Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

"Teste de bancada" para maiores produções

cientistadoidao

Hifa
Cadastrado
02/06/2019
11
8
23
Colegas, bom dia!

Trabalho com biotecnologia e é a primeira vez que almejo a produção de cubensis. Tenho experiência com mecânica e eletrônica além de vários materiais previamente adquiridos para outras finalidades e que são cabíveis a construção de uma estufa e/ou ambiente de trabalho. (Lista 1.)
Lista1.
2. un. Ventilador de alta rotação para PVC de 100mm
1 un. Controlador eletrônico de temperatura com sonda(coel tlz-11)
1. un. Luz UV-C 6w tubular 110v
250g Farinha de arroz integral
2L Vermiculita
...
O objetivo deste tópico é adquirir a expertise para uma produção em pequena escala e, eventualmente, expandi-la. Além deste, também objetiva-se o compartilhamento dessa expertise para os usuários do fórum e espectadores da internet.
...
Considerando o cultivo e os materiais disponíveis, pretende-se adquirir inicialmente uma caixa de isopor, aquecedor de aquário, seringa de esporos e papel alumínio.
Neste cenário, recobriremos o interior da caixa de isopor com o lado refletivo do papel alúminio, aumentando a eficiência térmica e germicida, uma vez que a reflexão dos raios UV-C seria aumentada e a dissipação térmica dificultada.
Pretende-se ainda, utilizar um recipiente ermético e de alta resistência térmica para conter água e o aquecedor de aquário, este conjunto se comunicaria com o controlador coel, que, orientado pela sonda de temperatura, faria o controle da caixa de isopor para mantimento da temperatura ideal de cultivo.

....

Quanto à esterilização e inoculação dos esporos, a ideia inicial é esterilização de copos vedados com tripla camada de papel filtro anterior a outra camada de papel alumínio. Esterilizar em panela de pressão e após inocular com seringaalém de vedar o orífico com fita adesiva resistente a ambientes úmidos.

Após finalizar e acomodar os copos na caixa de isopor, acoplar um sistema montado com canos de pvc, ventiladores e luz UV, sendo que o conjunto seria ligado algumas vezes ao dia para esterilização do ar interno. Ressalta-se que este último conjunto acarretaria na produção de O³, tóxico aos seres vivos, por isso deve se utilizar com cuidado.

....

Enfim, gostaria de opiniões e críticas construtivas para este projeto e tenho certeza que este deve ser o lugar certo para tal.
 
Pareceu muito complicado do jeito que escreveu, mas é basicamente o que todo mundo faz no cultivo.

Papel filtro qualitativo? Não precisa de 3 camadas.
Eu ainda acho micropore mais fácil ou perlom mais barato.
Mas qualquer um dos 3 da o mesmo resultado.

Se vedar o furo não tem troca de ar, só colar uma micropore

Qual a utilidade da uvc e de troca de ar na incubação?

Uvc não é muito útil no cultivo de cogumelos.
No máximo para esterilizar a SAB ou local de inoculação.

Se você tem conhecimento de eletrônica e mecânica, o melhor que pode fazer é montar uma fluxo laminar, o @SpiritualMind postou um tópico esses tempos.
 
Concordo com o @Texugo . Eu trocaria certos equipamentos por outros. Vou te passar tudo que eu uso e ainda sim é coisa pra caramba.
Por etapas!

Área estéril:
1 - caixa de fluxo laminar
1- borrifador para álcool
1- isqueiro ou lamparina de laboratório para esterelizar instrumental
1- cabo de bisturi e lâminas
1- luva, máscara e touca
1- panela de pressao com fundo falso
Atenção com o álcool e a lamparina. Primeiro ligue o fluxo laminar e o ajuste deixe uns 10 minutos ligafo; após faça a limpeza com álcool na área de trabalho e no que vai mexer; espere secar e do então pense em acender a lamparina

Incubadora:
1- Caixa de isopor do tamanho que desejar
1- aquecedor para aquário com termostato, programar nele para o máximo que geralmente é 30/32 graus. Eu uso o mesmo cálculo usado no aquarismo 1w por L.
1 - controlador termostato simples desse vendido no M.L, assim vc ajusta a temperatura ambiente dentro da cx; o termostato do próprio aquecedor serve como dupla segurança.
Como tudo que vai para a incubadora deve estar selado, a limpeza pode ser feita semanalmente com álcool, eu uso lysoform spray (com a cx vazia) depois passo um álcool pra finalizar.

