Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário simples

tupy

★ vento sul ☆
Membro da Staff
Cultivador confiável
29/05/2006
4,063
94
Terra de Deus
Terrário para mentes simples.

- Caixa organizadora
- Garrafa PET
- Termostato
- Argila Expandida
- Coloque água no fundo (não passando a linha da argila expandida)
- Bomba de aquário para bombar ar para dentro
- Uns 3 a 5 futos para a troca gasosa
- Tampo os furos com filtro de café
- Embrulhei em papel alumínio

DSC00476_640x480.jpg DSC00477_640x480.jpg DSC00478_640x480.jpg DSC00479_640x480.jpg
DSC00480_640x480.jpg DSC00482_640x480.jpg DSC07885_640x480.jpg
DSC07886_640x480.jpg DSC07891_640x480.jpg
DSC00481_640x4805.jpg
 
Obrigado!

Cosmik tive minha primeira experiencia ontem deixei um post lá no forum de primeira experiencia da um zoi la por favor pq fiquei com uma duvida da trip de ontem!

Desde ja agradeço!
 
Terrário para mentes simples.

- Embrulhei em papel alumínio
Oi Tupy,

Por que embrulhar no papel alumínio? Não seria interessante sem embrulhar para poder passar mais luz natural?

No mais, e o termostato? Qual o ajuste de temperatura nele?
 
Oi Tupy,

Por que embrulhar no papel alumínio? Não seria interessante sem embrulhar para poder passar mais luz natural?

No mais, e o termostato? Qual o ajuste de temperatura nele?

Embrulhei em papel alumínio porque era o material que eu tinha no momento, já embrulhei em plastico de lixo também. A função disso é jsutamente para não passar a claridade de fora para dentro. A luz natural entra por cima, pela tampa. Assim evita que os cogumelos crescem tortos para todos os lados buscando a luz. Ou seja, assim eles seguem em direção a luz que vem de cima, e, crescem mais retinhos para o alto.

O termostato ajuste a temperatura conforme o ciclo de vida do cogumelo pede no momento. Formação de primórdias? Frutificação?
 
Normal, bem vindo ao Manicómio Virtual para Micologistas Amadores. :D

O motor de aquário pode usar 24 horas. Para evitar a proliferação de bactérias/fungos/alienígenas, use água com algumas gotas de lixívia (hipoclorito de sódio) e faça a limpeza do terrário 1x por semana.

Ou filtro de ar na parte da mangueira externa.
 
Simples e barato!

Montei meu terrario semana passada.
Coloquei a cx organizadora dentro de uma caixa de papelão e ficou perfeita!

Abs,
Thug
 
Simples e barato!

Montei meu terrario semana passada.
Coloquei a cx organizadora dentro de uma caixa de papelão e ficou perfeita!

Abs,
Thug
Olá camarada!
Mande fotos para vermos como ficou e aprendermos com a tua experiência.

Abs!
 
Olá camarada!
Mande fotos para vermos como ficou e aprendermos com a tua experiência.

Abs!
Salve, salve nobre forista JohnDoe!

Ok então vamos lá, meu humilde terrário é assim:
Terrario Term 03.JPG

Sorte nas coisas da vida!
Abs,
Thug
 
Última edição por um moderador:
Parece bem interessante. Explique os detalhes deles para nós!
Salve, e salve!
Valeu tupy :cool:

Então, ja mandei uns UPs nesse terrario, depois vou subir umas novas fotos e explano direitinho set up.

Sorte nas coisas da vida!
Abs,
Thug
 
Esse terrário eu montei com tudo que eu ja tinha aqui em casa, para eu pegar prática/manejo do cultivo, depois vou partir para um esquema melhor.

Sem mais delongas.....

