Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai Koh Samui - Primeiro cultivo

Diário de cultivo problemático.
Raça: Thai Koh Samui
Origem: FSRE
Data do carimbo: 03/2007
Recebido em: 18/06/2007
Início do cultivo: 20/08/2007


Ato 1 - Escolha do local


O primeiro problema que eu tive para enfrentar foi escolher onde eu iria realizar as etapas do cultivo. Minha casa, por ser pequena, não tem portas internas e dificilmente conseguiria isolar um lugar totalmente. A opção entao foi fazer uma glovebox, comprei uma caixa de plástico e com toda minha habilidade (hehehhe) consegui fazer 2 buracos nela para poder manipular o interior.
Problemas detectados: um dos buracos ficou um pouco maior que a largura do meu braço, correndo o risco de contaminar o interior caso entrasse algum ar; ficou tb um pouco dificil enxergar atraves da caixa porque uma parte do plástico não é totalmente transparente.


Ato 2 - Esterelização e preparo da seringa

Nessa etapa foram usados os seguintes materiais:
- Pinho-sol, alcool, lysol e lysoform spray;
- água destilada;
- estilete;
- seringa;
- gaze;
- copinho de pinga;
- papel alumínio;
- luvas.


A primeira coisa a fazer foi colocar o copinho de pinga e o estilete na panela de pressão para esterelizar, nessa primeira vez foi usada água destilada. Como não consegui arranjar aquele suporte interior para a panela de pressão tive que improvisar; comprei umas forminhas de empada, fiz nelas furos com prego e martelo e depois foram colocadas no fundo da panela para servirem de apoio (coloquei também por cima um pano tipo perfex). Colocados os objetos e a água foi tudo para o fogão, daqui a pouco eu conto o que aconteceu....
Enquanto isso tapei os buracos da glovebox com plástico-filme e fita adesiva, fiz isso para poder limpar o interior e evitar trocas de ar até o momento adequado. Limpei a glovebox e a mesa que serviria de apoio com um perfex com pinho--sol e um papel-toalha com alcool.
Quando já estava dando quase 1 hora que a panela estava com pressão resolvi dar uma olhada, foi aí que eu percebi que não tinha mais vapor saindo, a água secou! De qualquer maneira resolvi esperar esfriar para ver como estava a situação dentro, dependendo do caso eu continuaria ou não.
Depois que a panela esfriou fui tomar o banho, como manda a tradição sabonete Protex esfregando com bucha até ficar em carne viva hehehe. Saí rapidinho até a cozinha, passei nas mãos um anti-séptico da 3M, rapidamente limpei a glovebox e a mesa com o Lysol e um pano, depois disso coloquei dentro da glovebox quase tudo que iria usar:agua, destilada, isqueiro, seringa, carimbo, uma gaze com alcool. Espirrei o lysoform dentro e fora da glovebox. Fui abrir a panela de pressão, quando olhei o copo estava meio caído, mas aparentemente sem nenhuma marca de queimado nem nada, o estilete que tinha uma parte plástica ficou inutilizado. Eu tinha que tomar uma decisão: parar ou continuar. Alguma coisa me diz que eu deveria ter parado, mas continuei. Dei uma limpada no copo com álcool e coloquei-o na glovebox. Coloquei luvas, passei de novo o anti-séptico, peguei uma das lâminas que vinham com o estilete e resolvi usar aquela mesma, limpei-a com álcool, rasguei o plástico que cobria os buracos da glove e começei o serviço.
Joguei água destilada dentro do copinho até conseguir encher a seringa; abri o carimbo e fiquei olhando um pouco pra ele, ja estava curioso pra saber como era hehehe comecei a tentar raspá-lo com a lâmina, mas foi um desastre total, os que não ficaram grudados no meu dedo ou na lâmina caíam fora do copo, raspei um pouco mais de 1/4. Depois disso fui tentando jogar a água da seringa na lamina pra tentar recuperar alguns, e no meu dedo também, quando aparentemente estavam todos no copo fiz o processo de sugar e soltar a mistura com a seringa, até achar que "estava bom". Queimei a agulha com o isqueiro, passei a gaze com álcool coloquei no papel alumínio e espirrei lysoform, enrolei e depois pus na geladeira (fiquei virando para evitar que os esporos grudassem). Fechei o carimbo de novo, espirrei um lysoform por cima e depois guardei.