Insumos para inoculaçao, spawn e bulk
- sacos com filtro para spawn tamanho grande e pequeno (no pequeno 1.5kg de grãos da mais que a metade)
- jarra e copo tipo "Manson jar" modificado com entrada de silicone e filtro de ar (posto foto qnd chegar em casa) pode ser substituído por potes pp com a mesma tek
- vidros tipo conserva de azeitona para fazer cultura líquida
- placas de Petri para Tek de ágar
-para esterelizar o ágar e despejar estou usando essas bisnagas de condimento, tipo catchup feitas de plástico PP
- swab para colheita de amostra e preservação
- papel alumínio tipo Narguilé para colher carimbo
- seladora tipo pulso
- grãos diversos (milho, sorgo, cevada, painco) e arroz integral triturado para pftek
- para fazer cultura de ágar tô usando o BDA laboratórial da marca Kasvi e extrato de malte claro seco
-parq cultura líquida uso xarope de dextrose e extrato de malte tbm
Tô usando água mineral pra o ágar e a c.l, mas quero testar com água deionizada ou de R.O pra ver se tem alguma diferença.

Pós incubação/aniversário
- vermiculita, pó de coco e gesso
- balde de 18litro com tampa vedante (tipo alimentação) para pasteurização do substrato
- monotube, cx de sapato ou outro

Terrário:
Dependendo do método varia, vou descrever o meu. Estou usando o método de shoebox (caixa de sapato de plástico) dentro de uma estufa grow.
1 estufa grow do tamanho desejado
1 lâmpada de cerâmica dessas de aquecer répteis (estou usando 100w)
1 umidificador ultrassonico de 3 litros que fica fora da estufa com um tubo corrugado desses de pia levando o ar para dentro, assim além de umidificador, tbm fornece ar com mais o²
1-micro ventilador de 4cmX4cm para uma circulação mínima dentro da camera para melhorar a distribuição de umidade, calor e co²; pelo menos nas leituras se mostrou eficiente
1- controlador de temperatura da marca InkBird.
1- controlador de humildade da marca inkbird.
1- controlador de co² da inkbird
Escolhi investir nessa marca após decepção com o coel, pois ele faz o corte de apenas uma fase da alimentação e isso bugava meu umidificador, como era bivolt acaba que algumas veEs sempre ficava ligado e sobrecarregava a estufa, além do inkbird cortar as duas fases ele vem já com tomadas para os dois processos nos aparelhos, aquecimento e resfriamento, umidificador e desumidificador, extracao de co2* e injeção de co2
1 - exaustor de tipo de banheiro de 100m3h com um filtro de perlon para troca de ar.
1- luz tipo led tubular branca de 20w com um dimmer e controlador de tempo.

Secagem e conservação
- desidratadora de alimentos elétrica
- sílica gel 1kg, (uso após sair da desidratadora para garantir o crack'n dry)
-sacos para embaladora a vácuo, uso do tamanho pequeno e totalmente preto, assim conservo tanto da luz qnt do ar
-embaladora a vacuo


Edit 1: neste tópico eu postei o método que copiei pra fazer as tampas dos potes pp para grãos ou pfteks que também serve para vidros com tampas herméticas tipo Mason Jar; tbm tem detalhe sobre o recipiente para cultura líquida:
Postagem no tópico 'Cl com Água de coco' Cl com Água de coco

Edit 2: filtro usado para potes e Jaras de spawn e pftek; comprado no Aliexpress
IMG_20220908_214609.jpg
Tem tamanho grande para usar em monotube:
IMG_20220908_214541.jpg