-Caixa organizadora média 29 litros(Cx de papelão por fora)
-Termometro digital para terrarios e incubadoras ZooMed
-2 luminarias multiuso com lampadas T4 de 8w cada
-Boyu air pum 3w
-Argila expandida
004 Terrario.JPG

Para automatizar a troca gasosa estou usando um compressor de ar, e usei dois L de conexoes hidropônicas para fazer um "gancho" com o microtubo.
025.JPG

O micro tubo nao vai até o fundo, fica na parte superior e o L encaixado na borda da cx organizadora.
009.JPG

Abs,
Thug
 
Última edição:
Olá Thug,

bem legal seu terrário, muito parecido com o que estou montando, gostaria apenas de discutir duas questões:

- Não seria interessante colocar esta mangueira de ar com uma pedrinha porosa no fundo do terrário e adicionar uma colher de água sanitária para "limpar" o ar?

- Esta entrada da mangueira feita por cima com os L's cria um certo espaço, não tornaria desnecessário os furos laterais para sair o ar?

Não estou lhe dando sugestão de fazer isso, mas como estou montando um terrário com configuração parecida com a sua, foram questões que me vieram em mente ao analisar suas fotos.

abraços,

Jah Bless!
 
Olá Thug,

bem legal seu terrário, muito parecido com o que estou montando, gostaria apenas de discutir duas questões:

- Não seria interessante colocar esta mangueira de ar com uma pedrinha porosa no fundo do terrário e adicionar uma colher de água sanitária para "limpar" o ar?

- Esta entrada da mangueira feita por cima com os L's cria um certo espaço, não tornaria desnecessário os furos laterais para sair o ar?

Não estou lhe dando sugestão de fazer isso, mas como estou montando um terrário com configuração parecida com a sua, foram questões que me vieram em mente ao analisar suas fotos.

abraços,

Jah Bless!

Fala Moe, tudo em ordem?

A pedra porosa borbulhando no fundo do terrário serve principalmente para aumentar a umidade, não é isso?

Também ajuda na filtragem do ar claro.... uso agua sanitaria no fundo da caixa, não citei pq ai são detalhes que caberiam a um diário de cultivo!:p

Fiz esse esquema de gancho, pois percebi que ao encaixar a tampa sobrava espaço dos lados, e esse L encaixa perfeitamente ali nessa sobra, não atrapalha para fechar a tampa.

A idéia principal de estar trabalhando com o microtubo na parte aérea é dissepar o calor gerado pelas luminarias, fiz o teste e assim fica de 23 a 25 com o micro tubo no fundo a temp fica de 25 a 28

Essas sobras também servem de saida passiva do Co2, sendo assim desnecessario fazer "respiros"

Valeu.

Sorte nas coisas da vida!
Abs,
Thug
 
Última edição:
Fala Thug,

na verdade citei isso pois inicialmente montaria meu terrário com um umidificador de ar, aí veio a meu conhecimento que as chances de contaminação aumentariam bastante, foi então me sugeriram usar a bombinha de aquário com a pedra porosa afundada na solução.

Pelo que vi na sua foto com certeza sua configuração deu certo, pois já tem uns belos filhotes por ali, espero que eu consiga criar um ambiente assim para os meus! Assim que iniciar o meu cultivo aprenderei mais para trocarmos mais informações a respeito.

Um abraço e sucesso nos cultivos!
 
é isso ai, cada cultivador vai achando o que melhor se configura para seus cultivos. Também notei que essa entrada de ar, ali no topo em forma de L, é algo diferente. Na minha opinião entrando essa quantidade de ar, por cima do terrario, ou seja, não passando por dentro da água, vai secar o terrário ao invés de gerar umidade. Mas, como o Moe! disse, se está funcionando, de que valem as minhas palavras?

Muito interessante, gostei das fotos e dos detalhes, mais uma boa contribuição. :)
 
concordo com o tupy. grande contribuição. planejo um terrario também... vou colocar em pauta algumas das suas idéias. show de bola irmão!
 
Tenho uma dúvida...
estou montando um terrário desses e quero saber se tem alguma especificação pra bomba de ar?
não tem segredo, pode colocar. A tua é aquelas de aquário? pequenas? não tem necessidade de gastar mais do que isso. Cultivadores que não tem esse equipamento, fazem a troca de ar manual, abanando algumas vezes por dia. Claro que não tem tanto assepsia mas quebra o galho.
 
Back
Top