Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário Automatizado - Geladeira

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/03/2011
2,985
56
Venho trabalhando há alguns meses no desenvolvimento de um terrário 100% automatizado, que controla a temperatura e a umidade de uma forma autônoma.

Para tanto, eu utilizei uma geladeira que comprei em um ferro-velho, mas que estava muito bem conservada, inclusive com o sistema de refrigeração ainda montado (não funcionando é claro).

ScreenShot001.jpg ScreenShot012.jpg

Pensei em duas coisas importantes que o sistema que eu montaria deveria proporcionar: uma ventilação adequada, e um controle de temperatura preciso.

Material que eu utilizei:

  • Geladeira - 90 reais (transporte incluído)
  • Termostato analógico - 60 reais
  • Aquecedor de aquário - 12 reais
  • Ventilador, lâmpada, soquete, fios, etc - material já disponível no momento.
Com a ajuda de ferramentas adequadas e de um primo meu (engenheiro elétrico), montamos o sistema.

Como ele funciona?

Utilizamos o sistema elétrico da geladeira para instalar a lâmpada incandescente (40W). Ela fica em um soquete que fixamos na parede da geladeira.

Atrás da geladeira, fica o interruptor da lâmpada, o termostato, e o timer.

ScreenShot010.jpg ScreenShot009.jpg ScreenShot011.jpg

O timer se conecta a um ventilador de CPU, preso em uma abertura feita na lateral da geladeira:

ScreenShot004.jpg ScreenShot003.jpg

A ventilação atual está setada para 15 minutos ligada, meia hora desligada. Esse ventilador puxa o gás carbônico acumulado no fundo da geladeira (a abertura foi feita embaixo) e o lança para fora. O ar novo entra por uma abertura no topo da geladeira, onde anteriormente passavam os tubos do congelador:

ScreenShot008.jpg

No momento que eu tirei as fotos, as aberturas ainda não tinham o filtro de polyfill, que eu instalei depois.

Dentro da geladeira, o termômetro do termostato fica fixo na altura das plataformas de metal:

ScreenShot005.jpg

Quando o aquecedor na água que está abaixo do terrário eleva a temperatura para o nível desejado, o termostato desliga o aquecedor. Quando a temperatura cai, o termostato religa o aquecedor.

ScreenShot002.jpg

Somente com o aquecimento, já se nota a umidade no interior do ambiente, mas em breve eu vou trabalhar em um sistema de umidificação, também preciso.

Umidade: ScreenShot007.jpg

Fiz um vídeo para quem não consegui mentalizar muito bem o esquema:



Obs.: Nesse vídeo, a temperatura ainda não estava no nível certo.

Pelo que eu pude notar agora, o controle de temperatura funciona muito bem, ela se estabiliza de acordo com o que é selecionado no termostato. Mesmo com o frio, o sistema está funcionando muito bem.



Abraços! ;)ScreenShot013.jpg
 
Última edição por um moderador:
Já está em uso né, quantos vc incubou?
Sim, ja está!

Estou com diversas CL's no interior: Cambodian, Rust Spore, South American, A+ Albino... :)

Um espaço multi-uso.
Com certeza é um projeto a ser tocado com vontade.
Eu tenho uma geladeira "aposentada" aqui, mas só uso com deposito.

Acho que a parte mais difícil é conseguir a geladeira, após isso a construção se dá numa fluidez interessante.
 
Amizades ! Estava pensando em montar um terrário como este, porém com um set diferente:
Onde moro, no cerrado, a temperatura serve bem nesta fase de frutificação. Ou a geladeira por si só, com seu sistema de vedação, faz a temperatura do interior cair ?
Estou pensando em ao invés de usar o aquecedor de aquário para regular umidade e temperatura, usar um aparelho nebulizador onde o final da mangueirinha fica dentro de um pote com água e pedras porosas.
Fiquei em duvida: será que o nebulizador jogando ar filtrado no pote com agua + argila expandida consegue fazer uma boa troca de ar & mais a umidificação ?
O nebulizador faria o ar entrar no terrário, enquanto um cooler na parte inferior sugaria o ar já expirado pelo fungo. Ao mesmo tempo a umidade liberada pelo ar na agua. A temperatura regulada não entraria nesse esquema a principio.
Não tenho $ para investir nos equipamentos que informam a umidade e temperatura no momento. Acho que só com estes para realmente ter um posicionamento...
Eai oque vcs, experientes, acham ?
 
