Teonanacatl.org

Aqui discutimos micologia amadora e enteogenia.

Cadastre-se para virar um membro da comunidade! Após seu cadastro, você poderá participar deste site adicionando seus próprios tópicos e postagens.

  • Por favor, leia com atenção as Regras e o Termo de Responsabilidade do Fórum. Ambos lhe ajudarão a entender o que esperamos em termos de conduta no Fórum e também o posicionamento legal do mesmo.

Problemático Tentativa e erro!!!

Diário de cultivo problemático.
Olá a todos!!!

É com grande satisfação que inicio um Diário de Cultivo.

Muitas de minhas (poucas) experiências estão espalhadas no site. Acredito que consdensadas em único lugar, aqui no Diário, seja mais adequado.

Farei um compacto dos melhores momentos para ilustrar melhor e obter auxílios mais precisos.

05/06 - Primeiro erro

Pra começar, logo que o carimbo chegou, fui logo enfiando o dedo no dito cujo. Mesmo não chegando a encostar o dedo no papel alumínio, apenas no saquinho plástico que o envolve, descobri que posso ter condenado o carimbo. Mesmo assim, torço para que dê certo. Ainda bem que vieram dois carimbos.

07/06 - Preparos da seringa, substrato e inoculação

Check list

Seringa
  • Carimbo - Via Pró Fungos (Thai Na Muang)
  • Seringa e Agulha Estéril (20ml)
  • Pote de exame - com pazinha (esterilizado/lacrado)
  • Esparadrapo
  • Água Mineral - Sem gás
  • Papel Toalha
  • Álcool 92
  • Algodão
  • Durex
  • GB (improvisado com papelão e fita adesiva larga)
  • Lysol
Material para preparo do Substrato
  • Copos - Americano e de cerveja
  • Papel Alumínio
  • Panela de pressão
  • Recipiente para Mistura
  • Garfo
  • Esparadrapo
  • Cordão de Algodão (para amarrar o papel alumínio e filtro de café ao copo)
  • Filtro de café
Ingredientes para Substrato
  • 3 copos de Pó de Coco (Não havia encontrato Vermiculita)
  • 1 copo e 1/2 de Farinha de Arroz Integral - FAI
  • 1 copo e 1/2 de Água Mineral sem gás
  • 2 colheres de chá de Cremogema
  • 1 colher de sopa de Giz

Assepsia

  • Touca
  • Máscara
  • Álcool 92
  • Papel Toalha
  • Luvas de Látex
  • Sabonete Protex - Banho
  • Álcool Gel Protex (ao lado sempre - costumo deixar minhas mãos sempre semi-úmidas o tempo todo, em todos os procedimentos)
  • Lysol Spray
  • Cloro Spray diluído em 1/10
  • Pinho Sol Spray diluído em 1/10

1) Ao trabalhar na GB acabei empurrando demais a dita cuja e derramei a água do copo inundando o 1º carimbo. Abortei tudo e comecei do zero. Ainda bem que eu tinha outro carimbo. Comecei novamente e eis que consegui fazer uma seringa.
2) Na esterilização, com pó de coco (não acho vermiculita em SP) e os outros ingredientes, desliguei a panela após 50 minutos. Não conseguia ouvir os copos tilintando dentro dela e pensei: Danou-se!!! Irão quebrar!!! Após 11 horas abro a Sra. Pressão e percebo que rola um pântano dentro da mesma: Os cordões de algodão, assim como os filtros de café estão todos ensopados.
3) Como ainda não havia dado tempo ainda de hidratar as seringas, coloquei os copos amarrados (em um saco preto muito bem limpos com álcool) na geladeira e lá ficou durante umas 6 horas até terminar o período de hidratação.
4) Após pegar os copos da geladeira, percebo que os mesmos estão muito suados. Quem disse que os esparadrapos se fixam no alumínio?! Resolvo usar o durex então. Custa a grudar mas continuei assim mesmo. Flambo a agulha e limpo a em um algodão embebecido de álcool, injetando, logo em seguida, em todos os copos. Quanto ao cordão e as rebarbas molhadas, recortei para deixar menos "coisas" molhadas na lateral dos copos.

Incubadora:

Em um isopor pequeno, cerca de 7 litro aproximadamente, coloco os copos e, enquanto aguardo a chegada de meu Termostato e termômetro, alterno 3 vezes ao dia, garrafas de água quente. Processo muito tedioso e chato, além de não estabilizar nunca a temperatura ideal.

19/06 - Segunda Fase - Novos copos, novos substratos.

Com a chegada do termostato e termômetro de precisão (mercúrio), aproveito para preparar novos substratos. Dessa vez utilizo a vermiculita e, seguindo os conselhos do Ecuador: "Esqueça toda essa traquitana de cordão de algodão, filtro etc. Simplesmente coloque a tampa de papel alumínio encaixada na boca do copo e esterilize." É irônico mas o Ecuador não deu a dica de não usar o coador. (rs). Me pareceu bem mais prático e funcional, o vapor esteriliza entrando pelas beiradas abertas dos copos, sem furos. Utilizei três camadas de papel alumínio.