Para a cultura líquida uso uma porta de injeção e um filtro de seringa, esse é útil para na equalizar a pressão na hora de fazer seringas de c.l deixando entrar apenas ar limpo para dentro do vidro

Acho que é só rs
 
Última edição:
Pareceu muito complicado do jeito que escreveu, mas é basicamente o que todo mundo faz no cultivo.
Desculpe-me por isso, não era a intenção rsrsrs

Papel filtro qualitativo? Não precisa de 3 camadas.
Eu ainda acho micropore mais fácil ou perlom mais barato.
Mas qualquer um dos 3 da o mesmo resultado.
Pensei em utilizar o papel filtro por conta do volume e espaço ocupados. O que digo é que 1 camada de papel filtro ocupa bem menos espaço de montagem do que o perlon precisaria, é difícil comprími-lo.

Se vedar o furo não tem troca de ar, só colar uma micropore
Sim, no recipiente de incubação haverá furo(s) para acoplar filtros de seringa(0.10, 0.25 ou 0.5µm) a vantagem é que são pequeno e eficientes na filtração de partículas e autoclaváveis.
Qual a utilidade da uvc e de troca de ar na incubação?
Seria na esterilização inicial ou periódica da câmara de incubação.
Os dois ventiladores, quando montados em conjunto forçariam o ar externo para dentro da câmara passando-o pelo UV e consequente esterilização por O³(gerado pela uv)
Por conta da geração de ozônio, o dispositivo seria ligado apenas na abertura de portas e para manutenção periódica do ambiente descontaminado.
Considerando que o dispositivo não estaria em funcionamento a todo momento e que não haja antemparos físicos no duto de ar, a troca de oxigênio e gás carbbônico se daria passivamente através da membrana escolhida para o filtro de entrada de ar.
Uvc não é muito útil no cultivo de cogumelos.
No máximo para esterilizar a SAB ou local de inoculação.
Se você tem conhecimento de eletrônica e mecânica, o melhor que pode fazer é montar uma fluxo laminar, o @SpiritualMind postou um tópico esses tempos.
Concordo que não seja tão necessária para esta proposta, porém, já tenho este material e encontra-se sem uso.
É fato que sua incorporação em sistema de fluxo laminar seria muito mais racional, apesar disso não tenho recursos para a montagem de um sistema completo.

Concordo com o @Texugo . Eu trocaria certos equipamentos por outros. Vou te passar tudo que eu uso e ainda sim é coisa pra caramba.
Por etapas!

Área estéril:
1 - caixa de fluxo laminar
1- borrifador para álcool
1- isqueiro ou lamparina de laboratório para esterelizar instrumental
1- cabo de bisturi e lâminas
1- luva, máscara e touca
1- panela de pressao com fundo falso
Atenção com o álcool e a lamparina. Primeiro ligue o fluxo laminar e o ajuste deixe uns 10 minutos ligafo; após faça a limpeza com álcool na área de trabalho e no que vai mexer; espere secar e do então pense em acender a lamparina

Incubadora:
1- Caixa de isopor do tamanho que desejar
1- aquecedor para aquário com termostato, programar nele para o máximo que geralmente é 30/32 graus. Eu uso o mesmo cálculo usado no aquarismo 1w por L.
1 - controlador termostato simples desse vendido no M.L, assim vc ajusta a temperatura ambiente dentro da cx; o termostato do próprio aquecedor serve como dupla segurança.
Como tudo que vai para a incubadora deve estar selado, a limpeza pode ser feita semanalmente com álcool, eu uso lysoform spray (com a cx vazia) depois passo um álcool pra finalizar.