Falhas cometidas: esterelização mal-feita!
Problemas encontrados: ansiedade não colaborou, boa parte dos esporos caíram fora do copo. Ficou difícil manipular os objetos dentro da glovebox também.

23/08/2007
Ato 3 - Preparo do substrato e inoculação

O subtrato foi feito a partir da receita de bolo tradicional, utilizei água destilada. Usei como medida/recipiente copos de whisky comuns.
Os copos foram lacrados com papel alumínio dobrado e fita adesiva de embalar, depois disso foram esterelizados em panela de pressão por 1 hora usando água mineral.(dessa vez a água não secou!!!)
O processo de limpeza da mesa, glovebox, objetos e luvas foram os mesmos do anterior por isso acho que não vale a pena ficar repetindo.
Foram deixadas dentro da glovebox após a limpeza: seringa com esporos, isqueiro, gaze com álcool, folhas simples de papel alumínio.
Quando abri a panela notei que o papel alumínio sobre os copos estavam "inchados", espero que isso seja normal. Coloquei-os junto com as outras coisas.
Vesti as luvas, passei o gel anti-séptico, coloquei as mãos dentro da glovebox. A cada copo inoculado eu esterelizei a agulha com isqueiro e álcool, antes de cobrir os copos com a folha de aluminio limpei a superfície inoculada com alcool também. Repeti o processo com todos os copos.
As folhas colocadas sobre os copos não se fixaram muito bem num primeiro momento, tive que fazer esse processo fora da glovebox, e selei com fita adesiva. Depois disso coloquei os copos num pequeno isopor que será minha Incubator Tabajara hehehehe que foi limpa com álcool e lysoform spray.


Falhas cometidas: manipulação fora da glovebox!!
Problemas encontrados: agulha parece que era mais curta do que deveria ser, não sei se ela de fato atingiu o substrato, espero que sim. Depois de terminado tudo reparei que alguns esporos ficaram na seringa.....


Bom galera por enquanto é isso, não postei fotos porque não tenho câmera digital (vou ver se empresto uma!!). Torçam, porque eu acho que VOU precisar :Dehehehehe
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

"Os copos foram lacrados com papel alumínio dobrado e fita adesiva de embalar, depois disso foram esterelizados em panela de pressão por 1 hora usando água mineral.(dessa vez a água não secou!!!)"


Fala Homer

O Thai Koh Samui é um fungo fascinante, rende bons frutos, de boa potência, e ótimo para experiências.:)

Se vc lacrou com perfeição os copos antes da esterilização, e não fez nenhum furo no tampão para a temperatura e pressão atingirem o interior do substrato, como pode garantir que essa esterilização foi eficiente?

No mais, preste muita atenção agora, talvez em alguns dias vc observará o aparecimento do micélio.

Continua com os estudos, e good vibes!

sucesso!:pos:
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Fala irmão!!
A primeira vez é sempre a primeira vez mas depois as coisas se encaixam!!!
Estamos na torcida pra que de certo, as falhas acontecem mas se tiver que ser será!!
Enquanto aguarda o aparecimento do micélio vai lendo algumas tecnicas de cultura de micélio no papelão e em liquido que facilita em muito para as proximas tentativas!!