Coloco os copos todos juntos, os da fase 1 (pó de coco, filtros de café, barbantes, furos...) e os da fase 2 (vermiculita) na incubadora na temperatura de 27 C dentro da mesma (cerca de 29 C, acredito eu, dentro dos copos).

Como o Mortandello havia me dito: "se estiver contaminado em 4 dias fede a incubadora horrores. da pra saber de FORA que deu errado." Então, para inocular os novos copos, usei a mesma seringa utilizada nos substratos da fase 1.


Anexos:
Substratos novos (Fita isolante 3M é muito melhor para vedar os copos)
Incubadora

Espero críticas e mais críticas, mais do que elogios, por favor hein!

"A primeira glória é a reparação dos erros."
(MACHADO DE ASSIS)

Mas espero que dê tudo certo de agora em diante.
Copos-Substratos.jpgIncubadora.jpg
 
O investimento è pouco em relação ao que os cogumelos nos proporcionam e depois que vc cultiva , vira uma paixão e vc vai querer cultivar varias especies e raças. O cultivo tambem se torna uma disciplina , que faz com que vc se torne mais paciente, dedicado e observador. Não desista até sair seu primeiro cogumelo, boa sorte

Valeu pela força SILVIOX!!!

É a pura verdade. A paciência vem com o tempo pois mesmo após 18 dias de minha primeira inoculação ainda fico pensando nos copos dentro da incubadora e que não deram nem sinal de colonização ainda.

O que anda me ajudando a passar a ansiedade é a "Caça às Amanitas". Apesar de não ser Cubensis, fico um pouco mais aliviado pois pretendo coletar mais delas (só encontrei uma, e pequena) e experimentar pela primeira vez esse fascinante mundo dos Chapeludos Mágicos.

Pretendo abrir minha incubadora somente daqui a uma semana, e olhe lá! Seguuuuura ansiedade!!! É como aquele arquivo torrent que estamos tão a fim e que, quando estamos olhando a taxa de transferência, não baixa nunca. Mas acredito que seja também como o leite no fogo, se desviarmos a atenção um instante, já era. Aí não adianta chorar pelo leite derramado né?

Agora, nada se compara aos comentários de vocês aqui no CM. A cada cara nova (ou não) que aparece pra ler meus posts, fico cada vez mais feliz. Nem que seja apenas um "curtir". É importante que nós nos ajudemos. Quando se tem um anonimato (ou quase) e percebe pessoas te ajudando, pode-se chamar até de altruísmo né? Acredito que essa seja a tal da ajuda desinteressada!


Obrigado a todos.
 
hehehehee!!!! Dá muita ansiedade mesmo!!! Tambem passei por isso!! Ainda me lembro do primeiro cultivo e quando colhi o primeiro cogumelo. Eu dava pulos de alegria. Estamos ai na torcida!!!
 
E aí pessoal, tudo bem?

Como havia dito antes, não conto com a sorte de que o cultivo de meus meus cogumelos deem certo logo de primeira. Conto com os erros. Assim aprendo a não fazer as coisas tão ansiosa e apressadamente como fiz.

  • A queda

As "Dez Graças" são tantas que minha incubadora caiu de cima de um móvel de 1 metro de altura (caiu não, foi derrubado pelo enteado) e praticamente nada, visivelmente, aconteceu. Dei sorte pois:
a) Minha namorada não voltou a ligar o termostato. Ia queimar.
b) Não quebrou nenhum copo.
c) O Mr. tupy me deu uma grande dica: "Vedar o termostato no recipiente, evitando umidade e contaminação" (não exatamente com essas palavras). Senão ia ter rolado um verdadeiro tsunami dentro de minha incubadora vedadíssima.


  • Tempo e Temperatura

Dia 26, 7 dias após eu inocular meus copos com o substrato da fase 2 (FAI, Arroz Integral, Cremogema, Giz e água) tirei estas duas fotos (mesmo copo, ângulos e regulagem da câmera diferentes). Se não tivesse perdido 2 dias (da queda) com os copos ao relento, penso que em cinco dias estariam com a mesma aparência de agora. Seria muito bom para ser verdade!

A temperatura do termômetro mostra 28C (cerca de 30C dentro dos copos)

  • Perspectiva

Não estou muito confiante que esteja dando certo, pois seria demais ser tão otimista assim. Gostaria de uma ajuda para tentar identificar pelas imagens que estão em anexo.

Saibam que ficarei feliz mesmo se for algum tipo de contaminação. Estou numa vibe que o que acontecer, seja lá o que acontecer, estou no lucro. Já possuo o material para fazer beeeeem melhor do que na primeira vez, ah isso sim eu já tenho. Então o que eu gostaria, como já disse antes, é de reparar TODOS os erros que cometi.

  • Os pioneiros (pelo menos na minha casa)

Meus primeiros substratos, aqueles inoculados dia 07/06 e com pó de coco, nem deram sinal nenhum até agora.