Insumos para inoculaçao, spawn e bulk
- sacos com filtro para spawn tamanho grande e pequeno (no pequeno 1.5kg de grãos da mais que a metade)
- jarra e copo tipo "Manson jar" modificado com entrada de silicone e filtro de ar (posto foto qnd chegar em casa) pode ser substituído por potes pp com a mesma tek
- vidros tipo conserva de azeitona para fazer cultura líquida
- placas de Petri para Tek de ágar
-para esterelizar o ágar e despejar estou usando essas bisnagas de condimento, tipo catchup feitas de plástico PP
- swab para colheita de amostra e preservação
- papel alumínio tipo Narguilé para colher carimbo
- seladora tipo pulso
- grãos diversos (milho, sorgo, cevada, painco) e arroz integral triturado para pftek
- para fazer cultura de ágar tô usando o BDA laboratórial da marca Kasvi e extrato de malte claro seco
-parq cultura líquida uso xarope de dextrose e extrato de malte tbm
Tô usando água mineral pra o ágar e a c.l, mas quero testar com água deionizada ou de R.O pra ver se tem alguma diferença.

Pós incubação/aniversário
- vermiculita, pó de coco e gesso
- balde de 18litro com tampa vedante (tipo alimentação) para pasteurização do substrato
- monotube, cx de sapato ou outro

Terrário:
Dependendo do método varia, vou descrever o meu. Estou usando o método de shoebox (caixa de sapato de plástico) dentro de uma estufa grow.
1 estufa grow do tamanho desejado
1 lâmpada de cerâmica dessas de aquecer répteis (estou usando 100w)
1 umidificador ultrassonico de 3 litros que fica fora da estufa com um tubo corrugado desses de pia levando o ar para dentro, assim além de umidificador, tbm fornece ar com mais o²
1-micro ventilador de 4cmX4cm para uma circulação mínima dentro da camera para melhorar a distribuição de umidade, calor e co²; pelo menos nas leituras se mostrou eficiente
1- controlador de temperatura da marca InkBird.
1- controlador de humildade da marca inkbird.
1- controlador de co² da inkbird
Escolhi investir nessa marca após decepção com o coel, pois ele faz o corte de apenas uma fase da alimentação e isso bugava meu umidificador, como era bivolt acaba que algumas veEs sempre ficava ligado e sobrecarregava a estufa, além do inkbird cortar as duas fases ele vem já com tomadas para os dois processos nos aparelhos, aquecimento e resfriamento, umidificador e desumidificador, extracao de co2* e injeção de co2
1 - exaustor de tipo de banheiro de 100m3h com um filtro de perlon para troca de ar.
1- luz tipo led tubular branca de 20w com um dimmer e controlador de tempo.

Secagem e conservação
- desidratadora de alimentos elétrica
- sílica gel 1kg, (uso após sair da desidratadora para garantir o crack'n dry)
-sacos para embaladora a vácuo, uso do tamanho pequeno e totalmente preto, assim conservo tanto da luz qnt do ar
-embaladora a vacuo


Edit 1: neste tópico eu postei o método que copiei pra fazer as tampas dos potes pp para grãos ou pfteks que também serve para vidros com tampas herméticas tipo Mason Jar; tbm tem detalhe sobre o recipiente para cultura líquida:
Postagem no tópico 'Cl com Água de coco' Cl com Água de coco

Edit 2: filtro usado para potes e Jaras de spawn e pftek; comprado no Aliexpress
View attachment 206394
Tem tamanho grande para usar em monotube:
View attachment 206395

Para a cultura líquida uso uma porta de injeção e um filtro de seringa, esse é útil para na equalizar a pressão na hora de fazer seringas de c.l deixando entrar apenas ar limpo para dentro do vidro

Acho que é só rs
Valeu por essas dicas! Foram ótimas.
Vou me adaptar e tirar muitas ideias daí
 
Colegas, bom dia!

