Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Terrário Automatizado - Geladeira

User03

Cogumelo maduro
Membro Ativo
28/03/2011
2,985
56
Venho trabalhando há alguns meses no desenvolvimento de um terrário 100% automatizado, que controla a temperatura e a umidade de uma forma autônoma.

Para tanto, eu utilizei uma geladeira que comprei em um ferro-velho, mas que estava muito bem conservada, inclusive com o sistema de refrigeração ainda montado (não funcionando é claro).

ScreenShot001.jpg ScreenShot012.jpg

Pensei em duas coisas importantes que o sistema que eu montaria deveria proporcionar: uma ventilação adequada, e um controle de temperatura preciso.

Material que eu utilizei:

  • Geladeira - 90 reais (transporte incluído)
  • Termostato analógico - 60 reais
  • Aquecedor de aquário - 12 reais
  • Ventilador, lâmpada, soquete, fios, etc - material já disponível no momento.
Com a ajuda de ferramentas adequadas e de um primo meu (engenheiro elétrico), montamos o sistema.

Como ele funciona?

Utilizamos o sistema elétrico da geladeira para instalar a lâmpada incandescente (40W). Ela fica em um soquete que fixamos na parede da geladeira.

Atrás da geladeira, fica o interruptor da lâmpada, o termostato, e o timer.

ScreenShot010.jpg ScreenShot009.jpg ScreenShot011.jpg

O timer se conecta a um ventilador de CPU, preso em uma abertura feita na lateral da geladeira:

ScreenShot004.jpg ScreenShot003.jpg

A ventilação atual está setada para 15 minutos ligada, meia hora desligada. Esse ventilador puxa o gás carbônico acumulado no fundo da geladeira (a abertura foi feita embaixo) e o lança para fora. O ar novo entra por uma abertura no topo da geladeira, onde anteriormente passavam os tubos do congelador:

ScreenShot008.jpg

No momento que eu tirei as fotos, as aberturas ainda não tinham o filtro de polyfill, que eu instalei depois.

Dentro da geladeira, o termômetro do termostato fica fixo na altura das plataformas de metal:

ScreenShot005.jpg

Quando o aquecedor na água que está abaixo do terrário eleva a temperatura para o nível desejado, o termostato desliga o aquecedor. Quando a temperatura cai, o termostato religa o aquecedor.

ScreenShot002.jpg

Somente com o aquecimento, já se nota a umidade no interior do ambiente, mas em breve eu vou trabalhar em um sistema de umidificação, também preciso.

Umidade: ScreenShot007.jpg

Fiz um vídeo para quem não consegui mentalizar muito bem o esquema:



Obs.: Nesse vídeo, a temperatura ainda não estava no nível certo.

Pelo que eu pude notar agora, o controle de temperatura funciona muito bem, ela se estabiliza de acordo com o que é selecionado no termostato. Mesmo com o frio, o sistema está funcionando muito bem.



Abraços! ;)ScreenShot013.jpg
 
Última edição por um moderador:
Ficou muito bacana hein ô!?

Parabéns pelo trabalho e esmero no projeto!:)
 
Bem legal mesmo... meu sistema é muito semelhante, só que em vez da geladeira eu uso caixas organizadoras, cada uma com ventoinha para aeração controlada por um timer igual ao seu (regulada para 15min de injeção de ar nos terrário a cada 2h), aquecedores com termostato e também bomba de aquário com pedra porosa em água para umidificação mais eficiente.
https://teonanacatl.org/threads/meus-terrários-e-incubadora.8997/
É isso aí, mano, vamos que vamos!
 
Muito bacana mesmo!
Mas tenho uma dúvida.
A relação "tamanho do terrário" x "taxa de contaminação" é inversa ou diretamente proporcional? Ou indiferente?! Um espaço tão amplo como o de uma geladeira, com uma porta de grandes dimensões, não deixa a cultura muito exposta a fungos oportunistas?! E outra, como não é possíevl visualizar o interior da geladeira sem abrí-la, não aumenta o risco de contaminação, esse abre-e fecha?! Afinal, se ficar muito tempo fechada, uma contaminação pode se alastrar em poucos dias e não haverá tempo hábil para reagir...
Espero que seja uma dúvida pertinente.
 
A ideia de automatizar o processo é justamente para evitar manipulação desnecessária.

O material que está em fase de incubação deveria estar protegido e se contaminar, é mais provável que essa contaminação tenha ocorrido por falha na esterilização do que por exposição ao ar.

O material que já está na fase de frutificação tem menos tendência a contaminar, mas uma exposição excessiva ao ar pode, sim, ajudar nisso.
 
A ideia de automatizar o processo é justamente para evitar manipulação desnecessária.

O material que está em fase de incubação deveria estar protegido e se contaminar, é mais provável que essa contaminação tenha ocorrido por falha na esterilização do que por exposição ao ar.

O material que já está na fase de frutificação tem menos tendência a contaminar, mas uma exposição excessiva ao ar pode, sim, ajudar nisso.
Legal!
Valeu pela resposta, Mantonelli.
 
Paraná, isso é verdade. Uma manipulação excessiva da geladeira vai aumentar as chances de contaminação. Mas ocorre que periodicamente é feita uma esterilização com água sanitária de toda a superfície interna e externa. Além disso, por ser um sistema automatizado como o mantonelli citou, eu abro muito pouco o sistema, fazendo assim com que não haja troca de ar excessiva.

E quanto à troca de ar automatizada, as diversas camadas de filtro polyfill instalado nas aberturas evita que esporos invasores consigam penetrar na geladeira.

Pessoal, depois de alguns dias de monitoramento, o sistema cumpre perfeitamente o papel: a temperatura se estabiliza em 28 graus, mesmo com um frio muitas vezes de 4 graus no lado de fora.

A umidade fica extremamente alta também, creio que não será necessária a adição de um umidificador.
 
Paraná, isso é verdade. Uma manipulação excessiva da geladeira vai aumentar as chances de contaminação. Mas ocorre que periodicamente é feita uma esterilização com água sanitária de toda a superfície interna e externa. Além disso, por ser um sistema automatizado como o mantonelli citou, eu abro muito pouco o sistema, fazendo assim com que não haja troca de ar excessiva.

E quanto à troca de ar automatizada, as diversas camadas de filtro polyfill instalado nas aberturas evita que esporos invasores consigam penetrar na geladeira.
Melhor resposta... impossível!
Velho, vou te dizer... ficou fodaço o esquema!
Parabéns!
 
Lindo! Sempre quis fazer um desse! Deve caber tipo, uns 300 copos ai né UAHUAHUAH
Mas é uma incubadora ou um terrário? Acho que serve mais pra incubadora né?

O objetivo principal desse sistema que eu montei é ser um terrário.

Eu estou utilizando como incubadora por enquanto, mas em breve vou fazer um outro, com um frigobar talvez, para servir de incubadora! ;)
 
Back
Top