Por enquanto é só pessoal


Aquele...
IMG1287.jpgIMG1275.jpg
 
E ai, beleza?

O micélio é um grande guerreiro e vai lutar com punhos de aço pelo seu espaço e alimento. Seu interesse em dar as condições mais favoráveis a ele do que os contaminantes parece estar ajudando muito, apesar dos acidentes.

Aparentemente está tudo certo, micélio tá colonizando de boa por enquanto. Não consegui ver contaminante, mas fique atento aos duendes verdes e outros contaminantes de outras cores. Também pode acontecer de ter bactéria, dai forma pequenas 'poças' amareladas, lembrando pus, foi o que aconteceu num dos meus copos de Panaeolus e aconteceu em outro de ter mijo micelial também..Foda..

O que eu achei engraçado foi a direção que o micélio tá tomando ali no seu copo, uma faixa horizontal.. Você usou uma seringa multiesporos, era pra ser mais provável ter ou uma faixa vertical, ou algo parecido com um circulo, expandindo seu diametro com o passar do tempo.. Mas acho que tá tranquilo ali.
 
O que eu achei engraçado foi a direção que o micélio tá tomando ali no seu copo, uma faixa horizontal.. Você usou uma seringa multiesporos, era pra ser mais provável ter ou uma faixa vertical, ou algo parecido com um circulo, expandindo seu diametro com o passar do tempo.. Mas acho que tá tranquilo ali.


Talvez sejam um desses fatores:
  1. Copo fino
  2. Não visualizar todo dia (três dias vedados na incubadora). Talvez tenha começado com um círculo.
  3. Tombo
  4. Umidade logo no começo da incubação
PS: Gostei do termo "Duende Verde" (rs)


Aquele abraço
 
Talvez sejam um desses fatores:
  1. Copo fino
  2. Não visualizar todo dia (três dias vedados na incubadora). Talvez tenha começado com um círculo.
  3. Tombo
  4. Umidade logo no começo da incubação
PS: Gostei do termo "Duende Verde" (rs)



Aquele abraço

Copo 01 é bem provável que o perca, aquilo ali não é micélio de p.cubensis.
Copo 02, não aparenta muito saudável, mas talvez ainda vire.

boa sorte :)
 
Copo 01 é bem provável que o perca, aquilo ali não é micélio de p.cubensis.
Copo 02, não aparenta muito saudável, mas talvez ainda vire.

boa sorte :)

Vixe!!! Agora danou-se!!!

Os dois copos "são" o mesmo (uma foto sem flash e outra com, respectivamente) e a strain é de Thai Na Muang, obtido via Pró Fungos.

Ontem fui dar uma olhada nas criaturas e fiquei mais chateado ainda. O micélio, ou seja lá o que for, do copo em questão, se espalhou até cerca de 70% (está avançando para cima. como uma tsunami) e os outros 4 copos nem sinal de vida. Nem um pontinho sequer:(.

Pelo menos um dos copos está dando sinal de vida e isso me alegra, pois gostaria de ver algo acontecer, mesmo que seja uma grande contaminação.

Verei se posto mais fotos até o final do dia, com fotos ao ar livre e sem flash.

Muito obrigado tup ;)
 
Gostaria de conselhos pessoal... por favor!!!

1) Inoculação - 07/06 - Paticamente 1 mês sem colonização nenhuma. Substrato com pó de fibra de coco:

( ) Jogo-os fora
( ) Aguardo mais uns dias
( ) Tento fazer um outdoor
( ) NDA - Ação: _________________________.

2) Inoculação - 19/06 - 17 dias. Substratos com Vermiculita. Apenas 1 (um) copo colonizou. (vide foto).Partindo do princípio que o "último dos Moicanos" não está infectado", o que faço com os outros copos?:


( ) Jogo-os fora
( ) Aguardo mais uns dias
( ) Tento fazer um outdoor
( ) NDA - Ação: _________________________.

3) Sobre o copo colonizado, nem sei o que fazer! Nem vai dar uma frutificação suficiente para usar. Ou vai?

PS: A foto foi tirada com um fundo branco.
IMG1303.jpg
 
Que pena, começa de novo!! Normalmente a colonização começa após 3 dias. compre copos de wisk e siga a risca as orientações . Essa colonização da foto não é de cubensis. O micélio do cubensis é bem branco e forte. Faça novo cultivo, estamos ai pra dar uma força! boa sorte!
 
É...

Fazer o que né. Gostaria de fazer minha primeira incursão integral nesse maravilhoso mundo com algo que eu cultivei em casa.
Terei que aguardar as chuvas desse fim de semana e começar pelos frutos do modo como começaram os antigos, através dos obtidos selvagemente mesmo. Quem sabe não comece pelos Amanitas mesmo?!

Começarei outro diário na semana que vem, se os "Deuses Chapeludos" me abençoarem, claro!


Muito obrigado pela a ajuda de todos!!!
 
Back
Top