Trabalho com biotecnologia e é a primeira vez que almejo a produção de cubensis. Tenho experiência com mecânica e eletrônica além de vários materiais previamente adquiridos para outras finalidades e que são cabíveis a construção de uma estufa e/ou ambiente de trabalho. (Lista 1.)
Lista1.
2. un. Ventilador de alta rotação para PVC de 100mm
1 un. Controlador eletrônico de temperatura com sonda(coel tlz-11)
1. un. Luz UV-C 6w tubular 110v
250g Farinha de arroz integral
2L Vermiculita
...
O objetivo deste tópico é adquirir a expertise para uma produção em pequena escala e, eventualmente, expandi-la. Além deste, também objetiva-se o compartilhamento dessa expertise para os usuários do fórum e espectadores da internet.
...
Considerando o cultivo e os materiais disponíveis, pretende-se adquirir inicialmente uma caixa de isopor, aquecedor de aquário, seringa de esporos e papel alumínio.
Neste cenário, recobriremos o interior da caixa de isopor com o lado refletivo do papel alúminio, aumentando a eficiência térmica e germicida, uma vez que a reflexão dos raios UV-C seria aumentada e a dissipação térmica dificultada.
Pretende-se ainda, utilizar um recipiente ermético e de alta resistência térmica para conter água e o aquecedor de aquário, este conjunto se comunicaria com o controlador coel, que, orientado pela sonda de temperatura, faria o controle da caixa de isopor para mantimento da temperatura ideal de cultivo.

....

Quanto à esterilização e inoculação dos esporos, a ideia inicial é esterilização de copos vedados com tripla camada de papel filtro anterior a outra camada de papel alumínio. Esterilizar em panela de pressão e após inocular com seringaalém de vedar o orífico com fita adesiva resistente a ambientes úmidos.

Após finalizar e acomodar os copos na caixa de isopor, acoplar um sistema montado com canos de pvc, ventiladores e luz UV, sendo que o conjunto seria ligado algumas vezes ao dia para esterilização do ar interno. Ressalta-se que este último conjunto acarretaria na produção de O³, tóxico aos seres vivos, por isso deve se utilizar com cuidado.

....

Enfim, gostaria de opiniões e críticas construtivas para este projeto e tenho certeza que este deve ser o lugar certo para tal.


Olá!

Parece interessante, mas penso que tem elementos a mais do que necessário.

Usar lâmpadas do tipo UVC para esterilização da caixa é uma boa ideia, contudo, ela mata bactérias e fungos mas potencialmente pode deixar restos de matéria orgânica que podem ser re-colonizados. A lâmpada de UVC não pode estar ligada durante a produção. Uma limpeza com uma solução de água e cloro é tão eficiente como a lâmpada de UVC. Eu lavo as incubadoras e terrários no fim dos ciclos com água e cloro e antes de iniciar com álcool 70. O uso de uma caixa fechada onde passa o tubo do borbulhador de aquário e onde o ar é esterelizado com UVC é um conceito interessante, eu por outro lado, apenas faço o ar passar numa pedra de fundo do aquário na minha piscina e isso já aprisiona os contaminantes na água além de um pequeno filtro na admissão de ar do borbulhador. Será que faz tanto sentido usar o UVC?

Não meta o aquecedor de aquário num contentor hermético. Faça como eu fiz, tens um recipiente no fundo que eu chamo de piscina, lá dentro tem o aquecedor de aquário e a pedra o borbulhador. Isso ajuda a manter a humidade constante. Se o borbulhador tiver controle da velocidade, ajustando-a, você ajusta o CO2 e a humidade da caixa. O recipiente de fundo tem de ter pelo menos 2,5x a altura do aquecedor de aquário.

Não precisa de ser tão diligente com os potes de inoculação. Faça o pftek e deixe 1 cm de apenas vermicula seca no topo. Faça 4 furos e mantenha o papel alumínio a servir de tampa mas sem impedir a troca de gazes. Se sentir-se melhor, use micropor (fita microporosa) para tapar os buracos, mas então remove a tampa de papel alumínio e use apenas uma camada de fita.

O micélio, na natureza, não cresce em ambiente estéril. Ele sabe se cuidar e vacina-se a ele próprio. Nós podemos dar uma ajuda, mas a verdade é que não temos um ambiente 100% estéril em ambiente de casa. Isso vale para os potes de inoculação ou de cultura líquida. Nós ajudamos, o resto é feito pelo micélio, e ele faz bem! Confie no micélio!
 

Anexos

  • IMG_20221228_205402.jpg
    IMG_20221228_205402.jpg
    2.7 MB · Visualizações: 12
Back
Top