Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

• Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Completo Terceiro Cultivo - Puerto Rico - PF Tek

Diário de cultivo completo.
Saudações irmãos e irmãs.
Com alegria venho aqui compartilhar com os amigos este terceiro cultivo. Desde já vou agradecendo pelo espaço que os amigos da staff nos oferecem em dividir nosso cultivo com os demais.

Estive um tempo longe dos computadores, mas aqui estamos novamente, um pouco desprovido dos mágicos, devido ao verão ter solicitado alguns chás geladinhos para refrescar a alma.
Sendo assim, vamos lá...

07 e 08 de fevereiro de 2017 - Inoculação

Copos esterilizados:
1.JPG

Utilizei novamente o tutorial do nosso querido @tupy Com 1 porção de arroz integral um pouco moído para duas de vermiculita e 1 de água, devidamente misturados e testei amassando um punhado para apenas pingar algumas gotas.
2.JPG 3.JPG 4.JPG

Na panela por uma hora e trinta minutos.
5.JPG
Nos copos do dia 07, inoculei os esporos do meu primeiro carimbo, que eu havia comprado na internet ano passado, ainda tinha metade dele.
6.JPG
No dia 08 refiz o mesmo processo em mais quatro copos, nestes utilizei um pouco de um carimbo que eu havia guardado do ultimo cultivo.
8.JPG

Como a temperatura nesta época está favorável, vou usar apenas esta caixa de papelão dentro deste armário para a incubação.
7.JPG

Obrigado e vamos nessa!

Tirei essa foto hoje cedo, estava colocando esse plástico de lixo na parte de baixo, só para ajudar para que os pins não queiram crescer em direção à argila expandida.:)
View attachment 98767

Bom final de semana pessoal.:)

a luz não causa side pins, é o micro-clima que se forma na superficie que atrai os pins, uma solução melhor seria colocar um pires embaixo ou até um pote desses ziploc

Por que você não deixa eles crescerem e faz alguma coisa se tiver dando problema? Você está prevendo um problema que pode nem existir. Eu estaria preocupado em reduzir a quantidade de luz que os teus cogumelos recebem.

perceba que ele falou "pins" e não "frutos"

Sim, ele falou pins, mas a preocupação é com a direção do crescimento dos mesmos. Veja o quote:

só para ajudar para que os pins não queiram crescer em direção à argila expandida.

Mas, fora isso, esse assunto de "side pins", ou pinagem lateral, em uma tradução livre é interessante, principalmente em casings e bulks.

A recomendação mais comum para evitar isso era colocar uma cobertura opaca nas laterais do recipiente com o substrato, para evitar luz direta nas laterais. Creio que essa opinião da influência do microclima é mais recente que a influência da luz. Mas, pelo que sei, cobrir as laterais funciona. Quem tem bastante experiência de repente pode até esclarecer se a cobertura opaca evita ou não a pinagem por dentro do substrato.

Se cobrir as laterais funciona então pode ser que seja uma questão de microclima e incidência de luz.

Sim, ele falou pins, mas a preocupação é com a direção do crescimento dos mesmos. Veja o quote:

Mas, fora isso, esse assunto de "side pins", ou pinagem lateral, em uma tradução livre é interessante, principalmente em casings e bulks.

A recomendação mais comum para evitar isso era colocar uma cobertura opaca nas laterais do recipiente com o substrato, para evitar luz direta nas laterais. Creio que essa opinião da influência do microclima é mais recente que a influência da luz. Mas, pelo que sei, cobrir as laterais funciona. Quem tem bastante experiência de repente pode até esclarecer se a cobertura opaca evita ou não a pinagem por dentro do substrato.

Se cobrir as laterais funciona então pode ser que seja uma questão de microclima e incidência de luz.

Na minha experiência, que entretanto nào é longa, com casing de bolos pf e com in vitro de bolos pf, o uso de escurecimento nas laterais não reduziu a pinagem lateral. A partir dos in vitro eliminei o escurecimento para facilitar a visualização e colheita dos frutos laterais.

Mas a incidência de luz não era totalmente obstada nas laterais, mesmo com o escurecimento. Contudo, até embaixo dos potes tinha frutificação, onde não chegaria luz.

E, @Jowker, depois que você acostuma com os cogumelos suicidas repara que a maioria, pouco antes de esporular, vira na direção certa. Eles dão um jeito de espalhar os esporos, como adaptados na natureza ao crescerem em locais mais fechados.

O maior problema do contato com argila é que ficam mais úmidos. Então eles devem ser colhidos antes de começarem a envelhecer (chapéu convexo), pois ainda estão robustos. E devem ser secos logo depois de colhidos se muito úmidos, além de darem uma relação em regra totalmente fora do esperado entre peso fresco e seco, como seria de se esperar pela umidade maior. :coffee:

12.03.2017
Atualizando e me despedindo.

E ai galera, muito obrigado por terem dado esse apoio até aqui, pois é, rolou um convite nessa domingueira, não teve como dizer não, vai rolar um retiro muito alto astral. Mesmo colhendo apenas estes filhotinhos, fiquei muito feliz de ver vocês e seus cultivos.
Os bolinhos foram tudo morar nos canteiros lá na casa da minha mãe.
Sequência dos pins nos últimos 3 dias:
DSCF3373.JPG DSCF3374.JPG DSCF3376.JPG
DSCF3378.JPG (vou levar essa galerinha com sílica pro passeio:whistle:)

Tentarei fazer um novo cultivo no outono/inverno. Caso eu não consiga, farei na primavera.

Tudo de melhor para vocês. Obrigado mais uma vez aos administradores pelo espaço cedido.

Ps. Muito legal essa brincadeira, achei no youtube um hobby bem interessante, chamado de eternal terrarium.
Ele cria um ecossistema. Comecei a montar um bem pequeno com uma lâmpada usada. Só pra testar. Mais adiante pretendo fazer um com um vidrão, quem sabe ele até abrigue um pouquinho de micélio um dia. hahaha :)
DSCF3379.JPG

Peço a gentileza de algum moderador alterar o status do diário. Pois está concluído.

Parabéns por mais este cultivo bem-sucedido, @Jowker. Bom retiro pra você. :anjo:

achei no youtube um hobby bem interessante, chamado de eternal terrarium

Pode explicar em poucas palavras sobre o que seria? :bigode:

Um ótimo retiro pra você amigo @Jowker

Uma pena ter que interromper um diário tão promissor como o seu.

Porém a vida dá voltas, e fico na espera do seu próximo diário, vlw

Nesses retiros costuma rolar visitas de amigos do espaço, obviamente você vai dar uma volta na nave com esse saco de presentes. :greyalien:

Que sua decolagem e aterrizagem sejam suaves, pois o passeio será intenso.

Boa viagem e até a próxima! :alien:

Pode explicar em poucas palavras sobre o que seria?
Grande @ExPoro . Cara, eu sou eterno aprendiz, não sei exatamente como vai funcionar, mas você adiciona os elementos, pedrinha, terra (substrato), a planta (no caso o musgo do muro da vizinha haha) e um pouco de água. Aí você isola a tampa com cola quente. A ideia é criar um ecossistema, existe relato de um que há mais de 40 anos não é aberto. Catei hoje cedo o musgo para testar nessa lâmpada.
DSCF3382.JPG
A minha ideia é ver se isso dará certo, mas quero montar em um vidro maior, com direito a cascas de árvore cheias de musgo. O plano é que ele crie o ambiente, para receber depois o micélio e ver no que vai dar. Vou usar um vidro tipo esse:
DSCF3227.JPG
Haha, valeu @Finganforn e @Hs.Krause :LOL:

Back