Abraço e boa sorte!!
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Aee galera valeu pelas dicas, ainda não começou a aparecer, mas estou mto ansioso hehehe
Algumas fotos que eu tirei com a webcam, não estão muito boas mas dá pra ter uma idéia do que anda ocorrendo:
1-) "glovebox"
2-) Os beatles
3-) Detalhe de um deles


Sr. Muilok, eu não fiz furo no tampão dos copos de substrato pois achei que o vapor poderia "encharcar" o substrato. O meu raciocínio foi o de que por estar dentro da panela de pressão o interior do copo esquentaria de forma a esterelizar o conteúdo. Bom na próxima tentativa farei o correto, valeu pela observação!!:)
1.jpg2.jpg3.jpg
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Bom, ontem eu comprei um aquecedor de aquário para colocar na incubadora(caixa de papelão) eu coloquei dentro de uma caneca de plástico, ficou maravilha, mas durante a noite ele estourou :mad:
vou comprar outro hj.....
afff como é duro ser iniciante heiehue
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Coloque dentro de uma garrafa de água e feche a garrafa com fita adesiva. Deve ter estourado porque a água evaporou e ficou alguma parte do aquecedor exposta.
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Mestre shroower brigadao pelo conselho!
Pakalolo, valeu pela fé!!!
Cara esse negócio de cultivo parece ser muito mais facil do que realmente é :D:D:D:D:D:D
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

OLá amigo
seja bem vindo e boa sorte em seu cultivo espero que ele te ajude muito a conhecer os misterios.

Jhon Lock
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Estamos de olho nesse cultivo, pelo que me parece até agora tudo certo. Louco, louco, louco, louco melo, louco de cogumelo.
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Opa!
Camarada rapido esse hein! Mas é isso ai cara, muita sorte pra ti, embora não sei se ira precisar, porque parece estar perfeito.

Abraço.
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Putz é inacreditívil o que eu vou contar ehhee mas algo aconteceu que o aquecedor pifou no meio da noite, só vc hj de manhã...resolvi adotar o método da lâmpada, coloquei uma de 15 watts, será que resolve? A luz pode matar o micélio? Aliás, quanto tempo demora pra ele aparecer?:eek::eek:
estou comecando achar que tem algum saci aqui atrapalhando meu cultivo heheheh
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Mestre shroower brigadao pelo conselho!
Pakalolo, valeu pela fé!!!
Cara esse negócio de cultivo parece ser muito mais facil do que realmente é :D:D:D:D:D:D

Com certeza, é sim.
Depois que você tiver uma experiência e falar com eles então.....!!!:D

Muito cuidado com a lâmpada, o micélio não pode ficar exposto a claridade que ela proporciona, somente a temperatura gerada por ela.

Começe com a de 15W, monitore a temperatura com um termômetro de parede que vc encontra no 1,99 da esquina, ao lado do bar do joão.

A temperatura tem que ficar na faixa de 27-29ºC, na fase de incubação.

Então, vc pode manipular a potência da lâmpada, ou talvez abrir algum respiro na incubadora.

Os copos vc pode proteger com um saco preto (lixo), ou papelão. Atenção para manter escuridão total neles.

sucesso, mantenha seu diário atualizado que a gente ajuda você.

:cool::pos::pos::pos:
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Cobri os copos com saco e papelão por cima, eles estão dentro de uma caixa de isopor pequena aberta,isso tudo dentro de uma caixa de papelão semi-aberta.
Estou medindo a temperatura com um termometro de aquário, acho que ele está quebrando o galho...essa lampada parece ser meio fraquinha, pelo menos até agora nao mudou mto a temperatura, acho que terei que colocar uma mais forte:cool:
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Thai junto com MEX sao as duas strains mais FELIZES que eu conheço. parabens por estar levando um cultivo dela :)
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

good vibes irmão:pos:

continue assim

estou esperando meu carimbinho para começar o meu!!!

hhehehe:D
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Cobri os copos com saco e papelão por cima, eles estão dentro de uma caixa de isopor pequena aberta,isso tudo dentro de uma caixa de papelão semi-aberta.
Estou medindo a temperatura com um termometro de aquário, acho que ele está quebrando o galho...essa lampada parece ser meio fraquinha, pelo menos até agora nao mudou mto a temperatura, acho que terei que colocar uma mais forte:cool:

Coloque uma lâmpada incandescente de 40W.
Se ficar baixa a temperatura, suba para 60W.
Se ficar alta, reduza a potência para 25W.

