torno de 26°C :neg::neg:
Fiz os furos na lateral e cobri com lã acrílica, arrumei argila expandida tb, pelo menos o básico ta feito
 
Teste do terrário - parte 2

Hoje testei outro jeito, coloquei 4 garrafas de 600ml com gelo dentro do terrário, a temepratura caiu bastante, ficou em 11ºC por umas 5 horas, mas tive que desmontar tudo antes de saber quanto tempo demoraria pra mudar a temperatura dentro. O único problema vai ser ter que ficar abrindo o terrário toda hora....
Acho que também a umidade está um pouco baixa, alguém tem uma idéia?
Bom feriado pra vcs!!:cool:
 
Teste do terrário - parte 2

Fala homer... eu fiz algo parecido com os terrários que vi em outros tópicos.

Tb tentei com garrafas de 600ml antes... mas não é muito bom... pois facilita contaminação e ainda deixa a agua do fundo gelada tb.

To usando uma bomba de agua que circula agua gelada dentro do terrário sem encostar na agua do fundo onde ficam as argilas (já que essa agua tem que permanecer natural pra gerar umidade boa).

Dae uso um isopor menos fora onde fica a bomba de agua sugando e despesando agua no proprio isopor pequeno. Dependendo da quantidade de gelo que coloca-se dentro a temperatura cai até uns 13-15c.

Atualmente to mantendo em 23-27c.

Valeu amigo... boa sorte!!
sucesso
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

O negócio e colocar um pote de manteiga com gelo feito previamente, com tampa e tudo, esterilize ele por fora com desinfetante puro e manda bal. Deixe pra colocar por volta de 10 fda manha, que a parte da tarde que é quente! Nunca tive problemas com temperaturas até 26, sempre pinaram. Abração!
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Vou tentar a idéia do pote primeiro (o ruim vai ser ter q comer toda essa margarina hehehehe), senão der certo eu tento a da bomba de água.
O pote é colocado por cima da argila expandida? Isso não vai gelar a água de baixo e evitar a umidade?
Ainda bem que o micélio é paciente, ta esperando o terrário ficar pronto pra colonizar todo substrato:D
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Acho melhor vc tentar pendurar o pote na parede do terrario pra não encostar nas argilas...

Eu amarrava a garrafa de 600ml com uma linha e deixava pendurado la dentro heehehe

boa sorte!!
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Acho melhor vc tentar pendurar o pote na parede do terrario pra não encostar nas argilas...

Eu amarrava a garrafa de 600ml com uma linha e deixava pendurado la dentro heehehe

boa sorte!!

Se estiver em contato com a solução do fundo da xabú mesmo, ou pendura o trem ai ou faz uma base quadradinha pequena de isopor para colocar a garrafa em cima, fiz assim por aqui e está dando certo !!!

Paz e Luz garoto Homer !!
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Refiz os testes usando uma base de isopor para 2 garrafas com gelo, a temperatura ficou uns 19ºC durante a noite toda(eu acho hehehe). Também testei sem o gelo, e ficou em média 21ºC. Mas pelo jeito a umidade dentro do terrário não muda muito, não formou gotículas nas paredes nem no vidro da tampa. Muita argila expandida pode atrapalhar? Pra ajudar ainda descobri um furo embaixo que está vazando água...:mad::mad:
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Vou tentar a idéia do pote primeiro (o ruim vai ser ter q comer toda essa margarina hehehehe), senão der certo eu tento a da bomba de água.
O pote é colocado por cima da argila expandida? Isso não vai gelar a água de baixo e evitar a umidade?
Ainda bem que o micélio é paciente, ta esperando o terrário ficar pronto pra colonizar todo substrato:D

Não vai gelar a parte da argila expandida não visto que o pote de manteiga ficará fecha com o bloco de gelo lá dentro. Aqui estou fazendo assim e anda tudo bem!
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

No meu terrário tem muita argila expandida
tem uma bombinha de aquário e um aquecedor de 20 w
um temrometro e aki corre tudo sempre entre 21e 25
Jhon Lock

ps. coloco mes bolos sobre pires ou pirex previamente esterilizados coloco vermiculita e o bolo e já era
 
Contaminou :(

Hoje fui fazer a checagem dos bolos pra ver como estavam e tive uma decepção, 2 deles contaminaram, eu já estava suspeitando que algo estava estranho no micélio desses copos, eles pareciam estar "secos" com relação ao resto do copo. Em um deles apareceu uma mancha verde-azulada. Os outros 2 copos parecem estar bem saudáveis, vou ver se arrumo uma máquina digital e posto umas fotos na próxima semana.
Estive pensando qual destino dar aos bolos contaminados, pensei nas seguintes opções:
1-) Isolar parte do micélio saudavel em papelão e depois colonizar outro substrato.
2-) Tentar retirar a parte contaminada e anecipar o aniversário dos copos, assim eu já testo o terrário.
3-) Enterrar no jardim e torcer pra mãe natureza ser generosa e me abençoar.
Gostaria de ouvir a opinião de vcs colegas!
Abracos a todos
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Não mexa com mancha verde.
Abra um buraco no quintal, leve os copos fechados, abra já dentro do buraco e cubra.
Melhor 2 bons do que todos contaminados.
 
Contaminou :(

1-) Isolar parte do micélio saudavel em papelão e depois colonizar outro substrato.
2-) Tentar retirar a parte contaminada e anecipar o aniversário dos copos, assim eu já testo o terrário.
3-) Enterrar no jardim e torcer pra mãe natureza ser generosa e me abençoar.

Eu ja recuperei um bolo contaminado com fungo verde. Tirei a parte boa do micélio e fiz casing. (Fiz do lado de fora de casa)

Tb já enterrei casing contaminado no chão fora de casa, até hoje tão me redendo frutos sem intervalos entre flushes. Toda hora tem pin novo.

Mantém os 2 bons bem longe desses contaminados.

boa sorte aíí
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Por favor.
Segue o que o Mauricio disse.
enterre e bem fundo.
nao se brinca com trichoderma.
tem gente que é doida.
mas é tao facil o cultivo que nao vale a pena esses resgates de bolos contamiandos.
o processo todo nao dura nem 15 dias.
limpar um contaminante desses da sua casa pode ser impossivel.
comer cogumelos contaminados também nao é legal.
:pos:
 
Back
Top