Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Thai koh samui e Ecuador - Primeiro Cultivo

Diário de cultivo problemático.
Olá Cogumelandia, prazer em conhece-los!
Sempre gostei de cogumelos, suas formas, cores e sabores (dos comestiveis, claro!)
Nunca tive uma experiencia com os cubensis, mas sempre tive vontade até que por acaso encontrei este bendito site, e fiquei maluca para começar meu cultivo.
Obrigada CM por existir!!!:roflmao:

Meus filhos serão minha primeira experiencia com os mágicos, isso se eles pinarem...

Torção por mim galera!:eba:

Comecei meu cultivo do TKS dia 10/02, com esporos doados pela PF, como era o primeiro evitei tirar fotos para evitar possiveis contaminações, mas foi o seguinte...

Seringa com esporos em grão de milho que colonizaram 100% em uma semana.

Esterilizei um balde e coloquei uma camada de substrato por baixo, o milho colonizado e uma camada de substrato por cima.

O substrato foi esterilizado em panela de pressão por 1 hora, composto de vermiculita, esterco organico, pó de coco e calcáreo.

Coloquei uma touca e vedei, seguiu bem sua colonização no escuro, quando 100% colonizada esperei uns dois dias e coloquei a camada casing a quase 3 semanas e zzzzz....:sleep:

A camada casing foi feita de pó de coco, calcario e vermiculita, esterilizada no microondas e esperei umas 2 horas esfriar.
Estou ventilando puxando a touca e abaixando, o cheiro continua o mesmo, não tem aparencia de contaminantes mas o micelo está bem fraquinho por cima. Estou preocupada pois já não está passando da hora de pinar? me corrijam se estiver errada e por favor alguem me dê uma luz!!

È mesmo nescessário uma luz artificial?
Pois a iluminação está natural em uma varanda de vidro, que funciona como uma estufa e é bem iluminada!
100_1808.JPG 100_1809.JPG
O balde Azul é o TKS e o verdinho é O Ecuador que fiz o mesmo procedimento mas comecei 10/03, e passei para o balde a 3 dias, está no escuro até sua total colonização.

Grandes abraços a todos !
 
Pode levar alguns dias para os nós hifais darem origem a pins.

Tente não ficar muito ansiosa.
Podem demorar até 8 dias para os nós hifais serem formados.

Boa dica Ecuador...
Acho que a ansiedade é o fator mais ''prejudicial'' para o micélio e consequentemente cultivadores inexperientes (como eu)...mais ainda que a ausencia de assepsia completa dos processos de cultivo. O fungo é resistente a contaminantes quando realizado os parâmetros básicos de assepsia durante os processos envolvidos no cultivo.

A ansiedade humana é um problema maior na minha opinião...nos traz a curiosidade de acompanhar o desenvolvimento do fungo, abrindo incubadora/terrário diversas vezes, alterando o ''micro-ambiente'' propício para o cultivo do fungo....ansiedade...isso sim é o dificil de suprimir (nossas mentes).

Porem a ansiedade pode representar algo positivo quando o objetivo é acompanhar o ''passo-a-passo'' de todos os processos envolvidos no cultivo, com o intuito de estudar e observar o crescimento das culturas, não é possível eu explicar o quanto continuo aprendendo com esses seres. Mas até o olhar mais atento quando sobre o ''stress'' que a ansiedade causa, pode prejudicar.
Tudo depende do objetivo ou referencia utilizada em nossas ações.

Porque cultivamos cogumelos???

O que desejamos sempre, são boas experiencias.
 
Parece que ela estar agindo na "Calada da Noite" asuhauhashsu:giggle:

Particularmente eu achei estranho esses Baldes:cuidado: o micelio do P. Cubensis é albino com um brilho metálico.

Eu identifiquei micelio no bale dela mas tem algo suspeito com uma coloração cinzenta, pode ser micelio que não encontrou outro compatível e permaneceu monocariotico apresentando-se bem ralhinho mas acho difícil. Nos meus cultivo (não estão relatados aqui no forum) nunca vi algo parecido apenas alguns contaminantes Muito parecidos com o Pc mais na maioria das vezes quando observado de perto tem algumas diferenças na coloração ou outra morfologia que não seja Tomentoso, algodoado ou rizomorfico.

Vamos esperar Ela pronunciar-se :coffee:

Mesmo assim existindo algum contaminação é possível frutificar em algumas exceções mas não dar pra confeccionar Carimbos.:(
 
Dá para tirar carimbos e selecionar depois em placas de petri com agar.

É praticamente um isolamento novo da strain. Só se for realmente necessário.
 
Sim Ecuador concordo é possível, mas acredito que para amadores e quem trabalha em condições precarias de Higiene seja muito difícil sem todo material laboratorial.

Mas é Interessante praticar pra adquirir experiência caso posteriormente necessite-se salvar através do isolamento uma strain,bolos faze de colonização que as vezes vem a contaminar, ou em plena frutificação não deu tempo de tirar carimbos por conta de algum contaminante.

O exercício faz a pratica, da pratica se faz a experiência.
 
Back
Top