O termômetro que vc usa tem que estar no meio dos copos, e não longe deles, somente assim vc consegue monitorar de forma desejável.

good vibes!!!:)
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Sempre mandando bem sir muilok, pra garantir comprei as 3 lampadas hehehe
Coloquei a de 40 a temperatura estabilizou em torno de 26ºC, resolvi aumentar pra de 60, bom, acabei de chegar em casa e vi que a temperatura estava a 31ºC:eek::eek::eek:
Desliguei tudo, acho q vou voltar a de 40 e tentar fazer algum esquema para "esquentar" melhor:D:D:D ôôô coisinha difícil de chegar esses 28ºC eheheheh
o único problema é q irei viajar e estou com receio de deixar tudo ligado e acontecer algum acidente:cool::neg::neg:
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Sempre mandando bem sir muilok, pra garantir comprei as 3 lampadas hehehe
Coloquei a de 40 a temperatura estabilizou em torno de 26ºC, resolvi aumentar pra de 60, bom, acabei de chegar em casa e vi que a temperatura estava a 31ºC:eek::eek::eek:
Desliguei tudo, acho q vou voltar a de 40 e tentar fazer algum esquema para "esquentar" melhor:D:D:D ôôô coisinha difícil de chegar esses 28ºC eheheheh
o único problema é q irei viajar e estou com receio de deixar tudo ligado e acontecer algum acidente:cool::neg::neg:

Fala Homer!!! Desde já você deve uma cerveja gelada no bar do Moe !!!!:p:

Então, mantenha a lâmpada de 40W, já que a de 60W transfere uma quantidade de calor superior à desejada.

Faça tudo bem feito, pra não ter problema e nem ao menos medo de acidentes. Se a lâmpada não ficar muito próxima as paredes da caixa, não existe risco de incêncio.

Então, você pega essa caixa com a lâmpada, fecha ela com uma fita adesiva, pode vedar mesmo, sem medo. Coloca tudo isso dentro de um saco de lixo de uns 100L (tamanho que caiba tudo), e amarra a boca do saco, só deixando sair o fio paralelo do cabo de luz. Use um elástico de $$$$ para apertar a boca do saco. Espere algumas horas para a temperatura estabilizar, então abra tudo e monitore a temperatura que vc atingiu. Talvez essa medida nos faça atingir mais esses 2graus desejados na escala da temperatura.

Uma dica, se você não tem confiança no sistema, é deixar tudo na casa de algum amigo de confiança, durante sua ausência.

Sucesso, paz e muita luz!!!!:)
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Fala Homer!!! Desde já você deve uma cerveja gelada no bar do Moe !!!!:p:

Uma dica, se você não tem confiança no sistema, é deixar tudo na casa de algum amigo de confiança, durante sua ausência.

Sucesso, paz e muita luz!!!!:)


Falou tudo Sir. ná dúvida procure um local 100% seguro.....boa sorte irmão!!!

Paz e Luz...
 
Primeiro cultivo Thai Koh Samui

Ó cerveja no Moe's hein!!! estamos lá!!! hhehe
Hj eu dei uma fechada na caixa com fita, parece que estabilizou entre 28-29. Acho que não precisarei embalar com o saco preto, ainda
Não posso dizer que o sistema é 100% confiável, e tb nao tenho como deixar pra alguem olhar pq eu sou o "cara novo" que mudou agora e nao conheco ninguem a ponto de poder deixar na mao de alguém sem ter q reponder um mooonte de questõe antes hehehehe Acho que não vai pegar fogo na casa também, qualquer coisa o vizinho que chame o bombeiro kakaka ainda estou pensando no que fazer
Ótimas noticias, não puder resitir a dar uma olhadinha nos potes e adivinhem o q encontrei (tchananan, suspense...) MICÉLIO!!!! UHUUUUUUUULLLL pelo menos em um deles eu sei que há vida heheheheh
estou suspeitando que 2 deles estejam com contaminação, vi 2 pontos verdes, pareciam grãos de areia...espero que seja só vista ruim mesmo!!
VALEU TODO MUNDO PELA FORÇA!!!!
 
Back
Top