Camarada, eu troquei de geladeira e fiz da antiga, um terrário, porém sem sofisticaçao.
Somente tirei o compressor, pois nao estava funcionando, por isso troquei de geladeira, e fiz uma limpeza geral, muito sabao e água sanitária.
O cesto de verduras, que fica na parte de baixo é o deposito de argila umedecida e nas prateleiras coloco as caixas de frutificaçao.
Abaixo a temperatura com garrafas de refrigerante e 3 l com água congelada, deixo as garrafas na porta da geladeira.
Areaçao manual, simplesmente abro a porta e abano.
Tenho conseguido ótimas colheitas.
Nao retiro carimbos porque é um cultivo aberto (outdoor), isso nao garante 100% a qualidade dos carimbos.
 
Venho trabalhando há alguns meses no desenvolvimento de um terrário 100% automatizado, que controla a temperatura e a umidade de uma forma autônoma.

Para tanto, eu utilizei uma geladeira que comprei em um ferro-velho, mas que estava muito bem conservada, inclusive com o sistema de refrigeração ainda montado (não funcionando é claro).

View attachment 50754 View attachment 50753

Pensei em duas coisas importantes que o sistema que eu montaria deveria proporcionar: uma ventilação adequada, e um controle de temperatura preciso.

Material que eu utilizei:

  • Geladeira - 90 reais (transporte incluído)
  • Termostato analógico - 60 reais
  • Aquecedor de aquário - 12 reais
  • Ventilador, lâmpada, soquete, fios, etc - material já disponível no momento.
Com a ajuda de ferramentas adequadas e de um primo meu (engenheiro elétrico), montamos o sistema.

Como ele funciona?

Utilizamos o sistema elétrico da geladeira para instalar a lâmpada incandescente (40W). Ela fica em um soquete que fixamos na parede da geladeira.

Atrás da geladeira, fica o interruptor da lâmpada, o termostato, e o timer.

View attachment 50751 View attachment 50750 View attachment 50752

O timer se conecta a um ventilador de CPU, preso em uma abertura feita na lateral da geladeira:

View attachment 50745 View attachment 50756

A ventilação atual está setada para 15 minutos ligada, meia hora desligada. Esse ventilador puxa o gás carbônico acumulado no fundo da geladeira (a abertura foi feita embaixo) e o lança para fora. O ar novo entra por uma abertura no topo da geladeira, onde anteriormente passavam os tubos do congelador:

View attachment 50749

No momento que eu tirei as fotos, as aberturas ainda não tinham o filtro de polyfill, que eu instalei depois.

Dentro da geladeira, o termômetro do termostato fica fixo na altura das plataformas de metal:

View attachment 50746

Quando o aquecedor na água que está abaixo do terrário eleva a temperatura para o nível desejado, o termostato desliga o aquecedor. Quando a temperatura cai, o termostato religa o aquecedor.

View attachment 50755

Somente com o aquecimento, já se nota a umidade no interior do ambiente, mas em breve eu vou trabalhar em um sistema de umidificação, também preciso.

Umidade: View attachment 50748

Fiz um vídeo para quem não consegui mentalizar muito bem o esquema:



Obs.: Nesse vídeo, a temperatura ainda não estava no nível certo.

Pelo que eu pude notar agora, o controle de temperatura funciona muito bem, ela se estabiliza de acordo com o que é selecionado no termostato. Mesmo com o frio, o sistema está funcionando muito bem.



Abraços! ;)View attachment 50757

Opa amigo, estou trabalhando num terrário na geladeira tbm, será que vc poderia me dar algumas dicas?
Pretendo usar fitas de luzes que funcionam com placas fotovoltaicas, umidificador, bomba de água submersa, cooler e termohigrometro. Todos esses que citei por último, planejo que a fonte de energia deles venham de um sistema de energia solar também (a luz tra sua própria plaquinha solar). No entanto tenho dúvidas a sanar em relação a quanto tempo cada painel manterá essas coisas ligadas e como colocar timer. Vi que no seu vc colocou um timer no cooler, eu oensava em deixar direto ligado, mas o timer faz mais sentido, em ambos os aparelhos. Aguardo resposta. @aamar.eloo
 
Back
Top